10 dicas de como vencer a preguiça em 2018
Vote neste post

E então, como vencer a preguiça? Essa sensação que toma conta do nosso corpo com tanta facilidade e frequência nos faz realmente pensar em deixar para depois- e algumas vezes até mesmo deixar de lado – as atividades que precisam ser executadas no dia a dia. E essa atitude atrasa toda a vida.

Como vencer a preguiça e o desânimo para não se tornar vítima dessa situação? Certamente cada pessoa tem seus momentos de preguiça durante o dia, e seria impossível passar uma receita exata que servisse para todos. Porém existem algumas dicas que servem para todos os casos, e neste artigo você vai conhecê-las.

No dicionário, o significado de procrastinar é “adiar, postergar, protrair”, mas no cotidiano, a palavra tem consequências que vão além de apenas conhecer o seu significado. Quantas vezes, desde o tempo da escola, você deixou a tarefa para o domingo a noite, deixou de fazer e no outro dia passou por uma situação chata?

Deixar para depois é uma atitude natural de todos nós, mas a boa notícia é que existem técnicas para driblar esse mau hábito. Mas antes de falarmos sobre os hábitos, pare por alguns minutos e pense em quais esforços têm feito para entender como vencer a preguiça de acordar cedo, ou melhor, como vencer a preguiça mental (que vale para todas as ocasiões).

Então chega de procrastinar e vamos conhecer as melhores maneiras de deixar a moleza de lado e começar a buscar resultados para transformar a vida. Pequenas atitudes podem mudar toda uma realidade. Então fica aqui no artigo que vamos te dar uma dica mais que especial para conquistar resultados e ainda poder desfrutar daquele merecido descanso.

Como vencer a preguiça hoje mesmo?

Você tem um projeto importantíssimo para concluir, valendo uma nota muito importante ou uma meta a ser atingida no trabalho, e sabe-se lá de onde vem o cansaço e o desânimo e atrapalham todos os seus planos. Aí é uma olhadinha nas redes sociais, uma vasculhada nos programas na tv e quando percebe, lá se foram as horas.

O cérebro tem essa naturalidade em “boicotar” nossas ações. Para aprender como vencer a preguiça e o desânimo, é preciso entender o que é a autossabotagem. O autor e psicólogo Walter Riso aborda o tema em seu livro “Pensar Bem, Sentir-se Bem”. Segundo ele, a mente cria armadilhas para atrapalhar a execução das tarefas diárias.

Isso acontece porque nossos problemas estão baseados em ilusões que têm seu início em ideias preconcebidas, nos deixando completamente desinteressados na busca por mudanças, evolução e desvendar novos caminhos que nos levem a novos locais. Manter-se na mesmice é natural, mas aprenda a sair da zona de conforto.

Assim como os músculos, um cérebro parado tende a ficar cada vez mais preguiçoso. Da mesma maneira, um cérebro exercitado começa a ter mais força para enfrentar as tarefas. Então aprenda que tão importante como vencer a preguiça de acordar cedo, é aprender a exercitar o cérebro para que sua mente trabalhe para você.

Não acredita que a mente é capaz de influenciar mesmo nas suas atitudes? Então dá uma olhada nesse vídeo em que o criador do movimento freesider, Fagner Borges, faz uma demonstração sobre o assunto.

Interessante, não é mesmo? Então agora vamos conhecer 10 exercícios que podem ser feitos com facilidade para que aprenda de uma vez como vencer a preguiça mental.

Como vencer a preguiça – #1 Cante!

Que “quem canta, seus males espanta”, nós já sabemos. A novidade aqui é que cantar também faz muito bem à saúde. E nem estamos falando sobre virar um profissional ou fazer sucesso. A ideia é mesmo cantar, simples e livremente. E nem sequer precisa sair na rua cantarolando em voz alta, correndo o risco de que as pessoas entendam mal.

Por exemplo, você tem que pegar o metrô ou o ônibus. Não precisa estar atento ao volante ou ao trânsito, então é um bom momento para fazer esse exercício. Pense em uma música que te agrade e fique cantando mentalmente. Repasse a letra da canção, pense na ideia que ela quer passar. E quando possível, cante em voz alta mesmo.

Tem maneira melhor de como vencer a preguiça e o desânimo que não seja repassando mentalmente algo que tanto gosta?

