A falta de organização pessoal pode acarretar em muitos problemas sérios para todos os âmbitos da nossa vida, e no que diz respeito ao profissional as consequências podem ser desastrosas, seja você o responsável por gestar uma empresa ou trabalhe para ela.

Na correria louca do dia a dia, com rotinas cada vez mais atribuladas, acabamos não percebendo o quanto a falta de organização pode ser maléfica para a nossa produtividade e qualidade de serviço que estamos prestando.

organização pessoal
Mantenha a sua organização pessoal para te ajudar a ser mais eficiente no trabalho e otimizar o tempo do seu dia a dia.

Isso realmente tem uma influência péssima em nossos resultados, e pode estar acontecendo sem que a gente perceba: distrações, tarefas acumuladas, protelação, tudo isso é fruto de desorganização pessoal, e vai te prejudicar profissionalmente.

Se você deseja melhorar a sua organização pessoal, dê uma olhada com atenção nas dicas abaixo e aprenda a gerenciar melhor as suas tarefas, bater metas, cumprir prazos e ainda otimizar bastante a qualidade do seu trabalho. Confira!

1 – Saiba identificar o que está te atrapalhando

Primeiro de tudo precisamos identificar qual é o problema. O que está prejudicando o seu rendimento?

Saiba observar com atenção e sem negação os fatores que fazem você se desorganizar, como depender de terceiros, atrasos para chegar ao trabalho, falta de sono e muitos outros.

organização pessoal
Ter uma noite ruim de sono pode atrapalhar no seu rendimento do dia seguinte e também em sua organização pessoal.

Sabendo quais são os problemas você saberá também qual é o seu desafio, e então poderá traçar um plano para combater esses problemas. Solucionar os problemas, automaticamente, irá ajudar na sua organização pessoal.

2 – Tenha uma agenda organizadora

É preciso que você saiba quais são as suas pendências. Saber exatamente o que você tem para fazer vai ajudar na sua organização pessoal, e manter uma agenda é um método muito efetivo, apesar de algumas pessoas acharem que é um recurso já ultrapassado.

organização pessoal
Mantenha uma agenda organizada. Você pode usar aplicativos para o celular e programas de computador, mas o papel e caneta ainda são uma ótima opção.

A agenda não falha, não tem bateria que pode acabar e está sempre ali, a mão. Anote tudo o que você tem pendente nas datas corretas e sempre abra a sua agenda antes de começar o seu dia.

3 – Saiba quais são as suas prioridades

Classifique as suas atividades em ordem de prioridade para ter um melhor fluxo de trabalho organizado. Isso vai aumentar a sua própria organização pessoal, além da sua produtividade em consequência.

Saiba identificar entre todas as suas atividades pendentes aquelas que são imediatas, pois essas precisarão estar em primeiro lugar. Isso vai render um melhor planejamento e vai gerar um alívio no stress diário.

4 – Organize o seu ambiente de trabalho

Organização pessoal não se trata apenas do seu tempo e execução de trabalhos, mas também do seu ambiente de serviço. Não precisa ser uma pessoa metódica ou compulsiva com organização, mas manter o mínimo de ordem.

Arquivos espalhados em pastas diversas fazem você perder tempo ou ter de refazer coisas que já estavam prontas, assim como uma mesa com objetos espalhados afeta muito no seu bem-estar e produtividade.

organização pessoal
Ter um ambiente de trabalho organizado vai te ajudar a otimizar o tempo de trabalho.

Um ambiente limpo e organizado é mais agradável e relaxa a mente. Não perca tempo tendo que solucionar problemas provenientes de bagunça.

Antes de você seguir para o próximo tópico, deixa a gente te mostrar alguns artigos que podem te deixar mais organizado e muito mais produtivo(a)…

1 – 10 livros sobre produtividade que você precisa ler

2 – Os 4 melhores aplicativos de produtividade

3 – Como aplicar a lei de parkinson no dia a dia

5 – Não anote coisas importantes em papeizinhos

Sempre que precisar, por urgência, anotar qualquer coisa depressa em um pedacinho de papel, passe a limpo imediatamente na sua agenda organizadora.

