Rate this post

A sua vida não precisa ser apenas trabalhar, pagar as contas e sobreviver”. Provavelmente, você já deve ter ouvido esse ditado por aí, não é? A questão não é apenas de levantar e se deslocar ao seu serviço diariamente, mas ter essa vontade. Como? Que tal umas dicas de se motivar no trabalho?

Mesmo que você se sinta muito realizado na sua atual função, é necessário renovar as metas de tempos em tempos, não é? Alcançar novos horizontes, traçar objetivos ousados ou projetar a reação após a pior crise econômica da história.

 

Como trabalhar a automotivação no trabalho?
Como trabalhar a automotivação no trabalho?


Mas, como fazer para ter disposição, força de vontade e criatividade para isso? O ponto positivo é que a motivação pode partir de você. Isso mesmo! Tudo depende de como você encara a sua rotina atual. Ou seja, se enxergar o copo meio cheio ou meio vazio!

7 dicas de se motivar no trabalho

Eventualmente, todo mundo vai precisar parar, refletir e revisar o que lhe motiva no seu ambiente de trabalho. Desde executivos altamente remunerados, atletas mundialmente reconhecidos ou jovens no primeiro emprego. Todo mundo necessita lembrar o que lhe move eventualmente.

Caso contrário, a pessoa acaba renunciando a sua atividade profissional. Por exemplo, você já deve ter comemorado algum gol marcado pelo atacante Adriano “Imperador”, não é? O jogador passou por São Paulo, Flamengo, Inter de Milão e vestiu até a camisa da Seleção Brasileira na Copa de 2006.

 

Adriano jogador de futebol que não tinha motivação no trabalho
Adriano jogador de futebol que não tinha motivação no trabalho


No entanto, Adriano desistiu precocemente de sua carreira. O primeiro choque ocorreu em 2006 com o falecimento de seu pai. Ele se apresentou acima do peso a Seleção Brasileira antes da Copa e foi duramente criticado pela imprensa brasileira.

A partir daí, a carreira viveu altos e baixos. Ele ainda passou por São Paulo, Roma, Corinthians, Flamengo e Atlético-PR. Abusando do álcool e dos atos de indisciplina, ele teve seu contrato suspenso com o clube paranaense em abril de 2014. Desde então, ele nunca mais atuou profissionalmente.

Adriano chegou a se aventurar no futebol norte-americano, mas sem sucesso. Ele optou por abrir mão do glamour, a exposição e a pressão da vida de jogador profissional para estar entre os seus amigos e familiares no Rio de Janeiro. E, muita gente fala que ele poderia ter sido muito maior do que foi.

Fica claro que é preciso sempre encontrar frases e dicas de se motivar no trabalho, não é? Embora Adriano tenha excelentes condições para se manter sem depender do salário como atleta, ele deixou de construir uma história ainda mais espetacular nos gramados. Você não gostaria de ir além?

1 – Mantenha um bom relacionamento no local de trabalho

A primeira das dicas de se motivar no trabalho é manter os problemas particulares na sua casa. Sim, é necessário fazer um tremendo esforço e se livrar destas questões antes de bater o ponto no seu serviço. Essa é uma forma de criar uma atmosfera agradável para colegas e cliente.

Procure ser um colega ativo, simpático e educativo com os seus companheiros de trabalho. Não deixe que o seu setor seja tomado pelas fofocas, as intrigas e as picuinhas. Não contribua com essa postura tão pouco profissional e que pode minar completamente o convívio de todos.

 

Colegas de trabalho interagindo entre si
Colegas de trabalho interagindo entre si


Afinal, todo mundo terá de passar oito horas por dia e 44 horas por semana naquele recinto, não é? E mesmo que você trabalhe com visitas e não permaneça ali o tempo inteira, tente se mostrar aberto e disponível aos demais. Esse é o primeiro passo para contribuir com a harmonia durante o expediente.

2 – Crie objetivos reais para curto, médio e longo prazo

Outra das dicas de se montar no trabalho é estabelecer objetos coerentes. Sendo assim, você pode começar por dividir a meta do ano, semestre ou mês em pequenas etapas de acordo com a sua realidade.

