Atualmente, o Brasil conta uma grande quantidade de cidadãos que tem o interesse de criar um negócio de sucesso ou trabalhar de maneira autônoma no mercado de trabalho em breve. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 57% da população sonha em se tornar um empreendedor de sucesso em algum momento da vida.

Mas, não é tão simples assim, especialmente, se você jamais teve um empreendimento antes. Por acaso, você já parou para pensar no que motiva as suas atividades no dia a dia? Ou seja, será que você raciocina antes de tomar uma certa decisão, realiza uma reflexão ou é bastante critico consigo mesmo?

Essas atividades de avaliação própria são relevantes para o aperfeiçoamento individual e resultam em uma evolução contínua para o sujeito, tanto no aspecto profissional quanto no aspecto familiar. Afinal, você deixará a posição de empregado para assumir o controle de uma organização. É uma mudança considerável!

Disciplina e determinação são ingredientes fundamentais para o sucesso como empreendedor.

 

Para se tornar um empreendedor de sucesso, é essencial que as atitudes positivas sejam efetuadas todo santo dia. Isso acontece porque atuar em equipe é fundamental para prosperar dentro do empreendedorismo, e saber encarar de maneira convicta os companheiros de trabalho e as atividades rotineiras, é o que poderá resultar em crescimento ou fracasso.

Segundo o livro “Práticas Positivas que Levam ao Sucesso”, do Samuel Ferreira, é possível descobrir quais são as 7 principais atitudes de um empreendedor de sucesso nos dias de hoje para que você possa colocar em pratica na sua companhia ou rotina como freelancer o quanto antes!

Não se trata apenas das atitudes que o dono do negócio de sucesso precisa ter na sua rotina para que tudo saia de acordo com o esperando, alcançado o resultado financeiro esperado e o reconhecimento de sua marca. Deve-se prestar ainda na postura negativa que deve ser evitada a todo custo.

Confira 7 atitudes de um empreendedor de sucesso

O fato é que o empreendedor precisa contar com uma mentalidade vencedora, uma vez que será ele quem vai comandar o grupo de colaboradores em busca de uma meta, projeto ou evento.

Sendo assim, o líder de verdade caminha lado a lado com os seus funcionários, vencendo as dificuldades com eles e batalhando por novas conquistas. Portanto, fique por dentro das ações que um líder atual deve realizar para que se transforme em um agregador no ambiente de trabalho e não um chefe que despeja ordens e colhe os louros da conquista sozinhos.

1 – Efetue um trabalho de alta qualidade

Um empreendedor de sucesso começa com uma atitude muito simples: tudo o que for realizar precisa ser feito com excelência. A imagem de um negócio confiável precisa ser a melhor para o seu público-alvo. Afinal, as pessoas conseguem notar quando um serviço é realizado com paixão e motivação.

Por isso, você precisa manter o alto nível, bem como fazer com que os seus colaboradores se empenhem para que tudo seja executado com padrão bastante elevado. Entregar um serviço e/ou produto da melhor forma possível é um dos fatores vitais para fidelizar o seu consumidor.

Como melhorar continuamente a qualidade do seu trabalho?

2 – Seja disciplinado

Mantenha a disciplina nos seus compromissos diários. Isso será prontamente transmitido para a sua equipe, que também se converterá em um time muito mais comprometido. Provavelmente, as falhas e os problemas de comunicação tendem a ser reduzidos drasticamente.

Vale lembrar que o exemplo sempre deve partir do superior, chegando pontualmente e cumprindo com os prazos indicados. Essa conduta mostra profissionalismo e um líder, por mais simpático e entusiasta que seja, não tem a capacidade para comandar um negócio de sucesso se não exalar essa característica. O Profissionalismo.

Descubra como superar distrações e ser mais produtivo!

3 – Tenha responsabilidade

Antigamente, a alcunha de chefe poderia se encaixar com o indivíduo que se limita a disparar ordens e delegar responsabilidades aos seus colaboradores. Nos dias de hoje, o gestor que não coloca a mão na massa e trabalha em conjunto com os seus parceiros possui chances mínimas de continuar em ascensão.

Isso ocorre porque é fundamental cumprir as suas promessas com todas as pessoas relacionadas a sua atuação corporativa: os clientes, os colaboradores, os fornecedores e também os seus parceiros comerciais. Ser responsável, na verdade, é um fator determinante para a realização em todos os cenários de sua rotina.

Como grandes líderes inspiram ação?

4 – Foque nos seus objetivos

O empreendedor de sucesso sabe exatamente o que fazer e até onde pode chegar em um determinado espaço de tempo. Por isso, você deve estabelecer metas bem específicas para a sua companhia e se concentrar na materialização de todos esses pontos a curto, médio e longo prazo. Assim, você poderá ter um planejamento semanal, mensal e anual bem realista.

Mas, nem pense em fazer deste planejamento algo secreto. O ideal é compartilhar com a sua equipe para que todos compreendam o que deve ser feito a cada dia, semana e mês a fim de unir forças para remar na mesma direção.

Entretanto, é preciso ter atenção ao traçar os seus próximos objetivos. Quem adere ao empreendedorismo necessita estar ciente dos pontos fortes e das vulnerabilidades fracos de sua personalidade, bem como de sua companhia. Assim, é possível traçar um plano de negócio real, sólido e que possa ser concretizado sem falhas.

