Muitos são os nossos desejos na vida e que por vezes nos pegamos completamente perdidos, sem perspectivas de soluções, sem saber como torna-los possíveis. Uma busca incansável pelo sucesso, mas que precisa ser traçado de uma forma organizada e com foco no objetivo. Nesse artigo vou mostrar como manter o foco no que realmente importa e não se distrair com desnecessários.

O mundo é uma caixinha de tentações, tentando ter nossa atenção a todo o momento, nos chamando para algo novo, algo peculiar, mas que muitas vezes não nos acrescentam em nada.

foco
Nossas dicas podem ajudar você a aumentar o foco no seu objetivo. Aproveite!

Ou como muitas vezes, estamos com a cabeça cheia de assuntos, problemas que não param de surgir, novas tarefas, sonhos, vontades, que fica difícil realmente manter a concentração.

O significa manter o foco no objetivo

Partindo de um princípio que parece óbvio, mas que em muitos momentos é a chave para as distrações é definir qual é seu objetivo.

foco no objetivo
Foco no objetivo

E por isso algumas pessoas se perdem, pois isso não está claro. Quando o objetivo é entendido, ele se torna uma força motriz na busca por alcança-lo. É o que te move a batalhar e por consequência, por manter o foco.

Dessa forma, foco no objetivo nada mais é que mirar no que deseja alcançar e criar caminho para isso, estabelecendo um planejamento, organizando as atividades e persistindo nas realizações, para atingir metas e chegar onde pretende.

Como definir um objetivo rapidamente

E se o primeiro passo não estiver claro para você? Se as coisas andam tão confusas que você nem consegue definir quais são seu objetivos?

Entenda que isso é muito comum e que você não está sozinho, mas precisará tomar algumas atitudes para resolver essa questão e é algo que só você pode fazer, pois diz respeito ao que você quer para sua vida.

Então vamos lá, pegue papel e caneta e comece a descrever tudo que você gostaria de alcançar na sua vida, não se detenha diante de impossibilidades, medos e opiniões aquém, essa é uma avaliação sua e somente importa a você.

Depois de listado seus desejos, você precisa usar o bom senso para filtrar sua lista, pois não adianta sonhar com coisas irreais, elas serão apenas boas fantasias e você precisa ter isso claro.

foco no objetivo
Manter o foco

Depois separe esses itens em três colunas seguindo os preceitos que as metas definem o que você quer ser, quais valores você quer fortalecer e quais defeitos você que superar. Metas que direcionam para o que você deseja fazer, como esportes, viagens, cursos. E por último separe as metas sobre o que você deseja ter.

Com esse esquema montado você precisa dar prazo para eles, definindo períodos de curto, médio ou longo prazo.

E por fim, dê forma ao seu objetivo, crie na mente a imagem desses objetivos alcançados, projeto sua mente ao momento em que eles são uma realidade e sinta como isso será para você.

É um exercício de imaginação, mas que te levará a um futuro desejado.

Por que manter o foco no objetivo

Já falamos aqui sobre porque as metas são importantes e como elas ajudam ao alcançar o objetivo e por isso nada dará mais subsídios para alcançar o que deseja como manter o foco no objetivo.

Com metas e planos para alcançar, a busca pelos objetivos se torna um projeto escalada, com conclusões que levam a realizações do que foi esquematizado.

Ei! Antes de seguir, permita-nos te apresentar mais algumas sacadas sobre desenvolvimento pessoal

1 – 10 dicas para destravar seu crescimento pessoal

2 – Descubra 7 formas de como manter a motivação pessoal

3 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

Os 7 passos para você manter o foco no objetivo

Sem o foco você ficará perdido, cometendo erros ou dedicando seu tempo a concluir atividades que serão paliativos ou não te levarão ao seu objetivo final. Então, elaboramos aqui 7 passos para você manter seu foco no objetivo…

1- Tempo

O tempo que você dedica para alcançar os seus objetivos, está diretamente ligado ao sucesso na busca.

Para algumas pessoas acordar cedo pode ser uma dificuldade, mas isso pode dar mais tempo no dia para cumprir suas atividades.

foco no objetivo
Organizar o tempo

Uma dica é se você tem como meta acordar todos os dias as 07h30min, coloque o relógio para despertar as 06h40min. Seu corpo irá despertar do sono, mas dará mais alguns minutos para realmente reagir, fazendo você acordar na hora planejada.

2- Tarefa difícil

Quando se está diante de uma pilha de atividades para fazer, por mais que sua vontade seja desistir e não fazer nada, não adianta, elas não se resolverão sozinhas e o pior, irão acumular com as do dia seguinte.

Então, aproveite sua energia inicial para fazer a parte mais difícil, que exija mais raciocínio e foco.

Com isso, ao decorrer do dia, quando você se sentir mais cansado, terá apenas que realizar ações mais automáticas e que exigem menos de você.

3- Otimização

Não adianta! Você não conseguirá fazer tudo ao mesmo tempo.

O corpo humano tem limites e precisam ser respeitados e por isso você precisa aprender a otimizar o seu tempo.

foco no objetivo
Tarefa difícil

Realizar cada tarefa no seu devido momento e disponibilizar pequenos intervalos para que sua mente possa espairecer e seu corpo possa mudar de ambiente, relaxando musculaturas, mudando o campo de visão.

Organizar o tempo e se proporcionar momentos de intervalo, mesmo que curtos, são fatores importantes para ajudar a manter o foco.

4- Listas

As listas de tarefas sempre aparecem como uma excelente ferramenta para manter o foco e tornar a rotina mais prática.

Lista de tarefas - foco no objetivo
Faça listas

Elas devem ser feitas subdivididas em atividades diárias, semanais e até mensais se for necessário, mas o que realmente importa é que sejam cumpridas.

Claro que há eventualidades e se alguma atividade de um dia não puder ser feito, deve ser a prioridade do dia seguinte e evitar acúmulos.

5- Premiação

Foco no objetivo não é só trabalhar, você precisa ser recompensado no percurso para que as atividades não se tornem um fardo.

Sei que o grande prêmio é chegar à sua meta final, mas o processo para alcançar seu objetivo pode ser longo e não ser beneficiado durante o processo pode tornar as coisas desestimulantes.

Delicioso sorvete - foco no objetivo
Delicioso sorvete

Pense em algo para ser atribuído como um prêmio no final de cada dia de trabalho bem executado. Pequenos mimos fazem você gostar mais de você e dão motivação para manter o foco.

6- Atividades físicas

A prática de atividades físicas é um ótimo aliado para manter o foco.

Dá resistência e renova as energias do corpo, além de oxigenar o cérebro e clarear os pensamentos.

Fazer atividade física - foco no objetivo
Faça atividade física

Todas as atividades são bem vindas, então faça algo que gosta. Dance, faça uma caminhada, ande de bicicleta, saia para passear com o cachorro.

Manter o corpo em movimento só trará benefícios.

7- Conheça os seus limites

Trabalhar exaustivamente, não se alimentar, criar um isolamento social, tudo issosó fará com que novos desvios do foco sejam criados.

O que parece ser uma ferramenta para acelerar o processo e buscar os objetivos mais rápidos, só fará com que você acumule derrotas.

Descançar - foco no objetivo
Conheça seus limites

Entenda seu corpo, escute o que ele diz. Todas as pessoas são feitas de limites e você precisa obedecer aos seus.

A busca por foco no objetivo tem única e exclusivamente a função de realizar seus sonhos e tudo gira em torno de você. Não esqueça que o que está em jogo é sua felicidade.