A intensidade de informação por variadas mídias e nos mais variados ambientes, aparece como um dificultador no processo de concentração e execução de tarefas. Por outro lado, as plataformas têm se adaptado para reverter essa situação, através de aplicativos para manter o foco.

O psicólogo Daniel Goleman em seu livro chamado Foco, afirma que a concentração é uma característica fundamental para o sucesso. E por esse motivo, quanto mais concentrado você estiver, melhor a possibilidade de usar suas habilidades da melhor maneira, independentemente de quais sejam.

aplicativos para manter o foco em 2018 1
A concentração é uma característica fundamental para o sucesso.

O autor reconhece a existência de três tipos de foco, o primeiro é o foco em nós mesmos, o segundo é o foco nas pessoas que convivem conosco e o terceiro é o foco no mundo a nossa volta, e os três tipos de foco interfere em nossas relações com o mundo e também com o trabalho.

Entender como você afeta o mundo e como ele afeta você, e manter todos os tipos de foco em sincronia é fundamental para alcançar o sucesso.

Independentemente se seu objetivo é um app para manter o foco nos estudos ou no trabalho é fundamental compreender também a importância de controlar sua mente. Saber como conduzir seus pensamentos, elevar sua mentalidade para saber o que você quer e onde quer chegar são fundamentais para estabelecer o foco necessário para suas atividades.

Todos temos a capacidade de pensar o que quiser, se quiser e quando quiser, pois, todas as coisas e pensamentos que aparecem em nossa mente foram postas lá por nós mesmos, ainda que não compreendamos a razão pela qual fizemos isso.

Estabelecer meta e manter o foco no trabalho apresenta algumas dificuldades, mas torna-se possível, a partir do momento que, você reconhece suas limitações e compreende que é possível reverter essa situação.

Controle da mente

Ficar à mercê de pensamentos nocivos e desestimulantes é muito fácil e todos já passamos pelo menos em algum momento da vida por uma situação como essa. Entretanto, podemos tomar as rédeas dessa situação e controlar os pensamentos que nos incentivam a ser melhores.

Isso quer dizer que você pode controlar e dominar sua mente, basta aprender e, principalmente, treinar como fazer isso. Administrar seu pensamento ajuda ainda mais na concentração, a ter foco no trabalho, a aumentar a produtividade e elevar os resultados.

A mente não difere o real do imaginário, por esse motivo, tantos especialistas acreditam no poder do controle da mente. Eckhart Tolle diz que “a causa primária da infelicidade não é a situação, mas nossos pensamentos sobre ela”. Ou seja, você é o responsável por administrar o grau de importância existente em cada acontecimento.

Isso quer dizer que, você tem a capacidade de se preocupar além do que era necessário, e por outro lado, você pode também, realizar mais do que pensava ser possível. Conhecer o potencial da sua mente te ajudará a dar ênfase ao que realmente é necessário e importante na sua vida.

Ter o controle da mente é um trabalho que deve ser realizado diariamente. No início pode ser comparado como um bloqueio, mas, com o tempo, você desenvolve a capacidade de se controlar. Empreendedores de sucesso compreendem a importância de conhecerem e cuidarem de si mesmos a fim de manter o foco no trabalho para auferir bons resultados.

Manter a energia em pensamentos produtivos, criar o hábito de praticar esportes, meditação e desenvolver a prática de executar um planejamento diário e cumprir com pequenas obrigações durante o dia contribuem para manter o foco no trabalho e em projetos maiores. Essas práticas diárias podem ser coordenadas com aplicativos para manter o foco.

Aplicativos para manter o foco

A tecnologia carrega consigo variados artefatos de distração, que disputam por atenção junto às atividades diárias necessárias. São notificações no Facebook, um comentário no Instagram, uma nova mensagem no WhatsApp, 10 ou 15 minutinhos para responder os e-mails, o tempo passa e ainda sim, muitas pessoas não percebem onde está o erro que provoca a falta de foco.

