Sabe manter a força de vontade? A verdade é que ela é necessária em praticamente todos os momentos da vida. É preciso força de vontade para estudar, força de vontade para emagrecer, trabalhar, levantar da cama e em diversos outros momentos do dia. Não é segredo para ninguém que a vontade mesmo é a de ficar na cama, sobretudo no inverno.

E sabe o que faz com que pessoas saiam de suas camas quentinhas e saiam para enfrentar o mundo lá fora? Força de vontade e determinação. E certamente cada pessoa tem algo que a mova. Sejam filhos, pais ou até mesmo vontade de crescer e ser independente. O mais importante é ter metas e objetivos para fazer com que se queira mais todos os dias.

A força de vontade é definida como a capacidade de dirigir e controlar as próprias ações. Metafísicos e religiosos acabam chegando a um denominador comum quando concordam que essa vontade nasce por determinação pessoal, mas a verdade é que seu conceito surgiu na metafísica, mais especificamente com Aristóteles. A partir de então, foi implementada nas religiões ocidentais e reconhecida como uma virtude.

“A força de vontade é para a mente como um cego forte que carrega em seus ombros um homem coxo que pode enxergar” – Arthur Schopenhauer

Manter a força de vontade é fundamental para desempenhar os diversos papéis de um dia da melhor maneira possível. A ideia é justamente fazer tudo o que tiver que ser feito com ânimo e disposto a obter os melhores resultados. Força de vontade e determinação aliados à gratidão certamente são a receita para trilhar a felicidade, vista que esta não é apenas um destino.

Manter a força de vontade para atingir metas e objetivos

Como dito acima, manter a força de vontade não é uma tarefa simples, mas é uma tarefa possível. Continua aqui no artigo que você vai encontrar 10 dicas para aprender como manter a força de vontade e aplicar essa conquista nas situações da sua vida.

como manter a força de vontade em alta para 2018 1
Como dito acima, manter a força de vontade não é uma tarefa simples, mas é uma tarefa possível.

Força de vontade e determinação precisam estar na mente de todos que querem ter uma vida saudável e feliz. Praticamente tudo se torna possível se conseguir colocar a força de vontade e determinação como uma filosofia de vida. Um mantra que repete para si mesmo todos os dias a fim de aliviar o peso das circunstâncias.

Vamos fazer uma breve avaliação sobre duas situações que fazem parte da vida das pessoas e normalmente causam dúvidas: Como manter a força de vontade para estudar? E como manter a força de vontade para emagrecer?

Força de vontade para estudar

Não adianta fugir: Força de vontade é condição para o sucesso. Independente do ramo em que ela seja aplicada. Nos estudos, o ideal é gerenciar o próprio tempo e desafiar-se sempre que possível. Se ainda assim, a vontade não surgir, o conselho da psicóloga Kelly McGonigal, autora do livro “Os Desafios à força de vontade” pode ajudar.

Entre suas páginas ricas de informações, ela diz que se não está conseguindo encontrar vontade para estudar, coloque como regra para você mesmo: “Vou estudar por 10 minutos”. O que são apenas 10 minutinhos? Coloque todo o foco nisso. Se após 10 minutos ainda não estiver sentindo vontade de estudar, o melhor é mesmo parar e ir fazer outra coisa.

A regra também vale para aquelas atitudes que sabe que não deve tomar, como por exemplo: Você está com vontade de deixar o que está fazendo de lado para olhar o Facebook. Não abra imediatamente, espere 10 minutos. Após esse período, se a vontade ainda persistir, então pare seu trabalho e entre para dar uma olhada. Força de vontade para estudar é receita de sucesso.

Força de vontade para emagrecer

A força de vontade para emagrecer falta para muitas pessoas e já rendeu até mesmo uma piada bem viral: “Na segunda-feira eu começo”. As pessoas que querem perder uns quilinhos precisam ter em mente os três pilares: Disciplina, método e objetivos claros. O cérebro precisa estar com a ideia bem clara para que ele ajude na conquista.

