Com o ritmo de vida cada vez mais corrido e frenético, quantas vezes você parou e desejou ter mais liberdade de tempo? Pois é, isso não é algo exclusivo seu. Infelizmente, a busca por mais horas no nosso dia é constante para todos. Afinal, é cada vez mais comum se dedicar muito ao trabalho em detrimento da família, amigos, lazer e, até mesmo, saúde.

Você quer ir aos médicos, mas não consegue porque não tem tempo. Quer visitar os amigos, quer ir ver a família no interior, quer ir a um restaurante legal ou a um bar tomar uns bons drinks… Quer até mesmo ficar mais com os filhos! Mas tudo isso lhe parece cada vez mais raro. “Ai se o dia tivesse 36 horas…”

A liberdade de tempo não está no aumento de horas no seu dia, mas sim em como você as administra

Se o dia tivesse 36 horas, 48h, enfim, que seja, você também não teria tempo. Sabe o por quê? Porque o problema não está nas horas do dia, mas sim na maneira como você as administra. Pensando nisso e nesse mal do século, nós viemos te contar os 6 passos para você conseguir ter mais liberdade de tempo. Vamos nessa?!

1. Estipule e organize suas metas

Uma coisa é fato: para você ter mais liberdade de tempo, é necessário estipular metas do que deseja fazer. Sabe aqueles planos de final do ano que a gente tanto faz? Pois bem, eles são um exemplo disso.

Para você ter mais liberdade de tempo, é necessário estipular metas do que deseja fazer.

Para você contextualizar melhor, vamos te dar um caso prático. Você deseja ir a um dentista cuidar da sua saúde bocal. Como você sempre posterga esse compromisso, estimule uma meta para você ir ao consultório. Por exemplo: dentro de 3 meses, eu vou ao dentista – quer eu queira, quer não.

Pronto, com as metas em sua mente, organize-as. Coloque tudo num papel de fácil acesso, faça um check list e consulte todo santo dia para você não se esquecer do que tem que fazer. Assim, fica mais fácil de se organizar e ter mais liberdade de tempo.

2. Faça planejamento no seu dia a dia

Outro ponto importante para ter liberdade de tempo é fazer um planejamento dos seus dias. Com isso, você deixa de perder tempo com aquilo que não é necessário e nem urgente e consegue aproveitar melhor as horas dos seus dias.

Fazer planejamento dos seus dias te ajuda em obter sucesso na sua luta para ter liberdade de tempo

Coloque horários limites para trabalhar, dedique um tempo do seu calendário para ficar com seus próximos e para ter lazer. E, claro, no seu planejamento, não se esqueça de incluir as metas estipuladas acima!

3. Não procrastine

O maior vilão pela ausência da liberdade de tempo não é a demanda excessiva, mas sim a procrastinação. Infelizmente, perdemos muito tempo nos nossos dias procrastinando na frente da televisão, no whatsaap, no facebook, no instagram… Enfim, são diversas fontes de informação que temos que acompanhar que não damos conta de tudo. Com isso, nós acabamos procrastinando.

Se tiver que realizar algo que exija sua concentração, desligue-se de tudo. Deixe o celular no silencioso, saia das redes sociais e foque. Você verá resultados absurdos na produtividade do seu tempo – e, por incrível que pareça, seu dia vai durar e muito!

A procrastinação é a maior vilã para a sua falta de tempo

Está gostando do tema!? Espero que sim porque temos diversas outras publicações para você ver a respeito do assunto. Tem muita coisa interessante no nosso blog! Veja só:

4. Medite

Ok, sabemos que você está precisando de mais liberdade de tempo e que meditar parece que em nada vai contribuir para isso, mas vai! Isso porque a procrastinação, que é o principal responsável pela falta de controle com os nossos horários, é quase sempre ocasionada pelo cansaço mental. E é aqui que entra a meditação!

A prática da meditação auxilia e tanto para a conquista da sua liberdade de tempo

Já foi mais que comprovado em estudos que a meditação é uma ótima aliada para a saúde da nossa mente. Isso porque ela faz com que nós nos observemos, entrando novamente em nosso eixo e trazendo, portanto, mais tranquilidade e paz de espírito. Aquela ansiedade descontrolada e angústia que te tomam passam e você volta a ser mais produtivo. Afinal, uma mente que produz é uma mente sã!

5. Use os aplicativos a seu favor

Nem sempre podemos nos distanciar do celular, não é mesmo? Por isso, use alguns aplicativos a seu favor! Existem diversos deles que irão te ajudar a se organizar melhor, seja com o seu trabalho, com suas tarefas e obrigações.

Uma dica de um bom aplicativo é o Evernote, que otimizará a conclusão de suas atividades diárias, oferecendo a você uma boa liberdade de tempo e espaço. Ele funciona da seguinte maneira: você cria uma nota, que pode ser apenas um lembrete ou uma foto de um esboço, e ela estará acessível em todos os seus dispositivos se você guardá-la no Evernote. Bacana a ideia, não é mesmo?

6. Trabalhe pela ou com a internet

Agora a dica de outro que nós te damos se você quer realmente ter liberdade de tempo: trabalhe com ou pela a internet. “Como assim?!”. Pois é, nós iremos te contar como.

Se você quer realmente ter liberdade de tempo, use a internet a seu favor

Com o mundo cada vez digitalizado, é inevitável que isso tenha atingido também o seu trabalho. Com isso, torna-se completamente possível fazer as suas tarefas na sua própria casa, não é mesmo?

Por isso, sugira ao seu chefe o home office, que nada mais é do que trabalhar da sua casa. Além de representar um benefício gigantesco a você, esse método de trabalho também traz vantagens à empresa, como, por exemplo, reduções de custo com energia, materiais e até funcionários!

Infelizmente, não são todas as empresas que aderem ao home office. Por isso, há um plano B na manga, que é trabalhar com a internet. No mundo digital, você pode ser um empreendedor, redator, freesider, nômade digital… Enfim, são diversas opções que te auxiliam no sucesso de poder ter mais liberdade de tempo!

Conquiste a sua liberdade de tempo e aproveite tudo o que ela pode lhe proporciar

Enfim, liberdade de tempo é isso: todo mundo quer, mas são poucos os que realmente consegue conquistá-la. Por isso, confie nas nossas dicas, tenha mais horas no seu dia e aproveite tudo o que a liberdade de tempo irá lhe proporcionar. Acredite, são muitas coisas!

Aproveitando esse momento em que estamos falando de liberdade de tempo, então porque não participar da Jornada da Liberdade? Pois é nesse evento que o fundador do movimento freesider te apresenta como você pode ter liberdade total de tempo, mobilidade e financeira. Cadastre-se e participe!