Por outro lado, a tecnologia apresenta soluções práticas de utilizarem que auxiliam a manter o foco e a organização. Existem variadas técnicas de concentração e para a organização do tempo, como por exemplo, a técnica de Pomodoro e a Lei de Parkinson. E há também os aplicativos para manter o foco que você pode usar no smartphone, computador e até online.  

Utilizar técnicas e ferramentas para diminuir a abstração, e ter mais controle do seu tempo gera resultados surpreendentes quando comparamos à produtividade. Ninguém é produtivo o tempo todo, por esse motivo o ideal é se conhecer o suficiente para perceber qual é o seu momento de maior eficiência para aproveitar ao máximo essa energia.  

Mas mesmo assim, é sempre bom ouvir algumas dicas de produtividade. Portante, deixa a gente te passar aqui algumas orientações do fundador do movimento freesider, o Fagner Borges:

Agora, saiba que os aplicativos para manter o foco, independente se é um app para manter o foco no trabalho ou nos estudos, funcionam como um esteio para você se concentrar e realizar suas atividades. Nem todos os apps funcionarão com você, cada pessoa se identifica com um tipo de aplicativo, e é natural. O importante é se conhecer, testar e encontrar o que mais se adapta ao seu dia.

1 – Rescue Time

Uma ferramenta bem interessante para freelancer, estudante, empreendedor e qualquer profissional que necessita ter mais foco no trabalho é o Rescue Time. Um software simples de produtividade que monitora todas suas atividades enquanto você estiver no computador.

Ele controla todas as atividades realizadas no computador, armazena as páginas onde você esteve, quanto tempo se dedicou a cada uma delas e oferece um resultado do seu dia para que você saiba onde tem dedicado ou perdido seu tempo quando está em frente ao computador. Os gráficos são gerados automaticamente a partir do primeiro uso do aplicativo.

O Rescue Time possui 3 versões, a free, a PRO e a Team Edition, ideal para empresas ou grupos de produtividade. A versão gratuita oferece ainda um trial de 15 dias para a versão PRO.

Cada site que você acessa deve ser classificado como uma das opções propostas pelo aplicativo. As alternativas de classificação são:

+2 para uma página muito produtiva

+1 para uma página produtiva

0 para uma página neutra

-1 para uma página que causa distração

-2 para uma página que causa muita distração

Após a pontuação de cada site o app para de permitir o acesso às páginas que são muito distrativas. O Rescue Time bloqueia o acesso a todos os sites e ferramentas classificadas com   -2. Há a possibilidade de desbloquear as páginas, mas o interessante é manter essa opção de bloqueio funcionando para se manter focado e produtivo.

Você pode ainda usar o app para manter o foco no trabalho para definir alertas em situações que você esteja muito ou pouco produtivo. Os alertas são programados como objetivos diários, assim que você determina quanto tempo tem disponível para ter acesso a informações pouco produtivas e quanto tempo você precisará para se manter concentrado e produzindo.  

2 – Forest

O esforço para manter o foco no trabalho ou no estudo é sempre maior do que quando voltamos a atenção para atividades de entretenimento, por exemplo. Há sempre uma exigência mental maior quando se trata de manter a produtividade.

Dentre variados aplicativos para manter o foco um que tem se destacado é o Forest. Este aplicativo chinês mesclou a dificuldade de concentração, foco e produtividade com a facilidade, diversão e bem-estar proporcionada por jogos em um app para manter o foco no trabalho.

aplicativo forest 2
O Forest é app chinês que mesclou a dificuldade de concentração, foco e produtividade, com a facilidade, diversão e bem-estar proporcionada por jogos.

O Forest é um jogo virtual que tem como proposta manter as pessoas longe do celular e o objetivo do jogo é que o usuário conquiste uma floresta. Isto posto, ao baixar o app para manter o foco nos estudos ou trabalho você deve estipular o período de tempo que você vai ficar longe do smartphone.

Você determina um tempo para realizar sua atividade que exige foco e define no aplicativo qual será esse prazo que você ficará sem utilizar o celular. A partir daí você não pode mais fazer uso do celular ou abrir qualquer aplicativo até que a contagem regressiva termine. É a oportunidade ideal para você se concentrar em seus afazeres.

