Trabalhar em casa com o próprio negócio é uma alternativa almejada por muitos. A satisfação de ganhar dinheiro em casa e ao mesmo tempo estar perto da família é insubstituível.

O ponto crucial para quem quer trabalhar em casa é a divulgação bem-feita das habilidades e expertises. Elas elevarão o perfil do profissional.

Para ter boa demanda de serviços, é necessário demonstrar que você faz bons serviços. E a melhor maneira disso acontecer é criando um portfólio exemplar.

Para a contratação de um serviço que será realizado online, o foco do contratante não está voltado para os níveis de formação do profissional, mas sim, para a experiência e os trabalhos por ele já realizados.

Diferentemente de um currículo tradicional, baseado em teoria, que consta informações de cursos e formações, com o portfólio é possível avaliar a capacidade e as aptidões do candidato.

O que é um portfólio?

A palavra se origina de “pasta para levar documentos” e é um instrumento de documentação que surgiu no campo da arte e arquitetura para recolher, selecionar e ordenar amostras da trajetória profissional, ao mesmo tempo em que era possível conhecer o trabalho de maneira global.

O portfólio se baseia no conceito de acompanhar o crescimento, aperfeiçoamento e a forma como são atingidos os objetivos de aprendizagem e resultados esperados.

Um portfólio é uma ferramenta essencial para divulgação e comprovação da excelência do seu trabalho.

O portfólio profissional é um conjunto dos melhores trabalhos já realizados pelo profissional. É como uma vitrine usado para apresentar as experiências, qualidades e capacidade produtiva.

Pela análise do portfólio o recrutante observa se o candidato domina as técnicas necessárias para atender as exigências do cargo oferecido.

Tipos de portfólio

O portfólio pode ser físico, em formato de arquivo PDF ou online. O primeiro é a versão impressa dos melhores trabalhos, porém não é possível ser utilizado por quem usa a internet para oferecer seus serviços.

O formato PDF possibilita organizar várias páginas com diferentes projetos em um mesmo arquivo, que será enviado ao interessado por e-mail.

O terceiro tipo de portfólio é o mais indicado para quem trabalha em casa e quer se destacar como freelancer, já que é o meio mais moderno de se apresentar e além disso é simples manter a atualização do projetos.  

Existem várias plataformas de portfólio online, mas antes de conhecer algumas delas é importante saber que, com algumas dicas úteis é possível deixar o portfólio mais profissional.  

1- Organização.

Organização é a palavra de ordem para tudo. Ainda que o número de trabalhos já realizados seja pequeno, é preciso ter muita atenção e ser cuidadoso para que o material esteja com a apresentação correta. Dedique-se!

Tenha um limite determinado para o fim da montagem do portfólio. Estabelecer uma meta ajuda a concluir o projeto dentro do prazo e evita deixá-lo para depois ou, quando precisar, não terá a seleção de trabalhos pronta.

A organização não se limita ao processo de construção do portfólio, a pasta de trabalhos também deve refletir isso. Deve ser bem estruturado, limpo e claro, apenas com as suas melhores peças.

A qualidade dos trabalhos fala mais alto do que a quantidade. Identifique os critérios indispensáveis que devem estar presentes nos projetos.

2 – Seja direto

Assim como a organização do trabalho é importante, ser direto é fundamental. Tenha em mente que o recrutador ou o cliente em potencial não têm muito tempo para perder.

O portfólio online é para aguçar a curiosidade de quem está do outro lado, para que essa pessoa faça contato com o profissional ou um convite para uma entrevista. Por isso, não é necessário expor o trabalho todo, só uma prévia.

3 – Apresentação

Uma boa apresentação torna-se responsável por conectar o potencial e o diferencial do profissional de maneira clara e interativa com o cliente.

É importante que o portfólio tenha um visual profissional e esteja de acordo com a imagem que se deseja transmitir. A foto é um dos principais elementos do perfil, pois ela impõe uma mensagem instantânea sobre você e seu trabalho.

As opções de imagem para identificação da pasta são variadas, porém duas delas são mais indicadas para elevar o nível do portfólio: foto pessoal ou imagem da marca.

FOTO PESSOAL

Ao optar por utilizar uma foto será necessário alguns cuidados básicos.

– A foto deve transmitir seu profissionalismo. Não é necessário terno e gravata, mas evite óculos escuros e outros acessórios descontraídos.

– A foto deve ser de boa resolução, uma foto com a resolução baixa transmite amadorismo.

– Utilize foto recente e sorria.

– Não utilize fotos recortadas, principalmente se nela aparece mãos ou ombros de outras pessoas.

