4.4/5 - (31 votes)

Com o boom dos blogueiros fitness, como a Gabriela Pugliesi, a alimentação saudável passou a ser uma pauta constantes nas conversas.

Seja pela saúde, pelo aspecto físico ou pelo estilo de vida, é inegável como esse assunto ganhou tanta notoriedade e adeptos. Ainda bem!

Os benefícios da alimentação saudável
Os benefícios da alimentação saudável

Afinal, num mundo louco como o de hoje, nada melhor do que cuidar de si mesmo, não é mesmo? Por isso, nesse texto, nós vamos falar tudo sobre o tema, inclusive citar alguns benefícios da alimentação saudável. Vamos saber mais?!

Por que ter uma boa alimentação?

Motivos não faltam para se alimentar bem; afinal, é de conhecimento geral os benefícios da alimentação saudável. Comer é, sem dúvida, um dos maiores prazeres do ser humano; no entanto, esse ato também é uma necessidade do corpo.

Para mantermos a saúde em dia, a alimentação deve ser balanceada e com nutrientes necessários para suprir as necessidades do organismo. Por isso, devemos nos alimentar com consciência para termos saúde e uma boa qualidade de vida, evitarmos doenças, termos mais disposição diária e vivermos mais e melhor.

Por que ter uma boa alimentação?
Por que ter uma boa alimentação?

Uma boa alimentação também é fundamental  para a manutenção da saúde. Não faltam exemplos de doenças provocadas por maus hábitos alimentares: diabetes, hipertensão, obesidade, gastrite, alergias, dentre muitos outros.

Então, se você quiser ser alguém com saúde, é importante prestar atenção no que ingere.

Aliás, a alimentação saudável, apesar de ter dela a ideia de que é cara, ela pode sim ser barata, além de gostosa.

Afinal, você já parou pra pensar no quanto você gasta comendo e bebendo besteiras e porcarias? Muito, não?!

E já parou pra pensar como uma salada pode ser gostosa, como um doce pode ser saudável e feito com bons ingredientes? Viu só?! Alimentar-se saudavelmente não é sofrimento – é vida!

O que pode resultar numa má alimentação?

Comer qualquer coisa é algo bastante comum hoje em dia. Na correria do dia a dia, pessoas deixam de fazer sua refeição com alimentos de verdade e a troca por comidas prontas, congeladas, industriliazada e fast-foods.

Tudo isso são alimentos com níveis altíssimos de sódio, gordura trans, carboidratos vazios de alto índice glicêmico, pouquíssimas fibras…

O que pode resultar numa má alimentação?
O que pode resultar numa má alimentação?

O resultado de tudo isso? Doenças e excesso de peso e gordura. Com isso, nunca ouvimos falar tanto em obesidade em adulto e infantil, em hipertensão em jovens, em ansiedade e depressão, que, aliás, são duas doenças correlacionadas diretamente com uma má alimentação.

Outros exemplos de enfermidades: gastrite, alergias, gordura nos órgãos, baixo níveis de vitamina e ferro, bulimia e anorexia.

Além dessas doenças comprovadamente causadas pela má alimentação, há muitas outras que agem silenciosamente no nosso corpo, como o câncer.

Ainda, há aquelas que desconhecemos,  causadas a longo prazo, por uma enorme ingestão de aditivos químicos, agrotóxicos, antibióticos e hormônios contidos nos alimentos.

Avião agrícola e agrotóxico
Avião agrícola e agrotóxico

Alinhada com a falta de tempo, há outros fatores que nos levam à má alimentação. Um  exemplo bastante importante é a vaidade, que afeta principalmente as mulheres .

Sim, a vaidade que nos faz cuidarmos de nós mesmos pode ser traiçoeira. Quem nunca fez ou conheceu alguém que fez dietas milagrosas e super restritivas? O emagrecimento pode ser real, mas, para a saúde, isso é um desastre.

