Você já deve ter ouvido falar de coeficiente de inteligência, o famoso QI, não é mesmo? Muita gente ainda acha que ter um QI alto é a fonte de seu sucesso pessoal e profissional. Isso porque essas pessoas não conhecem a importância da inteligência emocional ao longo da vida.

Sabe o que é inteligência emocional? Dois psicólogos americanos formularam o primeiro conceito dessa tal inteligência emocional. Mais tarde, o psicólogo Daniel Goleman teorizou a importância da inteligência emocional em 5 pilares: autoconhecimento, autocontrole, motivação, habilidades sociais e empatia.

Inteligência emocional é gerenciar nossas emoções e o impacto das emoções dos outros em nós

Basicamente a inteligência emocional é a forma como gerenciamos nossas emoções e o impacto das emoções dos outros em nós.

Trabalhando esses pilares no nosso dia a dia é a chave para o sucesso na carreira profissional e pessoal. Embora os dois tipos de inteligência sejam distintos, algumas pesquisas afirmam até que saber trabalhar com a nossa inteligência emocional é mais vantajoso do que próprio QI. Afinal de contas qual é a importância da inteligência emocional nas nossas vidas?

A importância da inteligência emocional em 5 pilares

Devemos imaginar a inteligência emocional como uma mesa com 5 pés. Quando um dos pés não está 100% firme a mesa fica um pouco “capenga”, mas ainda se mantém de pé.

Descubra agora o que é inteligência emocional com esse vídeo aqui da Febracis Coaching…

Quando todos os “pés” estão estáveis, a mesa se apresenta muito mais robusta e autoconfiante. Vamos conhecer agora os 5 pilares para que você possa entender a importância da inteligência emocional na sua vida.

1 – Autoconfiança

Como você se sente ao conversar com alguém inseguro? Essa pessoa te passa credibilidade ou segurança? Provavelmente não! Nada pior que alguém que não confia no que faz, ou no que fala. Sabe aquela pessoa sempre em cima do muro?

Pois bem, essa pessoa tem zero de autoconfiança e não conhecem a importância da inteligência emocional no trabalho. Em ambientes corporativos, profissionais com esse perfil sempre são ouvidos por último e dificilmente assumem projetos ou cargos de liderança.

Acreditar que você é capaz faz parte da Inteligência emocional

Autoconfiança é um dos principais pilares no que tange a importância da inteligência emocional na nossa sua vida profissional e também pessoal. Tomar decisões, fazer escolhas e sofrer consequências fazem parte da vida de todos. Ter autoconfiança é fundamental para alcançarmos êxito em tudo que fazemos!

Como melhorar?

  • Se posicione e saia de cima do muro;
  • Seja convicto do que você faz e fala, nunca deixe seu ouvinte na dúvida se você estava certo de algo ou não;
  • Acredite em você e no seu potencial.

2 – Autocontrole

Pessoas muito estouradas ou que geralmente não pensam antes de falar tem esse pilar “capenga”. Autocontrole é uma das questões mais difíceis da inteligência emocional para algumas.

Requer paciência, foco e saber dosar razão com emoção. Não se deixar abalar por uma situação pontual no trabalho, pelo comentário infeliz de alguém. Não é ser apático ou uma “mosca morta”, mas é ter consciência do impacto das suas reações.

Conciliar razão e emoção para equilibrar o autocontrole

Seja no trabalho, na vida amorosa ou até mesmo com a família, sempre surgirão mil situações em que você terá vontade de perder o controle e fazer coisas das quais se arrependerá depois. No ambiente de trabalho e em relacionamentos atitudes assim podem ser fatais.

Como melhorar?

  • Se perder a paciência, conte até 10;
  • Lembre-se que nenhum problema ou situação são para sempre, toda dor uma hora tem fim.

Antes de você seguir com as demais sacadas para elevar sua inteligência emocional, veja também o que já escrevemos para você:

1 – Como mudar hábitos comportamentais

2 – Definir metas e objetivos: descubra como traçá-los e alcançá-los

3 – Descubra como ter força de vontade diária em 2017

3 – Motivação

Uma pessoa motivada tem o poder de inspirar muita gente ao seu redor. Bons líderes são aqueles que cativam suas equipes e que dão suporte nos momentos de maior dificuldade. As pessoas motivadas já aprenderam a importância da inteligência emocional para alcançar metas e objetivos, só falta você!

Motivação: o primeiro passo é o mais difícil, depois se torna natural

Como melhorar?

  • Aplique o pilar do autoconhecimento para encontrar algo que te motive;
  • Não reclame de algo que você não faz nada para mudar, não seja mais a vítima;

4 – Habilidades Sociais

Uma boa comunicação é a chave de sucesso para muitas coisas na vida. Seja no trabalho, em casa, na faculdade. Já percebeu que bons comunicadores, tanto para administrar um conflito quanto para convencer alguém, eles são bons em ambos?

Esse pilar da inteligência emocional pode te abrir grandes portas, como se destacar para cargos de liderança e até mesmo aumentar seu meio de social de amigos.

Como melhorar?

  • Interaja mais no seu ambiente profissional e pessoal;
  • Saiba ouvir e respeitar a opinião dos outros para então expor os seus pontos de vista.

5 – Empatia

Este é um dos pilares da inteligência emocional que parece óbvio, mas acaba passando desapercebido por muitas pessoas. Empatia, se colocar no lugar do próximo, você faz isso? Bons chefes, que se comunicam bem e são empáticos sabem bem o que é isso.

Eles já sabem da importância da inteligência emocional no que refere a empatia. Não é fácil se colocar no lugar do outro, mas é preciso. Se todos fizessem isso em momentos de dificuldade, com certeza teríamos um mundo melhor.

Como melhorar?

  • Seja receptivo e tente de fato entender os problemas do próximo;
  • Respeite as opiniões e os sentimentos de outra pessoa, lembre-se que não pensamos de forma igual e as pessoas são diferentes.

Agora que você já conhece os pilares dessa teoria, deu para perceber a importância da inteligência emocional na sua vida?  Gerenciá-la dentro de nós não tem só a ver com controlar nossas emoções e sentimentos. Trata-se da arte em lidar com o efeito das atitudes dos outros em nós.

Razão e emoção na balança da inteligência emocional

Como qualquer área do conhecimento, ninguém nasce sabendo, então se você tem algo a melhorar dentro dos 5 pilares, nunca é tarde! Saiba ouvir o que acontece dentro de você, fazer uma autoanálise não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.

Reconhecer a importância da inteligência emocional na sua vida e ter determinação para trabalhar os 5 pilares dentro de você é um ótimo caminho para o sucesso. Boa sorte!