Os 9 melhores sites para trabalhar como Freelancer
Vote neste post

A internet revolucionou nossos hábitos, comportamento e a maneira como nos relacionamos em diversos aspectos de nossa vida cotidiana.

Desde nossas relações pessoais até a maneira como nos envolvemos com empresas e marcas, as mudanças são significativas e notórias, presentes inclusive na forma de pensar e agir.

o que fazer para ganhar dinheiro na internet
A internet veio para modificar as nossas relações e o nosso cotidiano.

E, obviamente, como não poderia deixar de ser, o mundo do trabalho também foi afetado por essas mudanças, não apenas pelo surgimento de novos cargos e habilidades derivados desses avanços, mas também quebrando paradigmas sobre a estrutura e organização das empresas.

Parte das nossas atividades migraram do físico para o digital e assim também as profissões. É cada vez maior o número de profissionais que buscam o que fazer para ganhar dinheiro na internet, trabalhando em casa, com aquilo que amam, de forma autônoma, como freelancer, por exemplo. 

Ser freelancer é oferecer a expertise à serviço de uma pessoa ou empresa como autônomo, mais presente nos meios digitais.

Atualmente, a procura é muito grande por desenvolvedores, programadores e entre outros profissionais da TI, profissionais de marketing digital, web designers e designers gráficos.

Como trabalhar na internet?

No início o  freelancer precisa construir a sua reputação e reconhecimento do mercado, para assim, conseguir os primeiros trabalhos e o marketplace, sites que fazem intercâmbio de serviços e demandas, ajuda o freela a construir uma carreira no ramo. 

O uso desses sites é uma excelente opção para iniciantes em busca de soluções sobre o que fazer para ganhar dinheiro na internet, ou até mesmo para alavancar a produção daqueles que já atuam na área. 

Os marketplaces são de grande ajuda não apenas para encontrar jobs, mas também como forma de garantia de pagamento, já que a inadimplência assombra os freelancers que optam por não participar de marketplaces.

O recrutador cadastra uma demanda de serviço em um site marketplaces no qual constam freelas cadastrados, descrevendo os objetivos e competências que deseja reconhecer no profissional para a execução do job.  

Os freelancers também podem atuar ativamente por meio do seu perfil de cadastro, realizando buscas por oportunidades e se candidatando fazendo sua proposta de prazos, valores e condições para execução do trabalho.

O cliente então, após avaliar todas as ofertas, decide com qual profissional fechar o negócio. Ao anunciar a proposta vencedora, ele transfere por meio dos sistemas de pagamento do site o valor referente ao orçamento aprovado.

Em geral, o site intermedia todo o processo e oferece algumas ferramentas para gerenciar os projetos como: plataformas de comunicação, postagem de materiais, acompanhamento do trabalho, custódia e gerenciamento do pagamento.

Ao final, na entrega do trabalho e após a confirmação do cliente, o site libera o pagamento ao profissional.

Por esses serviços, os sites cobram em geral uma porcentagem sobre o orçamento aprovado e oferecem planos pagos com benefícios para os clientes e para os profissionais.

E agora, finalmente, veja os melhores sites para você trabalhar como freelancer mais abaixo. Só que antes, dê uma olhada em nosso material gratuito as 5 atitudes para liberdade. Esse é um e-book gratuito e totalmente voltado para você que deseja viver uma vida com maior qualidade. Clique na imagem abaixo, e baixe o seu exemplar:

Descubra agora sites para ganhar dinheiro na internet

1 – FREELANCER

O Freelancer é o maior marketplace para esse modelo de profissionais autônomos que buscam informações sobre o que fazer para ganhar dinheiro na internet. O número de  empresas e profissionais cadastrados ultrapassa a barreira dos milhões. Inclui mais de 200 países, fornecendo assim mais possibilidades para quem está em busca de profissionais diversos e, claro, jobs!

Com destaque para programadores, designers e marketing digital, o site possui um interessante serviço para autopromoção em que o usuário pode certificar suas habilidades para aumentar sua chance com os clientes.

plataforma freelancer
Esta é a interface do maior marketplace para esse modelo de profissionais autônomos do mundo.

São exames e provas práticas de múltipla escolha que servem para avaliar o grau de conhecimentos do candidato e atestar suas competências. Ao final do teste, um emblema especial com aquela capacitação é adicionada ao perfil do usuário. Os exames são pagos e custam em média $5,00.

Como o número de cadastros é cada dia maior, é necessário procurar capacitação e experiência para se diferenciar.

