Tirar um momento para si. Ficar isolado do mundo por alguns minutos e até por horas. Você pode fazer uma meditação diária de uma maneira extremamente simples quando e onde se sentir a vontade.

O ato pode ser tão fácil como se concentrar exclusivamente em sua respiração durante a sua jornada de trabalho, uma caminhada ou dentro de um ônibus.

Meditação e a busca do autoconhecimento
Meditar é busca pelo autoconhecimento

Mesmo que você seja uma pessoa com o dia totalmente ocupado pode obter resultados fantásticos se dedicar apenas 5 minutos à meditação.

É evidente que você pode aumentar esse tempo de meditação para relaxamento se sentir disposto ou contar com mais disponibilidade em seu cotidiano. Essa é somente uma forma de demonstrar que a atividade pode ser realizada por todas as pessoas.

Qual a origem da meditação?

A origem da meditação é atrelada ao Hinduísmo, ou seja, a sua prática e devoção. Basicamente, meditar tem a ver com uma busca religiosa de atingir uma ligação direta com Deus ou alguma crença espiritual, podendo ser visto como um ato sagrado.

Mas, não importa qual nomeação você repassa a essa procura, uma vez que qualquer pessoa pode realizar a meditação mesmo que não tenha identificação com nenhuma religião.

Hoje em dia, a meditação tem uma característica de reunir a concentração, a dedicação e o comprometimento do individuo para facilitar a seu aperfeiçoamento.

Tanto nos conceitos da Ioga ou em qualquer sistema de meditação indiano, o intuito do ato de meditar é atingir o Estado de Prãjna, isso significa, atingir o claro entendimento, a clara compreensão.

Todas estas vertentes contam com um fator em comum para chegar a esse objetivo: a iluminação. Portanto, a iluminação vai acontecendo para cada um de maneira gradativa, até que ocorra a quebra das preocupações terrenas até a libertação completa do ser.

O que é a meditação?

A meditação tem significado variado, mas passa muito pelo controle das emoções em busca do auto-conhecimento. Para alcançar esse objetivo é preciso fazer um trabalho interior a fim de aperfeiçoar diversos pontos pessoais, elevar a autoestima e tornar-se uma pessoa melhor.

Meditação grupal
Meditação pode ser feita onde e quando você quiser

Vale lembrar ainda que a meditação auxilia no desenvolvimento do seu cérebro, que pode registrar mudanças na maneira de pensar, agir e viver. Portanto, essa pratica pode desencadear o aumento da consciência e o crescimento do indivíduo em todos os seus aspectos.

Quais os benefícios da meditação?

São inúmeros os benefícios proporcionados pela simples atitude de meditar alguns minutos por dia.

Meditação e os seus benefícios
Meditação oferece diversos benefícios

A pessoa sente uma verdadeira e profunda mudança no seu estilo de encarar e levar a vida. Portanto, conheça as principais vantagens de quem cultiva esse hábito:

1 – Diminui o estresse

Atualmente, o estresse é apontado como um dos motivos mais comuns para o afastamento do cidadão de sua atividade laboral, além de dar origem a graves doenças. Por isso, é extremamente reconfortante quando você encontra uma maneira de relaxar e aliviar a tensão.

2 – Aumenta o seu foco

O praticante pode se concentrar em qualquer lugar, até mesmo em um ônibus lotado, mas precisa de um grau elevado de concentração. Por isso, a meditação também pode ajudar a manter o seu foco inteiramente no seu serviço durante a jornada de trabalho ou nos seus estudos.

Ei! Deixa a gente te dar outras dicas bem interessantes…

1 – Como manter a paciência no dia a dia

2 – Descubra 5 fabulosos lugares para relaxar no Brasil

3 – Os benefícios do yoga para o corpo, mente e espírito

3 – Leveza

Essa maneira de encarar a vida pode mudar muitos conceitos e conceder leveza para o seu dia a dia. Você entende que não precisa estar em um ritmo tão acelerado e pode apreciar os pontos positivos que estão ao seu redor.

4 – Prioridades

Ao tirar alguns minutos do seu dia para a prática da meditação, você começa a reavaliar as suas prioridades. Você percebe que pode se dar a liberdade de estar realmente presente em tudo o que faz e se divertir com mais frequência.

5 – Dormir bem

Meditar para dormir bem. Realmente, a leveza e o autocontrole que a meditação proporciona são essenciais para que você possa ter boas noites de sono.

Você aprende a se concentrar e rende muito mais no trabalho e no estudo, portanto não precisa perder uma noite em claro para dar conta de tarefas. E você também entende a importância de tomar decisões com clareza e tranqüilidade.

6 – Respiração

Você sabia que pode simplesmente concentrar em sua respiração em qualquer lugar por 2 ou 3 minutos? Essa simples ação pode ajudar a recobrar a calma, controlar a ansiedade e até mesmo para espairecer no meio do seu dia de trabalho.

7 – Melhora a saúde

De fato, a ciência já comprovou que a meditação pode ser importante para a saúde através da melhoria da pressão arterial, ritmo cardíaco, metabolismo, humor, condicionamento físico, entre outros. Então, não importa se você apenas se concentra na sua respiração, faz uma meditação budista ou só coloca uma música para relaxar no fim do dia. Siga com o que lhe faz bem.

Como fazer a meditação diária?

Como citado anteriormente, há diversas maneiras de realizar a meditação diária.

Medite quando quiser, e se sentir a vontade
Medite onde e quando se sentir a vontade

A ideia não é indicar a maneira ideal da atividade, mas repassar algumas dicas simples para que você possa criar um hábito e usufruir de todas as vantagens proporcionadas por esse ato.

Dica 1 – 5 minutos por dia

Tire apenas 5 minutos por dia. Se você tem a intenção de começar a meditar é essencial tornar tudo muito simples. Por isso, você pode começar somente com 5 minutos por dia para relaxar e absorver tudo o que aconteceu.

Dica 2 – Escolha um momento do dia

Você não precisa selecionar uma hora pontualmente pare realizar a atividade. É indicado que você dê preferência por um momento do seu dia: antes do café da manhã, depois do almoço, antes de se deitar, etc. Essa escolha é importante para que você possa associar isso a sua rotina.

Dica 3 – Lugar calmo

Você pode fazer isso em um parque, na praia, no seu quarto ou em algum local agradável, mas isso influencia muito pouco na sua meditação. O que realmente importa é que você não seja atrapalhado por ninguém nestes cinco minutos de concentração.

Se você sentir-se a vontade também pode meditar com música suave ao fundo.

Dica 4 – Posição confortável

Você deve se concentrar em ficar em uma posição agradável com as costas apoiadas na parede, as pernas cruzadas e respirando profundamente. Não pense muito na maneira de se portar ou no que vestir, apenas aproveite a sensação.

Dica 5 – Dicas de meditação no Youtube

Caso você queira saber mais algumas sugestões para o seu momento de concentração diária, o Youtube é uma boa fonte de pesquisa para posições, trilha sonora e para saber ainda mais sobre essa atividade tão recompensadora.