Isso porque não existe nada mais desanimador do que não atingir o objetivo dentro do prazo esperado. E, determinadas vezes, você pode se cobrar por questões que estão totalmente fora do seu alcance e em curtos espaços de tempo.

Por isso, é indispensável sempre traçar intuitos bem reais a curto, médio e longo prazo. Essa é uma atitude que proporciona desafio e motivação ao mesmo tempo. Você sabe que terá uma recompensa se colocar tudo em prática de forma bem sucedida e não ficará estagnado (a) na zona de conforto.

3 – Aprenda que falhas são comuns

Ninguém gosta de errar, especialmente, em um momento muito turbulento no mercado de trabalho. Entretanto, você precisa se conscientizar que problemas, passos em falso e falhas vão acontecer mais cedo ou mais tarde.

Essa não é uma das melhores frases de motivação no trabalho, só que é uma lição a ser absorvida e lembrada esporadicamente. Atingir o topo de seu nicho demanda que você supere obstáculos ao longo do trajeto, não é?

E, querendo ou não, falhas serão realizadas até chegar lá. Ao invés de desanimar e desistir tudo, utilize esses contratempos como chance de crescimento. Profissionais animados acham em seus erros, a oportunidade de descobrir novas alternativas e se fortalecer para o futuro.

Já que citamos frases de motivação no trabalho, o refrão da música “Perdendo Dentes” do grupo Pato Fu se encaixa perfeitamente nessa questão:

“As brigas que ganhei,

Nenhum troféu como lembrança

Pra casa eu levei

As brigas que perdi,

Estas sim, eu nunca esqueci”

4 – Solicite feedback regularmente

Para saber como você está se portando no trabalho, é essencial receber algumas avaliações, não é? Por isso, outra das dicas de se motivar no trabalho é solicitar ao seu gestor, superior ou empregador algum tipo de feedback.

Ao ser avisado no que precisa se concentrar e aperfeiçoar, é muito mais simples, não é? Assim, você consegue superar os obstáculos e finalizar as suas funções com eficiência, competência e agilidade.

 

Conversa com colegas do trabalho para gerar motivação
Conversa com colegas do trabalho para gerar motivação


Isso porque nem sempre a gente tem a capacidade de notar o que está fazendo de modo errado. Portanto, escutar as recomendações do seu líder oportuniza um crescimento significativo nas próximas tarefas.

Quando o chefe comunica como você tem executado as suas atribuições e o quanto está colaborando para o sucesso da companhia, você tende a se sentir muito mais motivado. A partir daí, é possível renovar as energias e ter aquela vontade de “vestir realmente a camisa”, sabe?

Desta maneira, o colaborador compreende que o seu esforço tem feito a diferença e está sendo visto. Afinal, nada mais recompensador que o reconhecimento, não é? Isso é bastante gratificante e faz com que se sinta parte do time!

5 – Busque se atualizar

Nos dias de hoje, a motivação é muito importante. Só que não resolve todo o problema quando você não sabe o bastante para render adequadamente na sua função. E essa desatualização pode ocorrer da noite para o dia.

Os equipamentos, as exigências e os dados mudam rapidamente e não dá se dar ao luxo de sentar na mesa e relaxar. É fundamental se manter por dentro para fazer a diferença no seu local de trabalho.

Como fazer isso? Outra das dicas de se motivar no trabalho é renovar o conhecimento por conta própria. Você pode conseguir isso assistindo aos jornais, monitorando os fatos na internet, lendo livros ou artigos do seu campo e integrando grupos que debatem temas relacionados a sua função.

 

Dicas de se motivar no trabalho
Dicas de se motivar no trabalho


E não para por aí! Dá para efetuar cursos para se aperfeiçoar, estudar novos idiomas e voltar a academia. Nunca pensou em fazer uma pós-graduação, mestrado ou especialização? E por que não abraçar a comodidade do ensino à distância (EaD)? As novidades sempre trazem inspiração e motivação.

6 – Celebre as suas vitórias

Confesse, você adora comemorar uma grande conquista, não é? De fato, essa não é apenas uma das dicas de se motivar no trabalho, bem como uma verdadeira necessidade. É preciso vibrar cada vez que se atinge um objetivo!