Agora, deixa a gente te apresentar mais alguns artigos, dos mais diferentes temas, do vida de freesider…

1 – Curte esportes radicais? Você precisa conhecer os pontos de interesse em Queenstown agora em 2017

2 – Benefícios do vegetarianismo para você aderir à ideia

3 – Conheça agora os 9 melhores destinos para Europa

E um conteúdo que está sendo viral aqui em nosso blog é o e-book gratuito com as 5 atitudes para trabalhar menos e ganhar mais. Para você ter acesso ao seu exemplar, recomendamos que você clique na imagem abaixo e faça já o seu download:

ebook ganhar mais trabalhando menos

Os benefícios da alimentação saudável

Os benefícios da alimentação saudável são inquestionáveis. Todo mundo sabe, mas, pra não ter erro e nem desculpas, elaboramos uma lista de bons motivos para manter uma alimentação saudável e deixar de lado os alimentos gordurosos e com muito açúcar.

Vamos conferir?

Os benefícios da alimentação saudável
Os benefícios da alimentação saudável

1 – Previne o surgimento de doenças e reforça o sistema imunológico

Como já dissemos anteriormente, alimentar-se de maneira incorreta ocasiona em diversas doenças. Logo, um dos benefícios da alimentação saudável é a prevenção do surgimento de doenças e reforço para o sistema imunológico.

2 – Ajuda a perder peso e a mantê-lo

Um dos benefícios da alimentação saudável mais visado por todos, o emagrecimento é item certo na nossa lista. Afinal, quem nunca passou por uma reeducação alimentar para eliminar peso e, futuramente, mantê-lo, não é mesmo?

3 – Aumenta a qualidade do sono

Alimentar-se bem é praticamente sinônimo de qualidade de sono. Por mais que duvidem, é inquestionável a relação direta que há entre os dois.

Os benefícios da alimentação saudável
Os benefícios da alimentação saudável – sono

Isso porque uma boa alimentação é facilmente digerida, o que auxilia na “leveza” do sono, além de afastar doenças da mente que não nos deixa dormir, a exemplo da ansiedade.

4 – Melhora o sistema digestivo, permitindo o bom funcionamento do organismo

A melhora no sistema digestivo é um dos melhores benefícios da alimentação saudável. A eliminação de seus resíduos internos é sinal de saúde, mas, para isso, é preciso ingerir bastante água e, principalmente, fibra.

Esse item que só se encontra em comidas nutritivas é importantíssimo para o seu bolo fecal.

5 – Fornece mais disposição e energia par as atividades diárias

Por mais que, em um primeiro momento, o açúcar nos dê energia, é a alimentação saudável que vai manter a disposição ao longo do dia.

Por isso, não se engane com os efeitos imediatos que a glicose faz em seu corpo e “perca” o seu tempo para se alimentar bem e com consciência.

6 – Garante o bom humor

Ter uma boa alimentação é cuidar de si mesmo, é ter a auto estima elevada, é sentir-se seguro e bonito. Como, então,  não ter um bom humor?!

Os benefícios da alimentação saudável
Os benefícios da alimentação saudável – bom humor

7 – Permite manter uma aparência saudável

Na sociedade de hoje em dia, estar magro significa ser saudável. Apesar de não ser necessariamente isso, o contrário é quase nunca válido – o obeso ter uma boa saúde.

Por isso, permita-se usufruir de um dos benefícios da alimentação saudável e passe a ter uma aparência de quem esbanja saúde.

8 – Acrescenta mais qualidade de vida

Preocupar-se com o que ingere, dando prioridade para a comida de verdade, lhe proporcionará todos os nutrientes necessários, além de repor as suas energias ao longo do dia.

Assim, é consequência que você tenha mais qualidade de vida. Definitivamente, esse é um benefício da alimentação saudável inquestionável!

9 – Possibilita uma vida mais longa com saúde, evitando o envelhecimento precoce

Vamos lá. Já citamos diversos benefícios da alimentação saudável, não é mesmo? E a maioria gira em torno da saúde e da beleza, tanto interna como externa.

O resultado disso tudo a longo prazo? Uma vida longa, cheia de saúde e sem envelhecimento precoce.

Os benefícios da alimentação saudável
Os benefícios da alimentação saudável – longevidade

Agora que você já compreende os benefícios da boa alimentação, fique sabendo que o seu segredo está no equilíbrio, com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco do que cada alimento pode oferecer.

Que tal, então, começarmos a cuidar do nosso maior patrimônio? A sua saúde agradece!