2 – WORKANA

O Workana é outro site que oferece jobs para profissionais nas mais diversas áreas, mas os mais procurados são: web designers, designers gráficos, programadores, profissionais diversos da TI, tradutores e produtores de conteúdo.

como trabalhar com o workanna
Este site que oferece trabalhos para profissionais nas mais diversas áreas

Seu diferencial é um aplicativo disponibilizado no site o Workana Time Report  que ajuda o profissional a registrar as tarefas, enquanto o cliente acompanha o trabalho realizado e controla o tempo dedicado a cada execução através dos registros.

3 – PROLANCER

Outra grande plataforma que possibilita opções sobre o que fazer para ganhar dinheiro na internet é a Prolancer. As áreas que mais se destacam em número de projetos são em programação, TI como um todo, design, WordPress, SEO, desenvolvimento, marketing e negócios são os grandes destaques desta plataforma.

plataforma para freelancers é a Prolancer
Um dos grandes diferenciais da plataforma, é a possibilidade de manter um contato constante com o cliente através de videoconferências.

Sua interface é cheia de informações, com ótima usabilidade e gerenciamento. Oferece ferramentas colaborativas online que permite manter um contato constante com cliente através de videoconferências e sistema de mensagens.

Para a utilização da plataforma é necessário apenas realizar o cadastro que é grátis, mas possui a opção de conta premium. O pagamento é feito através de uma taxa mensal que permite o acesso a diversas vantagens, como recebimento semanal, candidaturas ilimitada a projetos, destaque nos buscadores, atendimento personalizado e entre outras vantagens.

4 – 99 FREELAS

99 Freelas é um marketplace 100% nacional, que está ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileira. Inicialmente o site atendia apenas a área de programação, hoje conta com profissionais e projetos de diferentes áreas como design, redação, marketing, vendas, assistência virtual, arquitetura e outros.

como trabalhar com a 99freelas
Eis aqui uma plataforma 100% brasileira, e altamente intuitiva.

A inscrição no site é gratuita e os profissionais recebem avaliações dos clientes e ganham pontos em um ranking conforme vão completando suas tarefas.

Sua interface é simples e intuitiva e possui garantia de pagamento e a comissão, quando não há acordo personalizado entre as partes, é de 10% + 0,40 sobre o valor combinado.

5 – NEARJOB

Outro site brasileiro de freelancer que está em crescimento é o Nearjob, com 26 mil usuários cadastrados no Brasil, tem o objetivo de reunir profissionais freelancers e potencializar suas redes de relacionamento profissional e oportunidades de trabalho.

como trabalhar com a nearjob
Outro site brasileiro de freelancer que está em crescimento, com 26 mil usuários cadastrados no Brasil.

Os principais Jobs ofertados são das áreas de Engenharia, Vendas e Marketing, Suporte Administrativo, Conversação e Escrita, Redes e infraestrutura, Design e Multimídia, Business Services e Desenvolvimento Web.

O site cobra valores referentes aos anúncios de trabalho e valores referentes às comissões de 5% sobre a proposta. Os pagamentos são garantidos por sistema de custódia no qual o cliente efetua o depósito antecipado na aprovação da proposta e os profissionais podem ser avaliados pelos clientes.

6 – COMUNICA GERAL

Assim como o 99 Freelas e o Nearjob, o Comunica Geral também é um site nacional voltado aos freelancers das áreas ligadas à programação, web designer, profissionais de comunicação, marketing, design gráfico, internet e tecnologia.

como ganhar dinheiro com a COMUNICA GERAL
Esta plataforma tem um foco maior para áreas ligadas à programação, web designer, profissionais de comunicação, marketing, design gráfico e afins.

O cadastro no site é gratuito, mas possui a opção de conta premium. Os profissionais que escolhem a versão paga, contam com algumas vantagens, uma delas inclusive, é um facilitador para fechar mais negócios.

Uma das sacadas desse marketplace é o chat online. Disponível tanto para os profissionais quanto para os clientes, permitindo um contato mais próximo antes do job e facilitando para que toda a negociação aconteça dentro da plataforma.

7 – GETNINJAS

Getninjas é umas startup nacional que conecta profissionais de campos variados, com ofertas de serviços. É o marketplace com maior raio de atuação que transita desde assistência técnica, passando por serviços domésticos e até mesmo o desenvolvimento de sites.

 

O cadastro é super simples, leva poucos minutos. Para a utilização da plataforma é necessário o pagamento de uma mensalidade, já que não é cobrada comissão aos profissionais. O valor a ser pago varia de acordo com o plano de sua preferência,

O prestador de serviços ganha uma página pessoal com as descrições, fotos e avaliações do trabalho, que pode ser encontrada por buscadores de internet.

O Getninjas conta ainda com a facilidade de um App do site, disponível para Android, que possibilita o recebimento de notificações de novos orçamentos pelo celular, quando solicitados pelos clientes.

