Rate this post

Como ganhar dinheiro ministrando palestra? Contrariando a fase de retração pela qual passa a economia do nosso país, o mercado de palestras está em constante ascensão. Atraídos pelo cachê e pela fama, as pessoas estão cada vez mais buscando se profissionalizar e se especializar nessa área.

É uma carreira bastante promissora para quem se dedica! Ela vai além da criatividade e realização pessoal, pois envolve principalmente o desejo forte de impactar positivamente a vida de outras pessoas. Se você aspira essa carreira e quer começar a divulgar o seu trabalho é necessário “fazer seu nome” no meio, ao ponto de se tornar um profissional bem requisitado pelas as mais variadas instituições.

“Fazer seu nome” implica em construir uma autoridade. Como toda profissão que está no início é natural começar ganhando um pouco menos, mas isso não quer dizer que você não precise saber se vender, pois passar uma imagem que transmita credibilidade, legitimidade, bem como ter uma postura ética exemplar são pontos chaves fundamentais para que você tenha êxito nesse ramo.

Quanto cobra um palestrante iniciante?

Estipular um valor para nosso próprio trabalho pode ser uma situação bem complicada, se o valor for alto, corremos o risco de estar nos superestimando e se for baixo, podemos não ser reconhecidos… Mas, então quanto ganha um palestrante iniciante? Para fazer esse cálculo devemos levar em consideração uma série de fatores.

Devemos avaliar o nosso conhecimento prático sobre o tema (know-how), nossas experiências e reputação o mercado. É importante avaliar também o interesse do seu público-alvo e o quanto eles estão dispostos a pagar por isso.

Logo para realmente saber quanto cobra um palestrante iniciante, é necessário que você realize um levantamento de custos – tais como cursos de aprendizagem, materiais em geral, internet, livros, transporte, serviços de publicidade, enfim todo o gasto que você teve durante o processo.

Procure se perguntar também quanto você pagaria para assistir a sua palestra? Quanto tempo você tem de experiência? Quais são os seus diferenciais? Seja super honesto ao responder questões como essas, pois esses dados influenciam em muito, no preço que você irá cobrar.

Considere fazer também uma pesquisa de mercado! Veja quanto seus colegas estão cobrando pelas palestras. Recentemente, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que reúne profissionais do ramo de palestras e empresas que investem em treinamento, apontou que o cachê médio de um palestrante que está começando agora, é de aproximadamente 5 mil reais. Nada mal, né? Quer investir nessa tendência? Então confira abaixo, 5 dicas de como ganhar dinheiro ministrando palestra:

1 – Defina o seu nicho e público alvo:

Agora que você já sabe quanto ganha um palestrante iniciante aproximadamente e ficou bastante interessado em entrar para esse mercado é hora de definir o seu público-alvo e também o seu nicho:

como ganhar dinheiro ministrando palestras 1
Antes de qualquer ação, você precisa, primeiramente, definir o seu público-alvo.

– Público-alvo: é o seu cliente ideal, o “quem” do seu negócio, as pessoas que querem ouvir o que você tem para falar. É extremamente importante que você defina um público pelo qual tem apreço.

– Nicho: serve para determinar a persona certa para assistir a sua palestra. O seu nicho é o seu “o que” e pode ser inclusive o tema que você irá ministrar. Qualquer ideia por mais simples que ela seja, pode ser aprofundada e virar uma ótima apresentação. Busque por áreas que você tenha afinidade e facilidade para explicar para terceiros, analise se ela possui um público interessado, e dedique-se a conhecer mais sobre o nicho que você optou para o seu negócio.

Quanto cobrar por uma palestra? Antes de definir o valor financeiro de suas apresentações é importantíssimo escolher seu público alvo e seu nicho. Para ajudá-lo ainda mais nesse processo, pergunte-se:

– Quais são os pontos de convergência que faz com que pessoas diferentes queiram assistir a sua palestra?
– Com quem você gosta de trabalhar e com quem você não quer trabalhar?
– Analise o seu tema, como ele pode ser relevante para a vida das pessoas?
– Sob que perspectivas você pode explorar o seu tema no palco?

2 – Aborde um conteúdo interessante

Palestra: como ganhar dinheiro escolhendo um bom tema para ministrar?  Escolher um tema e desenvolver todo conteúdo a partir dele, não é uma tarefa tão simples, mas há algumas dicas que podem ajudá-lo a chegar a uma boa apresentação, tais como:

– Fale sobre algo que você domina! A melhor opção para quem é iniciante nessa área, é escolher um tema que já conhece bem, dessa forma você ficará mais confortável e seguro para falar dele com o seu público e ainda terá mais tempo para focar em aprender como palestrar, uma vez que o assunto que será abordado, já é de seu conhecimento.

