Sabe o que profissionais de alta performance e empreendedores de sucesso possuem em comum? Hábitos matinais produtivos. Enquanto algumas pessoas se arrastam para sair da cama, e deixam o botão soneca do alarme no celular ditar o início da manhã, pessoas realmente produtivas acumulam conquistas antes mesmo de iniciar sua rotina de trabalho.

Sua manhã é a parte mais importante do seu dia, já que você é capaz de ditar todo o ritmo dele. Você está levantando mal-humorado, desanimado, estressado? São grandes as chances de ter um dia ruim e pouco produtivo. Você está acordando de bom humor, relaxado e cheio de disposição? Muito provável que você tenha um dia mais positivo.

Antes de continuar... eu já te falei que dia 23 de setembro (mais conhecido como "Hoje"), o nosso amigo Clayton Costa, coach e hipnoterapeuta especializado em ansiedade, irá começar um super evento de 4 dias?

Poisé... é a Semana da Ansiedade à Libertação....

E você ainda pode participar de forma gratuita clicando aqui.

Mas corre porque hoje as 20:00 se encerra as inscrições.

Bem, continuando...

 

Mas como implantar um novo hábito para ter uma manhã mais produtiva? Da mesma forma que você tem hábitos matinais de escovar os dentes, de se espreguiçar, consultar seu telefone e outros rituais que fazemos ao acordar – você pode adquirir novos hábitos produtivos para alcançar um melhor aproveitamento do seu tempo.

Fazer pequenas mudanças em velhos costumes dará um up na sua produtividade e mais energia para o seu dia. Uma boa dica para inserir novos hábitos matinais no seu cotidiano é estipular algumas metas e a cada meta alcançada dá a si mesmo um pequeno presente. Quando o hábito estiver estabelecido, o bem-estar será só sua maior recompensa.

Como implantar um novo hábito?

Segundo algumas pesquisas consolidadas no assunto, uma que tem bastante aceitação no ramo científico determina que, todo hábito possui três componentes principais:

– Gatilho: são componentes que disparam um comportamento. Todos os hábitos matinais começam com um gatilho, por isso é preciso identificar onde estão os seus. Quando você está sobrecarregado no trabalho, tende a perder o sono? Fazer uma autoanálise é fundamental para que você consiga atingir o próximo passo e o ponto central para o controle dos hábitos.

– Rotina: é o comportamento propriamente dito. Por causa de uma rotina profissional maçante e para não acumular mais tarefas, você acaba levando trabalho para a casa e dormindo menos. Isso é um perigo, pois seu cérebro pode ficar predisposto a essa ação. “Já que não consegui terminar minhas tarefas pela manhã vou estender o expediente ou levar para terminar em casa, afinal a noite é uma criança”.

Daí a importância de saber quais são os gatilhos que o levam a ter hábitos matinais pouco produtivos. Uma vez consciente do seu gatilho, você poderá cortá-lo, interrompendo um ciclo e substituindo uma ação improdutiva por hábitos produtivos.

– Recompensa: A sua afirmação deve ser positiva. Não se recompense por não ter acumulado tarefas, mas se recompense por ter insistido na mudança de seus hábitos matinais. Cada vez eu você faz isso, vai ficando um pouco mais fácil, chegando ao momento, de tal comportamento ficar automático.

O conceito dessa pesquisa é bem simples. Se você está buscando desenvolver novos hábitos produtivos, defina claramente qual será o gatilho (hora, contexto ou situação que precede seu hábito), a rotina (qual a sequência de comportamentos que você fará) e qual a recompensa (o que você ganha no exato momento que completou seu hábito?).

1 – Durma bem e acorde cedo

Pouco antes de dormir, reserve alguns minutos para pensar sobre as metas que você tem para o dia seguinte, mas evite levar os problemas para a cama, pois um dos fatores que mais impactam a qualidade do sono é a preocupação.

Viver preocupado e ficar remoendo os problemas além de dificultar “pegar no sono”, não traz benefício nenhum, visto que nada poderá ser realizado naquele exato momento. Portanto esvazie sua mente! Anote num papel todas as suas preocupações. Quando acordar, durante sua rotina matinal, trabalhe nessa lista – Isto o ajudará a controlar suas atividades e aumentar a sua produtividade no dia-a-dia.

hábitos matinais para elevar a produtividade 1
Pouco antes de dormir, reserve alguns minutos para pensar sobre as metas que você tem para o dia seguinte, assim você já acorda em alta.

