9 aplicativos para otimizar a administração de tempo no trabalho
Vote neste post

Atualmente, a maioria dos trabalhadores do território nacional passa aproximadamente 8 horas por dia no serviço, totalizando uma jornada de trabalho semanal de 44 horas. Mas, será que você consegue aproveitar esse período para fazer tudo o que necessita? A administração de tempo é essencial para qualquer cidadão que tem o objetivo de crescer profissionalmente.

administração de tempo
A administração do tempo é fundamental para elevar sua produtividade, e alcançar novos patamares em sua carreira profissional.

De fato, esta é a dica de ouro para alguém que pretende ser genuinamente produtivo. Aprender a realizar a gestão do tempo. A princípio, essa tarefa não parece ser tão complexa. Só que nem sempre é tão simples ser bem sucedido nessa missão de fazer com que o tempo trabalhe a seu favor e não o contrário.

Vídeo mostra 3 fatores que fazem com que você desperdice seu tempo

O estresse e o dia a dia cada vez mais cheio podem fazer com que você não se recorde de seus compromissos e tampouco dos afazeres que precisa dar conta no ambiente de serviço. São tantas funções, relatórios, reuniões, pensamentos e planos, que não ficar desorientado é algo bastante normal.

Para colaborar com a sua memória e não deixar que nada passe batido, há inúmeras possibilidades tecnológicas. Hoje em dia, é possível apostar em aplicativos para ordenar tanto a sua rotina pessoal quanto a profissional, visando aumentar a produtividade no trabalho.

Você pode aproveitar opções gratuitas e pagas que possuem mecanismos para elaboração de notas, relatórios, alarmes e até mesmo gráficos que indicam a quanto tempo se está procrastinando.

9 aplicativos para melhorar a sua administração de tempo

É impossível ignorar as vantagens que a tecnologia fornece para o dia a dia. Ela oportuniza que se fique conectado a qualquer hora e lugar, além da capacidade de facilitar o cotidiano mais do que se imagina.

O fato é que o seu celular pode se transformar em um companheiro essencial para tornar o seu dia a dia muito mais eficiente através da administração de tempo no local de trabalho.

tecnologia no trabalho
Use a tecnologia a seu favor, e eleve a sua produtividade.

Mas, você conhece os aplicativos que podem lhe auxiliar a tirar proveito máximo do tempo? Qual é o software que se adéqua perfeitamente às suas necessidades? Então, confira 9 opções a sua disposição!

1 – OneNote

O OneNote é um aplicativo de administração do tempo que permite que o seu usuário possa verificar as suas anotações, onde bem entender. O bloco de notas digital disponibiliza a elaboração de várias listas, sejam destinadas para compromissos diários, fontes de pesquisas, horários de reuniões, assuntos a pesquisas e relatórios a serem entregues.

O diferencial é que você consegue sincronizar tudo o que registrado no app com outros dispositivos eletrônicos (notebook, ipad, tablet, etc) que também tenham o OneNote instalado. Além disso, você pode compartilhar todo esse conteúdo com outras pessoas do seu trabalho.

Vale destacar que esse facilitador digital é totalmente gratuito e pode ser baixado no seu computador, Android, Apple Watch, iPhone e Windows Phone. A única exigência é que você possua uma conta da Microsoft para poder fazer uso deste serviço de gestão de tempo.

Confira o tutorial do aplicativo One Note

2 – Wunderlist

O app Wunderlist, como o próprio nome já sugere, é destinado para a criação de listas detalhadas e bem específicas para os mais diferentes contextos. Você consegue estabelecer desde pequenos afazeres, como, por exemplo, verificar o seu email profissional até ações relevantes na sua empresa como marcar uma reunião com toda a equipe.

Em cada nota, o usuário pode estabelecer um tempo para a finalização dos trabalhos e ainda definir um alerta para ser disparado quando se aproximar da data máxima para a entrega deste trabalho. A melhor parte? Este software para administração de tempo está acessível para download gratuito para os aparelhos móveis com iOs, Windows, Android e Kindle.

Aprenda a utilizar apropriadamente o app Wunderlist

3 – AnyDo

O AnyDo é um aplicativo de administração de tempo que faz com que o seu adepto possa ordenar todas as suas pendências profissionais em um único local. A grande vantagem deste programa se encontra na sua sincronização dos afazeres até quando o dispositivo está offline, ou seja, quando não tem acesso a rede mundial de computadores.

E esta é uma necessidade quando você não encontra uma conexão wifi, não possui créditos suficientes para acessar a internet móvel em uma emergência ou tampouco encontra sinal por perto. Assim, você tem como tirar as suas dúvidas e se planejar para elevar a produtividade no trabalho sem sustos.

Outro ponto é que se consegue estabelecer listas de tarefas e dividir com outras pessoas, colocando comentários, anexos e sugestões aos demais. O aplicativo também oferece uma central de notificações.

Vale salientar que o aplicativo pode ser utilizado por qualquer profissional, caso você tenha interesse ampliar as funcionalidades, basta optar pela versão Premium.

Nesta categoria, o acesso é ilimitado com o compartilhamento de lembretes e notas, em formatos variados e até vídeos sem limite de tamanho. O valor? A quantia por ano é de 26,99 dólares, cerca de 87 reais, ou 2,99 dólares por mês (aproximadamente 10 reais).

Passo a passo para utilizar o app Any Do

4 – Neotriad

Criado pelo especialista em administração de tempo, Christian Barbosa, o app Neotriad oportuniza que você enumere todas as suas pendências para o dia e calcule um tempo apropriado para a execução de cada uma.

