Você é daquelas pessoas que não consegue organizar o seu dia a dia, perde prazos de tarefas, ou nem mesmo se lembra quais tarefas deveria fazer? Se sua resposta é SIM, um gerenciador de tarefas pode ajudar muito em sua organização.
O tempo controla absolutamente tudo ao nosso redor. É o tempo que dedicamos a cada coisa que nos traz resultados e consequências, e essa realidade é muito presente na vida profissional.
Seja no papel ou com aplicativos, é muito importante que você tente sempre organizar suas tarefas.
Saber gerir o tempo é um cuidado que deveria ser rotineiro para qualquer profissional.
Gerenciar tarefas de forma eficaz e proativa resulta em condições melhores de vida, não apenas em bons resultados profissionais.
É algo que pode dar a você uma melhor chance de ascensão de carreira e crescimento, mas embora pareça tão simples pode ser um grande desafio para muitas pessoas.
No entanto, felizmente hoje em dia dispomos de diversos recursos tecnológicos que podem nos ajudar a lidar com essa dificuldade da melhor forma possível.

Você já ouviu falar em gerenciador de tarefas?

Manter a vida organizada, com o tempo distribuído de forma equilibrada para cada atividade pode ser muito difícil, especialmente para pessoas esquecidas, desorganizadas ou que lidam com uma demanda muito grande de atividades.
Pensando nisso foi criado esse conceito de gerenciador de tarefas, já que com a correria que só aumenta a desorganização tem se tornado o mal do século.
Organizar suas tarefas nem sempre é uma tarefa fácil, mas é preciso.
São muitos compromissos para dar conta, tarefas para manter em dia, obrigações pessoais e tudo o que desgasta muito a mente humana, em um ritmo que exige demais de qualquer um.
Use a tecnologia a seu favor e conheça alguns dos aplicativos que podem te ajudar a lidar com a falta de organização pessoal.
São softwares e aplicativos criados especialmente para serem otimizadores de tempo.
Confira 10 ótimas indicações!

1 – Matriz GUT

Essa ferramenta ajuda a segregar as atividades de acordo com a sua importância e urgência, seguindo a lógica da gravidade.
A partir desse princípio, você passará a gastar menos tempo resolvendo atividades que sejam de menor relevância e priorizará as que tiverem caráter imediato.
A ferramenta identifica fatores como:
  • Gravidade – ou seja, problemas que podem surgir caso alguma tarefa não seja devidamente solucionada.
  • Urgência – análise de prazos limites para a resolução de cada tarefa.
  • Tendência – potencial que cada problema tem caso não seja resolvido de forma efetiva.
Para montar a matriz Gut você deve listar os problemas que está enfrentando profissionalmente, classificar de acordo com as variáveis (em escalas de 1 a 5), elaborar um plano de ações que possam ajudar a solucioná-los e eleger os próprios pontos fracos.

2 – Evernote

Evernote é uma forma interessante de fazer anotações no seu smartphone e contém recursos excelentes, sendo o melhor de todos a sincronia automática dos dados entre várias instalações em qualquer dispositivo que você tiver.
Com o Evernote você pode guardar arquivos, links e muito mais.
Com ele você pode organizar as notas em cadernos, incluir tags para localizar documentos em consulta e ainda incluir fotos e anotações feitas a mão. Você pode enviar notas para as suas redes sociais e convidar pessoas para compartilhar seus cadernos.

3 – 5W2H

Essa ferramenta tem a função de checklist das suas atividades a serem desenvolvidas dentro de um período de tempo. A técnica é feita por perguntas que compõem a sigla que dá nome a ferramenta: 5W2H.
São elas, em inglês:
  • What: o que vai ser feito?
  • Where: onde será feito?
  • Why: por qual razão será feito?
  • Who: quem fará?
  • When: quando será feito?
  • How much: quanto irá custar?
  • How: como será feito?
Essa técnica vai te ajudar a manter a clareza em relação a qualquer dúvida que tenha com os projetos de trabalho, sendo muito boa auxiliar na gestão do tempo.

