Quem não gosta de uma boa noite de sono, não é mesmo? Na verdade, o problema não é dormir, mas sair do conforto de sua cama pela manhã. De fato, a dificuldade de acordar cedo acompanha milhares de brasileiros todo santo dia. Será que é possível driblar esse sacrifício?

Acordar cedo é um costume com a capacidade de oferecer um imenso bem ao ser humano, fazendo com que a pessoa se sinta mais produtivo. A questão é que este hábito não é muito fácil de ser contraído. Apesar de colocar o despertador toda a manhã, quase todo mundo tem vontade de dormir mais.

Descubra 6 dicas para acabar com a dificuldade de acordar cedo

Na realidade, acordar com o som estridente de um relógio ou do alarme de seu celular não é a forma mais indicada para quebrar este ciclo vicioso. Isso acontece porque não adianta apenas se deitar oito horas antes do momento de se levantar par trabalhar ou estudar.

O seu organismo entende muito bem quando está desgastado e o quanto deve dormir para se restabelecer. O problema é que nem todo mundo sabe interpretar estes sintomas e convive diariamente com a dificuldade de acordar cedo.

Dicas para superar a dificuldade de acordar cedo

Caso você entendesse todos os avisos repassados pelo seu corpo, iria para a cama quando estivesse realmente cansado e se levantaria sem nenhum alerta, de forma natural e sem pressa. Mas, quem pode contar com essa mordomia atualmente? Então, confira algumas dicas para evitar esse transtorno.

1 – Mantenha uma rotina

O seu organismo pode não ser exato, só que ele é comandado por um ciclo chamado circadiano, ou seja, cerca de um dia. Isso porque o seu corpo esquematiza as funções para que tudo aconteça no período de 24 horas, acompanhando a duração de um dia. Este é o seu relógio biológico.

Manter uma rotina com horários é excelente para eliminar a dificuldade de acordar cedo

Ter uma hora determinada para dormir e acordar auxilia a regular apropriadamente o seu relógio biológico. Ao dormir muito tarde, você acaba prejudicando todo o seu rendimento no dia seguinte e cria dificuldade de acordar cedo. Esta não é uma regra inquebrável, mas evite isso ao máximo.

2 – Relaxe antes de ir se deitar

Sabe quando você chega em casa muito acelerado de uma festa, atividade física ou qualquer entretenimento que tenha lhe animado demais e não tem nenhum pingo de sono por mais que seja madrugada? Por isso, você não deve realizar nenhum passatempo estimulante tarde da noite.

Por isso, você deve tirar uma hora para relaxar e se manter afastado de todos os estímulos eletrônicos (televisão, celular, videogame ou tablet) antes de dormir. Este pode ser o momento para ouvir uma música ou colocar em dia a sua leitura.

3 – Não fique se revirando na cama

A cama é lugar para dormir e não para ficar acordado. Por isso, a dificuldade de acordar cedo começa quando você demora demais para pegar no sono. Caso você tenha ficado mais de 30 minutos na cama, no escuro e não conseguiu dormir nada, está na hora de adotar outra tática.

Não fique revirando na cama por horas: levanta-se, tome um copo de água e relaxe antes de voltar a dormir

Levante-se, vá ao banheiro, tome um copo de água, respire fundo e tente esvaziar a mente antes de voltar a se deitar. Essa ação pode ser bastante simples, só que é muito relevante para acabar com a insônia e conseguir repousar da maneira desejada.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente dar três dicas para elevar o seu foco no trabalho e poder ter um rendimento superior, dá uma olhada:

1 – 5 dicas para começar a trabalhar em casa em 2017

2 – Descubra as causas da baixa produtividade no trabalho

3 – Como superar a insatisfação no ambiente de trabalho?

4 – Atenção com os exercícios durante a noite

A falta de atividade física pode representar uma dificuldade de acordar cedo. Todavia, a realização dos exercícios em um período errado também pode complicar a obtenção do seu sono restaurador.

O ideal é iniciar o seu dia com uma programação esportiva para despertar todo o corpo e se sentir disposto. De fato, o exercício eleva a temperatura corporal, auxilia a despertar para o novo dia e até melhora o seu humor.

Contudo, a realização de exercícios intensos perto da sua hora tradicional de dormir pode causar o efeito contrario, prejudicando a qualidade de seu sono. Os especialistas recomendam que não deve ser efetuado nenhum esforço três horas de dormir.

5 – Use e abuse da luz

Um dos reguladores do ciclo circadiano é a luz, uma vez que o organismo conta com atividades distintas no período noturno do período diurno. Neste caso, o sol já se trata de um ótimo indicador para o seu corpo que está no momento de despertar de uma vez.

Luz natural é excelente para cortar qualquer dificuldade de acordar cedo

Sabe aquela mania de abrir a janela de manhã bem cedo que as pessoas faziam antigamente? Este é um modo excelente de comunicar a sua mente que se trata de um novo dia repleto de desafios pela frente e sem preguiça!

Quando você está lidando com uma sequencia de dias chuvosos ou nublados, a sua lâmpada de casa pode fazer o papel de sol. Por isso, uma dica bem bacana para acabar com a dificuldade de acordar cedo é retirar as cortinas e as persianas.

Sendo assim, você não contaria com nenhum acessório que impede a entrada da luz natural no seu quarto. Além disso, você pode conservar a janela do quarto livre para a entrada da iluminação natural antes de ir se deitar.

6 – Esqueça seus problemas

Por fim, você deve dizer adeus aos seus problemas e preocupações ao colocar a cabeça no travesseiro. Na verdade, a dificuldade de acordar cedo pode estar relacionada ao estresse do seu cotidiano, sem nenhum mistério!

Pensar nos problemas é tanto uma dificuldade acordar cedo quanto para descansar bem a noite

Quando você fica raciocinando sem parar tudo o que precisa fazer na manhã seguinte, as contas que deve pagar, os relatórios que precisam ser entregues, as decisões que a ser tomadas e todos os dilemas a serem superados, a sua mente não para de trabalhar e espanta qualquer chance de sono.

Portanto, é preciso liberar o seu cérebro de toda a negatividade durante a noite, se tranquilizar, se concentrar na sua respiração, apagar as luzes, ficar em uma posição confortável e descansar. Em poucos minutos, você deve pegar no sono e se levantar com energias renovadas no dia seguinte.