Como vencer a preguiça – #2 Assista a um bom filme ou série

Um dos maiores prazeres da vida é se sentar com um cobertor, pipoca e colocar um bom filme ou série na tv. Essa atitude relaxa, espairece e ainda nutre o cérebro com imagens e informações. Mas até mesmo essa experiência pode ser otimizada alterando alguns detalhes simples, mas que fazem muita diferença.

O gosto é algo pessoal e cada um busca por aquilo que interesse, certamente. Mas de vez em quando, fuja um pouco dos super heróis, das naves espaciais e das cenas engraçadas. De maneira alguma esses filmes são ruins, muito pelo contrário. Porém, para exercitar melhor seu cérebro, suspenses (daqueles de adivinhar quem é o culpado) podem ser estimulantes.

Como vencer a preguiça – #3 Leitura

Como vencer a preguiça de acordar cedo? Lendo! Isso mesmo. A leitura – sobretudo as que fazem o cérebro imaginar situações, personagens ou locais – fazem o cérebro trabalhar em sua total capacidade e aumenta a força de vontade.

como vencer a preguiça em 2018 3
A leitura – sobretudo as que fazem o cérebro imaginar situações, personagens ou locais – fazem o cérebro trabalhar em sua total capacidade e aumenta a força de vontade.

Além de fazer o cérebro trabalhar melhor, a leitura ajuda a conhecer palavras novas, maneiras de empregá-las e amplia os horizontes. Formar novas opiniões, embasá-las e saber como expressá-las são conquistas que poderão fazer toda a diferença na sua vida. Saber se comunicar é fundamental para qualquer tipo de relação.

Se quer entender como vencer a preguiça mental, é preciso compreender os benefícios de exercitar o cérebro e torná-lo capaz de guardar um maior número de informações e aumentar sua capacidade de assimilar novas situações e tarefas. Pode parecer um exercício simples, mas se realizá-lo constantemente, vai notar as potencialidades do seu cérebro expandirem.

Como vencer a preguiça – #4 Esqueça a calculadora

É bem verdade que a tecnologia facilita muito a vida. E isso é muito bom, pois essa sensação de que o tempo está passando cada vez mais depressa tem sido a realidade na vida da maioria das pessoas. Uma mãozinha para otimizar o tempo é bem-vinda. No entanto, algumas coisas podem ser deixadas de lado vez ou outra, para fazer com que o cérebro não enferruje.

Veja se essa situação não é comum: Você entra em estabelecimento, faz uma compra que fica em um valor redondo, por exemplo, R$25,00. Você paga com uma nota de R$100,00 e o caixa ainda faz a conta na calculadora para saber quanto de troco deve devolver. Isso deixa o cérebro muito mal-acostumado. Pensar se torna cansativo.

Claro que não é para fazer cálculos grandes e complexos de cabeça sempre, mas nessas pequenas contas do dia a dia, esforce-se para calcular mentalmente, para que não fique escravo de uma máquina. Como vencer a preguiça e o desânimo se nem sequer sente vontade de fazer um simples cálculo? O mesmo vale para todo tipo de tecnologia que puder evitar.

Como vencer a preguiça – #5 Respire fundo

A respiração ajuda na concentração. Então, para tudo o que for fazer durante o seu dia, pare e respire um pouco antes. Além de ser uma excelente ajuda para a concentração, a respiração tem a característica de reorganizar todo o funcionamento do corpo e acalmar. Um bom exemplo disso é a rainha Hortência em seu tempo de atleta..

Antes dos lances livres, ela respirava profundamente, e já disse em algumas entrevistas que essa característica é que a reequilibrava emocionalmente para lançar. É dispensável dizer o sucesso de sua carreira.

A respiração vai fazer com que você consiga enxergar com objetividade o que precisa ser feito e deixe a preguiça e o desânimo de lado.

Como vencer a preguiça – #6 Desacelere

Pense bem. Como vencer a preguiça de acordar cedo se já abrir os olhos imaginando as 1001 tarefas que precisam ser executadas no decorrer do dia? É claro que nem sequer dá vontade de sair da cama. Esse é o primeiro motivo para que aprenda a desacelerar. Priorize as atividades e comece a executá-las de acordo com a necessidade.

Como vencer a preguiça de acordar cedo 4
Priorize as atividades e comece a executá-las de acordo com a necessidade.

