Rate this post

Quantas vezes você tentou integrar uma atividade importante à sua rotina, mas acabou desistindo pouco tempo depois e sem atingir os resultados esperados? Infelizmente, este hábito é mais comum do que se pode imaginar e é causado frequentemente pela falta de consistência.

Ser consistente é decidir fazer algo por um dia e refazer essa decisão todos os dias, incansavelmente, até conseguir alcançar o objetivo desejado. O significado de consistência vai ainda mais além e está diretamente ligado à ideia de “continuidade”, pois ser consistente é o que faz com que todas as nossas atividades, tanto pessoais, quanto profissionais, continuem seguindo o fluxo, até serem finalmente concluídas.

Portanto seja qual for tamanho do seu sonho: aquisição de uma casa, de um carro, poder fazer um curso importante, conquistar aquela promoção no trabalho, fazer uma viagem com toda a família ou até mesmo abrir um novo negócio – Aprender como ser mais consistente é sem dúvida, o diferencial que faltava para você transformá-los em realidade.

Mas o que é ser consistente de fato? Ser consistente é ter atitudes firmes e uma base sólida que condizem com o seu próprio discurso e comportamento. Para adquirir essa qualidade tão poderosa não há uma fórmula mágica e sim um processo que deve ser contínuo e sem interrupções bruscas que ameacem chegar ao resultado final.

Para que você se torne uma pessoa mais consistente deve desenvolver essa característica até ela virar um hábito. Manter a consistência nas suas ações também depende muito da escolha dos seus projetos, pois, se você decide fazer algo que não gosta, vai ser muito mais difícil sustentar uma postura consistente durante seu processo de conquista.

Por outro lado, se você se dedicar a desenvolver um projeto de que realmente gosta e, portanto se identifica, terá mais facilidade de colocar o significado de consistência em prática. Mas como saber se eu preciso ser uma pessoa mais consistente nas minhas atitudes?

No vídeo abaixo, o fundador do movimento freesider, Fagner Borges te ajuda a fazer essa reflexão e ainda dá sugestões de como ser mais consistente:

Gostou das dicas do Fagner Borges e quer mais? Veja agora 10 dicas interessantes que vão te ajudar a criar o hábito da consistência no seu dia-a-dia:

1 – Seja realista

A consistência é uma característica incrível e você definitivamente deve cultivá-la. Mas como qualquer outro hábito novo, pode levar algum tempo para ser desenvolvida, portanto seja condescendente com você mesmo, se por acaso falhar algumas vezes.

Seja realista durante esse processo de aprendizagem de como ser mais consistente, não crie um plano geral. Tentar ser mais consistente em geral é um objetivo grande demais. Analise e reflita sobre a sua vida e pergunte a si mesmo, quais são as áreas da sua vida que requerem mais consistência: trabalho? Relacionamento? Saúde? Dinheiro? E comece a exercitar essa qualidade em alguma delas.

Vale destacar que você não vai ser consistente 100% do tempo. Aprenda a ficar em paz com deslizes ocasionais em seus hábitos consistentes e não desista.

2 – Desenvolva a força de vontade

O significado de consistência anda junto com o significado de força de vontade. Isso quer dizer que mesmo depois que a consistência virar um hábito tão automático quanto escovar os dentes pela manhã – você deverá ter força de vontade.

Imagine que você estipulou que iria à academia todos os dias, logo ao acordar. Mas teve aquele diazinho que você acordou e pensou em trocar a academia por mais 40 minutos de sono. Certamente, você terá que ter uma força de vontade extra para conseguir sair da cama. Não é mesmo?

como ser mais consistente em 2018 1
O significado de consistência anda junto com o significado de força de vontade.

Para driblar deslizes como esse, tenha alguns truques. Se planeja praticar exercícios físicos pela manhã, por exemplo, deixe preparado na noite anterior o tênis e a roupa que irá vestir para ir a academia – e os coloque próximo da cama, de modo que você os veja, assim que acordar e levante-se da cama assim que o despertador toca, não seja boicotado pelos famosos “mais 5 minutinhos” .

