Interessado ​em meditação, mas não sabe por onde começar? Neste post vamos dar todas as informações para você começar hoje mesmo a prática de meditação para iniciantes.

Os princípios básicos da meditação – relaxamento e respiração – podem ser difíceis de dominar, ainda mais, diante da nossa vida agitada, mas se você é capaz de encontrar apenas alguns minutos por dia, isso é tudo que precisa para começar.

Os princípios básicos da meditação são o relaxamento e a respiração.
Os princípios básicos da meditação são o relaxamento e a respiração.

A meditação é uma abordagem para o treinamento da mente, semelhante à maneira que a aptidão é uma abordagem para a formação do corpo. Mas existem muitas técnicas de meditação.

É extremamente difícil para um iniciante se sentar por horas e não pensar em nada, mas em geral, a maneira mais fácil para começar a meditar é, concentrando-se na respiração “mente vazia.” – Um exemplo de uma das abordagens mais comuns para a meditação: concentração.

5 dicas fáceis para iniciantes

Você precisa ter em mente que são necessários apenas de 5 a 10 minutos por dia para começar com a meditação:

1- Estar confortável em um lugar calmo

É muito comum as pessoas buscarem por técnicas de como meditar deitado, mas a posição em que é realizada a meditação não é o mais importante. Para começar, não importa se você sentar ou deitar, desde que esteja confortável e que encontre um lugar calmo onde não será perturbado.

Você pode sentar de pernas cruzadas, no chão ou em uma cadeira. Se puder sentar ereto, então ótimo. Se não, é apenas importante ter seu corpo em uma posição um pouco estável, e sempre com as palmas das suas mãos viradas para cima.

2- Torne-se “presente”

Torne-se totalmente consciente do que está a sua volta. O que você ouve? Qual é a sensação de se sentar? Você sente a tensão? Onde estão os seus pensamentos?

Ser um ser presente
Torne-se totalmente consciente do que está a sua volta.

Começar a entender como seu corpo faz parte de um ambiente e como sua mente está inserida a tudo isso é o seu momento de estar presente. Você reflete sobre seu momento.

3- Concentre-se em sua respiração

Você deve tomar respirações longas e profundas, sentir o movimento do ar dentro dos seus pulmões e senti-lo sair do seu corpo através de suas narinas ou garganta.

4- Sinta seu corpo

Quando estiver focado, tome conhecimento de seu corpo e tente sentir cada parte dele. Comece com os dedos dos pés e vá até a cabeça, sentindo como todos eles trabalham.

Se a sua mente continuar a desviar para outras questões e faltar foco, traga seus pensamentos de volta para sua respiração. Respire de 5 a 10 vezes com o máximo de concentração em cada respiração. Dar um passo além e um “Om” enquanto expira.

5- Praticar, praticar, praticar!

Como qualquer coisa, a prática leva à perfeição. Certifique-se de direcionar um tempo todos os dias para praticar. Lembre-se que no início vai ser mais difícil manter a constância, pois no começo tudo é mais complicado, já que depositamos mais disciplina. Porém, com o passar do tempo, você vai perceber que conseguirá fazer isso com mais naturalidade.

Para que possamos provar o que dizemos, basta pensar sobre o hábito da escovação bucal. Cremos que quando você começou (quando criança) era bem mais chato escovar os dentes todas as vezes após as refeições, mas depois tal tarefa tornou-se muito natural, tanto que às vezes você a pratica e nem percebe. Portanto, saiba que esse é o poder do hábito, então use-o ao seu favor.

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Prática de meditação para iniciantes: MEDITAÇÃO SIMPLES

Este exercício é uma excelente prática de meditação para iniciantes, basta seguir como meditar passo a passo. Coloque-se de uma forma confortável. Feche seus olhos. Não faça nenhum esforço para controlar a respiração; simplesmente respire naturalmente.

prática de meditação para iniciantes.
Meditação simples é ideal como uma prática de meditação para iniciantes.

Concentre sua atenção na respiração e como o corpo se move com cada inspiração e expiração. Observe o movimento do seu corpo enquanto você respira. Observe o seu peito, ombros, tórax e barriga. Basta concentrar sua atenção na respiração sem controlar seu ritmo ou intensidade. Se sua mente tentar vaguear, volte seu foco para a respiração.

Procure manter essa prática de meditação por dois a três minutos para começar, e, gradativamente, experimentá-lo por períodos mais longos.

Prática de meditação para iniciantes: MEDITAÇÃO DE CONCENTRAÇÃO

A meditação de concentração envolve concentrar-se em um único ponto. Isso poderia ser feito ao seguir a respiração, repetindo uma única palavra ou mantra, olhando para a chama de uma vela, ouvindo um gongo repetitivo.

meditação para iniciantes
Meditar tendo um ponto de concentração torna as possibilidades ainda mais lindas.

Nesta forma de meditação, você simplesmente deve centrar a sua consciência sobre o objeto escolhido da atenção cada vez que você perceber sua mente vaguear. Em vez de perseguir pensamentos aleatórios, deve simplesmente deixá-los ir. Através deste processo a sua capacidade de concentração melhora.

Prática de meditação para iniciantes: MEDITAÇÃO MINDFULNESS

A meditação mindfulness incentiva o praticante a observar pensamentos errantes enquanto eles derivam através da mente. A intenção não é se envolver com os pensamentos ou para julgá-los, mas simplesmente para estar ciente de cada nota mental como ela surge.

Através da meditação mindfulness, você pode ver como seus pensamentos e sentimentos tendem a mover-se em padrões específicos.

Com o tempo, você pode se tornar mais consciente da tendência humana para julgar rapidamente uma experiência como boa ou ruim, agradável ou desagradável. Com a prática, um equilíbrio interno se desenvolve.

Benefícios da prática de meditação para iniciantes

Mesmo que o relaxamento não seja o objetivo da meditação é, muitas vezes, o resultado. Na década de 1970, Herbert Benson, um pesquisador da Universidade de Harvard, cunhou o termo “resposta de relaxamento” após a realização de pesquisas sobre as pessoas que praticavam a meditação transcendental.

A resposta de relaxamento, nas palavras de Benson, é “uma resposta oposta, involuntária que provoca uma redução na atividade do sistema nervoso”.

A meditação transforma
A meditação transforma seu corpo, sua mente e sua alma.

Desde então, os estudos sobre a resposta de relaxamento documentaram os seguintes benefícios de curto prazo para o sistema nervoso: baixa pressão arterial, melhoria da circulação sanguínea, menor frequência cardíaca, menos transpiração, menos ansiedade.

Pesquisadores contemporâneos estão agora a explorar se uma prática de meditação consistente produz benefícios a longo prazo e observando efeitos positivos no cérebro e função imunológica entre os meditadores.

No entanto, vale a pena repetir que o objetivo da meditação não é conseguir benefícios. Como um filósofo oriental poderia dizer, o objetivo da meditação é nenhuma meta. É simplesmente para estar presente.

Na filosofia budista, o benefício final da meditação é a libertação da mente do apego às coisas que não podemos controlar, como as circunstâncias externas ou fortes emoções internas.

O praticante liberado ou “iluminado” não desnecessariamente segue desejos ou se apega às experiências, mas em vez disso mantém a mente calma e um senso de harmonia interior.

Agora, deixe-nos mostrar um vídeo incrível que separamos sobre meditação. Temos certeza de que você vai gostar muito, aproveite!