4 – Cal

O Cal é um calendário funcional e limpo que vai sincronizar dados com o Exchange e o Google Calender. Ele pode ser integrado a redes sociais e preencher eventos com as informações a respeito dele, como data, local, contatos que irão comparecer e muito mais.

Ei! Já que tudo isso tem haver com desenvolvimento pessoal, então deixa a gente te dar mais algumas orientações…

1 – Os 7 segredos da alta performance

2 – Descubra 5 formas de como definir prioridades no trabalho

3 – Descubra 7 formas de como manter a motivação pessoal

5 – Google Keep

Esse aplicativo gerenciador de tarefas é funcional para criar anotações com fotos, áudios e gravações.
Ele irá sincronizar documentos entre qualquer dispositivo que estiver logado com a mesma conta do Google, então você pode acessar as suas notas de qualquer aparelho.
Com o Google Keep você consegue organizar suas tarefas em notas e por cores diferentes.
O sistema de organização do Keep é baseado em cores, por exemplo: notas azuis devem estar relacionados a um tema, notas verdes a outro tema, e por aí em diante.

6 – Yupee

Esse aplicativo é um gerenciador financeiro, ou seja, vai te ajudar a organizar as suas finanças e de quebra a ganhar tempo.
Suas  duas opções principais são: o YuPay e a agenda.
Você pode cadastrar ali os seus gastos e recebimentos, dividir em cartão de crédito, cartão de débito, boleto, dinheiro e muito mais.
Você também pode realizar pagamento de boletos pelo próprio Yupee.
Evita perda de tempo fazendo contas em meio a papelada, além de poder te poupar de idas ao banco.

7 – Laverna

O Laverna foi desenvolvido para a criação e armazenamento de notas. Ele oferece a possibilidade de criptografar as notas, além de não precisar possuir uma conta para utilizar, o que preza pela privacidade e segurança dos usuários.
Outras funções comuns do aplicativo: adicionar anexos e tags às notas, salvar arquivos na nuvem através do Dropbox, listar tarefas e criar cadernos.

8 – Smartr Contacts

Smartr Contacts foi desenvolvido para Iphone ou Android e pode integrar todos os seus contatos em um único lugar, independentemente de quais plataformas sejam eles. O objetivo é que o usuário possa ser capaz de encontrar todos os dados sobre um contato utilizando o aplicativo.
Para cada contato aparecerão todas as informações relacionadas a ele: ligações, mensagens, e-mails trocados, etc. É como se fosse uma rede social.

9 – OneNote

O OneNote, da Microsoft, é um aplicativo pensado para a criação e compartilhamento de notas.
Vai muito além de post-its eletrônicos, os usuários podem armazenar uma nota em qualquer lugar de uma página do OneNote, acrescentando a ele gráficos, tabelas e outros elementos.
Tela de trabalho no OneNote.
O aplicativo salvará automaticamente na nuvem as informações referentes a sua conta, e você poderá acessá-las e qualquer dispositivo em que usar o app.

10 – OptimizeMe

Esse aplicativo visa na melhora do bem-estar do usuário, para isso fazendo uma análise das suas atividades diárias.
Para isso, o aplicativo precisa saber tudo o que você fez no seu dia, e então as atividades vão ser divididas em quatro categorias: criatividade, rotina, saúde e prazer.
É preciso doze dias de análise, e então o aplicativo irá proporcionar gráficos e tabelas avaliando o seu bem estar de acordo com as atividades.
É possível isolar alguma atividade no gerenciador de tarefas para analisar o quanto ela afeta o stress e o bem estar, por exemplo, além de poder marcar pessoas nas atividades.
Além de divertido, com os resultados é possível criar metas de mudança e melhoras.
E você usa algum gerenciador de tarefas? Tem algum preferido entre os que mostramos? Conta pra gente nos comentários qual é o seu favorito.