Como escolher um nicho lucrativo para o mercado de infoprodutos?
Vote neste post

Atualmente, o mundo digital está recheado de oportunidade para quem almeja trabalhar pela internet. Neste contexto, o mercado de infoprodutos se transformou em algo extremamente em voga para os empreendedores digitais. E você já pensou em como ganhar dinheiro com infoprodutos?

Oportunidades do mundo digital
O mundo digital está recheado de oportunidade financeira para quem deseja trabalhar pela internet

Isso acontece com a disponibilização de vídeos, seminários, e-books, palestras, softwares, aplicativos, podcasts, aulas, artigos, apostilas e outros materiais em plataformas virtuais. De fato, essa tendência já está assegurando o lucro de inúmeras companhias e pessoas que estão ganhando dinheiro na internet.

Com dedicação e conhecimento do seu público-alvo, é possível atingir bons resultados e aproveitar essa tendência do mercado sem a necessidade de investir pesado na venda destes artigos.

Basicamente, os infoprodutos, também conhecidos como produtos de informações, são itens intangíveis, para serem usados na tela de seu tablet, smartphone, notebook ou computador.

A grande sacada para faturar com este segmento é que o produtor tem o trabalho uma única vez e pode lucrar em cima disto infinitamente, ao mesmo tempo em que é viável lucrar com a divulgação destas mercadorias virtuais através de comissões nos programas de afiliados.

Ei, antes de seguir para o nosso conteúdo, baixe o nosso e-book com as 5 atitudes para você trabalhar menos e ganhar mais. Clique na imagem abaixo, e faça o download:

ebook ganhar mais trabalhando menos

Entenda o conceito de nicho

De maneira geral, um nicho de mercado é uma área do mercado com uma segmentação e uma sub-segmentação. O nicho é um assunto, um setor específico e voltado para atender as vontades e necessidades de um grupo de consumidores.

Portanto, quando um nicho é pouco explorado, e você entende como ganhar dinheiro com infoprodutos direcionados para este tema com estratégias apropriadas pode atingir uma margem de lucro alta devido a falta de concorrência.

E com relação aos sub nichos? Bom, este o sub nicho é um tema específico e que se encaixa com o tema escolhido. Assim você pode selecionar um nicho qualquer e quando vai dividindo encontra as suas subdivisões.

Como escolher um nicho online
Simplesmente nicho é um setor específico do mercado

Complicou? Nada melhor do que um exemplo prático para esclarecer tudo, não é mesmo? Considere o Nicho Saúde e Fitness, extremamente em alta nos dias de hoje. Os seus respectivos sub nichos podem ser: emagrecer, musculação, receitas saudáveis, massa muscular, musculatura definida, etc.

Deu para entender? Por causa disto, é essencial que o empreendedor opte por um nicho de mercado que tenha a ver com as suas características e habilidades profissionais, uma vez que a segmentação aumenta consideravelmente as suas chances de ganhar dinheiro com a internet.

Afinal, quem conhece profundamente o nicho no qual pretende investir tem facilidade para adotar as estratégias corretas, pode assegurar uma boa visualização, conquistar um público cativo e, consequentemente, alta margem de lucratividade sem a necessidade de investir muito.

Quais são as áreas mais lucrativas no mercado de infoprodutos atual?

Uma das principais preocupações para quem está descobrindo como ganhar dinheiro com infoprodutos talvez seja deve ser o produto a ser desenvolvido e, qual melhor maneira de comercializar esse item. Por isso, conhecer os segmentos em voga nos dias de hoje pode ser bem esclarecedor.

Neles, se encontram as peças que tem a ver com os objetivos e as necessidades de seu público-alvo. E, por tanto, esses produtos tendem a ser procurados e comercializados com muito mais freqüência.

De acordo com o o criador do movimento Freesider e empreendedor, Fagner Borges, os três grandes nichos para o mercado digital no momento se refere a Amor e Relacionamento, Dinheiro e Situação Financeira e Saúde e Vida Fitness.

Então, quem quer trabalhar na internet pode se interessar por estes setores, uma vez que são vertentes com potencial atemporal. É possível se dedicar a produção de produtos para auxiliar na perda de peso, programas de exercícios, dieta e alimentação para pessoas com intolerância e até os esportes podem ser encaixar nas categorias de Saúde e Fitness.

quais as áreas mais lucrativas do mercado digital
Apesar de existir nichos bem interessantes, é fundamental que você goste deste nicho e o domine.

