5 (100%) 3 votes

Estar em um ambiente onde você não se sente motivado é causador de muita insegurança. No local de trabalho, então, onde se passa boa parte do dia é muito comum esta situação acontecer. No entanto, é fundamental entender porque ficamos desmotivados no trabalho e aprender como reverter essa situação.

A rotina da função, prazos, colegas de trabalho e as práticas da empresa podem atropelar a motivação e transformar as oito horas, ou mais, dedicadas a empresa em ciclos mecanizados de descontentamento.

mesa com notebook e café

O desânimo no trabalho não é algo que deva ser ignorado. Pode fazer com que você se sinta desapontado consigo mesmo. Elevar os níveis de estresse, diminuir sua produtividade e afetar seriamente suas emoções, prejudicando, inclusive, seu bem-estar mental.

Por isso, se você está lidando com uma falta contínua de motivação para trabalhar é mais do que provável que se sinta um pouco infeliz agora. E existem algumas razões pelas quais você pode estar se sentindo desmotivado.

E assim como, os motivos da falta de entusiasmo existem, há também algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a desenvolver essa motivação e voltar a se sentir animado com o trabalho novamente.

São muitos os motivos porque ficamos desmotivados no trabalho. E eles podem ser internos ou externos.

Um exemplo do porque ficamos desmotivados no trabalho

Quando você trabalha como contador em uma empresa, mas seu sonho é trabalhar em casa, por exemplo, provavelmente você estará desmotivado com sua atual situação na empresa.

Mas se você sempre quis ser contador, e desempenha muito bem este papel, no entanto, não é reconhecido pelo chefe. Poderia ser melhor remunerado, ou ser promovido, mas seus superiores não demostram possibilidades de você prosperar na empesa.

Neste caso, você também pode estar sem motivação para trabalhar. Ambas as circunstâncias desencadeiam um motivo porque ficamos desmotivados no trabalho. E a solução para aflorar a motivação no trabalho será diferente.

Motivos e motivações

Entender porque ficamos desmotivados no trabalho é um exercício de analisar sua vida. Avaliar suas perspectivas para então identificar um motivo pela falta de entusiasmo.

Assim como, os motivos pelo descontentamento no trabalho são variados, as estratégias de motivação também são. A motivação é classificada como extrínseca e intrínseca.

porque ficamos desmotivados no trabalho

Entender o significado delas, pode ajudar a esclarecer qual a situação você se encontra e agir a fim de sair desta situação de falta de motivação para trabalhar.

O que é motivação extrínseca?

Ocorre quando estamos motivados a realizar um comportamento ou a participar de uma atividade para ganhar uma recompensa ou evitar punições.

Indivíduos extrinsecamente motivados querem agradar aos outros para receber respostas positivas, elogios, aceitação e reconhecimento.

Gostam de um resultado tangível como resultado de seu desempenho, como um certificado, um anúncio público, uma bolsa de estudos, notas e sistemas de nível.

  • Trabalhar para ter um bom desempenho
  • Participar um esporte para ganhar prêmios
  • Apresentar uma proposta para ser reconhecido

Em cada um desses exemplos, o comportamento é motivado pelo desejo de obter uma recompensa ou evitar um resultado adverso.

As pessoas estão se envolvendo em um comportamento não porque gostam ou porque acham satisfatório, mas para obter algo em troca ou evitar algo desagradável.

O que é motivação intrínseca?

A motivação intrínseca envolve envolver-se em um comportamento porque é pessoalmente gratificante. É realizar uma atividade para o seu próprio bem, em vez do desejo de alguma recompensa externa.

Pessoas motivadas intrinsecamente querem satisfazer necessidades básicas como alimentação, abrigo, conforto financeiro, sentimento de orgulho, alegria, aumento da autoestima e satisfação pessoal. Querem provar a si mesmos que têm valor próprio e são as pessoas que aspiram a ser.

  • Participar de um esporte porque você acha a atividade agradável
  • Manter a organização porque você se sente melhor
  • Iniciar um projeto que você sempre quis

Em cada um desses casos, o comportamento da pessoa é motivado por um desejo interno de participar de uma atividade em si. Essencialmente, o comportamento em si é sua própria recompensa.