Como ganhar dinheiro ministrando palestra? Fale sobre algo que você ame. Ministrar uma palestra sobre um assunto que é relevante para você é também uma forma de se aprofundar e aprender mais sobre ele. Palestras assim costuma ser apaixonadas e tendem a estimular público por causa da sua empolgação sobre aquele assunto.

– Fale sobre algo que é popular. Escolher “o assunto do momento” é uma ótima forma de garantir que sua palestra seja aceita em eventos. Ao escolher um assunto popular é fundamental investigar como ele está sendo abordado pela mídia, redes sociais, pelas pessoas de forma geral. Qual é a opinião da maioria? Qual o foco do debate? Considere dá outra perspectiva sobre o assunto e ampliá-lo.

-Como ganhar dinheiro ministrando palestra? Fale sobre o que é importante, ao apresentar uma palestra o fator tempo, deve ser observado. Portanto atenha-se ao que é importante no seu tema para não correr o risco de fazer uma apresentação muita geral para o seu público. Falar em tom de urgência, destacando a relevância tende a incentivar seu público a procurar mais sobre o assunto, após a palestra.

– Vale destacar também, que as palestras podem atrair tanto pessoas experientes, quanto pessoas inexperientes. Para pessoas experientes, você pode falar sobre dicas e assuntos mais avançados. No caso de pessoas inexperientes, você pode dar dicas que como ter um início mais assertivo, dando exemplos de problemas que você mesmo já enfrentou.

– Por fim, tema escolhido, escreva todo o conteúdo da palestra, bem como a abordagem que você dará ao tema. Faça resumos, defina seus objetivos, metodologia e a sua avaliação. Analise tudo para ter certeza que o seu conteúdo é atrativo para o seu público. Se ele for inovador, melhor ainda! Mas caso não seja, procure não repetir o que já foi dito extensivamente por outros palestrantes.

3 – Técnicas de apresentação

Palestra, como ganhar dinheiro? Para suas palestras serem bem-sucedidas financeiramente, elas devem cativar o público. Um palestrante com boas técnicas de apresentação consegue ministrar um tema sem deixá-lo extenso ou tedioso. Conheça algumas dessas técnicas e descubra como ganhar dinheiro ministrando palestra:

– Seja autoconfiante: estudar muito é sem dúvida a melhor técnica para quem deseja ministrar uma palestra com confiança, pois quanto mais confortável você está com o seu assunto, mais confiança você passará para sua plateia. Afinal, um bom palestrante não deve ler suas falas e sim demonstrar segurança no que diz. Seu público acredita que irá aprender coisas novas com você, e assim deve ser. As pessoas devem sair inspiradas pela sua palestra, seja ela física ou virtual.

– Fale a língua do seu público: é preciso que você entenda o “palavreado” de cada público para ter certeza que ele compreenderá a mensagem que você quer passar. Será que a sua plateia está familiarizada com os jargões e termos técnicos do seu assunto? Incorporar um dialeto a sua palestra faz parte do processo de construção do seu estilo como palestrante.

Como ganhar dinheiro ministrando palestra gerando conexão com o seu público? Um bom modo de se conectar com os seus espectadores é olhar nos olhos de cada pessoa que está olhando para você. Caminhe pela plateia, dê a eles essa aproximação.

– Atente-se para sua expressão corporal: Não se debruce ou apoie nos lugares, tente sempre manter uma boa postura com os ombros altos e eretos. Não fique andando de um lado para o outro e caso você esteja nervoso, não deixe que ninguém perceba isso. Nunca permaneça muito tempo com as mãos no bolso ou atrás das costas, mas também não exagere nos gestos.

– Comece ou termine forte: Há várias formas de iniciar uma palestra, você pode começar pelo fim, ou pelo passado, projetar o futuro, fazer uma piada, contar uma história ou ainda fazer uma dinâmica para envolver os participantes. Seja qual for a sua opção, o desenvolvimento de sua apresentação deve ancorar conceitos importantes, exemplos claros e inesquecíveis. A ideia tem que grudar na cabeça das pessoas, envolva-as numa história que tenha emoções fortes e uma mensagem central bem delineada.

– Treine bastante suas falas: Treinar o que você vai falar é um ótimo meio de reduzir a ansiedade, o nervosismo pela apresentação. Treine sozinho, diante do espelho, grave você falando, assista depois e fale do assunto para grupos pequenos. Ao treinar suas falas, foque principalmente na introdução do tema, ela é o ponto-chave para você controlar um eventual nervosismo, pois segundo alguns palestrantes mais experientes, os níveis de estresse tendem a cair após os primeiros 30 e 60 segundos de apresentação.

nervosismo durante as palestras 2
Treinamento é tudo!

– Saiba dar ritmo: O controle da velocidade e do tom da voz passam uma sensação de autoconfiança para público, assim como baixar seu tom no final de uma frase transmite poder.