Se após o tempo estipulado você conseguir se manter longe do aparelho, ganhará recompensas em forma de árvores para concluir sua floresta. Se for necessário utilizar o celular antes do previsto, você terá como consequência uma árvore devastada. É possível ainda compartilhar e se conectar com seus amigos no Facebook e participar de ranking.

O Forest assim como todo tipo de jogo se torna viciante e começa a fazer parte da rotina. O ideal é criar o hábito de programar o aplicativo para manter o foco sempre nos mesmos horários, para que seu cérebro também perceba o momento de concentração e produtividade.

3 – Wunderlist

Pode ser que, o que atrapalha sua falta de foco e produtividade não seja o período de tempo disperso pelas mídias, mas sim, o excesso de afazeres que você tem durante o dia e não sabe por onde começar.

O Wunderlist é um app para manter o foco no trabalho e principalmente em todas as atividades que devem ser realizadas em um dado período de tempo. Ele é um serviço em que torna possível estipular metas diárias e trabalhar uma de cada vez. O objetivo é manter à vista tudo o que deve ser feito considerando o tempo disponível e concluir tudo até o final do dia.

O aplicativo funciona através de pastas de atividades. Você adiciona às pastas tarefas, e conforme elas forem sendo concluídas é só apagar. O aplicativo permite escolher a data que a tarefa será realizada, possibilitando marcar a atividade para a semana ou o mês seguinte.

Um diferencial do Wunderlist em relação a outros aplicativos para manter o foco é que, ele recorda as atividades que não foram concluídas. Ou seja, mesmo que não tenha dado tempo de concluir a tarefa você não se esquece dela por completo, pois o aplicativo mantém a notificação da não conclusão.

A melhor maneira de utilizar esse aplicativo, obter o máximo de foco e produtividade é organizar o dia de maneira eficiente. Listar todo dia a noite as atividades que devem ser realizadas no dia seguinte dentro de uma respectiva pasta e também as atividades da semana que você já sabe que deverá ser feita.

Mantenha as tarefas e pastas organizadas, definindo uma pasta para cada tipo de atividade, por exemplo os afazeres do trabalho, tempo com a família, atividade física, enfim tudo de acordo com seu plano diário. O objetivo é apontar a tarefa, definir uma data, concluir e eliminar a pendência.

Foco e produtividade

A falta de foco pode ser também pelo excesso de atividades a serem realizadas e você não sabe por onde começar, ou quando, você começa a resolver várias coisas ao mesmo tempo e não conclui nada.

Além da organização é preciso avaliar o grau de importância para cada uma delas.

Lembrando que nós damos a importância que queremos para cada acontecimento, nesse caso, é preciso se distanciar um pouco da situação e avaliar o grau de importância dos afazeres e começar a classificá-los pela urgência.

Todos esses aplicativos para manter o foco funcionam em todas as fases da vida e em qualquer período do dia, independente se você está em um ambiente corporativo ou em casa. Mas, para que haja sucesso e produtividade no ambiente profissional é necessária a harmonia em todos os âmbitos da vida.

Um dia tem o mesmo tempo para todos, mas alguns conseguem ser mais produtivos que outros. Como conseguem essa façanha? São organizados e focados, e o resultado disso é alta produtividade em menos tempo e esforço.

Estar consciente de que você tem a capacidade de fazer seu dia ser mais produtivo já é um ponto positivo, o principal, porém, é reconhecer o que te deixa improdutivo e como é possível aumentar a produtividade.

Você pode aproveitar muito mais do seu tempo trabalhando menos e produzindo muito mais. O dia de 3 horas é um ótimo exemplo de como conseguir foco e produtividade. É uma aula online e gratuita que te ensina como é possível fazer com que 3 horas diárias signifique tanto quanto um dia inteiro de trabalho.

Trabalhe apenas 3h por dia
Trabalhe apenas 3h por dia