Por falar em manhã, a força de vontade costuma enfraquecer ao longo do dia, conforme ficamos cansados. Assim sendo, tenha algumas tarefas ou atividades pequenas para resolver logo cedo e policie-se para não retomar hábitos ruins no fim da tarde.

Outra dica boa de manter a força de vontade e ainda ser mais consistente é buscar inspiração em alguém que alcançou aquilo que você deseja tanto fazer, e se cercar de pessoas que apoiam a sua vontade. E por último: não se convença de que será diferente amanhã. Trabalhe com que você tem agora, o seu momento atual, o seu presente.

3 – Aja de acordo com o que fala

O que é uma pessoa consistente? Ser uma pessoa consistente implica em agir de acordo com o seu próprio discurso. Você não pode ser inconsistente em seu comportamento e esperar ter coerência em outras partes de sua vida. Logo se você se propôs a fazer algo, aja de acordo com o objetivo que deseja alcançar.

Evite também fazer promessas que não poderá cumprir seja por inabilidade ou falta de tempo. Todos nós temos limitações e ninguém o conhece melhor do que você mesmo para saber quais são as suas.

4 – Elimine pensamentos negativos

O pensamento negativo acaba com a consistência e a força de vontade. Quando você pensa negativamente, fica menos propenso a agir de forma consistente.

Elimine pensamentos negativos 2
Um dos primeiros passos para se ter consistência é eliminar os pensamentos negativos.

Preste atenção aos padrões negativos de pensamento que podem ser obstáculos no futuro. Afirmações como: “eu não posso fazer isso”, “eu sou burro”,” não é para mim”, “ nunca acerto”, “ não nasci para isso”, “ sou um fracassado” -parecem inofensivos, mas podem atrapalhar a vida de muita gente.

Quando perceber esses padrões de pensamento negativo, ignore-os e escolha outros mais positivos ou neutros. Por exemplo, se você estiver pensando: “Eu não vou conseguir”, ignore esse pensamento ou substitua por “vou praticar até ficar bom nisso”.

5 – Defina metas específicas

Como ser mais consistente? As chances de elevar a consistência na sua vida serão maiores se você definir metas específicas. Essas metas irão ajudá-lo a se comportar de forma consistente e ainda ter algo porque lutar.

Pense em como quer usar o significado de consistência para atingir seus objetivos específicos. Por exemplo, se quiser ter um livro publicado, precisa ser consistente sobre escrever todos os dias, dedicar tempo para edição, entender o mundo editorial e enviar o manuscrito.

Você pode ter uma meta para cada área da sua vida, coloque todas numa lista e dê prioridade para a que julgar mais relevante ou simplesmente para as que precisam de atitudes mais consistentes.

Uma boa dica para quem está começando a estipular seus objetivos agora é definir metas Smart. As metas Smart (inteligentes) consideram 5 importantes atributos:

– S (Específico): O primeiro elemento para a construção de uma boa meta é considerar que ela deve ser específica. Fuja da abrangência, de más interpretações e especifique o máximo possível a sua meta.

– M (Mensurável): Depois de especificar sua meta, você deve ser capaz de mensurá-la. Logo responda as seguintes perguntas – Quanto é o resultado esperado da minha meta? Quanto tempo será necessário para realizá-la?

– A (Atingível): De nada adianta construir uma meta que é impossível de ser atingida, afinal ninguém quer ficar desmotivado ou fracassar na tentativa de incorporar o hábito de ser mais consistente e na conclusão do projeto em si. Portanto defina números que consiga atingir como quantidade e prazo.

– R (Relevante): Uma meta para ser relevante deve impactar sua vida pessoal ou profissional de modo que você consiga provar facilmente que ela trouxe algum tipo de resultado. Evite metas vazias, que não são relevantes e não levam a lugar nenhum.

-T (Temporal): Uma meta sem prazo é uma meta que nunca será batida! Sempre associe sua meta a um período de tempo que ela deve ser realizada. Se você seguir os passos corretamente, na própria etapa de definir a meta como mensurável você já terá definido um espaço de tempo para realizá-la.