Evite anotar qualquer informação em papéis já rabiscados, nem que seja um simples número de telefone. Você pode acabar correndo o risco de perder informações importantes, ou perder vários preciosos minutos tentando decifrá-las em meio a papéis que não fazem parte do seu material.

Sempre que precisar anotar algum recado ou informação, coloque na sua agenda ou caderno, ou tenha um lugar para fixar post-its do dia a dia, e nunca deixe acumular.

6 – Tenha um espaço saudável de trabalho em casa

Caso você trabalhe em home office ou então acabe levando sempre trabalho para casa, defina um local para realizar de forma profissional.

Trabalhar em casa pode acabar atrapalhando a nossa atenção, com mais coisas para nos dispersar, e isso afeta na produtividade.

organização pessoal
Se você trabalha em casa, tenha um espaço organizado dedicado para o seu trabalho. Longe de distrações que podem atrapalhar o seu rendimento.

Organize um cantinho sossegado e organizado, sem misturar objetos domésticos com material profissional. Isso ajudará você a entrar no ritmo de trabalho.

7 – Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia avança a olhos vistos todos os dias, e está presente e nosso cotidiano para facilitar a nossa vida, certo? Então use isso a seu favor. Muitos aplicativos são úteis para ajudar na organização pessoal.

Saiba alguns deles:

  • Evernote: Essa ferramenta organizadora é como se fosse um bloco de notas muito mais evoluído que te ajudará com tarefas, rascunhos, cartões de visita e muito mais. É um aplicativo ideal para quem trabalha com muitas informações e precisa organizá-las de alguma forma.
  • Things: Aplicativo desenvolvido para quem possui uma demanda muito grande ao longo do dia e tem dificuldade para armazenar só no papel. É um gerenciador de tarefas que te notifica sempre que o horário for indicado para executar cada uma delas.
  • Smart Contacts: Ideal para quem precisa lidar com fornecedores, vendedores e muitos outros contatos, esse aplicativo integra tudo em um só lugar. É possível acessar as informações de cada pessoa, redes sociais, telefone e e-mails.

8 – Faça intervalos para descansar

Quem tenta fazer tudo com muita pressa e afinco acaba não fazendo tão bem quanto uma pessoa descansada.

Não dá para manter a mente focada em trabalho 100% do tempo, então aproveite o seu tempo livre que é fruto da sua organização pessoal para relaxar um pouco.

organização pessoal
Aproveite o seu tempo livre para descansar! Relaxe, faça algo divertido, deixe a cabeça descansar um pouco do trabalho.

Estique as pernas, tome um café, converse com algum colega. Você vai voltar com a mente muito mais relaxada para recuperar o ritmo.

9 – Tome cuidado com os seus e-mails

O e-mail é excelente para a organização pessoal, mas ele é uma ferramenta de comunicação e não de organização, então não fique refém disso.

Além do mais, nunca tenha uma caixa de e-mails abarrotada e nunca utilize o mesmo endereço de e-mail para assuntos pessoais e profissionais.

Além do fato de uma caixa de e-mail cheia fazer com que mensagens importantes passem despercebidos, receber mensagens que não são referentes ao serviço no horário de trabalho poderá dispersar a sua atenção.

Deixe para fazer isso na sua hora de almoço ou tempo livre.

10 – Um passo de cada vez para aumentar sua organização pessoal

Não se afobe para querer se organizar imediatamente, ficando sem nenhuma tarefa pendente. Isso fará com que você entregue tarefas malfeitas, com muitos detalhes que podem passar despercebidos.

Não queira incorporar um perfil multitarefa, preste a atenção devida que cada uma das suas tarefas merece e execute uma de cada vez.

Isso também otimizará o seu tempo, pois realizando um trabalho com excelência, você não precisará refazê-lo.

Siga essas dicas com afinco, sem pressa e deixe que se tornem um hábito natural para você. A organização pessoal requer tempo e dedicação, mas os resultados fazem valer à pena.

Para ter mais dicas de organização pessoal e otimização de tempo, não deixe de curtir as nossas redes sociais!