E a crise foi imprescindível para voltar às atenções da população para a economia e a gestão do orçamento familiar. O brasileiro compreendeu que não é chato entender de planejamento financeiro, mas sim uma questão de sustentabilidade econômica nos dias de hoje. Temas sobre o mercado de carreira e empreendedorismo também se alinham nestes tópicos.

E trabalhar na internet também trata de questões do coração, já que infoprodutos sobre Amor e Relações vão sempre despertar a curiosidade de uma parcela dos consumidores através de itens referentes a sedução, romance, convívio, vida sexual e muito mais.

Isso significa que você precisa se limitar a estes três nichos em ascensão? É claro que não! Esses são os tópicos em alta no momento, só que é fundamental ficar atento a tudo o que acontece para não perder os assuntos mais comentados e se alinhar com as características do seu público-alvo.

A dica é sempre levar em consideração a Galeria dos Produtos mais Vendidos na Hotmart, pois esta é a principal plataforma de venda e divulgação de infoprodutos no Brasil. Fique de olho nas suas tendências, a fim de não deixar escapar novas chances de como ganhar dinheiro com infoprodutos.

Como avaliar se o nicho foi uma boa escolha?

O primeiro fator levado em consideração é: como ganhar dinheiro com infoprodutos neste nicho? Qual é a estratégia de monetização indicada ao seu projeto? Muitos empreendedores que estão engatinhando no mercado digital gastam mais tempo avaliando mercados para trabalhar do que a maneira de lucrar com eles.

A partir daí, você necessita de um plano de ação para conseguir levar tráfego para o seu nicho, já que sem visitantes não existe empreendimento e tampouco chance de faturar. Portanto, é necessário refletir sobre como chamar atenção das pessoas para a sua área de engajamento seja uma rede social, um blog, um site, uma plataforma ou um canal no Youtube.

como avaliar se você escolheu um bom nicho
Você precisa gerar tráfego para seu negócio, e assim poder mensurar o que está dando certo ou errado em seu nicho

A ideia de trabalhar SEO é bastante viável, sobretudo, com os mercados que estão mais desenvolvidos neste aspecto. A questão mais relevante para você perceber se o nicho é uma boa escolha é realizar uma avaliação da sua concorrência.

Então, a sua opção nesta primeira tentativa pode ser trabalhar com nichos nos quais os consumidores estão a fim de pagar para adquirir produtos ou materiais e a concorrência é pequena. Como fazer isso sem gastar absolutamente nada?

Fica aqui uma boa sugestão para quem ainda está pesquisando o que fazer para ganhar dinheiro na internet. Atualmente, você pode encontrar ferramentas gratuitas que providenciam uma excelente base de dados para mostrar se o seu nicho é lucrativo ou se já possui uma concorrência estabilidade.

Um bom exemplo é a Keyword Everywhere, uma opção sem custos e bem simples. Esta é uma extensão que trabalha com palavras-chaves e exibe o número de pesquisas feitas, quantos internautas buscam por estes termos todos os meses, algo determinante para definir o seu campo de atuação.

Vale a pena criar um infoproduto para um público menor?

Você já compreendeu a relevância de achar nichos de mercado que contem com uma boa quantia de buscas e que a concorrência não esteja solidificada. De fato, esta é uma das formas mais simples de como ganhar dinheiro com infoprodutos devido a chance de aproveitar todo o conteúdo e lucrar.

Então, quando você resolve atuar com segmentação vai alcançar clientes bem específicos com dores bastantes específicas. Consequentemente, você não vai ter a capacidade de registrar uma enormidade de visitas. Mas, esta é a chance de se tornar referência dentro de um segmento digital.

No entanto, a sua opção só vai se mostrar realmente assertiva se conseguir disponibilizar um produto de qualidade e identificado com o seu público.

Afinal, os clientes vão buscar por soluções para questões específicas e quando achando, consequentemente, não colocam empecilhos em pagar para resolver essa dificuldade. Então, você descobre exatamente o que fazer para ganhar dinheiro na internet.

Basicamente, você pode solucionar essa problemática por conta própria como o produtor ou achando alguém que já tenha desenvolvido essa resposta, construindo o contato com o público-alvo e comece a vender a eles de como um afiliado. Assim, você fatura com as comissões a cada indicação.

De acordo com o Serviço Apoio Micro Pequenas Empresas (Sebrae), este é um ponto que merece atenção. Tudo isso porque apostar nos nichos pode representar a chance para negócios de todos os portes. Mas, quando se está começando a segmentação permite uma ação mais eficaz e assertiva.