Sendo assim, vibre com o seu sucesso. Faça festa e se permita nesse momento. Procure se presentear com mimos que tenham algum tipo de significado para você. Porque você merece mesmo, não é?

É claro que você não deve se exceder neste período de felicidade. Saboreie esse gostinho de vitória, parabenize os seus colegas se a realização envolver uma equipe e aproveite para relaxar. Mas, sempre lembrando que isso passa. Tudo passa… Tanto os erros, quanto os acertos! E siga em frente!

7 – Relevância de suas tarefas

As dicas de se motivar no trabalho começam a mostrar o seu poder de realização quando você nota que está chegando lá. Ou seja, você começa a perceber que o seu empenho, planejamento e conhecimento estão lhe fazendo progredir. E, obviamente, concretizando os seus principais projetos.

No entanto, nada é mais devastador do que trabalhar dia após dia e não saber o que está realizando. Caso você esteja se sentindo abalando, tente fazer o seguinte: no final de cada dia ou semana, monte uma lista do que você tem feito. Provavelmente, você conta com uma lista do que tem a fazer, né?

Pois é, o objetivo desta é o oposto: mostrar o que você já concluiu. Isso mesmo! Você anotará tudo o que conseguiu fazer no dia ou na última semana. Para ter uma injeção de ânimo, coloque essa lista em um local bem visível!

Outra possibilidade de seguir empenhado é saber que o trabalho que está sendo feito representa a diferença para alguém. E, a influência que você gera nos consumidores é valorizada tanto pela companhia quanto por seus parceiros de negócios.

Quando você não está notando isso, é preciso ir além. Você pode elaborar relatórios semanais para descobrir até onde está alcançando. Ou então, a sua companhia pode descobrir a despesa de compra de consumidores e achar formas de aprimorar os elementos do seu serviço.

 

Análise de resultados para motivação no trabalho
Análise de resultados para motivação no trabalho


Vale salientar que a motivação não é algo que está longe de você e tampouco precisa ser uma dor de cabeça para o empregador. Basta se mostrar aberto a premiar o esforço de todos a fim de que tenham o orgulho de “vestir a camisa da empresa”. 
A partir daí, a tendência é que tudo flua de maneira natural e você consiga render muito mais. 

5 frases de motivação no trabalho

A última parte deste pacote de dicas de se motivar no trabalho é sempre ter uma frase, lema ou inspiração para lhe impulsionar para frente. Buscando o novo projeto. Tentando melhorar a cada dia. Quer conhecer alguns exemplos de dicas de se motivar no trabalho? Vamos lá?

1ª frase

“Existe um momento na vida de cada pessoa que é possível sonhar e realizar nossos sonhos… e esse momento tão fugaz chama-se presente e tem a duração do tempo que passa”. (Mario Quintana)

Ficar postergando os seus afazeres nunca é produtivo e pode até envenenar o seu rumo ao sucesso. O primeiro passo é sempre o mais complicado, bem como o mais importante.

2ª frase

“O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” (Albert Einstein)

Provavelmente, você já leu ou ouviu essa frase, não é? Este é um dos mais lemas mais famosos do planeta e um raciocínio extremamente simples. Então, vamos fazer acontecer?

3ª frase

“Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta.” (Mary Kay Ash)

Nunca é tarde demais para realizar. A fundadora da mundialmente reconhecida marca de produtos cosméticos conseguiu mudar totalmente a sua vida aos 45 anos após sair de seu antigo serviço por machismo.

4ª frase

“Coloque seu coração, mente e alma até mesmo nas menores coisas que você fizer. Esse é o segredo para o sucesso.” (Guilherme Ávila)

O que você fez hoje trouxe satisfação profissional? Se a resposta for negativa, é preciso repassar a sua dedicação profissional. Tente, inove e refaça seus passos até encontrar sentido no seu trabalho diário. O esforço vale a pena!

5ª frase

“O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível”. (Max Weber)

A questão aqui é muito simples: o impossível só perdura até que alguém torne possível. Este é o conceito básico para alcançar o sucesso, apesar de todas as dificuldades. Ouse ir além!