Você toma café o dia todo, mas parece que o sono não quer te deixar em paz. Por mais que você tente, o seu cansaço está completamente fora do controle. Você tem muito sono durante o dia e a situação só tende a piorar com o excesso de demanda. E o pior: a sensação é de que não há nada que possa fazer pra melhorar isso, mas você precisa se manter, sabe-se lá como, concentrado nas atividades do seu trabalho.

E aí, essa situação lhe parece ser bem familiar, não? Infelizmente, são muitos que se veem nesse ciclo vicioso de não cuidar direito do sono em prol do trabalho, da família, dos amigos e de tudo que está demandando tempo.

Se você está tendo muito sono durante o dia, é bom começar a avaliar os seus hábitos.

No entanto, abdicar-se de um bom descanso é algo extremamente prejudicial para a saúde. Se você está fazendo isso, então recomendamos que pare antes que as consequências passem a ser refletidas no seu próprio corpo.

Se você acredita que as 24 horas do dia não são suficientes pra conciliar seus compromissos com um sono de qualidade, saiba que elas são sim.  Quer saber como? Então descubra como parar de ter muito sono durante o dia. Bora acabar de vez com esse cansaço interminável?

1) Durma 8 horas por dia

Não é segredo para ninguém, mas é bom reforçar: dormir 8 horas por dia é de extrema importância para a sua saúde. Não é a toa que existam especialistas e até mesmo clínicas e medicamentos relacionados a qualidade do sono. Por isso, dormir bem é o primeiro passo a ser dado caso queira acabar com a história de ter muito sono durante o dia.

2) Durma com qualidade

Muitos de vocês devem estar se questionando: “eu durmo as 8 horas recomendadas, mas, mesmo assim, eu tenho muito sono durante o dia”. Então, você já parou para pensar na qualidade das suas noites de descanso? Pois é! Acredite se quiser, mas dormir no sofá, com luz acesa, barulho, de qualquer jeito não irá lhe proporcionar um bom sono. Falando assim, parece óbvio, mas são poucos os que se de verdade preocupam com isso.

Dormir no sofá, com luzes acesas, de qualquer jeito não irá lhe acabar com seu muito sono durante o dia

E como ter uma boa noite de descanso?! – você pode estar se perguntando.  Simples! Só seguir algumas das nossas dicas abaixo:

  1. Ter horários regulares de dormir e despertar.
  2. O ambiente de sono deve ser calmo, tranquilo, sem ruídos e com pouca luminosidade.
  3. Antes de dormir, evitar atividades mais agitadas ou que demandem um pouco mais de energia. Fazer coisas relaxantes, como meditação, por exemplo.
  4. Na refeição noturna, prefira alimentos mais leves, facilitando a digestão e consequentemente o sono.
  5. Só deitar-se na cama se de fato for dormir. Procure não ler, mexer no celular ou qualquer atividade do tipo antes de dormir.
  6. Não tomar nenhum tipo de bebida estimulante.
Siga as nossas dicas e tenha uma boa noite de sono

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3) Pratique exercícios pela manhã

Quem não fica em estado de êxtase depois de ter praticado exercício, não é mesmo? A prática de exercícios provoca a liberação da famosa endorfina. Graças a ela, a atividade física, além de nos despertar para o dia, estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. Por isso mesmo, se você quer dormir bem,  coloque o exercício no seu ritual diário.

Como a endorfina nos desperta, não há como não colocar o exercício na lista dos aliados para acabar com o seu muito sono durante o dia.

Mas preste atenção: o horário ideal para praticar uma atividade seria logo pela manhã. Como a endorfina nos desperta, são mais do que óbvias as razões dessa recomendação, não é mesmo?! Por isso, não há como não colocar o exercício na lista dos aliados para acabar com o seu muito sono durante o dia.

4) Medite assim que acordar

A meditação é cuidar de si mesmo, é tirar um tempo para você se observar, para se entender e desconectar de tudo o que está ao seu redor. Seu estado de espírito fica muito mais leve, sua cabeça esfria e, por um momento, você sai da insanidade em que vivemos. Além de tudo isso, meditar também é um ótimo aliado para espantar o sono. Mas, também, quem quer saber de dormir quando se está com a cabeça fria?!

meditação na diminuição do muito sono durante o dia
A meditação ajuda na diminuição da insônia e, portanto, na diminuição do muito sono durante o dia.

Outro ponto importante é que a meditação ajuda na diminuição da ansiedade, que é uma das causas principais da noite mal dormida. Logo, a conta fecha: quando você medita, o seu nível de ansiedade diminui, você passa a não ter mais insônia e, portanto, não terá mais muito sono durante o dia. Simples assim!

5) Café, por que não?!

Ok, talvez esse não seja o melhor conselho, já que muitos não recomendam o uso de café ou cafeína. Mas existem dias que, por mais que sigamos os quatro passos acima, não há o que fazer com o sono. Se isso acontecer eventualmente, o café pode ser um bom aliado.

Mas cuidado! Tenha em mente que o café é uma medida paliativa e provisória, tá?! Afinal, não será ele que irá tirar o mal do seu muito sono durante o dia pela raiz.

O café é uma medida provisória para tirar o mal do seu muito sono durante o dia pela raiz.

Bom, é isso! As dicas para parar de ter muito sono durante o dia  estão aí, mas o principal de tudo é descobrir as verdadeiras razões pro seu cansaço excessivo. Só assim irá acabar de uma vez por todas com esse mal. Mas, até lá, enjoy the tips!