A principal diferença entre os dois tipos de motivação é que a motivação extrínseca surge de fora do indivíduo, enquanto a motivação intrínseca surge de dentro.

Um dos motivos porque ficamos desmotivados no trabalho pode estar relacionado, então, ao modo de motivação. Você precisa identificar qual seu propósito, e assim, o que te motiva.

Porque ficamos desmotivados no trabalho

Incertezas na carreira profissional

Um dos motivos de porque ficamos desmotivados no trabalho é não ter objetivos de carreira claros.

Sabe a expressão “quando não se sabe para onde ir qualquer ônibus serve”? É exatamente isso que acontece quando você não tem objetivos bem esclarecidos.

Definir metas pode ser uma das ferramentas mais eficazes que temos como seres humanos para motivação e progresso.

Nós estabelecemos metas para nós mesmos em muitas áreas diferentes de nossas vidas e não deve ser diferente quando se trata de nossas carreiras.

Se você não tem um conjunto de objetivos de carreira que você está procurando, trabalhar duro pode se tornar muito insatisfatório. Sem um propósito maior, conseguir motivação para trabalhar e se esforçar para realizar tal tarefa fica muito difícil. E você pode, inclusive, começar a sentir-se inútil.

Descubra como você pode se motivar

Para definir claramente seus objetivos de carreira, você precisa estar consciente de si mesmo e em sintonia com o seu eu autêntico. Saber o que te faz feliz e te motiva é fundamental na definição de metas de carreira.

Como a melhor maneira de se sentir desmotivado é não ter metas, a melhor maneira de se sentir motivado é criar metas. No entanto, você pode criar metas em qualquer trabalho em que esteja.

Tudo o que você precisa fazer é pensar em algo que o inspire e depois escreva, planeje o que deve ser feito e se comprometa para alcançar seu objetivo.

Até para atingir o objetivo é preciso ter cuidado para não se frustrar. Uma abordagem muito melhor é decompor os projetos em desafios menores, onde é possível ver os resultados em um espaço de tempo muito mais curto.

Essa compartimentalização dará muito mais motivação, incentivando o indivíduo a ver um projeto até o fim.

Pessimismo

O pessimismo com os colegas de departamento e com toda a empresa também é uma das causas de porque ficamos desmotivados no trabalho. Muitas pessoas só veem o lado ruim em qualquer coisa que aconteça.

Toda essa negatividade contribui para diminuir a motivação para trabalhar. Normalmente, indivíduos desmotivados têm uma visão mais pessimista sobre suas chances de sucesso.

Os psicólogos rotularam essas pessoas como tendo um baixo nível de auto eficácia, que é a capacidade inata de influenciar o resultado de um projeto ou empreendimento. E existem algumas alternativas para reverter essa situação.

Dicas para se manter motivado

Para isso, deixe ser motivado. Leia um livro, frases de motivação no trabalho, ouça música ou assista a algo inspirador. A melhor maneira ainda é se posicionar na mentalidade certa e no estado certo é antes de começar o dia.

Além disso, o que você pode fazer para se manter motivado nesta situação, em que você só consegue ver o lado ruim de tudo é, reconhecer honestamente suas habilidades. E se comprometer em usá-las para melhorar seu desempenho no trabalho.

Toda vez que você se sentir desmotivado, por pensamentos negativos, visualize as recompensas que está tentando obter. Comemore pequenas vitórias com frequência, para que você saiba que recompensas e benefícios não estão tão longe de você.

Desequilíbrio pessoal e profissional

Não ter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, também é uma das causas porque ficamos desmotivados no trabalho. Isso acontece, porque para ser eficaz, produtivo e presente no trabalho, é essencial que você leve uma vida pessoal completa.

Encontrar um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida fora dele desempenha um papel fundamental na sua capacidade de atuar no trabalho.

homem no alto da montanha

Se você está trabalhando demais e não garantindo que você tenha tempo suficiente, você pode estar indo para caminhado para a síndrome de Burnout (um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional).

O desequilíbrio nesse arranjo pode acontecer devido à cultura do local de trabalho. Ou através de muita responsabilidade no seu cargo.

E o resultado pode ser a razão para os seus sentimentos de desânimo. Para não chegar a esta situação, procure aproveitar ainda mais os momentos de lazer, realizar atividades físicas ou hobbies.

Para aumentar sua motivação no trabalho, comece a se motivar também fora deste ambiente.  Estabeleça o desafio de romper com as mesmas velhas rotinas e apresentar novos desafios pode ser uma maneira eficaz de manter o ciclo motivacional.

Além disso, reflita sobre sua atuação. Entenda o porquê você investe tanto ao seu trabalho e visualize o retorno que sua dedicação pode contribuir para seu crescimento profissional.

Recompensa

Um estudo realizado pela TINY nos Estados Unidos identificou que apenas 21% dos funcionários se sentem realmente valorizados por suas empresas.

Esse dado demonstra porque ficamos desmotivados no trabalho. Não se sentir valorizado no ambiente onde você dedica horas do seu dia e anos da sua vida é desanimador.

colegas de trabalho comemorando

Esta sensação de desvalorização pode aflorar em relação ao salário ou ao desempenho. Sua falta de motivação para trabalhar pode ser devido à baixa remuneração. E para reverter esta situação você deve manifestar ao superior seu valor dentro da empresa.

Explanar que entrega resultados além do esperado, cumpre horários, está presente em todas as reuniões. Que realiza todos os treinamentos e que o reajuste será um motivo para mais entusiasmo no trabalho e consequentemente mais resultados para a empesa.

Mas ainda neste tópico de recompensa, o incentivo que você deseja pode não ser o salarial, e sim, o reconhecimento pelo seu esforço e dedicação.

Como ser reconhecido pelo seu esforço

Em algumas empresas há o trabalho de estratégias de engajamento com os trabalhadores para colher feedback, mostrar a evolução, elogiar e agradecer o empenho. No entanto, muitos gerentes ainda deixam a desejar.

Se a sua falta de motivação para trabalhar é referente a não reconhecimento dentro da empresa, seu chefe deve saber da sua frustração. E para isso, avalie a situação em que ele se encontra. E demonstre que você não o julga pela falta de reconhecimento com seu trabalho.

Exponha que você entende que ele está sobrecarregado e que por isso não consegue dar atenção ao seu trabalho. Ou se ele está a pouco tempo no cargo, manifeste que sua sugestão é inclusive, um feedback para que ele insira na nova rotina.

O importante é que você demonstre o que você está sentindo e porque esse reconhecimento é tão importante. Converse sem atacar ou ofender seu superior.

Pertencimento

Pessoas que trabalham em grandes empresas as quais são divididas em muitos setores, várias funções e diferentes processos geralmente possuem baixa motivação para trabalhar porque não se sentem pertencentes daquela empresa.

A falta de conexão com os interesses e sucesso da empresa é uma das razões porque ficamos desmotivados no trabalho.

casulos de borboletas

Todas as funções de uma empresa são fundamentais para o pleno funcionamento. Mas o sentimento de não identificação com o todo é muito comum por parte de alguns trabalhadores.

Diretores, líderes e todas as outras pessoas que ocupam o cargo grande de uma empresa sabe da importância de cada profissional e de todos os setores. Se a empresa não tem nenhuma dinâmica de reconhecimento dos trabalhadores, você mesmo pode fazer.

Dados importantes para aumentar a motivação

Como os resultados que você alcança nem sempre falam por si mesmos. Às vezes, você tem que falar por eles.

Isso significa buscar as métricas e avaliar o quanto de capital você gerou para a empresa. Quantas horas você trabalhou ou quantos membros da equipe você ajudou.

Quantificar seus resultados e perceber o impacto que eles têm dentro da empresa é fundamental elevar sua confiança e motivação.

Quando sentimos valorizados experimentamos também mais autoestima. E assim, aumenta a motivação para trabalhar e a capacidade de contribuir para a empresa.

Descubra porque você está desmotivado

Analise quais desses motivos contribuem para que você esteja desmotivado e comece a buscar soluções para esta situação.

Conheça o motivo pelo qual você não se sente motivado e enfrenta sua causa raiz. Pare de procrastinar, dê o primeiro passo para fazer uma pequena mudança. Faça essa pequena mudança seu hábito diário e você vai ficar motivado por mais tempo.