Dicas para manter a concentração ao trabalhar em casa
Vote neste post

Encontrar maneiras de como trabalhar em casa tem sido a meta de muitas pessoas. Não só pela facilidade de estar em um ambiente familiar, mas também pela melhor administração de tempo.

Essa autonomia perante os horários de trabalho e lazer, possibilitam ao empreendedor ter momentos mais proveitosos com a família, com os amigos e permite um planejamento de férias e finais de semana com muito mais precisão do que quando se trabalha dentro de horários predeterminados pelas empresas.

O trabalho em casa é a melhor opção para quem quer ser dono do seu próprio tempo. Mas é importante lembrar que obter resultados significativos requer determinação, disciplina e uma ótima administração do tempo no trabalho.

Para isso, selecionamos aqui algumas dicas que vão lhe ajudar a otimizar seu tempo, para ganhar dinheiro em casa sem perder os melhores momentos da vida. Afinal, qualidade de vida é essencial, e não ter mais que se preocupar com a locomoção no trânsito caótico e perigoso que ocorre em muitas cidades, já será meio caminho percorrido.

Como trabalhar em casa?

Como trabalhar em casa se nela me sinto tão confortável? É natural essa pergunta, afinal, cada pessoa está familiarizada com sua casa, seus móveis, objetos e manias. E é essa familiaridade que torna esse tipo de modelo de trabalho mais difícil do que parece.

O ideal é optar sempre por locais que proporcionem privacidade, que sejam bem arejados e iluminados. Assim como em um escritório, o ambiente deve contar com uma mesa ampla, computador ou notebook com acesso à internet, telefone e materiais como canetas, lápis, borracha, clipes, entre outros. É importante organizar a mesa para uma melhor administração de tempo.

Também orientamos a explicar para as demais pessoas que residem na mesma casa, que naquele horário determinado para o trabalho, não fiquem entrando para utilizar a internet ou telefonar, por exemplo. Isso vai direcionar os pensamentos para outros assuntos.

Com o passar dos dias, a adaptação será natural e será mais fácil encontrar técnicas de como administrar seu tempo. Para isso, basta não esquecer da tão necessária disciplina. Ela deverá ser trabalhada a todo momento, principalmente no início ou quando passar aquela série ou filme que tanto gosta.

Organização e conforto

Sim, essas duas palavras têm conexão, visto que a primeira permite a segunda. O trabalho em casa, para ser produtivo, precisa ser o mais próximo possível de um escritório de uma empresa.

deixar o trabalho em casa mais organizado
Para turbinar a produtividade é necessário diversos fatores, mas, sem dúvidas, um dos principais é a organização.

O conselho é que se invista em uma cadeira ou poltrona confortável. Dessa forma é mais fácil manter uma postura correta. Como trabalhar em casa propicia uma menor preocupação com a postura, é importante estar sempre atento a ela. A cada vinte minutos, um rápido alongamento será de grande ajuda.

Vale lembrar que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial sofre com dores na coluna. E como é sabido, boa parte das dores são ocasionadas por descuidos com a postura.

É importante arrumar o ambiente todos os dias. Vale para a mesa e para tudo o que estiver em volta. Mantê-lo limpo irá proporcionar maior bem-estar e maior vontade de estar nele. E ainda, um ambiente bem organizado otimiza o trabalho e gera uma melhor administração de tempo, pois se tem conhecimento de onde está cada objeto.

Como administrar seu tempo com eficácia

Rotina. Palavra chata de aceitar o conceito, mas muito necessária quando o assunto é ganhar dinheiro em casa. Isso porque a mente humana trabalha bem com horários e, consequentemente, o corpo se prepara para tal jornada.

É normal encontrar um pouco mais de dificuldade inicialmente para distinguir o trabalho da casa, mas tudo é uma questão de hábito. Mantendo uma certa insistência todos os dias, a rotina se torna natural e ganhar dinheiro em casa fica mais fácil.

É necessário estabelecer um horário para o início das atividades, uma pausa para alimentação e saber o momento de parar e deixar para o dia seguinte. Essa é a melhor estratégia para aplicar e entender como administrar seu tempo pois, sem ela, existe o risco de virar um workalohic. E ser um viciado em trabalho está muito longe da qualidade de vida que falamos no início.

