Você não sabe mais o que fazer pra conseguir arrumar tempo no seu dia a dia. Parece que, por mais que você se organize e planeje, nada será o suficiente. Aquele pensamento de que o dia não deveria ter 24 horas, mas sim 48, não sai da sua cabeça de jeito nenhum. Afinal, o sentimento é que, só assim, seria possível fazer tudo o que tem para fazer. Triste realidade essa sua, não? Só que talvez, a sua saída possa ser a técnica pomodoro.

Bem, se você se vê nessa situação, saiba que esse cenário não é exclusivo seu não. Infelizmente, cada vez mais pessoas estão sendo engolidas pelo excesso de demanda e não estão dando conta de tudo. Com isso, o tempo não dedicado às obrigações acabam minguando com o passar dos dias e das tarefas não cumpridas. Como seria bom poder turbinar o tempo livre, não é mesmo?

A técnica pomodoro é uma ótima aliada para você turbinar o seu tempo livre

Fique tranquilo, porque seus problemas acabaram! E olha que não é propaganda da Polishop, mas sim realidade. Quer saber como? Nós te contamos: conhece a técnica Pomodoro? Se não, saiba que está perdendo em não ter descoberto ainda esse mecanismo que pode mudar a sua vida.

O que é a Técnica Pomodoro

“Pomodoro”, em italiano, significa “tomate”, mas calma que você não vai precisar da fruta para turbinar seu tempo livre! A técnica só tem esse nome porque o seu criador, o italiano Francesco Cirillo, usou um daqueles cronômetros de cozinha em formato de tomate para gerenciar o tempo. E aí?! Só por essa introdução já deu pra entender que a técnica Pomodoro nada mais é um que um mecanismo de gerenciamento de tempo, né?

A técnica Pomodoro nada mais é um que um mecanismo de gerenciamento de tempo

Cirillo era um estudante que queria melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco nos seus estudos. Depois de muita pesquisa e usando o cronômetro a seu favor, ele entendeu que fluxos de trabalho divididos em blocos podem trazer resultados melhores, principalmente se o período fosse de 25 minutos interruptos.

E antes que você se pergunte o que ganharia se trabalhasse em bloco, a gente já te responde que esse método tem várias vantagens! Quer ver só?!

  • Aumento da concentração
  • Aumento da produtividade
  • Diminuição das interrupções
  • Aprendizado sobre quanto tempo você demora em cada tarefa
  • Alívio de ansiedade
Aproveite a técnica Pomodoro e eleve a sua produtividade

E, claro, como consequência disso tudo, será muito mais difícil que você procrastine, já que o bloco de tempo tem apenas 25 minuto, e o seu tempo livre será turbinado. Bom demais, não é mesmo?!

Como funciona a Técnica Pomodoro?

O conceito da técnica Pomodoro é bem simples. Como já falamos, a sua ideia principal é trabalhar por blocos de tempo, chamados de pomodoro, que tem 25 minutos. Nesse tempo, você precisa trabalhar em uma única tarefa, de maneira a não ter interrupções. No fim de cada pomodoro, você deve fazer uma pausa de 5 minutos para relaxar e respirar um pouco, dando um descanso à mente.

Mas não ache que irá fazer isso ad eternum. A cada quatro pomodori (plural de pomodoro), você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos. Feito isso, comece tudo novamente. Ao final do seu dia, você perceberá quantos “pomodoros” usou e quantos deles você precisou pra cada determinada tarefa. Convenhamos, vai ser uma mão na roda para você estimar prazos, não?!

É extremamente importante parar e descansar a mente, conforme a técnica Pomodoro

Claro que nem tudo são flores e, assim como qualquer método, sempre tem as observações a serem feitas. Na técnica Pomodoro, não seria diferente! Vamos ver quais são, então?

Só que antes, queremos que você saiba que nós que fazemos o movimento freesider priorizamos muito a moeda mais valiosa do mercado, o tempo. Portanto, resolvemos destacar alguns artigos importantíssimos que resolvemos compartilhar com você, dá uma olhada:

Observações quanto à Técnica Pomodoro

Ao ler a técnica Pomodoro, você deve ter imaginado alguns “poréns”, né? Nós também! Por isso, estamos listamos todos eles para te falar como lidar em cada situação, ok?

Observação 1

– Quando Cirillo, o criador da técnica Pomodoro, diz que é pra fazer “sem interrupções”, é sem interrupções mesmo, bem rigoroso assim. Nada de whatsaap, de parar para tomar água, nada de conversa. Só pare se se for algo extremamente urgente.

Problema é que, se por acaso, você se lembrar de algo mais urgente que precisa fazer ou tiver uma ideia excelente enquanto executa um “pomodoro”?

Na técnica Pomodoro, é importante ter bom senso e saber os momentos em que tem que parar

A dica que nós te damos é: anote tudo em um papel como “atividades não planejadas” e volte a trabalhar até terminar os 25 minutos. Se a interrupção for externa e não der para adiar, você deve cancelar o “pomodoro” e começar outro quando retomar, tá?!

Observação 2

Tem momentos que você está tão animado com um trabalho que parar para fazer a pausa de 25 minutos vai mais te prejudicar do que te ajudar. Imagine só, você todo no pique, no meio de um raciocínio, e ter que parar só porque o cronômetro mandou? Não dá, né? Por isso, use o seu bom senso! Pare sempre quando sentir que estiver dispersando ou cansado, tanto mentalmente como fisicamente.

Observação 3

Continuemos no exemplo acima. Você está no pique do seu trabalho, super focado e não há uma mensagem de whatsaap piscando na tela do seu celular para te tirar a concentração. Mas, quando acaba, você sente que um trator passou por cima de você. Normal, né, ainda mais depois de tanta dedicação esforço.

Acontece que a parada depois dessa atividade seria de 5 minutos, o que vai ser muito insuficiente para sua mente descansar e de desconectar da atividade anterior. Nesse caso, a nossa recomendação é que você descanse mais, se precisar, para não correr o risco de retomar o próximo pomodoro exausto. Só não vale uma pausa de dois dias, hein?

Agora que você já aprendeu o que é a técnica Pomodoro, não perca mais tempo e comece já a usar essa ferramenta poderosíssima

Enfim, como tudo na vida, o bom senso é o que prevalece! Tente encontrar o melhor tempo para você e ajuste conforme as suas necessidades. Faça testes e descubra o que funciona ou não! Você pode não seguir a técnica pomodoro à risca, mas ela, com certeza, irá te ajudar e muito a focar mais, procrastinar menos e, é claro, turbinar o seu tempo livre!

Agora nos diga, o que você achou desse conteúdo? Você acha que a técnica pomodoro pode te ajudar em seu tempo livre? Compartilhe isso com a gente, queremos saber sua opinião.