Em um cenário de recuperação lenta da economia nacional que deve se prolongar por todo o ano de 2018, a atribuição de metas muito otimistas ou acima de sua capacidade de produção pode resultar no enfraquecimento de sua imagem junto ao público ou ainda no comprometimento de sua saúde financeira.

Metas, planejamento e produtividade

5 – Comunique-se corretamente com sua equipe

Ao estabelecer as próximas metas para a sua organização, o empreendedor de sucesso tem a missão de transmitir tudo em detalhes para os seus colaboradores. Isso até pode soar de maneira óbvia, só que não se limita a efetuar uma reunião e apenas falar o que precisa ser feito no futuro.

Uma comunicação apropriada no local de trabalho é vital para o crescimento de todos os envolvidos, além de deixar claro a cada funcionário o seu passo nos próximos passos e o quão relevante o seu esforço será para alcançar o objetivo. E essa não é uma tarefa simples, porque não deve ser encarado como um comunicado direto e unilateral.

Você não somente está ordenando que aqueles profissionais se empenhem para que o seu negócio de sucesso se torne ainda mais próspero e lucrativo. É necessário provar que aqueles objetivos são plausíveis e trarão benefícios a todos.

Se o líder precisa da confiança total de sua equipe para colocar em prática os seus planos, este é o pontapé inicial de todo o trabalho. Ao se portar de maneira acessível e estar pronto para esclarecer as dúvidas de seus colaboradores – que devem aparecer no primeiro momento e no decorrer do processo, o gestor mostra que valoriza o esforço coletivo.

Confira a Cultura da Empresa e o Mindset do Empreendedor

6 – Pensamento estratégico

No mundo do empreendedorismo, o pensamento estratégico é um ponto chave para que o planejamento se converta em ação e, consequentemente, nos resultados traçados. Sabendo onde se pretende chegar, fica muito mais fácil elaborar uma estratégica eficaz que otimize o tempo e facilite o trajeto a frente.

Neste contexto, o conhecimento do seu campo de atuação é extremamente relevante para que a melhor decisão seja tomada a fim de estabelecer os novos rumos de sua companhia, especialmente, em um momento de recuperação de todos os setores da economia.

Quem tem domínio da área na qual está atuando sabe os caminhos que devem ser tomados, o momento de ousar ou adotar um movimento mais conservador para que se tenha recursos financeiros, humanos e estruturais para encontrar uma posição confortável dentro do seu mercado.

Além disso, o pensamento estratégico não surge da noite para o dia e tampouco é algo permanente. Com a sociedade em transformação constante, o empreendedor deve se manter atento as novidades do seu segmento para não perder boas oportunidades e não ser ultrapassado pelos concorrentes.

Segredos de uma mente milionária

7 – Realize

Nunca esteve tão fácil empreender quanto nos dias de hoje. Isso significa que você pode controlar um verdadeiro negócio de sucesso sem sair do conforto de sua residência ou sequer ter uma sede física. Tudo pode ser realizado pela rede mundial de computador a partir do momento que você passa a realizar.

Ao levar em consideração todas as seis atitudes anteriores que um empreendedor de sucesso precisa ter, é fundamental que você desenvolva a coragem de colocar a mão na massa e realmente iniciar a sua empresa ou o seu trabalho por conta própria, sem amarras ou patrão.

Com um plano de negócio bem estruturado, conhecimento de mercado e motivação, é possível encontrar oportunidades com o que você tem e exatamente onde está. Exercer algo que você ama é um modo excelente de atrelar a sua rotina a algo positivo e recompensador, sem contar que faz muito bem para a sua saúde.

Já pensou em todo o nervosismo e tensão acumulados em um emprego que não lhe paga de maneira correta e tampouco reconhece os seus esforços? Ao ingressar no empreendedorismo, você deve abrir espaço para as atitudes positivas no seu cotidiano.

Ao contrário das reações negativas que só representam problemas para o seu bem estar físico e mental, a positividade melhora a sua qualidade de vida e de todos que estão ao seu redor. Além disso, você ganha autoestima, vitalidade e motivação para lutar pelo seu negócio de sucesso.

Conheça a história de quem usou a internet para empreender

Fica evidente que a chance de se tornar um empreendedor de sucesso está totalmente em suas mãos, desde que se esteja pronto para lidar com toda a responsabilidade, bem com as recompensas por abraçar um estilo de vida que foge totalmente pelo padrão.

Portanto, a dica final é para que você some ainda mais conhecimento nessa busca pela liberdade de tempo, dinheiro e mobilidade. Afinal, contar com um conteúdo detalhado e confiável ajuda muito na hora de dar os seus primeiros passos com o intuito de obter a satisfação pessoal e não se limitar mais a trabalhar para pagar as contas.

Além das sete sugestões de postura citadas anteriormente, você é muito bem-vinda à Jornada da Liberdade, um guia para lhe mostrar como retomar o controle de sua vida, sem abrir mão de conforto em casa para os seus entes queridos e estabilidade financeira. Vamos nessa? Comece 2018 mais perto do estilo de vida que sempre desejou!