Agora vem à parte mais importante acordar cedo! Os hábitos produtivos devem começar mesmo antes de sair da cama. Quando o despertador tocar, esqueça os “só mais 5 minutinhos” e levante imediatamente. Dê aquela espreguiçada, e mentalize positivamente o seu dia.

Outro hábito indispensável é tomar o café da manhã com calma e, sempre que possível, junto com a sua família. Uma alimentação balanceada é fundamental para fornecer a energia necessária para suas atividades diárias e alcançar o equilíbrio interno, que inclui o metabolismo e as reações hormonais.

Como implantar um novo hábito? Na hora de pensar em quais hábitos produtivos adotar para a sua manhã, considere reservar um tempo do seu período matutino para realizar alguma atividade que possa ser prazerosa para você ou que possa gerar mais disposição como a leitura de um livro, meditação ou a prática de exercícios físicos.

Ler um livro logo pela manhã, por 15 a 30 minutos, é uma forma de abrir a sua mente. Conteúdos instrutivos ou inspiradores podem elevar sua produtividade. Os livros além de trazer informações de várias áreas de conhecimento pode fornecer a você uma nova perspectiva de trabalho, e até mesmo de vida.

Além disso, os livros trazem conexões com diversas áreas do conhecimento e perspectivas inovadoras sobre o mundo, fazendo com que você adquira bagagem cultural. Vale lembrar, porém, que tais benefícios são de longo prazo.

Assim como o ato e dedicar-se a leitura pela manhã, também pode ser interessante, reservar alguns minutos, antes mesmo de sair da cama, para realizar algum tipo de meditação. Isso fará você comece o dia com a cabeça mais leve para desempenhar tarefas mais difíceis.

Adotar algum exercício físico como parte de seus hábitos matinais, segundo especialistas em saúde o deixará mais proativo e produtivo. Pode ser ioga, uma corrida, ou mesmo ir à academia, o importante é exercitar-se cedinho, antes de começar a trabalhar que aquela sensação de revigoramento o acompanhe pelo resto do dia.

Há uma série de benefícios para quem acorda cedo: dormem melhor, comem menos, ganham mais tempo livres para fazer o que gosta e ainda conseguem manter os níveis de produtividade sempre em alta.

2 – Primeiro as tarefas maiores ou mais complexas

“Se a primeira coisa que você faz toda manhã é comer um sapo vivo, você pode passar o dia com a satisfação de saber que essa é, provavelmente, a pior coisa que lhe acontecerá ao longo do dia.” (Mark Twain).

Uma das atitudes tomadas por pessoas que possuem hábitos produtivos pela manhã é começar o dia pelo “sapo”, em outras palavras, a tarefa mais importante. Portanto, resista ao fantasma da procrastinação e mantenha a tarefa mais complexa no topo da sua lista de afazeres matinais. Ter uma lista de todas as tarefas pendentes e com um curto prazo para entregar, ajudará a identificar, logo nas primeiras horas da manhã as tarefas que poderão consumir mais do seu tempo e energia.

Portanto, esqueça o estereótipo do profissional multitarefa. Esse hábito antigo é na realidade um grande inimigo da produtividade. Passar de tarefa em tarefa nos deixa sem fôlego e com a rotina bem ocupada. Quem nunca teve um daqueles dias cheios, porém produziu pouco? Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, diminui a nossa habilidade de resolver problema e gerir processos, além de nos distrair do nosso objetivo.

Porque ser multitarefa pode prejudicar a sua produtividade? No vídeo abaixo o fundador do movimento freesider, Fagner Borges responde a essa pergunta e ainda  ensina como deixar de lado esse mau hábito:

Descobrindo obstáculos e imprevistos durante a tarefa

Quando escolhemos fazer as coisas mais difíceis primeiro, ficamos sujeitos a encontrar obstáculos inesperados logo no início da manhã, o que é bom, pois desse modo sobra mais tempo para lidar com esses eventuais problemas sem perder o ritmo e ser sufocado pela falta de prazo.

Ir atrás das coisas mais difíceis primeiro também aumenta a probabilidade de finalizar mais rapidamente o projeto. Muitos projetos são deixados de lado por parecerem mais complexos do que realmente são. Isso acontece porque: optar por resolver uma tarefa fácil primeiro, faz com que percebemos a próxima tarefa (difícil) como mais trabalhosa ou demasiadamente desafiadora.