Tanto a força de vontade para emagrecer quanto a força de vontade para estudar precisam estar alinhadas à ideia de que nenhum resultado surgirá da noite para o dia. Só de se ter essa consciência já pode-se dizer que conseguiu dar uns bons passos. O mal de algumas pessoas que buscam resultados é querer que eles surjam de imediato.

Visualize-se com o corpo que deseja e o quanto vai sentir-se satisfeito quando atingir esse objetivo. A visualização é um excelente combustível e uma ótima forma de manter a força de vontade e determinação.

Como aplicar a força de vontade no cotidiano?

A sabedoria da vida nos desafia todos os dias e isso nos deixa sempre com a impressão de estar em um tabuleiro de xadrez. Estudando novas estratégias e tentando imaginar quais serão as próximas jogadas.

Manter a força de vontade é o que faz com que pessoas vençam todos os dias, independente do que vier. Um ótimo exemplo de pessoas que sabem manter a força de vontade são as pessoas que encontraram no movimento freesider, criado pelo Fagner Borges, sua fonte de renda, liberdade e mobilidade.

O mercado digital tem sido a opção de muitas pessoas para conquistar a tão sonhada estabilidade e ainda se trata de um trabalho muito democrático, visto que qualquer pessoa pode começar hoje mesmo nessa modalidade. Não sabe por onde começar? Olha esse vídeo do Fagner Borges que você certamente vai aprender a dar os primeiros passos.

Legal, não é? Pode ter certeza que força de vontade e determinação são a receita de sucesso para todos que querem se tornar um empreendedor de sucesso. Então vamos aprender dez dicas simples, mas que certamente farão toda a diferença para que você consiga manter a força de vontade.

1 – Treine para manter a força de vontade

É isso mesmo: Treinamento. A força de vontade pode ser comparada a um músculo que quanto mais submetido aos exercícios, mais fica desenvolvido. E claro que conforme ele vai aumentando, mais você poderá usufruir dos benefícios da força. E não encare essa ideia apenas como algo que se é dito sem responsabilidade com a verdade.

Exercite sua força de vontade. Os exercícios podem começar com pequenos estímulos diários. Coloque pequenos objetivos. Por mais que saiba que você vai conseguir conquistá-los, comece assim mesmo. Com o passar dos dias, vá aumentando os objetivos e tentando atingi-los. Não se cobre demais, porém esforce-se para conseguir.

2 – Saiba escolher metas e objetivos

Não adianta achar que pode escolher qualquer meta ou objetivo e empregar toda a energia nisso. Metas e objetivos que não façam bem à saúde física e mental devem ser descartados e certamente nem devem ser consideradas na vida. Força de vontade e determinação são dois tesouros que precisam ser empregados com sabedoria.

3 – Inspire-se

Já percebeu que é a inspiração que faz com que pessoas façam praticamente tudo na vida? Um poeta apaixonado escreve belíssimas poesias de amor. Um pintor que saiba vislumbrar e sinta-se inspirado com a vida, pinta quadros que entram para a história da arte.

Na verdade, esses foram apenas exemplos, mas a verdade é que pessoas têm as mais diversas inspirações. Tem pais que querem crescer cada vez mais pelos filhos. Tem filhos que querem dar uma vida melhor aos pais. O mesmo vale para maridos, avós, amigos e até mesmo pessoas que vivem sós, mas têm a liberdade como inspiração.

Manter a força de vontade por si, já é ter aprendido a inspirar-se até mesmo com as chamadas pequenas coisas da vida, como uma caminhada ou uma viagem.

4 – Priorize as atividades diárias

Manter a força de vontade não é uma tarefa que será possível ser conquistada no mesmo nível durante todo o dia. Pode-se até manter a força de vontade e a inspiração, mas com o passar das horas, o corpo vai se cansando e os resultados começam a diminuir. Então o ideal é manter o foco nas tarefas diárias mais importantes e o resto vai fazendo conforme for possível.