No vídeo abaixo Fagner Borges reforça o uso da técnica Smart para alcançar seus objetivos:

6 – Opte pelo simples

O mundo não surgiu em 24 horas. Buscar grandes mudanças ou acontecimentos nessa velocidade é dar um grande passo para a desistência. Portanto a dica boa de como ser mais consistente é começar pelas coisas mais simples. Pequenas disciplinas repetidas com consistência todos os dias levam a grandes conquistas obtidas lentamente ao longo do tempo.

Não tenha tanta pressa, pois seja qual for a sua meta é pouco provável que ela se torne realidade da noite para o dia. Sendo assim, reflita a seguinte questão: quais os passos que você pode dar hoje, que conseguirá repetir amanhã, e que ao final de alguns meses representarão um resultado expressivo em suas realizações? Agora que você já tem uma breve noção, foque no agora e seja paciente.

Infelizmente passamos boa parte de nossas vidas sendo consistentes em coisas não saudáveis. Comportamentos, alimentação, pensamentos negativos, crenças limitantes e outros similares que parecem ser mais automáticos em nós, porque carregamos há anos pode gerar alguma impaciência no momento que decidimos mudar e atrelar o significado de consistência positiva aos nossos hábitos. Quando isso acontecer mantenha-se firme no seu propósito!

7 – Seja Grato

O que é ser uma pessoa consistente? Ser uma pessoa consistente é também ser uma pessoa grata. Portanto mesmo que as coisas não estejam indo como o esperado, faça uma boa leitura do que existe a sua volta no momento presente e que você pode agradecer.

Saboreie a vitória de ter conseguido superar cada etapa, de ter alcançado aquele objetivo por mais simples que ele seja. Você merece ser feliz nesse momento! Não adie sua felicidade para o futuro, dessa forma você se sentirá melhor, até mesmo para encarar algum conflito ou problema.

8 – Valorize o processo

Sabe aquele ditado conhecido “mais importante que a linha de chegada é o caminho que te levou até ela”. Pois é, ele faz todo sentido. Pois é durante o seu percurso que você vai amadurecer, progredir e criar sua consistência. Criar o hábito de curtir e valorizar o seu processo de crescimento tornará, comemorando cada pequena mudança tornará sua jornada rumo aos seus objetivos, muito mais prazerosa.

9 – Visualização crítica para manter a consistência

Como ser mais consistente? Reserve um tempo para fazer uma visualização realista do que considera obstáculos e contratempos no seu processo de conquista. Isso pode ajudá-lo a processar e avaliar as situações e ajudar a manter a consistência e objetivos, uma vez que você poderá encontrar várias maneiras de superar possíveis empecilhos que podem estar te impedindo de desenvolver tal habilidade.

A meditação é um ótimo recurso para fazer uma visualização crítica. Experimente meditar por pelo menos 15 minutos todos os dias. Sente-se em algum lugar em silêncio e respire profundamente. Enquanto respira se concentre na sua respiração. Se a sua mente começar a vagar, direcione a atenção de volta para a respiração lentamente.

10 – Tenha planos para o fracasso

Todo mundo comete erros. Não importa se você foi o melhor aluno da classe, se é o profissional mais dedicado do seu trabalho, você nem sempre terá êxito em todas as suas ações e precisa saber lidar com isso. Ter um “plano B” é uma ótima maneira de superar o fracasso.

Muitas vezes a razão pela qual as pessoas não conseguem manter a consistência é porque não se planejaram para as possíveis falhas. Acontece que falhas individuais significam muito pouco para o seu sucesso global. Por exemplo, se você teve o patrocínio ou a verba cortada para levar o seu projeto adiante e acredita pela técnica Smart que ele pode gerar bons resultados, descubra outro meio de financiá-lo.

Existe inclusive uma infinidade de alternativas que podem levá-lo ao sucesso sem torná-lo escravo do tempo e do trabalho. Faça o download gratuito do e-book com as 5 atitudes para ganhar mais trabalhando menos e veja como ter um “plano B” pode ser importante para suas conquistas pessoais e profissionais:

ebook ganhar mais trabalhando menos

Por fim, lembre-se que o significado de consistência não é igual ao significado de perfeição! Não sofra pelo que passou, concentre-se em melhorar cada vez mais, pois ser consistente é essencialmente uma questão de hábito que deve ser reforçado pela prática diária.