Mas e se a tarefa for realmente desafiadora? Bem, se você está diante de um projeto muito extenso e complicado, a dica é dividir a produção desse projeto em blocos menores de tarefas. Destine de 15 a 25 minutos para solução de cada um desses blocos até concluir por completo todo o projeto. Por fim, faça algumas pausas curtas de 5 a 10 minutos para descansar a mente e seguir o dia produtivo.

3 – Controle o relógio

Já sabemos que ficar com a cara colada no monitor, abdicando até dos horários de almoço, não vai te deixar mais produtivo. Muito pelo contrário! A relação do tempo com a produtividade é super amigável desde que você consiga controlar o relógio a seu favor. Afinal você aproveita o seu tempo com qualidade ou é escravo dele?

Controlar o seu tempo inclui adotar hábitos matinais e segui-los até ficar consolidado na sua rotina. Tenha seus horários definidos mesmo antes de dormir. Quantas horas de sono são necessárias para você acordar descansado e com bastante energia para enfrentar o dia mais produtivo? Calcule esse tempo, de forma que você consiga acordar cedo no dia seguinte.

Agora que você já sabe que precisa começar pela tarefa mais importante, adote métodos para encaixá-las de maneira inteligente nos seus horários. O método Pomodoro, por exemplo, consiste em dividir o seu tempo em períodos de 25 minutos de trabalho direto, e uso de intervalos de 5 a 15 minutos para descanso e recarga das baterias. Durante os 25 minutos, nenhuma distração deve afetá-lo, sendo que esse precioso tempo deve ser usado com foco unicamente no trabalho.

Tenha cuidado com as redes sociais, internet, celulares e afins. Praticamente todo mundo tem hábitos matinais como pegar o celular, antes mesmo de escovar os dentes para checar o whatsapp, as redes sociais ou simplesmente navegar sem propósito pela internet. Este mau costume, pode lhe tirar o tempo de tomar um café da manhã mais tranquilo, fazer atividades como meditar, por exemplo.

Deixar de acessar as redes sociais seria um suplício para algumas pessoas. Então estipule horários para acessar seus perfis, escolha aquela parte do dia, em que geralmente você se sente menos produtivo. Com foco e força de vontade você conseguirá melhorar esse hábito e elevar a sua produtividade.

Não seja perfeccionista demais! Buscar sempre fazer o seu melhor é importante, mas essa meta não pode se tornar uma obsessão. Um trabalho não deve ser descartado só porque não ficou completamente perfeito. Por essa razão ao estipular suas metas pessoais e de trabalho, não seja exigente demais a ponto de torná-las inalcançáveis, e também não perca horas a fio, procurando ou mesmo criando problemas, porque isso pode fazer com que você fique mal-humorado logo pela manhã e ainda reduzir seus níveis de produtividade consideravelmente.

Assista o vídeo abaixo e descubra pela lei de Parkinson, porque é importante delimitar seu horário de trabalho:

Como implantar um novo hábito? A importância da rotina.

A melhor forma de melhorar a sua produtividade no trabalho e na vida pessoal é estabelecer uma rotina sólida com hábitos matinais saudáveis. Ter algo para fazer assim que saímos da cama, faz com que o nosso dia comece imediatamente.

Como implantar um novo hábito 2
A melhor forma de melhorar a sua produtividade no trabalho e na vida pessoal é estabelecer uma rotina sólida com hábitos matinais saudáveis.

Estabelecer uma nova rotina matinal quando temos hábitos improdutivos, já tão enraizados, pode parecer difícil num primeiro momento, mas à medida que substituímos esses costumes por hábitos matinais mais produtivos, temos aí um excelente ponto de partida para alcançar grandes conquistas no dia a dia e até mesmo na vida, uma vez que muitos projetos e sonhos acabam não saindo do papel por falta de organização e disciplina.

O hábito de colocar nossas tarefas em uma sequência estratégica de solução faz com que adquirimos mais confiança e disposição para completá-las no prazo, por mais desafiadoras que essas tarefas sejam.

Um dia produtivo é um dia vitorioso! Se você ficou interessado em adquirir hábitos matinais mais eficientes para melhorar seu desempenho no trabalho, saiba que é possível otimizar mais ainda o seu tempo. Assista a aula online do criador do movimento freesider, Fagner Borges, e aprenda a se organizar para ter um dia de trabalho de apenas 3 horas.

Trabalhe apenas 3h por dia
Trabalhe apenas 3h por dia

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.