– Faça uma foto exclusiva para o perfil, se possível invista em um fotógrafo.

MARCA PESSOAL

Quando o profissional quer trabalhar e ganhar dinheiro em casa e ter seu trabalho reconhecido, mas não se sente à vontade em aparecer o mais indicado é que seja criado um logotipo.

Assim como a foto pessoal, a utilização de uma marca pessoal também deve ser por uma imagem com boa resolução, ela também representa a qualidade do seu trabalho.

Uma identidade visual desenvolvida com cuidado e através de pesquisa aprofundada agrega credibilidade e originalidade ao serviço.

O ideal é que a marca seja desenvolvida por um profissional, mas com a ajuda de alguns sites, é possível você mesmo criar um logotipo.

Sites para desenvolver uma marca

  1. Canva – Crie um logotipo personalizado com o editor online do Canva. Com mais de cem templates para editar e personalizar em apenas alguns cliques o logotipo vai estar pronto em minutos. Basta fazer upload das suas próprias imagens ou elementos gráficos, usando a ferramenta simples de arrastar e soltar do Canva, e depois editar as cores e adicionar o texto.

Registre-se no Canva e comece a criar o seu próprio design de logotipo. Selecione seu layout preferido na  biblioteca de templates. Faça upload das suas próprias imagens ou escolha entre os elementos gratuitos do Canva. Ajuste suas imagens, edite o texto ou adicione filtros. Salve e compartilhe.

  1. Freelogo Design – é um criador e gerador de logos gratuito, que permite empreendedores de pequenas e médias empresas criarem logos profissionais em poucos minutos. Porém, é necessário pagar para ter o logo em alta resolução.

A interação no Freelogo é simples. Insira seu nome ou o da empresa. Escolha um design entre os milhares logos gratuitos do editor. Personalize seu logo modificando a cor, a forma e a fonte. Baixe o logo gratuitamente.

  1. Logaster – Um serviço online universal, é um designer em tempo integral. Logaster ajuda a criar e editar logo, estilo corporativo e itens da marca a qualquer hora. Cria automaticamente logo e em poucos minutos oferece variações em que é possível comparar as versões. Os trabalhos salvos ficam sempre disponíveis.

Gratuitamente é possível criar inúmeras variações de designs de logos. Compartilhar, comparar e opinar sobre os logos que foram criados. Fazer o download da logo em baixa resolução.

Ao pagar a versão premium é liberado o acesso à criação e edição de logos em alta resolução. Pode desenhar e criar novos produtos automaticamente e criar o design necessário em apenas alguns minutos.

Como criar um portfólio?

O portfólio online é a melhor maneira para mostrar seu trabalho, fechar negócio e ganhar dinheiro em casa. Por isso é importante conhecê-las para definir qual a plataforma ideal para hospedar sua pasta.

São inúmeras as opções, porém 3 plataformas se destacam na execução de um portfólio de sucesso. São elas

Carbonmade

Carbonmade é um dos mais tradicionais e mais conhecidos sites criadores de portfólio, foi a primeira plataforma de portfólios que se tornou popular no Brasil e facilitou o modo de ganhar dinheiro em casa.

É muito intuitivo, leve e rápido. É também bem construído e otimizado para buscas, questão extremamente importante para o profissional aparecer melhor posicionado nos resultados do Google.

Carbonmade é um dos mais tradicionais e mais conhecidos sites criadores de portfólio

Para iniciar a montagem é preciso realizar o cadastro na plataforma e escolher a versão de uso. A opção free permite 5 projetos e 35 imagens.

A plataforma é bem didática e vai dando o passo-a-passo durante o processo de construção da pasta.

A personalização da página, escolha de cores, fontes e layout do portfólio, será feita ao final da criação dos projetos.

O ponto negativo do serviço é sua limitação em layouts, por não oferecer muitas opções de templates na versão gratuita.

Ao adquirir a versão paga, entretanto é liberado inserir mais imagens e categorias.

PortfolioBox

Portfoliobox permite criar o próprio portfólio online e ganhar dinheiro em casa. Gerir galerias, comércio eletrônico, blogues e outros. É bem completo mesmo em sua versão gratuita e sem anúncios.

Permite até 50 imagens e a escolha entre diversos layouts diferentes para seu portfólio.

Um dos diferenciais é que com o portfoliobox não é obrigatório utilizar um tema padrão. Assim, todos os perfis são únicos e refletem a personalidade do trabalho. 

Portfoliobox permite criar o próprio portfólio online e ganhar dinheiro em casa.