Encontre como administrar seu tempo de maneira que respeite o ritmo do seu trabalho e da sua vida, sem precisar de esforços acima do ideal para isso. Todo o excesso faz mal, e essa regra também vale para o trabalho em casa. Mas vamos falar disso na próxima dica.

Respeitar os limites

Como fazer uma boa administração do tempo no trabalho? Simples: Respeitar os limites. De nada adianta assumir várias tarefas se não puder organizá-las de modo a respeitar prazos e compromissos assumidos. A orientação é que mantenha a honestidade quanto a quantidade que se consegue produzir em um dia.

Encontrando essa quantidade, o ideal é que esse seja o tempo estabelecido para um dia de jornada. Exceder o tempo com frequência trará males à saúde que podem se tornar até mesmo irreversíveis. Mais do que aprender como trabalhar em casa, deve ser como trabalhar em casa e manter a saúde.

E claro que o mesmo vale para as horas trabalhadas. Não será produtivo ficar parando de tempo em tempo para dar uma olhada nas redes sociais, conversar no celular ou fazer telefonemas. Foco! Tanto na hora do trabalho em casa, quanto na hora de parar e se permitir algumas horas de lazer.

Definir metas

Então já se sabe o quanto consegue produzir em um dia de trabalho. Próximo passo é definir as metas diárias, semanais, mensais ou anuais. Cada empreendedor adapta a melhor maneira ao seu trabalho. O importante é estabelecer essas metas.

Se essa é uma técnica utilizada nas empresas tradicionais desde que se tem conhecimento porque gera excelentes resultados, por que não utilizá-la, ainda que em uma escala menor, no trabalho em casa?

como estabelecer metas
Estabelecer metas é fundamental para o crescimento de qualquer negócio

Sendo assim, o ideal é planejar antes mesmo de ligar o computador. Pode ser respondendo um determinado número de e-mails por dia, gravar um vídeo por dia, escrever X artigos por dia, solucionar determinadas demandas e quaisquer outras que sejam necessárias no trabalho. O importante é seguir sempre esse número pré-estabelecido.

Outra dica inteligente, ainda nesse mesmo tópico, é se permitir pequenas recompensas após conseguir bater as metas predeterminadas. Pode ser: “Após terminar de escrever X artigos, vou me levantar e me alongar por 10 minutos”. Essa é uma boa técnica pois estamos habituados ao reconhecimento, ainda que próprio, pelas atividades que exercemos.

Observe as prioridades e liste-as

Para ganhar dinheiro em casa, as pessoas costumam ter uma lista de afazeres, contatos e clientes. Isso permite uma melhor administração do tempo no trabalho pois já se tem conhecimento dos clientes e do trabalho que deverá ser desenvolvido junto aos mesmos.

Para tal, uma lista de prioridades é de suma importância. Seu modelo será adaptado a cada empreendedor, mas nela pode conter, por exemplo, prazos, trabalhos mais urgentes, mais rentáveis, atividades que demandam maior tempo para execução e clientes mais exigentes. Dessa forma, fica mais fácil definir quais tarefas terão prioridade na rotina.

Manter as prioridades será muito importante, mas também é importante não desrespeitar nenhum dos seus consumidores. Estabeleça as metas, mas sem deixar ninguém de lado. Apenas deixe para depois o que não irá afetar o seu cliente.

Entre as diversas características buscadas por consumidores, estão a velocidade com que são atendidos, a disponibilidade de informações, resoluções e a qualidade do produto oferecido, seja ele físico ou não.

Uma coisa de cada vez

Pela comodidade que esse modelo de trabalho proporciona, muitas vezes não se consegue manter a disciplina ideal para o desenvolvimento das tarefas. Dessa forma, o empreendedor acaba por  trabalhar em mais de um projeto ao mesmo tempo. Isso atrasa as tarefas, ao invés de otimizá-las, afetando a boa administração de tempo.

como trabalhar em casa
As pessoas pensam que o sinônimo de produtividade é fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, só que isso é um pensamento falho

Ichigyo-zammai é um termo japonês que, basicamente, diz “concentração total em um único ato”. Essa atitude vai gerar um resultado muito melhor e bem mais rápido, pois toda a energia será empregada no desenvolvimento da tarefa.

