5 (100%) 1 vote

Inúmeros brasileiros têm interesse sobre mercado financeiro, mas não se aprofundam com medo de não entender os termos específicos ou dar conta de todos os cálculos. Na verdade, o assunto não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser bastante útil para quem deseja ganhar dinheiro pela internet.

Basicamente, o mercado financeiro se trata de um segmento que os profissionais negociam o dinheiro. Este cenário faz a intermediação entre as pessoas ou os empreendimentos que contam com capital e aqueles (negócios ou indivíduos) que necessitam destes recursos. Este é o elo entre Superavitários e os Deficitários, respectivamente.

como avaliar o mercado financeiro
Existe uma grande interrogação quando assunto é “mercado financeiro”, porém apenas se trata de um segmento em que os profissionais negociam o dinheiro.

Para que isso aconteça, é essencial a figura de um intermediador financeiro. Que se trata de todos os estabelecimentos financeiros autorizados a atuar pelo Banco Central. Portanto, os investimentos oportunizam a transferência do capital dos que possuem para aqueles que não tem, a partir da cobrança da taxa de juros.

Como funciona o mercado financeiro?

É possível classificar o mercado financeiro em dois modos de negociação. O mercado primário, no qual as companhias ou o Governo concedem títulos e quantias mobiliárias para obter novos recursos de maneira direta dos investimentos.

E ainda, o mercado secundário, que se refere aos valores mobiliários e os títulos conseguidos através do mercado primário, ou seja, com a compra e a venda destes ativos. Portanto, a meta principal é criar novas alternativas de negócios e conceder liquidez aos títulos.

Além disso, o mercado financeiro também fornece diversos tipos de serviços, como, por exemplo:

1 – Empréstimos

2 – Financiamentos

3 – Seguro de vida

4 – Planos de Previdência

5 – Investimentos

6 – Cobrança bancária

Neste cenário, tudo é devidamente administrado pelo Banco Central do Brasil e ainda pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que são reconhecidos como autarquias federais vinculadas ao Conselho Monetário Nacional.

De maneira geral, a ideia de investimentos financeiros de boa parte dos brasileiros está associada a realização de objetivos materiais, bem como a compra de carros ou casas, viagens para o exterior, pagar um curso superior, a estabilidade financeira e até mesmo a ascensão profissional.

Contudo, é preciso compreender que a função do dinheiro é render ao seu favor. Portanto, o capital deve ser colocado para trabalhar através de negócios seguros e lucrativos. Quanto maior a quantia de dinheiro a disposição, maior também será a possibilidade de fazer investimento. E esta é a grande diferença entre capacidade econômica e capacidade financeira.

Para que serve o mercado financeiro?

Quando o investidor está a fim de efetuar uma aplicação, inicialmente, é necessário entender o seu perfil: conversador, ousado, dinâmico, moderado, etc. A partir daí, se procura saber a solidez da empresa em questão, a lucratividade do negócio, a segurança atribuída e a liquidez deste ativo.

No mercado financeiro, há diversos modelos de investimentos separados em Renda Variável e Renda Fixa. É provável que você conte com, ao menos, um dos investimentos em conta fixa, sendo que os mais famosos são caderneta de poupança e os fundos de investimento.

Já o principal artifício da Renda Variável são as famosas ações. A diferença é que este modelo não conta com vencimento e ninguém sabe exatamente quanto poderia faturar, já que o rendimento está totalmente ligado com o mercado de capitais.

 

profissionais do mercado
Você precisa, antes de mais nada, entender qual seu perfil de investidor.

Caso você deseje investir nestes grupos, é essencial buscar pela instrução de um especialista, bem como os gerentes de relacionamentos das instituições financeiras e que contem com a certificação da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos e de Desenvolvimento (ANBID). Até mesmo um consultor autônomo precisa do reconhecimento da CVM para atuar.

Além disso, você pode encontrar muita informação a respeito disso na rede mundial de computadores através de plataformas que ajudam o investimento na hora de optar em que modelo de mercado vai colocar o seu dinheiro, oportunizando simuladores. Uma boa opção consta no site do Ministério da Fazenda.

No entanto, o primeiro passo é descobrir o seu perfil de investidor, já que a partir desta informação é que você poderá aplicar os seus recursos nos investimentos mais apropriados no mercado financeiro, contando com risco baixo ou alto e visando pela relação de risco x retorno.