8 – TRAMPOS.CO

Muito conhecido entre profissionais ligados à área de TI, programação e comunicação. O Trampos.co é um site que pode ser utilizado tanto por quem está em busca sobre o que fazer para ganhar dinheiro na internet, quanto por aqueles que buscam uma vaga de emprego fixo.

Contando com uma boa oferta de vagas e design atraente, seu grande diferencial é a cobrança que é feita aos recrutadores e não aos candidatos.

Para os candidatos, existe uma conta premium que é opcional, mas que permite acesso a diversas vantagens, como a visualização de vagas com antecedência.

9 – BUSCA FREELA

É uma rede social de interação de profissionais voltada para a busca de serviço de designer.

Os clientes encontram os perfis ao cadastrem seus projetos, que  são encontrados pelos freelancers por meio de buscas segmentadas. A maioria de profissionais cadastrados é do Brasil, mas também existem freelancers da Argentina e Holanda.

Dentro da rede social existem grupos que são criados pelos profissionais em torno de assuntos em comum. De acordo com o plano de assinatura, os freelancers podem ter mais ou menos conexões dentro dos grupos de relacionamento.

Qual é a plataforma ideal?

Não existe uma opção que seja ideal sobre o que fazer para ganhar dinheiro na internet, analise se existe vaga para o seu perfil e área de atuação, caso negativo, tente a próxima, não perca tempo.

Se a plataforma já existe há algum tempo, isto é um indicativo de que funciona. Em outras palavras, provavelmente você encontrará jobs.

qual a melhor plataforma de freelancers
Pesquise profundamente sobre as plataformas. Uma dica é procurar fóruns que possam te ajudar nessa questão

Qual plataforma é melhor nacional ou internacional? isto é muito importante! Contudo, não há uma resposta certa ou errada. É simples, se você quer concorrer a vagas internacionais, opte por uma plataforma internacional. Já, se você está iniciando e quer dar os primeiros passos, opte por algo local, no cenário brasileiro.

Portanto teste, essa é a regra de ouro!

Escolha duas das que você mais gostou e se atente por fazer um cadastro de qualidade, publique o seu perfil e busque por oportunidades. Não espere suas chances caírem do céu. Atitude.

Em algum momento, os jobs surgirão e quando isso acontecer, agarre a oportunidade! É possível que no início você precise diminuir o seu valor inicial, mantendo, no entanto, um valor justo para não desvalorizar seu serviço e o mercado.

Em seus primeiros jobs você estará construindo uma reputação e um portfólio para, após, conseguir cobrar valores cada vez maiores e condizentes com suas habilidades.

O primeiro passo para se destacar entre os outros é através do seu perfil, dedique um tempo a ele. Afinal é seu cartão de visitas!

Criando um perfil de Sucesso

Agora que você já conhece as melhores plataformas para freelancers disponíveis no mercado, você necessita de um perfil atraente.

Os perfis de todas essas plataformas são divididas basicamente entre: habilidades, sobre mim, tipo de atividade e tempo disponível. Seguem 5 dicas para criar um perfil de sucesso:

  1. Algumas plataformas permitem você vincule seu cadastro a sua conta no Linkedin. Faça isso e mencione a experiência adquirida com projetos anteriores ou atuais, deste modo, mesmo que você ainda não tenha projetos concluídos na plataforma, você passa mais credibilidade e sai na frente.
  2. Opte pelos serviços pelos quais você melhor domina, defina em qual área você gostaria de trabalhar para que o cliente certo recebam seu perfil e você esteja bem posicionado na categoria correta de serviços.
  3. Ponha uma foto que seja clara, com o seu rosto bem visível e sem distrações, ou seja, sem muita cor ou pessoas ao lado. Lembre-se que o foco é você e o que você transmite aos seus clientes com a sua imagem.
  4. Escreva um resumo sobre você. Realce suas habilidades e se você tem algum projeto destacado, fale sobre ele e os resultados que obteve. Seja claro e objetivo. Fique atento à ortografia!
  5. Se necessário, disponibilize o valor da sua hora de trabalho. Embora isso possa variar de acordo com cada projeto que você participe, dará ao cliente uma ideia de quanto pode ser o custo do seu projeto no momento do primeiro contato.Faça uma pesquisa com seus amigos da área para se informar sobre uma média de valor e se ainda sim, estiver em dúvida, utilize a calculadora freela.

E para aprender como ter maior liberdade de tempo para realizar seus trabalhos como freelancer ou para trabalhar na Internet em outros formatos, baixe agora gratuitamente o ebook: 5 Atitudes para Liberdade. Clique na imagem abaixo e faça já o download: