2.5 (50%) 6 vote[s]

Quem nunca teve pensamentos negativos repetitivos? Algumas pessoas, mesmo as mais otimistas já experimentaram pelo menos uma vez, aquela sensação chata de ter algo ruim, martelando na cabeça, principalmente quando alguma coisa não vai bem, seja em casa ou no trabalho.

O problema de ter pensamentos negativos é que eles afetam diretamente as nossas emoções, pois dependendo da informação gerada pela nossa mente, podemos sentir em um só momento, sentimentos de raiva, tristeza, medo, ansiedade, culpa, vergonha, impotência, enfim uma avalanche de sensações que podem afetar a nossa saúde física e psicológica.

Uma emoção negativa pode fazer ainda, com que você se comporte de forma limitada: reagindo agressivamente, tomando decisões erradas ou até mesmo ficando inerte a uma determinada ação. Além disso, a frequência vibratória que emitimos fica bastante prejudicada, uma vez que pensamentos negativos atraem coisas negativas para nossa vida.

Daí a importância de saber como eliminar pensamentos negativos e fazer um controle mental poderoso, a fim de varrer do nosso cérebro todos os pensamentos ruins persistentes e dá lugar á um mindset positivo e forte o bastante para reagir às intempéries que podem surgir pelo nosso caminho.

Antes de prosseguirmos, que tal conferir 7 passos para conquistar um mindset positivo, com Fagner Borges, fundador do movimento freesider, para atrair cada vez mais coisas boas para a sua vida?

Como tirar pensamentos ruins do subconsciente

O pensamento negativo está ligado ao campo de energia de cada indivíduo – isso quer dizer, que quanto maior for à influência do problema e da dor no seu campo de energia, mais forte será o pensamento ruim.

Quando adquirimos um mau pensamento que vai e que vem, por conta de alguma situação que não conseguimos explicar – é porque esse pensamento tinha uma ressonância mais fraca na nossa mente. Entretanto, se um pensamento nada agradável surge por causa de um problema que estamos enfrentando, a tendência é que este pensamento fique tão forte na nossa cabeça, que não há esforço que o faça ir embora.

Esse problema que está causando maus pensamentos pode ser algo novo que o preocupa há algum tempo e você tem medo que aconteça, ou algo que já possui um histórico de trauma na sua vida – Seja qual for o gatilho, essa negatividade já possui tanta afinidade com o seu campo de energia, que acaba fazendo parte do seu subconsciente.

Mas como tirar pensamentos ruins do subconsciente? O primeiro passo que vai te ajudar a liquidar esses pensamentos negativos repetitivos é evitar informações negativas que possam deixá-lo ainda mais pra baixo. Brigas, tragédias ou qualquer coisa do tipo só vão causar medo e mais sentimento negativo. O segundo passo consiste em não ficar remoendo os problemas. Remoer pensamentos negativos atraem coisas negativas, bloqueia a nossa mente e tira o foco da solução.  

O terceiro e último passo é muito importante e implica em não ficar pensando nos problemas na hora de dormir. Quando dormimos, nosso cérebro pode não enxergar ou escutar novas informações, mas está absorvendo as experiências do dia anterior e enviando memórias do hipocampo para várias áreas do córtex, onde são armazenadas em longo prazo.

Agora me diga, para que guardar uma memória negativa, se você pode fortalecer pensamentos mais positivos e acordar com mais humor e disposição para enfrentar o dia? Mentalizar coisas boas nem sempre é fácil, requer um exercício diário, mas o final, sempre será recompensador.

No vídeo abaixo, Fagner Borges, mostra com um exercício simples, como controlar sua mente para ter mais resultados positivos. Vamos aprender:

Quer mais dicas de como eliminar pensamentos negativos da sua vida? Confira a nossa lista e aplique hoje mesmo no seu dia-a dia:

1 – Combata os Pensamentos Ruins

Eliminar pensamentos ruins persistentes pode ser um desafio, pois muitas vezes chegamos nesses pensamentos sem mesmo perceber. Portanto faça o seguinte exercício – Toda vez que pensar negativamente, pense como forma de retribuir em pelo menos três coisas boas, para substituir a negatividade.

Empodere-se sempre que algo ruim te ameaçar: “eu sou capaz”, “eu consigo”, “eu mereço”, “eu tenho coragem” e crie o hábito de pensar em coisas boas para sua mente ficar em paz.

2 – Identifique as Fontes do Pessimismo

Procure identificar as origens dos pensamentos negativos repetitivos. Eles são resultantes de que? Experiências negativas, crenças limitantes, medo de perdas, ansiedade – Analise o que te deixa pra baixo para resolver o problema na fonte.