5 – Relaxe

Manter a força de vontade enquanto está estressado não adianta nada. É como se colocasse inimigos em uma mesma sala. Mais cedo ou mais tarde iriam acabar se aniquilando. O estresse pode trazer resultados, é verdade, mas apenas a curto prazo. A longo prazo o que faz a diferença é a força de vontade e determinação.

6 – Atenção na alimentação

É verdade que essa dica aparece em todos os lugares, independente do que estejamos pesquisando para melhorar como pessoas. E isso não acontece à toa. A alimentação é responsável pela saúde do corpo. E como manter as atividades diárias sem que exista a necessidade de utilizar o corpo? E não só fisicamente, pois o cérebro faz e faz muito!

como manter a força de vontade 4
A alimentação é responsável pela saúde do corpo.

Uma alimentação que conte com um maior número de alimentos naturais e menos processados, garante mais energia saudável para o cérebro. Como resultado, todos os aspectos para manter a força de vontade são ativados. E isso não vale apenas para a execução das tarefas diárias, mas também para uma boa noite de sono.

E como se sabe, uma noite bem dormida garante força de vontade e determinação, formando um ciclo positivo que pode e deve ser levado para todos os dias da vida.

7 – Amanhã não estará melhor

Eu sei, parece algo muito negativo de se dizer, mas vamos entender o contexto. A ideia de que se hoje levantar muito cansado, pode deixar para amanhã porque estará mais ativo só vai fazer com que o hábito de procrastinar se instale. Manter a força de vontade é ter consciência de que o melhor de si tem que ser empregado todos os dias em suas atividades.

8 – Tenha consciência dos próprios limites

Pare e analise quais são os obstáculos que separam o hoje do objetivo. Planeje a caminhada e não imponha metas e objetivos inatingíveis. Isso só servirá para desmotivar e, consequentemente, irá desistir. Respeitar os próprios limites é um passo importante para manter a força de vontade. Nunca tente ir além do que seu corpo e mente suportam.

9 – Saiba exatamente o que quer

É possível manter a força de vontade quando não se sabe ao certo onde vai chegar? Não. Como seria possível planejar uma viagem, tudo o que quer encontrar nela, todos os caminhos que serão necessários percorrer se não se tem um destino?

Procure ter em mente o que deseja. O ideal é ser específico. Ainda, se possível, é legal colocar um prazo para atingir o que busca. Quando você coloca um prazo, obrigatoriamente, o cérebro se programa para a realização da tarefa de maneira a respeitar esse prazo. É até uma lei, a Lei de Parkinson.

Essa lei fala sobre a ideia de o trabalho preencher todo o espaço que é determinado para sua realização. Ou seja, colocar uma data final é necessário, pois se essa data não for estipulada, pode ser que o trabalho leve anos para ser finalizado. Ou pior, pode ser que o trabalho sequer saia do papel.

Então para manter a força de vontade e determinação, tenha metas, objetivos bem definidos e coloque prazos para a realização de cada etapa.

10 – Ofereça recompensas a si mesmo

Permita-se recompensas saudáveis. Isso vai motivar e ajudar a manter a força de vontade, pois sabendo que ao findar de determinado tempo, algo bom será permitido, a vontade de realizá-lo será maior. Mas nada de se premiar com hábitos ruins. Pode ser algo como uma pausa de 20 minutos, um cochilo ou uma caminhada ao sol.

Isso funciona para tudo, inclusive para o trabalho. Ainda mais se o prêmio puder vir após apenas três horinhas de trabalho. Não sabia que é possível trabalhar apenas 3 horas por dia?

Pois saiba que é possível sim! E ainda conquistar os resultados de um dia inteiro de trabalho. Não acredita? Então inscreva-se gratuitamente na aula online “O Dia de 3 Horas” ministrada pelo Fagner Borges e comece hoje mesmo a trabalhar com produtividade e descubra que manter a força de vontade pode estar muito mais próximo do que imagine.

Trabalhe apenas 3h por dia