De alguma forma, as pessoas acabam entrando em uma rotina em algum momento da vida. O próprio cérebro humano normatiza algumas funções, como respirar e os batimentos cardíacos, para que você não tenha que se lembrar de executá-las, mas isso também pode afetar ações do seu cotidiano. Basicamente, você entra em uma zona de conforto.

Você se acostuma a ir e voltar do trabalho pelo mesmo caminho, repete as mesmas ações, sente-se satisfeito com essa dinâmica e acaba reduzindo drasticamente as suas possibilidades. Especialmente, quando se trata de lidar com a sua criatividade e inovar em diversos aspectos profissionais e pessoais.

Sair da zona de conforto é libertador

Então, se você entende que sair da zona de conforto é essencial para voltar a ter o controle de sua vida, é preciso saber que terá que se esforçar para aprender, variar, planejar e encontrar outros caminhos que potencializem toda a sua capacidade.

Conceito de zona de conforto

A zona de conforto no trabalho e na vida pessoal tem a ver com um conjunto de ações, comportamentos e atitudes que um indivíduo se condiciona a assumir e que não provoca nenhum tipo de risco, receio ou ansiedade. Portanto, trata-se de uma circunstância em que ninguém se sente ameaçado.

É uma espécie de bolha de proteção do mundo real que defende a pessoa de fracassos, decepções e ilusões, porém também limita a própria experiência de vida. Por isso, mais do que descobrir como sair da zona de conforto é importante entender o que significa sair da zona de conforto e ter a certeza que se está disposto a fazer isso.

Por que sair da zona de conforto é essencial?

Abandonar a zona de conforto e mudar radicalmente o seu cotidiano não é simples. Ir além do que se está habituado e condicionado demanda ousadia, foco e coragem. No entanto, a consequência desse ato pode ser muito recompensadora.

Você cresce muito, aumenta as suas experiências, transforma-se em uma pessoa mais confiante e segura para atingir as suas metas. A partir desta guinada em sua vida, você já não sente medo diante de determinadas situações e consegue encontrar maneiras de explorar mais o seu potencial.

É evidente que abandonar o que se está acostumado pode gerar uma imensa sensação de inquietude e de perda do controle, só que isso é extremamente positivo. Quer saber mais? Vamos ao próximo tópico, porque lá a gente vai mostrar a você dicas de como sair de sua zona de conforto.

Dicas para sair da zona de conforto

Quando você abre mão do que já está adaptado e se projeta a atingir um nível superior, você está muito mais perto de ser a pessoa ou o profissional que deseja. E essa é a principal vantagem de abandonar a sua zona de conforto. Vamos ver algumas dicas de como abandoná-la?

1 – Reflita sobre a sua vida

Toda jornada de 200 quilômetros começa com um primeiro passo. Este é o mais difícil e o mais importante passo para sair da zona de conforto. Então, tente fazer uma análise a respeito de sua vida. Por exemplo, você pode começar a pensar: o que não lhe satisfaz mais?

Livre-se da zona de conforto de uma vez por todas usando a autorreflexão.

O que mais incomoda você a cada dia? Verifique essas perguntas e pense em uma possibilidade de modificar essa condição.

Se você se sente mal em seu emprego atual e não toma nenhuma atitude, não aguarde mais e mude de carreira. Um trabalho totalmente novo pode surgir, e você terá que decidir se segue na mesma posição ou se enfrenta uma nova possibilidade.

2 – Comece agora mesmo

Não fique retardando essa mudança, deixe de procrastinar. Comece agora mesmo e de onde você está. Afinal, você precisará começar de algum ponto. Portanto, o que pode ser feito a partir de onde você está? Selecione um projeto, um sonho ou um objetivo e mentalize o que deve fazer para torná-lo realidade.

3 – Defina metas mais desafiadoras

Vá um pouco além das ações às quais você já está totalmente habituado. Se você sempre quis aprender inglês, não perca tempo e matricule-se em um curso de idiomas. Estabeleça um prazo adequado para se preparar, mantenha o foco e siga em frente.

Desafie a si mesmo e saia da zona de conforto

Essa mentalidade desafiadora pode servir para melhorar o seu desempenho no trabalho, o seu relacionamento com as pessoas e até mesmo a sua qualidade de vida. Sair da zona de conforto exige algumas mudanças, abrace-as!

Antes que você vá para o próximo tópico, precisamos mostrar outros artigos que agregarão muito valor, tendo em vista que você já está tomando o primeiro passo para sair de sua zona de conforto.

1 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

2 – Vida mais feliz: 11 dicas de como ter uma vida mais plena

3 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

4 – Aumente o seu potencial

Você não precisa apenas se destinar a aprender o que pode melhorar o seu desempenho no trabalho. Ache tempo para se dedicar aos seus passatempos, exercícios, passeios ou para ter momentos de qualidade com a sua família.

Tudo isso é essencial para manter o seu bem-estar físico e mental. Não deixe de realizar algum sonho seu. Permita-se mais.

5 – Aprenda a lidar com os erros

Só erra quem realmente tenta. Por isso, não encare os seus insucessos como algo que não deveria ter acontecido, uma vez que são fundamentais para corrigir falhas e ter o êxito em um objetivo final.

Ninguém se torna um profissional ou uma pessoa melhor fazendo tudo certo sempre. Toda a evolução da humanidade é baseada em tentativas, erros e acertos.

6 – Desenvolva objetivos reais

Todo mundo deve ter sonhos, só que sonhar com objetivos surreais não vai facilitar essa conquista. Para concretizar as suas metas, é preciso manter os pés no chão, ter praticidade e também pensar nas mudanças necessárias para atingir esse patamar.

Por isso, planeje cada ação para que possa se aproximar do seu grande objetivo e utilize essa mentalidade para direcionar todos os seus passos.

Livros relacionados à zona de conforto

Se o exercício físico condiciona o seu corpo, a leitura aprimora a sua mente. E isso pode funcionar para acabar com a zona de conforto mental com uma seleção adequada de livros. Então, por que não levar em consideração o exemplo de um dos maiores líderes do Brasil?

Livros para sair da zona de conforto

Trata-se do treinador Bernardinho e de seu excelente livro “Transformando Suor em Ouro”, que fala de sua trajetória vitoriosa dentro do esporte e de diversos conceitos para vencer também no mundo corporativo.

Os títulos “O Poder da Energia” e “O Mensageiro Milionário”, de Brendon Buchard, também podem ser úteis para acabar com a sua zona de conforto mental. Buchard é um coach reconhecido mundialmente por reinventar a sua história depois de um fato marcante.

Por fim, a obra “Escolha Sua Vida”, da brasileira Paula Abreu, trata de crenças que limitam o seu potencial e de como romper essas barreiras para atingir a excelência. Sempre vale a pena adquirir conhecimento, e a leitura é uma das principais maneiras de conseguir isso. Boa leitura!