3 Seja uma Pessoa mais Positiva

Já ouviu falar da metáfora “o copo está meio cheio ou meio vazio”? Pois é aplique ela na sua rotina, pelo viés do copo meio cheio. Busque o lado bom de cada situação, mesmo que a priori, pareçam ruins. Fazer isso, vai ajudar a expandir sua mente a pensar de forma mais positiva e lhe dar outra visão das pessoas e do mundo a sua volta.

4 – Permita-se Relaxar Mais

Se desligue. Ficar em alerta o tempo todo, além de ser exaustivo, não é nada saudável. Uma preocupação na realidade é uma pré-ocupação, então nada de ficar pensando que algo de ruim vai acontecer com você ou com pessoas que você se importa. Isso só castiga suas emoções e traz sofrimentos desnecessários.

5 – Atividades físicas que te façam suar e cansar

Quando perceber que pensamentos negativos repetitivos, faça exercícios físicos (respeitando o seu condicionamento) que te levem àquele estado de exaustão e cansaço. Quando fazemos algum exercício exaustivo, a nossa oxigenação aumenta, fazendo com que a nossa aura se expanda. Dessa forma, aqueles padrões de pensamento ruins persistentes que estão incorporados serão eliminados gradativamente.

como eliminar pensamentos negativos em 2018 1
Quando fazemos algum exercício exaustivo, a nossa oxigenação aumenta, fazendo com que a nossa aura se expanda.

É importante destacar que a exaustão não é para ultrapassar o limite do seu corpo, faça uma atividade até que você se sinta aceitavelmente esgotado, como uma corrida, por exemplo.

6 – Viva sem a reclamação

Como tirar pensamentos ruins do subconsciente? Sabe aquelas situações desagradáveis que acontecem e que nos deixa triste, como um rompimento afetivo, perder um emprego, uma discussão mais pesada? Pois é, toda vez que algo assim nos acontece, uma das primeiras coisas que fazemos é contar para alguém. Ok, desabafar é humano, até que você percebe que tem repetido a estória que te colocou pra baixo, algumas dezenas de vezes.

Toda vez que você fala sobre a situação negativa que te aconteceu, você reativa o campo de energia da reclamação, e, dessa forma, o pensamento negativo não vai embora. Os nossos problemas na vida deveriam ser contados apenas para algum profissional que pudesse nos ajudar a lidar com a emoção, e a tratá-la.

Então, pare de falar de um assunto que te desagrada com outras pessoas. Não cite nomes, referências, ao fazer isso, você cria uma ancoragem (associação) que só vai agravar a situação.

7 – Dê atenção para o que realmente importa

Como eliminar pensamentos negativos? Foque nas coisas que te deixam feliz e que você adora fazer, como ver um filme, ler um livro, sair com os amigos, praticar um esporte ou qualquer outro hobby de sua preferência e desenvolva essas atividades para cortar a sintonia dos pensamentos negativos repetitivos, e se mesmo assim o pensamento que te assombra voltar, ignore-o e continue se distraindo.

8 – Conexão e troca energética com a natureza

Sem dúvida a natureza é um lugar de paz e pode ser uma grande aliada na hora de se abstrair dos pensamentos ruins persistentes. Uma caminhada de 15 minutos por um parque ou bosque podem fazer maravilhas por você. Porém se você mora em um lugar com pouco verde, tente reservar um final de semana para ter um encontro com a natureza, mesmo que num local mais afastado e aproveite tudo que ela pode oferecer.

9 – Técnicas do Fone de ouvido para controlar pensamentos negativos repetitivos

eliminando pensamentos negativos em 2018 2
Coloque um fone e foque bem tudo que faz parte da música.

Muitas vezes você está ouvindo música e nem presta atenção nos instrumentos, no tom de voz do cantor, ou na letra da música certo? Experimente quando estiver em meio aqueles pensamentos negativos repetitivos, colocar o fone de ouvido com música que você goste, e comece a prestar atenção nos instrumentos, tente identificar cada instrumento que está tocando, concentre-se no tom de voz do cantor, ouça com atenção cada palavra da letra da canção. Além de relaxar, vai fazer você desfocar dos pensamentos negativos.

10 – Técnicas do Som Ambiente Para controlar Pensamentos ruins persistentes

Esta técnica consiste em ouvir também, mas não músicas. A cada minuto existem milhares de sons a nossa volta, e como estamos tão acostumados a cada um deles nem prestamos atenção. Este método consiste em prestar atenção e tentar identificar cada um desses sons. O bom dessa técnica é que ela pode ser usada a qualquer momento e em qualquer lugar, portanto pratique, sempre que sentir que pensamentos ruins persistentes estão o atormentando-o.

11 – Cultive a gratidão: interrompa os pensamentos negativos repetitivos agora

Como eliminar pensamentos negativos? Ser grato pelas coisas boas que nos acontece é uma excelente forma de manter nosso campo de energia longe dos pensamentos ruins e atrair mais coisas boas para nossa vida. Quando estamos com a cabeça cheia de imagens, sons e sensações negativas esquecemos que podemos substituir todos estes pensamentos destruidores por pensamentos positivos e otimistas.

Nós que escolhemos o que pensar e podemos a qualquer momento parar o que estamos fazendo e sermos gratos. Comece com uma lista de no mínimo 15 coisas que existem na vida e pelas quais você é grato e todas as vezes que vier aquela sensação de que nada de bom está acontecendo, leia essa lista e agradeça novamente.

12 – Proteja-se das pessoas tóxicas

Pessoas tóxicas são indivíduos que fazem parte do seu cotidiano e que de certo modo dominam a sua atenção e ignoram suas necessidades e sentimentos. Quantas vezes você chegou animado para falar sobre uma ideia, contar uma novidade e a pessoa ouvinte simplesmente te desestimulou? Quantas vezes alguém te procurou só para falar sobre os problemas e reclamar da vida delas? – Saiba que essas situações, por mais corriqueiras que sejam podem ter um peso ruim e ainda levá-lo a ter pensamentos negativos repetitivos sem que você ao menos se dê conta.

Por essa razão, evite pessoas que tenham efeito tóxico sobre você. Interrompa a abordagem negativa delas com algum assunto positivo, não seja contagiado pela negatividade alheia. Aproxime-se de pessoas otimistas – Conversar com pessoas que estão sempre de alto-astral vai te fazer um bem inestimável.  

13 – Como eliminar pensamentos negativos com meditação guiada

A meditação diminui o estresse e ainda pode ser uma grande aliada para livrar a mente dos pensamentos negativos ruins persistentes, promovendo maior conforto físico e psicológico e paz interior.

Para quem não tem o hábito de meditar sozinho, a meditação guiada é uma ótima alternativa. Ela consiste em fazer uma espécie de viagem imaginária, com uma fonte externa, que induz o relaxamento. Pode durar de 3 a 30 minutos.

Como tirar pensamentos ruins do subconsciente com a meditação guiada? Em primeiro lugar, crie um ambiente tranquilo, depois encontre uma posição confortável e use um áudio com as instruções da meditação – Na internet, é possível encontrar vários áudios com esse tipo de meditação, para por em prática.

Sentado ou deitado em uma posição relaxada, permita-se ser guiado, deixando sua imaginação seguir a voz. O seu corpo pode chegar aos níveis mais profundos de relaxamento. É normal cair no sono no início, mas você ainda vai beneficiar com o processo em um nível subconsciente.

A prática frequente dessa atividade ajuda você a alcançar o relaxamento profundo e liberar as emoções negativas ou crenças que o impedem de ter equilíbrio e bem-estar.

14 – Aprenda algo novo todos os dias

Albert Einstein uma vez disse que, se as pessoas gastassem 15 minutos de seu dia aprendendo algo novo, em um ano, elas seriam experts em algum assunto e, em cinco anos, experts nacionais. Aprender algo novo, sem dúvida é uma ótima maneira manter a mente distraída dos pensamentos negativos e atrair coisas boas para sua vida. Saia da zona de conforto!

15 – Siga sua paixão

Por fim, siga sua paixão literalmente. Uma das maiores coisas que você pode fazer para se manter positivo todo dia é ter certeza que está fazendo algo que ama. Se a sua vida pessoal ou trabalho envolve algo que faz você se sentir culpado, frustrado… Se você sente que está desperdiçando seu tempo em coisas que não te fazem feliz e nem complementam sua qualidade vida é hora de parar, e buscar mecanismos que podem te levar a conquistar o que realmente te apaixona.

Portanto questione-se: eu estou onde eu gostaria de estar? Meu trabalho é minha paixão? Eu tenho tempo para curtir a minha vida, minha família e amigos? Eu tenho alcançado minhas metas pessoais e profissionais?

Bom se você respondeu não a quase todas essas questões é porque está na hora de sair desse ciclo negativo e experimentar coisas novas. E que tal começar experimentando algo que te coloque no controle da sua vida e objetivos?

Conheça o movimento freesider fundado pelo Fagner Borges, e tenha mais mobilidade, flexibilidade de tempo e dinheiro para aproveitar seu tempo livre  e alcançar sua estabilidade financeira.