Vamos às contas: o nosso dia tem 24 horas. Das 24, 8 são para o sono (pelo menos, é assim que deveria ser). Sobraram, então, 16 horas, cuja metade passamos trabalhando. Ah, isso sem contar o tempo gasto no transporte ao nosso trabalho, o horário de almoço, as horas extras, as atividades que levamos para a casa, o pensamento que não se desliga…

Percebe, então, a importância do trabalho em nosso dia a dia?! Por isso mesmo, encontrar a felicidade no que estamos fazendo é fundamental para a nossa qualidade de vida. Imagine só você investindo a maior parte do tempo do seu dia trabalhando com que não gosta, em um ambiente com o qual não se identifica e completamente desmotivado?! Não dá, não é mesmo?

Com metade das horas do seu dia trabalhando, é de fundamental importância ser feliz no trabalho

Pensando nisso tudo que falamos acima, listamos as 5 melhores formas de como ser feliz no trabalho. Vamos saber mais e deixar a nossa vida mais leve?! Se sim, então vamos nessa!

1) Trabalhe com o que você goste

O passo fundamental para você ser feliz no trabalho é fazer aquilo que gosta. Olhe para dentro de si e reflita sobre seus hobbies, suas facilidades, sua motivação de vida e sua personalidade. Tente encontrar um ponto em comum entre eles. Com certeza, esse será o passo mais fácil para você identificar o seu trabalho ideal.

Seja por questões financeiras, comprometimentos ou por falta de oportunidades, não são todos que têm o privilégio de trabalhar com aquilo que gosta ou se identifica. Infelizmente, essa é uma triste realidade da maioria dos brasileiros. Mas não se deixe abater por isso e vá, firme e forte, em busca do emprego dos seus sonhos!

Não deixe que medos e inseguranças abalem o seu sonho de conquistar o seu emprego ideal

Você pode sim mudar o seu rumo e ir de encontro com aquilo que sempre desejou. Trace metas, seja objetivo e busque fazer o que for necessário para alcançar o seu sonho. Seja focado e persistente! O caminho pode ser árduo, mas, assim que chegar lá, verá que tudo valeu a pena para ser feliz no trabalho.

2) Trabalhe em lugares com metodologia de trabalho com a qual você se identifica

Assim como as pessoas, os empregos também têm suas características individuais. Há lugares que valorizam o trabalho mais pragmático, enquanto outros a criação. Há, também, aqueles lugares em que há burocracia na metodologia de trabalho, enquanto outros podem mudar os planos da água para o vinho. Há aqueles em que o trabalho é executado de maneira individual, enquanto que, nos outros, é determinante o trabalho em grupo.

Enfim, saiba bem a sua melhor maneira de trabalhar e vá de encontro com aquilo com que irá se identificar. Não há coisa pior do que trabalhar num estilo que não tem nada a ver com você! Já pensou se você é uma pessoa que ama estar entre pessoas e ser criativa, mas arruma um emprego que é necessário ficar no computador e trabalhar sozinha? Seria muito ruim, não é mesmo?!

Se você é do tipo que gosta de trabalho sozinho no computador, então é importante buscar empregos que coincidem com essa metodologia de trabalho.

Antes de continuarmos, que tal lermos mais três publicações nossas a respeito do tema? Certeza que vai gostar muito!

3) Trabalhe em lugares que têm os mesmos valores que os seus

Além da metodologia de trabalho, outro ponto importante é encontrar um lugar que tenha os mesmos valores que os seus. Como assim?! – você deve estar se perguntando. Calma que vamos te dar um exemplo prático!

Imagine que você é uma pessoa que não supervaloriza o dinheiro. Você não almeja ser extremamente rico e quer ter uma vida tranquila, sem precisar virar noites e ficar os finais de semana trabalhando. Aí você se depara em um emprego que dê máxima valorização ao dinheiro e exige dedicação quase exclusiva dos seus funcionários, como é o mercado financeiro. Entende que as peças não se encaixam?!

Ter um trabalho cujos valores não coincidem com os seus só vai lhe causar mais estresse e descontentamento.

Ter um trabalho cujos valores não coincidem com os seus só vai lhe causar mais estresse e descontentamento. Se você realmente quer ser feliz no trabalho, então fuja de empregos assim!

4) Trabalhe com admiração

Como já dissemos antes, não sou todos os felizardos que têm a oportunidade de trabalhar com o que gosta. Pra que isso seja encarado de maneira mais leve, que tal buscar algo que você admira em seu trabalho?

Imagine essa situação: você tem um trabalho cuja atividade não gosta, com uma forma de trabalhar com a qual não se identifica, num lugar que seus valores não coincidem com os deles… Tudo isso já parece ser muito ruim, né?!

Tenha admiração pelo que faz e seja feliz no trabalho

Agora imagina ter um emprego assim e, ainda por cima, você não ter admiração nenhuma por ele. Aí sim seria péssimo! Então, procure sempre estar em um lugar que te proporciona admiração, seja pelo propósito do trabalho, pelos seus colegas ou pelos seus chefes. Com certeza, isso irá te ajudar e muito a ser feliz no trabalho!

5) Seja um freesider

Se, depois dessas 4 dicas, nada ainda resolveu e você não está feliz no trabalho, que tal começar a pensar na ideia de ser um freesider? “Ei, mas o que seria isso?!”. Calma, que nós vamos te contar!

Freesider nada mais é do que um estilo de vida, no qual as pessoas assumem  que querem ser livres e donas da sua própria vida e do seu destino. Para isso, é necessário ter liberdade de tempo e de dinheiro, além de mobilidade.

E nada melhor do que a internet para que você usufrua disso, não?! Afinal, ela é a única ferramenta que te possibilita trabalhando onde e quando quiser!

Agora me diga: como não ser feliz no trabalho se o seu escritório está na praia, nas montanhas, no deserto – em qualquer lugar do mundo que você queira que ele esteja, hein?! Pois é! Então considere a opção de ser um freesider se nada parece resolver os problemas com o seu emprego. Se jogue de cabeça na ideia e vá feliz no trabalho de verdade!

Freesider é um estilo de vida, em que a pessoa se permite viver de forma livre

Então, pronto para ser feliz no trabalho de uma vez por todas? Você é o único responsável por escrever a sua história e a sua felicidade só depende de você!