Na versão paga, ele oferece muito mais que apenas uma vitrine. Inclusive permite a criação de um e-commerce junto com portfólio, entre outras funcionalidades bem interessantes que possibilita não só uma, mas várias maneiras de ganhar dinheiro em casa.

O alojamento na web está incluído o nome de domínio na conta PRO e possuem servidores a nível mundial. Garantindo que o site web de portfólio online carregue rapidamente independentemente da origem dos seus visitantes.

Adobe portfólio

Gratuito para todos que tem a conta da Adobe ativa, otimizado para apresentar trabalhos de maneira criativa é possível incluir galerias ilimitadas, personalizar páginas e controlar todos os aspectos do design, conteúdo e estilo.

Além dos variados layouts, eles ainda são flexíveis à customização. São ainda, responsivos a todo tipo de tela.

Personalizar é a principal característica da plataforma que permite personalização da URL, acompanhamento do Google Analytics e proteção das páginas por senha.

Gratuito para todos que tem a conta da Adobe ativa

O Upload do trabalho pode ser feito direto no portfólio que automaticamente será sincronizado ao Behance. No entanto,para que isso aconteça é preciso ativar essa opção no momento da publicação.

A sincronização acontece em publicações realizadas no portfólio ou no Behance somente para trabalhos. As páginas personalizadas não são sincronizadas.

Ter o portfólio bem elaborado é o primeiro passo para alcançar sucesso trabalhando em casa e  a divulgação das pastas é que farão toda a diferença.  

Divulgação do portfólio

Behance

Site amplo que pode ser usado para criar portfólio, mas também funciona como uma rede social de profissionais. Possui mural de vagas para pesquisa de oportunidade.

Sendo assim, independente de qual plataforma será utilizada para criar o portfólio oficial, ter um perfil no Behance enriquecerá ainda mais os contatos e as inspirações.

Site amplo que pode ser usado para criar portfólio, mas também funciona como uma rede social de profissionais.

O ponto forte dessa plataforma network. Ela possibilita o primeiro contato com clientes, inclusive oportunidades com estrangeiros. Já que há inscritos do mundo inteiro.

Além de divulgar o trabalho, procurar por inspirações e oportunidades, o site ainda oferece uma função de feedback. Com o botão de avaliação e comentário é possível receber e sugerir alterações e melhorias dos projetos.

No site são avaliados os trabalhos de cada área e os mais relevantes recebem um selo de aprovação. Em destaque e mais valorizados ficam os portfólios que possuem o símbolo, consequentemente aparecem mais.

O site é intuitivo e simples de ser usado. A inscrição no site consiste em preencher alguns dados e em instantes a conta já estará disponível.

Escolher as opções de interesses é fundamental para que o feed fique mais personalizado. Editar o perfil e completar com informações e contatos para o recrutador é parte indispensável no processo.

Através do editor de projetos é feito upload de arquivo e quando necessário pode acrescentar um texto sobre o trabalho.

O sistema de buscas funciona a partir de tag, desta forma, indicar quais são as áreas de atuação e acrescentar tags aumentará as chances do projeto ser encontrado.  

Após a publicação será gerada uma URL que pode ser personalizada nas configurações da conta. 

Dribbble

O Dribbble funciona apenas enquanto sistema de convites, que são distribuídos de tempos em tempos para seus os usuários, limitando assim a quantidade de perfis e mantendo um certo grau de qualidade dentro da plataforma.

Para conseguir ser um player e postar os trabalhos é necessário ser convidado por um usuário que já faça parte do site. Eles geralmente disponibilizam convites, mas para conseguir o interessado deve passar por um teste.

Dribbble funciona apenas enquanto sistema de convites, que são distribuídos de tempos em tempos para seus os usuários

Os players criam algumas regrinhas básicas para quem quer concorrer ao convite, na maioria dos casos é somente enviar o portfólio por e-mail para ele e seguir as redes sociais.

Na plataforma, profissionais das diversas áreas da criação postam seus melhores trabalhos, além de “curtir” e twittar sobre o trabalho, os visitantes podem postar comentários sobre os materiais expostos. É uma inesgotável fonte de inspiração.

Tanto o Behance quanto o Dribbble permitem que o trabalho postado no portfólio atinja mais pessoas de maneira totalmente orgânica, através do uso de tag.

Quando o portfólio é vinculado a uma dessas plataformas, cada vez que um cliente tagar sobre uma área específica, os trabalhos relacionados a ela serão mostrados.

A maneira de divulgação correta do portfólio, portanto, aumentam as chances do profissional de conseguir uma boa oportunidade de trabalhar e ganhar dinheiro em casa.

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