Desta maneira, você pode apresentar uma solução e não terá de disputar com grandes organizações que podem trabalhar com preços acessíveis. Essa competição puramente pelo valor do infoproduto é muito mais comum no mercado de massa, no qual a concorrência envolve grandes corporações.

Como funciona o entendimento do seu público-alvo no marketing digital?

como desenvolver um público-alvo para seu nicho
Entender bem o seu público-alvo é fundamental para o sucesso de seu negócio

De maneira geral, você necessita realizar um planejamento para ter sucesso na definição do seu nicho e, consequentemente, alcançar o seu público-alvo. A jornada da compra faz parte disto e é uma tática nas compras físicas e online.

Isso acontece porque cliente passa por um verdadeiro processo para estabelecer se vai comprar ou não o seu produto. Este procedimento pode ser separado em três etapas.

1 – Boca de funil

Nesta fase, você vai achar as pessoas que não buscam por uma resposta no seu produto por não terem ideia ainda do que necessitam, logo não têm a intenção de comprar.

Então, esses consumidores procuram no Google como solucionar o problema e, justamente, por isso esta etapa é chamada de boca de funil. Pois, o cliente está em um momento inconsciente de procura pelo seu produto.

2 – Consideração

Neste período, os consumidores já entenderam que você tem a solução e estão avaliando adesão a sua proposta de solução. É bem aqui que inicia a conversão com este cliente em potencial, visando a concretização da compra. 

3 – Fechamento

Todo mundo que quer ganhar dinheiro pela internet quer atingir esse nível a fim de que os clientes estejam dispostos a abraçar a sua solução. Em função disto, a competitividade neste estágio é gigantesca e é preciso tomar todo o cuidado no diálogo com seu público-alvo.

Pensando em estabelecer um método simples e sem muitos custos para atrair a sua cliente até este ponto, a sugestão é contar com as ferramentas para conhecer profundamente a sua audiência.

A sugestão é a AnswerThePublic.com, que se dedica a montar o perfil do seu cliente através de palavras-chave e as pesquisas nos buscadores. A partir daí, você pode descobrir em que nível está o seu usuário e fazer tudo para que ele percorra o funil até atingir o fechamento e gerar a conversão. Descobrindo como ganhar dinheiro com infoprodutos sem grandes investimentos.

É vantajoso trabalhar com mais de um nicho ou mudar o seu foco?

O nicho de mercado perfeito é aquele que permite a junção entre a sua grande vocação, o seu conhecimento prático e e as necessidades de um determinado grupo de pessoas. Este é o básico de como ganhar dinheiro com a internet e se sentir satisfeito com a sua nova realidade.

De fato, você consegue aproveitar o seu material para inúmeros formatos digitais e, assim, desenvolver muitos infoprodutos. Além disso, todos esses formatos possibilitam o seu trabalho com temas que sejam genuinamente do seu interesse.

como ganhar dinheiro com infoprodutos
Você até pode no futuro atuar em mais de um nicho, contudo é fundamental começar com apenas um nicho.

Mas, quando você tem interesses variados? Você até pode elaborar diversos projetos distintos, concentrando cada iniciativa em um nicho de mercado. Mas, o ideal é começar com um nicho. Vire referência, consolide o seu negócio e somente depois reflita sobre a possibilidade de se envolver com outros nichos.

Isso acontece porque na primeira tentativa, você ainda está assimilando como ganhar dinheiro com infoprodutos. Vai cometer erros, melhorar o seu relacionamento com o seu público e aperfeiçoar o seu plano de negócio. Agora, se fizer tudo junto, poderá se atrapalhar e perder todo seu capital.

Quem chegar primeiro em um determinado nicho tende a levar vantagem competitiva, assim, dê um passo de cada vez. Mas, se você falhou na sua primeira definição de nicho, sempre haverá a possibilidade de alterar a sua atividade de mercado um pouco mais a frente com calma e planejamento.

Descubra como ganhar dinheiro com infoprodutos agora mesmo!

Deu para perceber que a ideia de como ganhar dinheiro com infoprodutos pode unir perfeitamente a satisfação pessoal com fonte de lucro alto, certo? Então, se liberte da jornada desgastante e se aproxima do estilo de vida que sempre desejou agora mesmo, aprenda a como ter maior liberdade de tempo, trabalhando apenas 3 horas por dia. 

Acha isso meio que impossível? Dá uma olhada nesse encontro online e gratuito, e você vai entender como isso funciona:

Trabalhar pouco ganhar muito
Aula Online Gratuita