Esse tipo de atitude ajuda a canalizar a energia para aquilo que realmente importa. Delegando todo o resto, você vai notar um aumento na produtividade, que com certeza vai servir como incentivo. E quer sentimento melhor para aprender como vencer a preguiça mental, do que se sentir ativo e observando resultados?

Segundo o sociólogo italiano Domenico De Masi, em seu livro “O ócio criativo”, para produzir mais, é preciso trabalhar menos. E logo mais você vai descobrir como colocar essa filosofia em prática.

Como vencer a preguiça – #7 Seja organizado

Como vencer a preguiça e o desânimo, se quando você olha em volta, tudo está uma tremenda bagunça e não consegue nem encontrar algum material que precisa? Não precisa ser uma organização digna de uma personal designer, mas uma que permita que encontre tudo o que precisar com facilidade.

A desordem é até natural. Ela é sinal de que o local possui vida, ainda mais se conta com a presença de crianças ou animais de estimação. Mas é necessário compreender que existem consequências mais sérias do que apenas objetos espalhados. Segundo a psicoterapeuta de São Paulo, Maura Albanesi, a bagunça compromete a vida de várias maneiras:

Há desde o exemplo clássico de a pessoa não encontrar as chaves, gerando atrasos e mau humor, até casos mais graves, como a perda de documentos e pagamentos em atraso”, e conclui:“A desorganização de qualquer tipo rouba um bem precioso: o tempo“.

Como vencer a preguiça – #8 Pratique exercícios

Não existe como vencer a preguiça de acordar cedo se nem ao menos consegue fazer um esforço para praticar algum tipo de esporte. E nem estamos falando sobre horas de academia ou longas maratonas. Apenas praticar um esporte, que seja meia hora por dia, como uma caminhada.

Se não encontra tempo, troque o elevador pelas escadas ou vá comprar pães caminhando ao invés de pegar o carro. Essas pequenas atitudes podem fazer toda a diferença, sobretudo para aprender como vencer a preguiça mental. Além, é claro, de aumentar o fluxo de oxigênio no cérebro, reduzindo a quantidade de radicais livres na região.

Com esse hábito, você vai aprender também que até mesmo eliminar pensamentos negativos é possível com o esporte.

Como vencer a preguiça – #9 Se alimente bem

Uma boa alimentação é uma das melhores manutenções para preservar a memória e melhorar o aprendizado. Os alimentos podem ser vilões ou mocinhos, então é fundamental que saiba o momento e dia ideais para consumir cada tipo. Massas e feijoada, por exemplo, roubam muita energia para que o corpo realize o processo da digestão. Fuja nos dias de semana.

como se alimentar bem 5
Uma boa alimentação é uma das melhores manutenções para preservar a memória e melhorar o aprendizado.

Doces e alimentos com grande concentração de açúcar também aumentam o cansaço e o desânimo. Carne vermelha em excesso e frituras também possuem a característica de diminuir a disposição.

Já as frutas são ricas em vitaminas e sais minerais importantes para o organismo, fornecendo energia e disposição. Verduras e legumes são de fácil digestão e são ótimos aliados na hora de mandar a preguiça embora. Carne branca, leite e derivados são excelentes fontes de energia, e se tudo for consumido com moderação, o cérebro só tende a sair ganhando.

Como vencer a preguiça – #10 Durma bem

Não adianta procurar maneiras de como vencer a preguiça e o desânimo se não der ao seu corpo aquelas horas de repouso. O sono de qualidade regenera células e melhora a conexão entre elas. O resultado é uma memória melhor e diminuição da indisposição. Então, antes de dormir, desligue-se de tudo. Não mexa em computador, celular ou qualquer outro aparelho.

Permita que o sono venha naturalmente para que seja possível tirar as metas do papel no dia seguinte.

Extra, extra, extra!

Lembra que falamos sobre maior produtividade com menos trabalho? Acredita que é possível trabalhar apenas 3 horinhas por dia e ainda conquistar os resultados de um dia inteiro de trabalho? Quer saber como? Se inscreva gratuitamente agora mesmo na aula online “O Dia de 3 Horas”, ministrada pelo Fagner Borges.

Trabalhe apenas 3h por dia
Trabalhe apenas 3h por dia

Faça a revolução na sua vida a partir de agora, dando boas-vindas à liberdade financeira, móvel e de tempo! E não deixe de contar nos comentários quais são suas técnicas para mandar a preguiça embora.