Principais tipos de investimentos no mercado financeiro

Quem está interessado em diversificar os seus investimentos no mercado financeiro para ganhar dinheiro em casa precisa conhecer todas as suas opções, não é mesmo? Por isso, confira agora as suas principais oportunidades de negócio:

Títulos Bancários

Quem pega um dinheiro emprestado com um banco aceita arcar com juros em um determinado período até a quitação de toda a sua dívida. Mas, você sabia que pode faturar fazendo o caminho inverso? Emprestando para os bancos!

Dois benefícios deste negócio são as chances de liquidez e a credibilidade repassada pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o limite de R$ 250 mil por agência financeira.

No entanto, a poupança é o investimento mais feito pelos brasileiros. Ela conta com regras definidas pelo Governo Federal e oportuniza uma liquidez imediata, com saques quando bem entender. Mas, você tende a não lucrar com a poupança. Portanto, o seu retorno é bem baixo!

como poupar dinheiro
Saia de sua zona de conforto (poupança) e encontre novas formas de investimentos mais rentáveis.

Quem está procurando por uma oferta melhor pode se beneficiar com o Certificado de Depósito Bancário (CDB), que é associado a taxa DI e tira vantagens da alta dos juros. Além disso, você pode usufruir de letras de crédito de segmentos específicos, como Agropecuário (LCI) e Imobiliário (LCI).

Títulos Públicos

Muitos brasileiros ainda optam pela garantia dos títulos públicos. Estes são considerados como uma espécie de renda fixa, ou seja, tem características bem definidas. Além disso, o cidadão corre pouco risco com o dinheiro aplicado pelo Tesouro Direto, uma vez que é quase impossível levar calote do país.

Isso se sucede pela enorme praticidade de obter recursos com a elevação de impostos ou mesmo a produção de moeda por intervenção governamental. Por isso, os títulos são uma opção vista como conservadora, porém bem mais rentável que a tradicional poupança. O risco é mínimo e a rentabilidade significativa!

Títulos Privados

Outra possibilidade do mercado financeiro são os títulos privados, que contam com isenção fiscal. Cada emissor tem a liberdade para estabelecer o indexador de rentabilidade que considerar adequado. Por exemplo, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e ainda uma taxa pré-fixada.

Vale destacar também a debênture. De maneira geral, este é um título de dívida que representa um empréstimo a uma empresa, que não seja do setor financeiro.

Fundos de investimento

Quem deseja trabalhar na internet pode faturar com um dos modelos de fundos de investimentos. As regras para este segmento constam no Estatuto Social ou Regulamento. È importante salientar que esses fundos podem ser abertos ou fechados, levando em consideração a forma de retirada do seu capital.

Fundo referenciado

Esta é classificada como uma opção conservadora e conta com renda fixa pós-fixada, sendo uma alternativa para quem não tem com muito dinheiro a disposição para investir inicialmente.

Fundo de renda fixa

Seguindo a linha do fundo referenciado, o fundo de renda fixa também é conservador e uma ótima aposta para quem não está a fim de comprometer os seus recursos com produtos de renda fixa mais elevados.

Fundo de ações

Este é um nicho que coloca o capital em itens de renda variável, como as famosas ações. É um estilo de fundo com maior perigo que as duas primeiras citadas. Trata-se de uma possibilidade interessante para quem não possui muito recurso para uma carteira de ações e quer ampliar a chance de retorno.

Fundo cambial

É um nicho do mercado financeiro que varia de acordo com o aumento ou queda do real ao lidar com a cotação de moedas de todo o planeta. Conta com um risco semelhante às ações. É indicado para quem está convicto na redução de valor da moeda nacional.

Fundo multimercado

Estes são planos que mesclam diversos itens do mercado financeiro e podem ser aplicados a qualquer um dos tópicos citados anteriormente. Sendo assim, há aquele fundo multimercado com alto risco e até mesmo sem nenhum risco.

Fundos de Índices

Os fundos de Índices podem ser adquiridos na Bolsa de Valores e permitem a aquisição de ações na mesma jogada.

Como as plataformas virtuais impactaram o mercado financeiro?

