Como melhorar a postura corporal no trabalho e ser mais produtivo
Vote neste post

Atualmente, os brasileiros passam cerca de 8 horas nos seus empregos por dia, chegando a uma carga de 44 horas por semana conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Na maioria das vezes, as funções laborais são realizadas com o profissional sentado diante de um computador. Mas, isso não significa conforto e tampouco qualidade de vida no trabalho. Por isso, você já perguntou como melhorar a postura corporal no trabalho?

A ciência já comprovou que ficar muito tempo sentado pode comprometer a saúde, só que isso não quer dizer que você deve passar todo o seu expediente em pé para manter a integridade física e mental. Por acaso, você sabia que mais de 80% das pessoas no planeta sofre com dores nas costas?

Como melhorar a postura corporal no trabalho 1
Os brasileiros passam cerca de 8 horas nos seus empregos por dia, chegando a uma carga de 44 horas por semana.

Esta é uma informação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem o objetivo de alertar para que a população possa tomar medidas fáceis para corrigir a sua postura corporal e, consequentemente, elevar a sua produtividade no serviço.

Isso acontece porque quando se evita a sensação de desconforto, os espasmos musculares e até o tempo excessivo em uma única posição, é possível não passar por esse mal que pode não apenas afetar o seu rendimento no cargo, bem como comprometer o seu bem estar por meses e anos.

Mas e, quem trabalha por conta própria em casa? Aqueles que já descobriram as vantagens de ganhar dinheiro sem sair do conforto de sua residência também devem prestar muita atenção para não relaxar de maneira desconfortável na cadeira. Pois, sem saúde não há como render, não é mesmo?

Confira dicas para faturar trabalhando de casa

Já pensou em como melhorar a postura corporal no trabalho com algumas dicas simples de especialistas na área ortopédica e de preparação física? São coisas simples que você pode fazer antes, durante e depois do seu trabalho todos os dias. Vamos lá?

Como melhorar a postura corporal no trabalho? 5 dicas simples!

Você está se sentindo sempre cansado e com frequentes dores nas costas? É possível que a qualidade de vida no trabalho esteja bem abaixo do recomendado e se nada for feito, a tendência é sofrer com crises cada vez mais fortes e constantes. E, sem sombra de dúvida, você não vai querer passar por isso! Aprenda 5 truques simples para aprimorar a sua postura corporal:

1ª dica: Alongamento logo antes de começar a trabalhar

Você já ouviu falar da ginástica laboral? Trata-se de um conjunto de atividades físicas realizadas no local de atuação, durante o expediente, com o intuito de melhorar a qualidade de vida no trabalho e impedir a ocorrência de lesões dos profissionais em função do esforço repetitivo e várias enfermidades ocupacionais.

Como ter a qualidade de vida no trabalho?

Essa prática tem como base os alongamentos de inúmeras partes do corpo, como, por exemplo, o tronco, a cabeça, os braços, as pernas, ombros e até mesmo os pulsos devido ao tempo percorrido na frente de computadores, notebooks e outros equipamentos eletrônicos.

Vale salientar que a maneira correta de como melhorar a postura corporal no trabalho é efetuar tipos de alongamentos apropriados para cada função desempenhada, se recordando que é realizada sempre guiada por um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional ou um profissional de educação física.

Esse estilo de ginástica não exige muita intensidade, pode ser realizada até mesmo com o uniforme da empresa e não demanda muito tempo do seu dia, fazendo com que o colaborador não se sinta desgastado e tampouco se atrase na execução de seus afazeres.

Mas, e quem trabalha em casa e não conta com um programa institucional deste tipo para aperfeiçoar a postura corporal? Não se preocupe! Confira alguns exercícios que podem ser efetuados tranquilamente no decorrer do seu dia para que você possa soltar e alongar os seus músculos.

1º Passo

Estenda os dedos e os pulsos, abrindo a palma da mão a sua frente. Não é preciso se levantar cadeira.

2º Passo

Flexão dos dedos a frente, fechando a sua mão.

3º Passo

Gire o seu tronco e o seu pescoço para os dois lados com a ajuda da própria cadeira.

4º Passo

Flexione a sua perna e estenda a sua coxa rente a sua cadeira, mas sem colocar muita pressão.

5º Passo

Cruze a perna em cima do seu joelho, sem exagerar na força.

6º Passo

Adução e flexão da coxa, uma vez que a atividade é voltada ao glúteo

7º Passo

Apanhe a ponta do seu pé e puxe para cima, suavemente para não forçar as suas costas e nem os membros inferiores.

8º Passo

Na cadeira, você deve se alongar para tocar as mãos no chão ou no ponto mais distante que conseguir. Lembrando sempre que não efetuar nenhum tipo de exagero no alongamento.

Caso você prefira, é possível se levantar para realizar todos esses exercícios para sua qualidade de vida no trabalho em pé ou até sentado (a) no chão.

2ª Dica: Como não sentar

Como melhorar a postura corporal no trabalho? Tudo pode começar com uma atitude bem simples: sentar-se. Mas, como saber a forma correta para manter sua postura corporal impecável? Comece adquirindo uma cadeira giratória para facilitar a sua mobilidade, mas lembrando de se acomodar corretamente.

1º Passo

O próximo passo é regular a altura para que os seus pés fiquem planos no chão ou em uma posição ligeiramente inclinada em um apoio. Com os pés retraídos ou apoiados nas rodinhas da cadeira, a circulação não é feita apropriadamente e as suas pernas incham.

2º Passo

O apoio para os cotovelos também é essencial para não sentir dores nos ombros, nos cotovelos e até mesmo nas mãos.

3º Passo

As mãos devem ficar na altura do teclado para não sofrer com cãibras nos dedos nos pulsos. Essa simples ação pode ajudar a evitar a LER.

4º Passo

E nada de ficar curvado na cadeira! Mantenha a postura corporal em ângulo reto, sustentado pelo escoro da cadeira e sem forçar o seu pescoço. Nessa posição, você pode sofrer com olhos ressecados, fadiga visual e muitas dores de cabeça.

5º Passo

Alongue-se antes de sentar na frente do computador pela manhã, tarde ou noite para que todo o seu corpo esteja bem solto e pronto para começar o trabalho sem qualquer problema físico.

1 – Flexione levemente o seu pescoço para ambos os lados, bem como para frente e para trás.

2 – Gire os ombros também para frente e para trás, a fim de soltá-los.

3 – Mantenha um dos braços estendidos, dobre o punho para baixo com o auxilio da outra mão. Repita o mesmo processo com o outro punho.

3ª Dica: Como sentar corretamente

Ficar muito tempo sentado da mesma maneira pode resultar em um conjunto de problemas, ainda mais se for de maneira inadequada. A longo prazo, o corpo fica bloqueado, surge a sensação de exaustão extrema e as noites de sono perdem muita qualidade. Em seguida, você começa a lidar com dores crônicas.

Todos esses problemas são oriundos de uma postura incorreta hora de se sentar ou de ficar muito tempo focado no computador para fazer o seu trabalho. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia a dia tumultuado e a postura corporal errada implicam em graves dificuldades até mesmo para se locomover.

Como sentar corretamente 4
Ficar muito tempo sentado da mesma maneira pode resultar em um conjunto de problemas, ainda mais se for de maneira inadequada.

Então, é preciso começar se sentando apropriadamente para ter como melhorar a postura corporal no trabalho sem recorrer a tratamentos médicos e  a necessidade de ingestão de remédios diariamente.  

Pés

Os pés devem ficar em um apoio ou colados totalmente ao chão.

Cadeira

A cadeira deve possuir um assento para ser regulado na questão da altura sempre que o profissional achar necessário.

Quadris

Quadris ficam o mais para trás possível na cadeira.

Pernas

As pernas se mantém em um angulo entre 90ºC a 110ºC em relação às coxas, deixando um espaço entre elas e a parte superior de sua mesa.

Braços

Os seus braços e antebraços formando ângulo reto com os pulsos.

Olhos

Os olhos devem ficar no topo do monitor.

Cadeira

O encosto da cadeira precisa dar todo o suporte para a curva da pare debaixo das costas

Ombros

Parte superior das costas em linha reta com os ombros.

4ª Dica: Intervalos

Quer saber como melhorar a postura corporal no corporal? Não passe muito tempo sentado! O ideal é efetuar pequenos intervalos com, ao menos, 5 minutos a cada hora de trabalho e se alongar, especialmente, as áreas de pescoço, mãos e braços.

Essas simples medidas podem acabar com as tensões nos músculos e também nas suas articulações. Além disso, você não perde muito tempo e aumenta consideravelmente a sua qualidade de vida no trabalho e, por conseqüência, a sua produtividade.

por que fazer intervalos no trabalho 5
Não passe muito tempo sentado! O ideal é efetuar pequenos intervalos a cada hora de trabalho e se alongar.

Aproveite essa brecha para se levantar, dar alguns passos, beber água e fazer os movimentos de alongamentos citados anteriormente. Você vai se sentir muito mais disposto e motivado no decorrer de sua rotina.

5ª Dica: Atividade física constante

O fato é que você aprendeu a fazer alguns alongamentos para todos os grupos musculares do seu corpo, mas não significa que estes sejam exercícios que compensem o sedentarismo. Ou seja, quem passa muito tempo sentado tem que realizar uma hora de exercício de alta intensidade todo o dia.

Este é o parecer da Organização Mundial de Saúde para que os efeitos do trabalho sempre na mesma posição, mesmo com postura corporal impecável, não comprometam o funcionamento adequado do seu organismo e dos seus órgãos vitais.

Basicamente, você deve escolher uma modalidade esportiva de sua preferência para que seja realizada dentro do seu ritmo de vida. E, quem trabalha em casa tem a vantagem de poder selecionar um momento do seu dia para efetuar um passatempo ao ar livre, comparecer a uma aula na academia, correr no parque ou andar de bicicleta pela vizinhança.

por que realizar Atividade física constante 6
Escolha uma modalidade esportiva de sua preferência para que seja realizada dentro do seu ritmo de vida.

Independente do estilo de atividade que você opte, é essencial que seja algo do seu agrado para não se transformar em uma obrigação em um curto espaço de tempo. Naturalmente, a prática esportiva faz com que você se sinta bem determinado, bem humorado e confiante. Só que os benefícios são muito mais intensos quando você efetua algo que realmente aprecia.

Abrace a Jornada da Liberdade

Você já pensou em acordar quando bem entender em plena quinta-feira? E não depender de férias ou feriados para passar um tempo a mais com a sua família na praia, na serra ou mesmo no conforto de sua casa? A Jornada da Liberdade tem o intuito de mostrar que isso é possível nos dias de hoje.

Sim, você pode ter qualidade de vida no trabalho e na sua rotina pessoal, além de manter um padrão financeiro cômodo. Quer saber como fazer isso no Brasil, mesmo durante o período de crise? Não tem mistério! Participe da Jornada da Liberdade, um evento online, gratuito e de qualquer lugar do país e do mundo e entenda como retomar o comando de sua rotina de uma vez por todas!

Descubra o conceito da Jornada da Liberdade acessando o link mais abaixo: