A busca por um sono mais profundo e restaurador aflige diversas pessoas diariamente. Tomadas pela insônia ou com um caso de sono crônico, quase todo mundo está em busca de estratégias para dormir melhor em um mundo tomado pelo estresse.

Não existe receita mágica para dormir melhor, mas temos certeza que nossas 5 dicas vão te ajudar a ter noites restauradoras

Quase todo mundo está em busca de estratégias para dormir melhor em um mundo tomado pelo estresse.

Se você deseja saber como dormir bem e rápido, o chá para dormir bem ou posições para dormir bem, está no lugar certo! Ainda que não exista uma receita de bolo capaz de fazer você dormir melhor automaticamente, certamente nossas dicas serão capazes de te fornecer noites melhores!

5 curiosidades que farão você dormir melhor

Para dormir bem será necessário alterar alguns hábitos, transformando-os em hábitos mais saudáveis. Por isso, pode ser mais difícil ser bem sucedido no início, mas é necessário continuar tentando. Hábitos demoram para ser alterados e você precisará ser persistente na sua busca por dormir melhor. Siga nossas dicas e tenha paciência!

1 – Desligue-se com antecedência

Os estudiosos da área indicam que você deve se desconectar de todos os aparelhos com pelo menos uma hora de antecedência.

Além da luminosidade excessiva, esses aparelhos também podem ser motivo para estresse e preocupação, que podem tirar seu sono ou torná-lo muito ansioso, com um descanso superficial. Para dormir melhor, desligue tudo cedo e se distraía de outra forma, enquanto o sono não vem.

Desligue o celular com antecedência para dormir melhor
Encontre outra atividade para incorporar à sua rotina diária, antes de dormir: que tal ler um livro de temática leve ou conversar com a sua família?
É possível também tentar acostumar o corpo para dormir mais cedo. Essa pode ser uma ótima forma de recuperar o sono perdido e acabar com o sono acumulado, de tantas noites mal dormidas. Desligue-se do mundo para dormir melhor!

2 – Respeite o tempo mínimo de sono recomendado pelos médicos

A qualidade do sono não está necessariamente ligada à quantidade. Todavia, é impossível ou sinal de algum distúrbio dormir pouco e se sentir descansado. Não existe maneira e como dormir bem em pouco tempo.

O ideal é sempre respeitar as horas recomendadas pelos médicos especializados. Por isso, para dormir melhor, consulte seu médico! Só ele entende como seu corpo funciona e pode te fornecer orientações valiosas na sua busca por dormir melhor.

3 – Tome cuidado com as bebidas

O ideal é evitar qualquer bebida ou comida com cafeína a partir de mais ou menos 17h. Lembre-se: a cafeína não está presente só no café!

Ela pode estar presente em chás, chocolates, refrigerantes, bebidas energéticas e até em alguns medicamentos! A cafeína vai destruir seu sono e você não vai conseguir dormir melhor se for adepto de um cafezinho no final do expediente.

Esqueça bebidas e comidas com cafeínas a partir de 17h!

Substitua os alimentos e bebidas com cafeína por outros, mais saudáveis e bons para seu sono! Para dormir melhor, opte por um chá relaxante, como o feito com camomila! Se você doutrinar seu corpo a tomar uma xícara de chá diariamente, antes de dormir, com certeza terá noites melhores!

4 – Faça exercícios físicos regularmente

Um dos grandes segredos para uma boa noite de sono é ter feito, em algum momento do dia, exercícios físicos. O exercício revigora nosso corpo e nos cansa, fazendo com que consigamos pegar no sono com bem mais agilidade.

É o caminho perfeito para dormir bem e, mesmo que você não seja fã de exercício, é uma boa hora de ponderar sobre o assunto.

Exercício físico é um ótimo caminho para dormir melhor

As vantagens do exercício, é claro, não param por aí: ele vai ajudar você a controlar seu estresse, a se manter saudável e a interagir mais com as pessoas ou com a natureza, dependendo do tipo de esporte que você desejar fazer.

Mesmo que você não faça o tipo esportista, pense na atividade física como um remédio natural e saudável para você dormir melhor.

Antes de seguir para o próximo tópico, permita-nos te apresentar alguns artigos bem interessantes sobre atividades físicas:
  1.  Conheça agora os melhores esportes radicais individuais
  2. 7 Dicas de esportes para praticar em família em 2017
  3. Esportes radicais urbanos: conheça quais são os melhores

5 – Mantenha uma rotina de horários estruturada

Para alguns, rotina pode parecer besteira ou algo do passado. A verdade é que ela ainda é o que estrutura nossa vida e nos faz ser mais saudáveis e produtivos.

Se você não consegue se organizar para fazer uma rotina para toda sua vida, tente começar fazendo uma rotina de horários para levantar e dormir. Isso vai te ajudar a dormir melhor e ajustar seu relógio interno.

Ajustar seu relógio interno é um passo necessário para dormir melhor
Você pode adaptar os horários diariamente, de acordo com as atividades que você sempre tem em dias específicos ou ajustar os horários no final de semana, mas é necessário cumprir o que for estipulado à risca! Assim, seu corpo ficará mais acostumado com a sua dinâmica e pode ter certeza: vai até te acordar na hora correta!

Considerações finais sobre os 5 curiosidades que farão você dormir melhor

Esperamos que nossas curiosidades sobre atos que vão te ajudar a dormir melhor tenham sido úteis! Desejamos que você entenda como pode agir para melhorar sua qualidade de vida e conseguir noites restauradoras de sono. Uma pessoa descansada é mais produtiva e seu dia acaba rendendo bem mais!

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão sobre atividades que ajudam a nos fazer dormir melhor, deixe nos comentários! Vamos adorar conhecer sua opinião.

Antes de ir embora, que tal assistir esse vídeo com 12 dicas para dormir melhor? Temos certeza que ele também será muito útil para sua nova jornada!