A revolução digital causou transformações em todos os aspectos da sociedade e o mercado financeiro não passaria imune. Por isso, as mudanças podem ser observadas no Brasil e no mundo, especialmente no ambiente bancário.

Em um ambiente em que tudo está acessível e online, as agências bancárias precisam se reinventar. O exemplo da Nubank, que recentemente anunciou novidades nos seus serviços, tem crescido rapidamente.

Além destas novas agências, os bancos tradicionais também precisam lidar com a entrada de gigantes na área financeira a fim de aumentar a oferta de serviços fornecidos aos seus consumidores. Por exemplo, Google e Apple estão ingressando no mercado financeiro.

O intuito dessas corporações gigantescas é estar a um clique de distância fazendo com que os celulares se tornem dispositivos semelhantes aos cartões. De acordo com o site especializado em negócios digitais, Blog Sonda, há pesquisas que as transações pelos smartphones vão ultrapassar os cartões de crédito até 2019.

negociação pelo celular
Hoje em dia os celulares estão chegando a um nível de cartão.

E essa metamorfose no mercado financeiro é uma das explicações para a medida radical tomada pela Coreia do Sul: acabar com a circulação de dinheiro em espécie até 2020. Através dos pagamentos por QR Code e Bitcoins, Suécia e Islândia planejam suspender a circulação de papel-moeda até 2021.

De fato, os negócios online apontaram um caminho de infinitas oportunidades, assim, o mercado tenta se adaptar e lucrar com essa revolução. Por exemplo, o Uber rapidamente se converteu na maior companhia de locomoção sem ter carro algum e a Airbnb é uma das principais alternativas de locação de casas e apartamentos no redor do mundo sem nenhum imóvel.

Basicamente, essas plataformas têm potencial para se transformar em verdadeiros supermercados financeiros digitais, procedimento que passa, irremediavelmente, pela modernização dos planos negócios e de uma nova maneira de interagir com o seu público.

Dicas do mercado financeiro para ganhar dinheiro pela internet

O segredo para ganhar dinheiro pela internet no mercado financeiro é compreender totalmente o seu estilo e encontrar o negócio que se encaixe com a sua capacidade econômica. E, toda a ajuda é bem-vinda na primeira tentativa, não é? Confira algumas dicas para multiplicar seu capital:

1 – Aplicação certa

Se você valoriza o seu esforço o dia a noite e não deseja perder tudo em uma aplicação que mal ultrapassa a inflação, bem, como a poupança, o ideal é buscar sempre por novos conhecimentos e fundos que estejam de acordo com a sua necessidade.

como fazer a melhor aplicação financeira
Sempre busque por novos conhecimentos e fundos que estejam de acordo com a sua necessidade.

Vale destacar que a poupança não passa nem das aplicações de renda fixa mais baixas. Enquanto existem títulos de renda fixa e baixíssimo riscos que concedem mais de 5% ao ano.

2 – Perfil de investidor

Você já conta com uma noção do tipo de negócio que deseja fazer no mercado financeiro, só que há alguns testes que podem auxiliar a descobrir o seu verdadeiro perfil. Além disso, um bom papo com o seu gerente é sempre uma possibilidade para descobrir o que se adéqua as suas ambições.

Dicas para descobrir seu perfil agora mesmo? Portal Uol e o Estadão disponibilizam ferramentas online! Vale a pena dar uma olhada!

3 – Diversificar seus investimentos

Diversificar é a palavra de ordem no mercado financeiro nos dias de hoje. Apenas a diversificação tem a capacidade de desenvolver um plano de investimento forte, seguro e que possa lhe conceder um excelente retorno.

Ao colocar o seu dinheiro em vários segmentos, é possível criar rentabilidades que se adaptam aos objetivos traçados a curto e longo prazo. Além disso, você estará preparado para enfrentar as variações do cenário nacional e mundial, que ocorrem com bastante regularidade.

E, se além destas informações, você pretende trabalhar de maneira produtiva na internet, e o principal, lucrando alto com o mercado financeiro para viver com conforto e liberdade, você pode aprender a fazer um dia inteiro de trabalho render em poucas horas, basta conferir a vídeo-aula “O Dia de 3 horas”!

Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre isso…

Trabalhe apenas 3h por dia
Trabalhe apenas 3h por dia