Shunryu Suzuki falou sobre essa metodologia em seu livro, “Zen Mind, Beginner’s Mind”. Em suas palavras: “Quando você se curva, você deve simplesmente se curvar; Quando você se senta, deve apenas se sentar; Quando você come, você deve apenas comer.”

Como trabalhar em casa conta com diversas distrações, essa é uma dica de ouro, ainda mais nos tempos atuais, onde parece que todos querem desenvolver 10 atividades ao mesmo tempo. Isso não é saudável, produtivo e nem sábio.

Utilize a tecnologia a seu favor

Estamos aqui abordando um assunto que tem tudo a ver com tecnologia, afinal, há alguns anos, as possibilidades de se tornar um empreendedor com um trabalho em casa eram bem baixas. A modernidade trouxe consigo infinitas oportunidades de ganhar dinheiro em casa. Então, nada mais natural que utilizar essa modernidade no cotidiano.

Existe, hoje, um leque de aplicativos dos mais diversos segmentos, que proporcionam excelente auxílio no dia-a-dia de cada um. No trabalho, não é diferente.

Se possui um e-mail do Google, o Google Calendar é uma ótima opção para manter as tarefas organizadas. Uma dica, é listar com antecedência todos os compromissos da semana, ou do mês, e à medida que a data do compromisso for se aproximando, o aplicativo envia um e-mail para lembrar.

Outra opção, é o Evernote. Além de criar e organizar listas de tarefa, esse aplicativo te permite utilizar a opção de gravar em áudio e vídeo. Se o empreendedor tem uma ideia de um trabalho e está na rua, por exemplo, ele pode acessar sua agenda, gravar a ideia e depois sincronizá-la com o computador em casa ou no trabalho, que utilizem Windows ou Mac.

Pausa para o descanso

Sempre que a ideia de dar uma pausa na produção é citada, vem a sensação de que isso é contraditório. Mas não. O descanso é fundamental para uma produtividade adequada segundo o estudo do Grupo Draugiem, uma empresa que trabalha no segmento de tecnologia e informação.

Através de um computador, a produtividade de diversos funcionários e tarefas foi acompanhada, e concluíram que o tempo total de jornada de trabalho não é tão importante, e sim a maneira como é a mesma é estruturada.

Os profissionais que tiraram, rigorosamente, curtos períodos de descanso durante o desenvolvimento das tarefas, tiveram uma produtividade maior do que as dos profissionais que não fizeram as pausas. Com isso, chegou-se à conclusão que para cada 52 minutos trabalhados, deve-se fazer uma pausa de 17 minutos.

Se existe alguma dificuldade em fazer essas pausas, orientamos que utilize técnicas que auxiliem para a prática desses intervalos. A produção será maior e a saúde agradece.

Respeite o fim do expediente

Quando se trabalha em um ambiente corporativo, o corpo se adapta àquela contagem de horas. Sendo assim, a administração do tempo no trabalho é mais eficaz. Mas como administrar seu tempo no ambiente familiar, respeitando os horários predeterminados?

como deixar de ser um workaholic
Respeitar o fim das atividades é fundamental para manter a qualidade de vida em alta.

A melhor maneira é pensar nos benefícios de manter a saúde, afinal, quando se escolhe ganhar dinheiro em casa, o empreendedor está visando ter mais qualidade de vida e tempo para a família e lazer, não é verdade? Logo, de nada vai adiantar trabalhar por intermináveis horas e noites, deixando o mais importante de lado.

Com as novas formas de trabalho, surgiram as “novas” doenças. Muitas delas, estão ligadas ao excesso de trabalho, ao movimento repetitivo e à postura inadequada para se sentar. Um exemplo, é a Síndrome de Burnout, tendo como alvo os viciados em trabalho, que normalmente acumulam tarefas, se cobram excessivamente e vêem no trabalho a única fonte de prazer.

Sentir-se livre é o que todos buscam, mas por colocar metas distorcidas, acabam virando escravos de prazos. É hora de mudar essa realidade. Chega de sentir-se mais um! Busque sua liberdade e seja dono do seu tempo!

Siga todas essas dicas e o sucesso será uma consequência. Não apenas o financeiro, mas o da saúde física e mental também! E para um caminho ainda mais certo, baixe gratuitamente o e-book “5 Atitudes para a Liberdade” clicando na imagem abaixo e viva sua vida com mais qualidade e determinação!