– Não caia na armadilha de ir rápido demais ao conteúdo, isso pode te deixar com um tempo extra para preencher e assim sair do foco da apresentação. Saiba usar o silêncio a seu favor, controle sua vontade de falar sem parar! As pausas são essenciais para dar um bom ritmo ao seu discurso e você não deve evitá-las.

Respire fundo: existem dois grandes problemas de entonação que prejudicam uma apresentação em público, o ‘upptalk’ (quando suas afirmações soam como perguntas) e vocal “fry” (quando a voz fica baixa e falha, principalmente no final das frases). O segredo para contornar esses obstáculos é respirar fundo, um recurso bastante utilizado pelos cantores, que usam a ‘respiração profunda’ para projetar uma voz forte através de um auditório lotado e fazê-la chegar a cada pessoa na plateia.

Sorria: como ganhar dinheiro ministrando palestra? Sorrindo! Parece bobo, mas a verdade é que o sorriso é um instrumento poderoso, altamente capaz de passar para plateia aquela sensação de proximidade e carisma. Sorrir durante a palestra pode desarmar a plateia e deixá-la mais acolhedora.

– A plateia perdoa erros: Já diz o famoso ditado “errar é humano”, portanto não se puna se cometer algum deslize durante a sua apresentação. Gaguejar, esquecer, errar os sons é algo que pode acontecer com qualquer pessoa, sobretudo numa situação de estresse, como falar em público, por exemplo. O público é compreensivo, eles entendem que erros acontecem. Logo, errou? Siga em frente, pois as pessoas querem saber como você reage para saber como devem reagir também.

– Reduza seus níveis de estresse: Chegue cedo ao local para não se preocupar com o horário, ande pela sala para se acostumar com ela, pratique exercícios físicos no dia ou converse com membros da plateia antes da apresentação, transformar estranhos em amigos pode render bons frutos caso você erre, já que encontrar um rosto solidário é uma maneira de se tranquilizar no ambiente e voltar ao trabalho.

– Seja vulnerável: se a sua palestra incluir uma sessão de perguntas e respostas, é importante estabelecer que você não sabe absolutamente tudo, muitas vezes nem a sua plateia sabe. Caso alguém te pergunte algo que você não conheça, confesse e pergunte o que ela acha sobre o assunto. Deixar o clima mais informal é uma maneira de deixar os ouvintes menos passivos e elimina a distância entre o palestrante e o público.

– Seja você mesmo: Toda vez que você compartilha ou ensina algo, você está passando para o expectador a sua bagagem, experiência de vida. Portanto, não se desvirtue de quem você é! Quando a plateia “enxerga você”, ela tende a parar de analisar e apenas aproveita o momento.

4 – Recorra as ferramentas da internet

Como ganhar dinheiro ministrando palestra? Ter um portfólio, apresentar resultados dos seus clientes ou de pessoas que você ajudou é uma excelente forma de disparar autoridade e passar credibilidade como palestrante e aumentar o valor cobrado pela sua apresentação. Caso você não possua nenhum material que o torne uma figura conhecida pelo público, uma ideia interessante é usar os recursos que a internet nos oferece para sair do anonimato. Veja como:

Grave vídeos no Youtube para divulgar o seu trabalho: as pessoas precisam saber que a sua palestra pode acrescentar algo valoroso para a vida delas. Conhecer a sua atuação e performance é extremamente importante para que o público fique motivado a buscar pelo seu trabalho e para que as empresas se interessem por contratá-lo.

Ao procurar saber quanto cobra um palestrante iniciante, você deve ter se deparado com alguns vídeos de pessoas que estão começando agora. Isso acontece porque, antes de contratarem um palestrante, as pessoas querem saber como ele fala, age e um palestrante iniciante não tem muitas oportunidades para provar isto. Por isso, os vídeos são uma boa opção.

Como ganhar dinheiro ministrando palestra e escrevendo artigos: além de ver sua performance no palco, algumas pessoas querem consistência naquilo que você diz. Elas querem algo mais aprofundado e com um pouco mais de embasamento. Por isso, o palestrante iniciante precisa escrever artigos. Neles, você pode explorar diversas abordagens para impactar o seu público-alvo e vender suas palestras mais rapidamente.

– Estabeleça uma rede de contatos: crie uma rede de contatos com ajuda das redes sociais. Outra dica interessante é identificar quais são os locais que seu público-alvo costuma frequentar (físico ou virtual) e fazer parte desse convívio. Desse modo você criará uma rede de contatos de pessoas relevantes para seu trabalho.

