Não há dúvida de que o crescimento na carreira pode ser um grande desafio. Você passa anos aprimorando certas habilidades e dedicando horas da sua vida a projetos em empresas por onde passa. Esse caminho é sempre complicado, por isso vou te contar como enfrentar os desafios da carreira profissional e alcançar o sucesso na sua profissão.

Definir metas é o primeiro passo. Atingi-las é o segundo. E é neste segundo passo que a maioria de nós tropeçamos. O problema não é o objetivo fora do alcance, mas sim por causa de desafios profissionais da atualidade. E quando surgem esses obstáculos que fazem o objetivo parecer meio improvável.

Busque enfrentar os desafios da carreira profissional usando a razão.

Este artigo irá ajudá-lo a lidar com desafios da carreira profissional enquanto você batalha em direção a seus objetivos, se tornando cada dia mais forte e mais profissional.

Principais desafios da carreira profissional

Existem três tipos de desafios que você provavelmente irá enfrentar ao longo de sua jornada em direção a seus objetivos e que servem de exemplos de desafios profissionais. Estes incluem obstáculos pessoais, os obstáculos ambientais e obstáculos sociais.

– Obstáculos pessoais

Obstáculos pessoais estão relacionados à como nos comportamos. Ao pensar em exemplos de desafios pessoais podemos incluir hábitos inúteis, emoções descontroladas, medos paralisantes e crenças limitantes. Estes pensamentos nos impedem de tomar decisões eficazes que podem ajudar a construir o impulso que precisamos para chegar ao nosso destino final.

– Obstáculos sociais

Obstáculos sociais estão relacionados com pessoas como quem você se relaciona e que podem cooperar ou sabotar seus projetos. Quando se trata de obstáculos sociais, é importante fazer um pouco de planejamento, estabelecer bons laços e relacionamentos com as pessoas que te ajudem a crescer.

– Obstáculos ambientais

Obstáculos ambientais são condições inesperadas, acontecimentos e circunstâncias que você tem muito pouco controle sobre. Por isso, muitas vezes somos mal preparados e incapazes de lidar com eles de forma mais eficaz.

Muitas vezes somos mal preparados e incapazes de lidar com obstáculos… Mas precisamos superar!

Quando você faz um bom planejamento, você reúne uma melhor compreensão dos possíveis cenários e consequências de suas decisões e ações para enfrentar desafios no trabalho.

Planejamento também lhe dá uma visão sobre recursos adicionais que você pode precisar para ajudar a superar os obstáculos ambientais com que se encontrará ao longo de sua jornada em direção a seu objetivo.

Busque sempre pensar de uma forma ampla em relação a sua vida e circunstâncias. Ao raciocinar de uma forma expandida, você passa a fazer planos usando da sua capacidade de leitura do que já vivenciou, projeção dos seus conceitos, ideais e com isso ter um melhor discernimento na tomada de decisões.

Agora, dê uma olhada também nesses artigos sobre sucesso profissional:

Como enfrentar os desafios da carreira profissional

Quando somos confrontados pelos desafios da carreira profissional é certo nos sentirmos sobrecarregados, especialmente quando não estamos familiarizados com as circunstâncias e a situação parecer um pouco ameaçadora e urgente. No entanto, não importa o que seja, tenha em mente que há sempre opções disponíveis – há sempre ações que você pode tomar e decisões que você pode fazer.

1 – Inteligência Emocionalmente

Quando os desafios da carreira profissional surgem de forma inesperada, muitas vezes é fácil reagir emocionalmente a essas circunstâncias infelizes.

No entanto, as reações emocionais muitas vezes não são muito produtivas. Em vez disso, devemos aprender a recuar nossas emoções e ver a situação a partir de uma perspectiva externa – através da lógica e da razão.

