Autossabotagem pode ser um grande problema. Muitas vezes nós mesmos acabamos por nos tornar nosso pior inimigo e minando nosso próprio sucesso. Não sabemos por que, ou de que forma fazemos isso, mas acabamos por ser a pessoa que trai nossos sonhos e ambições.

Por ser um problema grave e algo que pode fazer com que você se distancie da sua felicidade, é preciso que você saiba exatamente o que é, como funciona e como você pode evitá-la.

Aprenda a ser seu melhor amigo e evite a autossabotagem

Iremos te ajudar com este assunto que é tão complicado e que faz com que muitas pessoas acabem por ser seus próprios vilões. Aprenda a ser seu melhor amigo e a pessoa que sempre estará com você em todas as horas.

Autossabotagem, o que é?

A autossabotagem é um dos principais fatores que faz com que você não alcance a felicidade que merece. Muitas vezes, mesmo sem querer, acabamos arruinando nossas chances de sucesso seja ele pessoal ou profissional.

Ela nada mais é do que uma atitude que tomamos, de forma inconsciente contra nós mesmos. Uma ação que faz com que a pessoa fique estagnada na sua zona de conforto e tenha medo de correr riscos.

Este é um ato extremamente nocivo que, muitas vezes, pode até se tornar perigoso como é o caso do consumo de drogas que também pode ser considerado uma forma de autossabotagem.

A autossabotagem é uma atitude destrutiva, procure eliminá-la da sua vida

Na grande maioria dos casos, a autossabotagem é uma forma de autopunição que involuntariamente acaba trazendo muitos danos, sejam psíquicos ou físicos, para o indivíduo que está neste processo.

Um dos grandes perigos deste tipo de ação é que muitas vezes nem conseguimos enxergá-la já que se trata de uma forma de sabotagem totalmente subconsciente. Não caia na tentação de repetir comportamentos nocivos. Se conheça e descubra a melhor maneira de ser seu principal apoiador.

Descubra porque pratica a autossabotagem

Este comportamento pode ter diversos motivos. Muitas pessoas não tem confiança e não acreditam na sua capacidade e por isso se autossabotam. Já outras, acreditam inconscientemente que não merecem ser felizes. Devemos detectar estes sentimentos e comportamentos para que possamos lidar com a autossabotagem.

Muitas vezes o grande protagonista da autossabotagem é o medo. Ela é uma forma de manter nossa vida do jeito que está, sem grandes mudanças e sem grandes riscos. É uma maneira de nos mantermos seguros em um mundinho que já conhecemos.

Por isso, ao nos depararmos com uma grande oportunidade ou com a pessoa que poderia ser nosso parceiro ideal escolhemos nos manter naquele emprego que odiamos ou naquela relação abusiva que não sabemos como terminar.

Se conhecer pode ajudar você a superar a autossabotagem

Todos nós praticamos a autossabotagem em algum momento da vida. Ela é mais comum do que você imagina. É importante que a gente saiba reconhecer essas atitudes e sentimentos que servem apenas para manter nossa vida estagnada.

Reconhecer o problema e dar o primeiro passo para solucioná-lo é o melhor que podemos fazer por nós mesmo. Apenas assim, uma mudança de vida poderá acontecer e a felicidade poderá bater a nossa porta.

Autossabotagem, Maneiras de evitar este tipo de auto traição

Autossabotagem pode ser um problema muito sério na sua vida. Talvez você nem perceba, mas pode estar deixando passar grandes oportunidades de ter uma vivência mais feliz e completa. Para que você deixe este círculo vicioso de lado e consiga reassumir os caminhos da própria vida, vamos lhe dar algumas dicas que podem ajudar você na hora de se defender de si mesmo.

Lidar com a autossabotagem pode não ser fácil, mas seguindo algumas de nossas sugestões você terá ferramentas que lhe ajudarão na hora parar com a autossabotagem.

Antes de dar uma olhada nas nossas dicas, gostariamos de mostrar para você links interessantes que podem ajudar na hora de evitar comportamentos autodestrutivos.

1-Descubra a importância da inteligência emocional

2- Qualidade de vida: como melhorar de uma vez por todas

3-Vida mais feliz: 11 dicas de como ter uma vida mais plena

1 – Procure ajuda

Às vezes a autossabotagem é um problema grave. No entanto, mesmo que você considere que ela seja apenas uma inconveniência na sua vida, procurar ajuda especializada pode ser uma boa saída. Todos precisamos de um bom psicólogo e aqueles que percebem a autossabotagem mais ainda.

Procurar ajuda profissional pode auxiliar na hora de evitar a autossabotagem

Este profissional será capaz de lhe ajudar a enxergar os motivos de suas atitudes, lhe fazer compreender o porquê de você se trair em certas situações. Você irá se beneficiar e muito desse auxílio de um profissional e com certeza abrirá um caminho para encontrar a felicidade que tanto deseja.

2 – Troque a autossabotagem por autoconhecimento

Saber quais são seus pontos fortes e fracos pode ser um diferencial e tanto. Esse autoconhecimento também ajuda muito na hora de driblar a autossabotagem.

Essa autopunição acontece em sua grande maioria quando não temos confiança no nosso potencial ou quando nossa autoestima está um pouco baixa. Desta maneira, o autoconhecimento pode ajudar na hora de livrar da autossabotagem dando os utensílios necessários para que você possa navegar na vida com confiança e coragem.

Não tenha medo de se conhecer. Você é uma pessoa incrível com limitações e possibilidades únicas. Aproveite para conhecer este ser humano maravilhoso que você é!

3 – Não dê atenção aos pensamentos negativos

Muitas vezes a autossabotagem começa quando damos mais atenção aos pensamentos negativos do que aquela voz que nos diz que sim, podemos realizar nossos sonhos.

Não alimente pensamentos negativos. Se você apenas prestar atenção a eles vai perder oportunidades de admirar a pessoa única que você é. Um pouco de otimismo faz toda a diferença na vida.

Aprenda a ver oportunidades nas crises e a ver o lado bom das coisas. Desta maneira, será muito mais difícil ceder a autossabotagem. Você merecer ser feliz! Programe sua mente para aceitar isto.

4 – Cuide de sua saúde

Nossa mente está profundamente ligada ao nosso corpo. Não esqueça de cuidar de sua saúde. Cuidando da sua saúde, você está garantindo que tudo estará em ordem física e mentalmente sendo muito mais difícil a autossabotagem.

Acabamos esquecendo que nosso corpo é parte essencial de nosso bem estar psicológico e isso pode ocasionar diversos problemas. Se cuidar é um ato de amor. Seja carinhoso consigo mesmo e visite um médico!

Cuide da sua saúde, isto irá ajudar na hora de evitar a autossabotagem

Autossabotagem é uma pratica muito comum. É uma maneira de nos mantermos seguros na rotina e na ideia de que não há nada que possamos fazer para mudar nossa vida.

É até mesmo a ideia errônea de que não merecemos coisas boas. Busque afastar esses sentimentos. Você merece ser feliz e conquistar aquilo que deseja. Seja o seu grande apoio!

Agora, veja um vídeo bem interessante do André Lima sobre autossabotagem…