Por causa do instável período de crise econômica e identidade profissional, milhares de brasileiros, sem muitas expectativas em suas jornadas, procuram opções no mercado de trabalho.

Deste modo, mudar de carreira profissional pode ser a escolha ideal para quem ainda achou satisfação no que faz.

Confira 7 passos para mudar de carreira profissional e ser bem sucedido

No entanto, a primeira ação a ser tomada, de acordo com especialistas, é compreender a origem desta insatisfação. Ter esse motivo bem esclarecimento é essencial, uma vez que auxilia no deste processo de transição. Afinal, uma mudança tão drástica não pode ocorrer somente porque se “perdeu a vontade”.

7 passos para mudar de carreira profissional

Portanto, quem está pensando seriamente em mudar de carreira profissional precisa confirmar se não se trata somente de uma etapa ruim ou ainda um péssimo relacionamento com as pessoas e a empresa em que se encontra.

Isso acontece muito mais do que imagina, sendo que o ambiente pode influenciar consideravelmente a sua opinião. Por isso, reflita se não se limita a uma falta de adaptação ao seu local de trabalho. Senão for apenas isso, esta na hora de encontrar novos rumos.

1 – Reserva financeira

A partir do momento que você tem certeza a respeito de mudar de carreira profissional, é preciso efetuar um planejamento financeiro de reserva. Isso ocorre porque você tende a regredir a um estágio de quem está começando no mercado de trabalho e deverá receber uma remuneração inferior.

Você deve contar com uma reserva financeira para facilitar seu recomeço profissional

Sendo assim, é recomendado que você efetue uma reserva antes de tomar essa decisão. Especialmente, se existem pessoas que dependem economicamente dos seus vencimentos, como pais ou filhos. Não se trata de uma operação simples, já que a reserva deve servir para 12 ou 24 meses.

2 – Avalie o mercado de trabalho

Antes de mergulhar em um novo cenário, também é necessário que você avalie o mercado de trabalho. Compreenda todas as chances reais que esse setor pode lhe render. Não adiante somente gostar do que fazer, é necessário conhecer a sua nova realidade.

Para que essa ação de mudar de carreira profissional seja bem sucedida, é efetivo se concentrar em algo que você se inspire, bem como ingressar em uma área que oferece novas possibilidades a curto prazo.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente mostrar algumas dicas para superar uma temporada de frustração na sua vida, mudando positivamente a sua rotina em todos os aspectos, dá uma olhada:

1 – 8 hábitos de pessoas de sucesso

2 – Descubra por que viver com menos coisas em nossas vidas

3 – Como ter um estilo de vida aventureiro?

3 – Foque em exemplos bem sucedido de transição

Uma ótima dica é trocar experiência com pessoas que também se sentiam frustradas e optaram por mudar de carreira profissional, principalmente, se coincidir as funções. Caso você não encontre ninguém com essa trajetória, basta trocar algumas ideias com um profissional do segmento pretendido.

Segundo os especialistas na área de recursos humanos, uma pessoa estabelecida na sua futura área é quem tem mais competência de indicar os meios para se ajustar aos novos desafios. Além disso, este cidadão também é o seu ponto de partida para construção de nova rede de contatos.

4 – Rede de contatos

Hoje em dia, o tal do “Quem Indica” (QI) continua em voga. E, a partir da ideia de mudar de carreira profissional, você deve começar a construir uma nova de rede de contatos para permitir o seu ingresso na nova área de atuação. Afinal, todos os contatos que você deve possuir remetem a sua antiga atividade.

Formação de rede de contatos é essencial para quem deseja mudar de carreira profissional

Apesar de esta ser uma questão bastante delicada, você não pode se esquecer desta necessidade e dar início ao processo de uma vez. Neste contexto, a ajuda pode vir de onde menos se espera, então, nada de descartar recomendações, dicas ou sugestões de redes sociais, amigos ou familiares.

5 – Aprenda muito e rápido

Em um período de transição de carreira também é de suma importância procurar pelo máximo de informações e conhecimento no menor espaço de tempo. Deste modo, você vai se enxergar novamente como um profissionalmente completo e se destacar da multidão em um período breve.

Você sempre pode recorrer a cursos de especializações no segmento em que deseja atuar, procurar por conteúdo online e até mesmo formações virtuais. Tudo auxilia na aquisição de experiência, conhecimento e novas ferramentas.

6 – Cuide da sua saúde

Outra indicação é tomar muito cuidado com a sua saúde e mental. E isso é um assunto bem sério. Você não tem noção exata de quanto tempo vai levar para reconquistar a estabilidade financeira devido a sua busca em mudar de carreira profissional.

Mudança profissional e instabilidade exige cuidados com a saúde física e mental

Deste modo, essa transição sempre exige muita força de vontade, concentração e sustentação emocional. Por isso, é ideal prestar atenção a qualquer sintoma diferenciado ou incerteza que esteja crescendo na sua mente. Não faz mal pedir ajuda, só não demore a reconhecer essa necessidade e procurar pelo suporte apropriado.

7 – Tenha certeza da sua decisão

No fim das contas, resolva mudar de carreira profissional apenas se você tiver plena certeza de que é mesmo isso que deseja, de que você tem a capacidade de atuar deste modo e, de fato, abandonar toda a sua trajetória atual.

É fundamental que você não se sinta arrependido de largar essa estabilidade e tudo o que já foi obtido. Neste caso, você deve se focar em uma única palavra para definir esse ato radical: persistência.

Tenha certeza antes de iniciar o processo e mudar de profissão. Reflita!

Provavelmente, a sua jornada de recomeço não será fácil e nem tão rápida quanto o esperado. Só que se você estiver totalmente confiante e certo de sua resolução, tudo tende a se acertar com o passar do tempo!

Procurar o que se ama fazer não é um gesto de retrocesso. Na verdade, a pessoa que tem a coragem para dar uma guinada tão significativa na sua trajetória profissional merece apoio, confiança e até mesmo servir de inspiração. Por isso, vá em frente e reconte a sua história com final feliz e bem sucedido!