2 – Adquirir perspectivas diferentes

Em alguns momentos os obstáculos são apenas reais e podem comprometer completamente o projeto de crescimento profissional, mas existem circunstâncias em que os desafios da carreira profissional simplesmente são mal-entendidos e generalizações que fizemos sobre as circunstâncias nos levam a atribuir a eles pesos maiores que eles realmente possuem.

Busque sempre ver as coisas com outras perspectivas.

Para começar a mudar a sua perspectiva, comece a ver a sua situação do ponto de vista de outra pessoa, busque ajuda de um amigo ou até mesmo de um consultor de carreia. Você pode usar uma infinidade de enquadramentos que o ajudarão a mudar como você pensa sobre sua situação.

3 – Ajustar suas prioridades

Às vezes não somos capazes de superar alguns obstáculos porque as nossas prioridades são simplesmente fora de ordem. Isto é especialmente relevante quando se considera o verdadeiro valor do tempo gasto desenvolvendo suas habilidades ou conhecimentos em áreas que podem afetar sua capacidade de superar as circunstâncias difíceis.

Isto essencialmente se resume a se comprometer a aprendizagem ao longo da vida. Torne-se um aprendiz ao longo da vida, comece a adquirir os conhecimentos e habilidades que você precisa para trabalhar com os problemas de forma mais eficaz.

4 – Aceitar e reconhecer circunstâncias

Quando confrontados com os desafios da carreira profissional, a pior coisa que podemos fazer é negar que o problema existe.

Quando negamos que existe algo que nos fecha perdemos as soluções, respostas e oportunidades que estão à espera de serem descobertas. Devemos, portanto, aceitar e reconhecer as circunstâncias pelo que elas são de forma otimista, buscando sempre soluções realista.

5 – Pensamento crítico e criatividade

Criatividade e pensamento crítico foram feitos sobre as fundações dos obstáculos e problemas que as pessoas têm lidado em todo o curso da história humana. Na verdade, sem problemas, não haveria necessidade para o pensamento criativo ou crítico.

Estimule sua criatividade e tenha uma rama poderosa contra os obstáculos.

Você deve, portanto, dedicar tempo para aprender e usar essas duas habilidades quando se deparar com os desafios da carreira profissional. É claro que não vai ser fácil. É preciso muito trabalho e esforço para desenvolver essas habilidades. Veja aqui como ser mais criativo.

6 – Aprenda com seus erros

O progresso é construído sobre uma infinidade de erros que cometemos cada dia. Alguns são grandes, alguns são pequenos, mas uma coisa é certa: todos eles são significativos no aprendizado das lições que o ajudarão a superar os desafios da carreira profissional.

Tire um tempo para aprender com cada tentativa fracassada e erro que você cometeu. Quanto mais você aprende, mais você vai crescer e melhor você será capaz de lidar com os obstáculos que se encontram ao longo do caminho.

7 – Cultive a calma

Calma fornece clareza de espírito, o que lhe permite fazer perguntas melhores, pensar mais criativamente, criticamente e eficaz sobre seus problemas.

Mantenha a calma e deixe a mente trabalhar tranquila.

Quando o corpo e a mente estão calmos, naturalmente você toca em um reservatório de recursos internos que você normalmente não teria acesso e com isso você consegue controlar emoções e reagir melhor às circunstâncias.

Meditação é sempre um excelente exercício para manter a mente calma e em bom funcionamento, e uma outra alternativa seria a prática do yoga, porque além de todos os benefícios que ele traz para a mente, a prática do exercício vai deixar seu corpo bem mais saudável.

Esperamos muito que você tenha gostado desse nosso conteúdo, e esperamos que de alguma possamos ter te ajudado. Se isso for uma realidade, compartilhe com os amigos ou então deixe um comentário. Até a próxima!

Só que antes, já que estávamos falando de meditação anteriormente, deixa a gente compartilhar com você esse vídeo incrível de nossa parceira, a Paula Abreu, onde ela fala sobre um dos maiores questionamentos das pessoas quando o assunto é meditação…