Além do controle de sua agenda profissional, esse software também possui uma área para organizar não apenas a sua produtividade no trabalho, bem como o desempenho de todos os colaboradores que estão sob sua liderança.

O objetivo primordial desta ferramenta é possibilitar um entendimento completo do seu tempo com alcance para todos os aspectos do seu dia a dia, porém com foco na sua carreira.  

Tutorial para explorar todos os recursos do Neotriad

5 – Rescue Time

Por acaso, você já se questionou a razão do seu expediente se esgotar tão depressa sem que tenha executado tudo o que tinha a obrigação de fazer? A explicação tende a estar na maneira com que você realiza a administração do seu tempo no trabalho.

Sendo assim, o software Rescue Time efetua o monitoramento de todas as atividades na internet e nos aplicativos instalados no seu smartphone com a finalidade de lhe auxiliar a atingir todas as metas e mostrar o seu progresso.

Contudo, o principal, ele te avisa quando da sua jornada de trabalho é desperdiçada com distrações que não contribuem em nada para melhorar a sua produtividade no trabalho. Por consequência, você tem acesso a dados completos a fim de aprimorar a sua gestão do tempo.

Confira dicas para utilizar corretamente o app Rescue Time

6 – HabitBull

Quem gosta de avaliar tudo através de gráficos, números e estatísticas vai se sentir muito bem instruído e seguro para promover mudanças na sua administração de tempo a partir da utilização do app Habitbull.

Isso acontece porque a ideia central desta ferramenta é realizar um registro e ampliar para um acompanhamento de qualquer costume que o usuário cadastre como relevante como relevante para o seu dia a dia, como, por exemplo, acessar sites específicos, estudar alguns assuntos, entre outros.

No decorrer do tempo, o aplicativo repassa o acesso a quadros que apontam a situação de cada um destes costumes anotados. Assim, você pode verificar com exatidão quanto tempo dedicou para temas relacionados com o seu aperfeiçoamento e sucesso profissional.

Neste aplicativo, é muito simples acionar alertas e notificações, visando exportar todos os dados gerados para plataformas online ou offline. Desta maneira, você tem a condição de rever esse banco de dados pessoal sempre que julgar necessário.

Vale salientar que o aplicativo Habitbull está disponível para qualquer dispositivo móvel que conte com o sistema operacional iOS e Android.

Passo a passo para usar o aplicativo Habitbull

7 – Evernote

De acordo com a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o Evernote é o aplicativo de administração de tempo favorito dos executivos nos dias de hoje. Essa predileção se sucede pela oportunidade de ordenar todos os seus compromissos e ideias online e offline.

Basicamente, você insere no aplicativo todas as notas que não estão ligadas a tempo e consegue desenvolver com mais qualidade o seu raciocínio. A sugestão é definir blocos de notas com nomes de pessoas e locais bem específicos, facilitando a sua organização.

Por exemplo, quando você se recorda que carece rever um contrato com fornecedor, então, efetua uma anotação no espaço direcionado aos parceiros comerciais. Quando for realizar as compras de novos materiais para a sua produção, basta verificar essa coluna para se lembrar da quantidade necessária.

O intuito desta ferramenta é adquirir o costume de realizar anotações de chances, oportunidades de negócios e avanços no seu campo de atuação sempre conferindo se já existe alguma referência para aquela questão.

8 – Neuronal

Segundo o Espaço Carreira, do site Exame, indica que uma excelente técnica para elevar a sua produtividade no trabalho é elaborar mapas mentais. O app Neuronal é um dos principais aplicativos para lhe auxiliar nesta missão.

A partir do uso deste aplicativo no seu cotidiano, você pode ordenar apropriadamente a suas ideias, deixando ainda mais fácil o processo de tomada de decisão em qualquer um dos seus projetos profissionais.

9 – Pocket

Você está pesquisando algo essencial para a resolução de uma tarefa ou projeto na rede mundial de computadores e encontra um conteúdo relevante. Você pode deixar de lado e se esquecer de voltar depois para avaliar com mais atenção e correr o risco de assimilar lições valiosas.

Neste caso, o software pode ser a solução para inúmeros problemas na sua administração de trabalho. Com o Pocket, você tem a possibilidade de guardar a página, o link, o material ou o link para retornar posteriormente e listar em categorias.

Consequentemente, você pode dar continuidade ao seu trabalho que é vital para o momento em questão, levando em consideração as coisas válidas que se acham entre pesquisas, leituras e estudos.

Aprenda a usar o app Pocket agora mesmo!

10 – IF

Com tantos aplicativos e processos para a administração do tempo será que não podem acabar lhe prejudicando ao invés de aumentar sua produtividade no trabalho? A saída deve ser automatizar tudo! Isso se torna possível com o aplicativo IF!

Com essa ferramenta, você pode memorizar compromissos a partir de um padrão definido, como, por exemplo, organizar tudo o que foi encontrado no Pocker ou adicionar no Evernote, além de encaminhar as suas listas de afazeres para o email mais usado no seu dia a dia.

Confira o tutorial do app IF

Agora que você aprendeu técnicas de administração de tempo por que não investir o seu tempo livre no aumento do seu orçamento mensal? O empreendedorismo digital permite ganhar dinheiro com liberdade de tempo e qualidade de vida, logo será fundamental assistir agora a vìdeo-aula “O Dia de 3 horas”!

Clique na imagem abaixo e veja essa aula incrivel do criador do movimento freesider, o Fagner Borges:

Trabalhe apenas 3h por dia