No vídeo a abaixo, o fundador do movimento freesider, o Fagner Borges, dá dicas de como construir seu network através das suas redes sociais:

– Utilize o PPT de Apresentação: essa é uma das ferramentas mais básicas que todo palestrante iniciante deveria usar para vender sua palestra, mas, por ser considerado muito básico, acaba sendo deixado de lado. É importante ter uma apresentação que conte um pouco de sua história, fale de suas palestras, quais são os seus objetivos e como você pode transformar a vida do seu público. Ela funciona como uma carta de vendas que vai te apresentar para os clientes. Com esse PPT de apresentação, você pode bater na porta de empresas, enviar e-mails e até mesmo usar o Linkedin para vender as suas palestras.

Como ganhar dinheiro ministrando palestra e tendo um site bem estruturado:  é interessante para o palestrante que está começando agora ter o seu próprio site. Muitas pessoas que estão entrando para esse mercado por agora, tem o hábito de confiar a divulgação do seu trabalho apenas pelo facebook. Ter uma página no facebook também é importante, principalmente para engajar o seu público, no entanto ela por si só, não é o suficiente. O facebook pode inclusive apagar a sua página, caso ela viole alguma regra, já com o seu próprio site isso não acontece.

Além disso, ele é uma importante ferramenta para que as pessoas te encontrem no Google quando estão procurando sobre assuntos relacionados a sua palestra. Sem mencionar a autoridade que ele transmite.

5 – Gatilhos mentais para palestras

Como ganhar dinheiro ministrando palestras e usando os gatilhos mentais para despertar emoções em seu público? Gatilhos mentais são armas psicológicas que se instalam em nossa mente e que são capazes de nos convencer a tomar uma determinada decisão. Veja quais são os melhores gatilhos para você aplicar na sua apresentação e conquiste o seu público:

como ganhar dinheiro ministrando palestra com gatilhos mentais 3
Gatilhos mentais são armas psicológicas que se instalam em nossa mente e que são capazes de nos convencer a tomar uma determinada decisão.



– Gatilho mental da história (storytelling):Você contar um breve relato pessoal, histórias que presenciou e que já ouviu. O mais importante é que essas histórias sejam reais. Lembre-se que essas histórias e todos gatilhos mentais que você usará devem ser feitos de forma simples.

– Gatilho da urgência: Você já deve ter se deparado com diferentes situações em que conseguiu convencer seus ouvintes de que o que estava falando era positivo, mas eles deixaram a decisão para depois e a ideia se perdeu em suas mentes com o tempo. Para isso não acontecer, você precisa despertar uma urgência para que eles sintam necessidade de mudar de hábitos agora mesmo.

-Gatilho da autoridade: Você deve mostrar que é um especialista no assunto e está falando sobre uma área da qual tem profundo conhecimento. Pra isso, você pode fazer um pequeno e rápido portfólio pra contar um pouco de você antes de começar a palestra, mas tome cuidado para não parecer egocêntrico ou chato.

– Gatilho da curiosidade: frases como “revelar segredo”, “pouco conhecido” e “poucas pessoas têm acesso” são algumas formas de usar esse gatilho. Você pode inserir isso de forma inteligente em seu trabalho de palestrante, mas não se limite a isso. Usar dados estatísticos que possam chamar a atenção, também é uma boa ideia.

-Gatilho da prova: durante a sua apresentação é muito importante que você mostre referências, provas do que você está falando.  A plateia compreenderá melhor o assunto se tiver boas referências e bons exemplos.

– Gatilho da dor x Prazer: esse gatilho é a base de todos dos gatilhos, pois ele é a motivação básica que orienta nossas ações no dia a dia, todos tendemos a nos importar  com aquilo que nos causa algum sentimento negativo ou preocupação. Durante sua palestra, você pode evidenciar essas relações de dor e prazer para que o público sinta-se cada vez mais motivado a correr atrás dos seus sonhos.

No vídeo a seguir Fagner Borges, reitera o uso de gatilhos mentais para persuadir seu público:

Como ganhar dinheiro ministrando palestra: Dica bônus.

Para você ganhar dinheiro com palestras é interessante que você seja conhecido no seu nicho e que o público confie em você. Em outras palavras, é recomendável que você construa sua autoridade na internet. Mas o que é autoridade e como você que está iniciando um negócio pode construí-la? Autoridade, de uma forma bem simplificada é o que vai te transformar em uma pessoa que merece ter seu conhecimento ouvido e respeitado por outras pessoas.

Para construí-la você tem que “aparecer” e ser alguém que as pessoas citam na web. Uma boa alternativa para conseguir realizar mais rapidamente tal feito, é entrar para o mercado digital. O mercado digital, uma realidade não tão nova assim, é também um mercado de oportunidades para diversos profissionais e empresas. Logo, não importa se o objetivo é ser um palestrante renomado ou ser dono do próprio negócio, o mercado online pode ser o ponto de partida que faltava para você investir nos seus sonhos. Quer saber como? Clique no link abaixo e descubra!