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Hoje em dia, o estresse no trabalho é um dos principais fatores que afastam os colaboradores dos seus serviços.

Além disso, esse quadro de tensão já é considerado um dos males da vida moderna em função enxurrada de informações a todo momento, a pressão no ambiente de trabalho, a conturbada vida online e uma série interminável de compromissos pessoais e profissionais.

Entenda o conceito de estresse no trabalho
Entenda o conceito de estresse no trabalho e como evitá-lo

As pessoas estão chegando cada vez mais ao seu limite, especialmente, nos últimos meses em função da grave crise financeira que está assolando a economia nacional e já deixou mais de 12 milhões de desempregados. Mas, o que pode se feito para diminuir as conseqüências do estresse no trabalho?

O que é o estresse no trabalho?

O conceito de estresse no trabalho tem a ver com o aumento da pressão e de sua transformação em quadros de ansiedade e de depressão. Às vezes, o trabalhador se sente tão sufocado e sobrecarregado que desenvolve a síndrome do pânico, a depressão, transtornos obsessivos, entre outros.

O contexto do local de trabalho pode fazer com que o estresse passe do limite que o trabalhador pode aguentar. No entanto, essa barreira varia muito de pessoa para pessoa e o empregador pode nem ter ideia de estar em contando com um profissional prestes a explorar, uma vez que nem o próprio trabalhador pode receber essa situação.

O estresse no trabalho pode ser concentrado em um dia ou se estender por semanas e meses antes de desencadear uma reação mais explosiva ou grave do funcionário.

Portanto, é preciso que pessoas nos cargos de liderança tenham preocupação com a integridade física e mental de seus funcionários para descobrir meios identificar estresse no trabalho e como evitar.

Quais são os sintomas do estresse no trabalho?

Os sintomas de estresse no trabalho são inúmeros, mas entre os principais fatores aparecem: muito trabalho para ser realizado em prazo insuficiente, medo de demissão, modificações no comando do empreendimento e remuneração insatisfatória.

sintomas do estresse no trabalho
Conheça os sintomas do estresse no trabalho

Entre outros, não menos importantes, temos: disputa acirrada entre os colegas, aumento de responsabilidade e tarefas, perfeccionismo exagerado, relação tumultuada com os colegas de serviço, fofocas no local de trabalho, transferência da cidade para outra sede da empresa e dificuldade na adaptação, chefe abusivo e agressivo, cobranças exageradas e táticas inadequadas para o ambiente de trabalho.

Consequências do estresse no trabalho

A partir dos fatores citados anteriormente, o trabalhador pode se sentir acuado, frustrado ou mesmo irritado.

Depressão é um dos sintomas do estresse no trabalho
Depressão é um dos sintomas do estresse no trabalho

Posteriormente, o cérebro começa a produzir de maneira automática vários hormônios, como, exemplo, a adrenalina e o cortisol, que causam o aumento da pressão arterial, a contração dos músculos, a elevação dos batimentos cardíacos e a aceleração da respiração.

Quando se trata do cenário psicológico, esses hormônios facilitam os quadros de irritação, ansiedade, descontentamento, apreensão, medo e tristeza. Desta maneira, as consequências do estresse no trabalho podem afetar profundamente o controle emocional de um funcionário.

Afinal, alguém que está saudável e em pleno controle de todos os seus sentimentos e sensações volta ao seu estado habitual após um cenário tenso ou preocupante, já um trabalhador estressado mergulha em um caos de desequilíbrio, afundando cada vez mais neste cenário.

Até que essa falta de equilíbrio se transforme em algo normal.

Por isso, preste atenção aos principais sintomas de estresse para o trabalhador: exaustão, dores de cabeça, febre alta, tristeza, irritação, diminuição ou ganho de peso sem motivo aparente, frustração, falta de sono, queda de cabelo, dificuldade de se concentrar, falta de memória, má digestão, gastrites e queda no seu rendimento no local de trabalho.

Ei! Aqui abaixo temos algumas outras dicas para o trabalho

1 – 11 dicas de como aumentar o foco no trabalho

2 – 6 dicas de como aumentar a performance profissional em 2017

3 – Descubra 5 formas de como definir prioridades no trabalho

Como evitar o estresse no trabalho?

O primeiro movimento para acabar estresse no trabalho e como evitá-lo é descobrir os seus sintomas e fatores que desencadeiam esses desequilíbrios emocionais que podem levar até uma situação de tensão. Desta maneira, saiba como manter o controle emocional mesmo diante destes problemas:

1 – Entenda e aceite o que não pode ser mudado

É normal que com o passar do tempo, as pessoas fiquem extremamente nervosas com situações que não podem ser alteradas e que contam com outras influencias externas, tais como as condições climáticas, o trânsito e até mesmo a decisão de terceiros.

Liberte-se do que não pode ser mudado por vê
Liberte-se do que não pode ser mudado por você

Às vezes, o trabalhador fica repensando atos problemas de seu passado e não consegue deixar isso para trás. Desta maneira, entenda os fatos que não passam totalmente pelo seu controle, que não se tem o poder de modificar e pense melhor sobre a forma de lidar com todos esses problemas.

2 – Abandone costumes estressantes

O fortalecimento da sua inteligência emocional pode gerar uma evolução bastante significativa a respeito de sua postura e sentimento desnecessários, fazendo com que você descubra formar de abandonar costumes estressantes e fazer mudanças reais em sua jornada.

Um exemplo destes hábitos é deixar para realizar tarefas no último momento, esperar para dar conta de tudo faltando pouco tempo para o fim de seu prazo inicial. Isso não tem nem a ver com a sua competência e eficiência no trabalho, afinal, esperar pelo último minuto pode comprometer a qualidade de seus afazeres.

Desta maneira, você deve se planejar de maneira adequada para evitar uma sobrecarga, a queda de seu rendimento e até mesmo a possibilidade de desenvolver o estresse no trabalho. Por isso, facilite ao máximo a sua rotina de serviço.

3 – Mantenha relacionamento saudável com seus colegas de trabalho

A ideia é que a equipe de trabalho possa manter um relacionamento saudável, profissional e ético. Mesmo que não se trate da construção de amizades próximas ou intimas, tente estabelecer um ambiente tranquilo, sereno e de ajuda com todos os seus colegas de empresa.

Mantenha uma relação amistosa com seus colegas de trabalho para evitar estresse no trabalho
Mantenha uma relação amistosa com seus colegas de trabalho para evitar estresse no trabalho

Portanto, se mostre acessível e pronto para colaborar com os seus demais companheiros de companhia sempre que possível para que obter esse mesmo auxílio quando necessário. Ao encontrar diariamente uma atmosfera pesada e disputada, a possibilidade de sentir ameaçado e desenvolver sintomas de estresse no trabalho é muito maior.

Desta maneira, tente se concentrar nas suas atividades laborais, realizar tudo dentro do prazo estipulado e tente explicar aos seus superiores quando entender que o período para entrega do trabalho é insuficiente. Sendo assim, você entende o conceito de estresse no trabalho e como evitá-lo para manter o bem estar físico e mental.