Quem não tem a vontade de arremessar o despertar longe sempre que ele toca logo cedo a cada dia? Se serve de consolo, você não está sozinho!

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, somente um em cada dez indivíduos tem a capacidade de como acordar cedo com disposição.

Descubra 8 passos para como acordar cedo com disposição

A parte positiva é que alguns costumes podem auxiliar a aumentar a qualidade do sono, eliminar a preguiça e tornar o ato de levantar da cama muito menos brusco.

Então, por que não mudar essa rotina matinal a partir de agora?

Aula Online

Acordar muito cedo é algo saudável, mas não tão agradável para a maioria das pessoas. No entanto, você pode tomar algumas medidas para evitar que a cada manhã o barulho do relógio seja recebido com pesar. Vamos lá!

1 – Apague as luzes

Biologicamente, o organismo é programado para pegar no sono sempre que a noite chega e levantar com a luminosidade do sol. A melatonina, também conhecida como o hormônio do sono e com a obrigação de administrar o seu relógio natural, carece de um lugar às escuras para entrar em ação.

Procura dormir sempre a noite com o seu quarto no escuro para valorizar o período de descanso

Qualquer pessoa que tenha problema de como acordar cedo com disposição, na verdade, é porque não alcançou o estágio de sono reparador, a fim de se levantar com as energias recuperadas. Por isso, faça o teste por algumas noites para verificar a diferença no dia seguinte.

2 – Evite as bebidas estimulantes à noite

Chá, refrigerantes, álcool, café e chocolate possuem elementos que estimulam o corpo humano e o sistema nervoso, gerando agitação e afetando o seu sono. Portanto, a sua alimentação a noite precisa ser bem leve, evitando as frituras, as carnes, as gordurosas e os molhos apimentados.

Quando você consegue montar um cardápio muito mais equilibrado tende a entender como acordar cedo com disposição. O seu corpo agradece, o sono vem com mais facilidade e o seu rendimento na próxima manhã é muito melhor!

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente dar quatro dicas para melhorar a sua qualidade de vida e o rendimento profissional, dá uma olhada:

1 – 5 formas de ter qualidade de vida no trabalho

2 – Respiração profunda: melhore sua qualidade de vida com esse simples ato

3 – Qualidade de Vida: entenda o conceito e aplique no dia a dia

4 – 5 Atitudes para Liberdade

3 – Exercícios físicos

Movimentar o corpo estimula um sono muito mais profundo e, consequentemente reparador. Ao longo da atividade física, o seu organismo produz a endorfina, uma substancia que causa a sensação de contentamento e um dos componentes responsáveis por noites bem dormidas.

Atividade física é essencial para aprender a como acordar cedo com disposição

Contudo, quem deseja saber como acordar cedo com disposição frequentemente é preciso evitar alguns horários. Os especialistas aconselham que a atividade física deva ser feita até três horas antes de ir se levantar. O intuito é que tanto o cérebro quanto o seu corpo precisam desacelerar.

4 – Levante devagar

Você sabia que o processo de como acordar cedo com disposição passa por não ter pressa ao sair da cama? Na verdade, o sono é composto por cinco fases e o quinto estágio ocorre quando o seu corpo precisa acordar.

Levantar de maneira brusca e já correr para efetuar todas as suas tarefas acelera a sua mente, que ainda está se ajustando com o novo dia. Um despertador muito alto libera adrenalina, o que provoca mau humor e até mesmo dispara o seu batimento cardíaco.

Então, dê preferência para um despertar muito mais sossegado e leve! Levante-se gradual e calmamente com um toque musical, que lhe acorde sem causar tantos sobressaltos.

5 – Fuja do botão soneca do celular

No começo do seu organismo, o corpo libera a serotonina, um elemento ligado a sensação de bem-estar e contentamento. Para se levantar, o organismo emite outra substancia, a dopamina, que reduz consideravelmente o estado de sonolência e lentidão.

Deste modo, você deve procurar sempre dormir por horas consecutivas e não ficar retardando a sua hora de acordar. É recomendar acordar de uma única vez e não em “parcelas”. Você se sente muito mais animado para o novo dia!

6 – Não exagere no álcool

Geralmente, a pessoa que consome bebida em excesso pode se sentir bastante sonolenta. Mas, esse repouso não é nada tranquilo e tampouco auxilia a recuperar as energias.

Por isso, você passa longe de descobrir como acordar cedo com disposição após uma noite de muita festa, bebida e ressaca. Na verdade, uma taça de vinho pode ser benéfica para o seu repouso, mais pode comprometer a qualidade do seu sono.

7 – Fique longe dos estímulos eletrônicos

Os estímulos eletrônicos estão por todos os lados ultimamente. Você pode ter o celular, o tablet ou o videogame na palma de sua mão, o que pode ser prejudicial para o seu sono.

Procure dormir com a televisão desligada e com celular desconectado

Isso acontece porque o seu cérebro não desliga e acaba demorando mais tempo para perceber que é chegado o momento de desacelerar, deitar e se recuperar o dia seguinte.

Então, por que não tentar como acordar cedo com disposição longe destes dispositivos? Uma hora ou mesmo meia-hora antes de se deitar, você pode desligar a televisão, o videogame, o computador e desligar o 3G do seu smartphone. Por que não colocar a leitura em dia neste período?

8 – Não pense nos seus problemas!

Muita gente comete o erro de ficar refletindo sobre os seus problemas altas horas da noite. Infelizmente, você não vai resolver praticamente nada e vai unicamente se desgastar. Deste modo, não adianta nada ficar pensando nas contas, nos relatórios ou nos compromissos do dia seguinte.

Neste período, você só tem a capacidade de acelerar a sua mente, se angustiar a toa e afastar a cada minuto do seu descanso merecido. Você conhece o ditado popular: “não sofra de maneira antecipada”? Isso vale muito para saber como acordar cedo com disposição.

Não leve os seus problemas para a casa, uma vez que não terá como solucioná-los!

Aproveite a noite para descansar, recuperar as suas energias e se apresentar com muita disposição, vontade e foco!

Aula Online Gratis