Sem nenhuma motivação pessoal, é muito difícil estudar, trabalhar, conversar com amigos, praticar exercícios físicos ou qualquer outra atividade. Caso você esteja passando por algum problema que esteja afetando sua motivação pessoal, é importante que tente procurar saída que te ajude a enfrentar esse momento. Uma boa dica que pode ajudar nesse período são os melhores livros de motivação pessoal.

É importante que saiba que cada pessoa tem a capacidade de se motivar e ao mesmo tempo se desmotivar.  Um dos psicólogos americano chamado Abraham Maslow, é especialista e estudioso da motivação humana, e propôs a “hierarquia de necessidades humanas”, onde dividiu as necessidades humanas em cinco níveis: mais básicas, segurança, relacionamento humano, reconhecimento e realização pessoal.

Para Maslow, as pessoas só teriam necessidade de uma próxima atividade quando já estivessem satisfeitos com a anterior.

A teoria de Maslow é totalmente voltada para a motivação pessoal

A teoria de Maslow é a mais conhecida e importante quando o assunto é motivação. Para ajudar e complementar essa teoria motivacional, você vai conhecer algumas dicas de livros que ajudam você a melhorar sua vida, construir sua carreira e melhorar todo o seu dia a dia.

1 – Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

O livro de Steven Covey está na indicação de um dos melhores livros de motivação pessoal. Alguns pontos da leitura podem parecer cansativos, mas o autor disponibiliza um mapa muito interessante sobre a estrada da vida.

É uma forma de ajudá-lo a desenvolver seus melhores hábitos e tentar convencer que esses hábitos farão que você se torne uma pessoa melhor.

Acreditar em você mesmo pode ajudar a melhorar sua motivação pessoal

Uma das citações mais conhecidas do livro e considerada a melhor é: “Semeie um pensamento, colha uma ação; semeie uma ação, colha um hábito; semeie um hábito, colha um caráter; semeie um caráter, colha seu destino”.

2- Como fazer amigos e influenciar pessoas

O livro de Dale Carnegie mostra um novo relacionamento entre as relações comerciais e as relações pessoais podem se tornar inseparáveis.  Ele explica que esse pensamento de que os relacionamentos pessoais e negócios não podem ser considerados corretos é totalmente incorreta. Nos dias de hoje essas relações podem e devem dar certo.

O livro de Dale Carnegie mostra que as relações pessoais e comerciais podem ser positivas

A principal citação que comprova esse pensamento no livro é: “A verdade nua e crua é que quase todas as pessoas que se encontram, se sentem, de alguma maneira, superiores aos outros. E, uma maneira de ganhar seus corações é deixa-los perceber, de alguma forma sutil, que você reconhece sua importância sinceramente”.

3- Quem pensa enriquece

Neste livro de Napoleon Hill, você encontra 40 entrevistas com milionários que falam sobre sua trajetória e seus comportamentos comuns que fizeram chegar ao sucesso. Em seu trabalho, ele diz que o mundo deve aceitar que a riqueza é a combinação de ganância e sorte.

Napoleon Hill traz entrevistas com milionários que falam sobre suas trajetórias e conquistas

A frase de mais sucesso de sua obra é: “Mantenha todos os momentos e pausas que você precisa na sua vida na sua imaginação. A imaginação é a oficina de sua mente, capaz de transformar energia mental em realização e riqueza”.

4- Desperte seu gigante anterior

O autor, Anthony Robbins, é conhecido por ser diferente de outros autores. Isso acontece por dois motivos. O primeiro é porque ele consegue treinar a mente e o corpo como um desafio, mas não como um desafio moral. Já a segunda diferença é que ele é um dos homens mais inspiradores, mas ao mesmo tempo é considerado um dos homens mais chatos do mundo.

5- Somos o que pensamos ser

É um livro diferente de todos os outros relacionados a motivação. Obra de James Allen, de 1992, que mostra algo além de tomadas de medidas imediatas. Ele mostra que o seu pensamento pode moldar a sua personalidade e também como ela leva você a agir e determinar as ações que deseja para sua vida.

Uma frase do livro de James Allen que mais recebe destaque é: “Os sonhadores são os salvadores do mundo. Como o mundo visível e sustentado pelo invisível, homens assim, através de suas provações, pecados e tendências mesquinhas, são nutridos pelas belas visões de seus sonhadores solitários”.

Antes de descobrir mais indicações de livros de motivação pessoal, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar a você se tornar uma pessoa mais motivada:

1-  Como manter a motivação no trabalho nos dias atuais

2- Descubra qual a importância do desenvolvimento pessoal

3- 5 dicas valiosas de como aumentar sua performance pessoal em 2017

6- O maior vendedor do mundo

Não pense que o autor Og Mandino fala apenas sobre vendas em seu livro. Ele consegue mostrar como é possível viver sua vida ao máximo e acreditar em si mesmo, e como você consegue ajudar ao próximo acreditando em sua capacidade.

É importante que todos entendam que cada um é vendedor de algo, seja no seu ambiente de trabalho ou até mesmo na sua vida pessoal. Por isso o livro é considerado uma leitura obrigatória.

Como em todos os outros livros de motivação pessoal que já foram citados, sempre há uma frase que se destaca e nesse é a seguinte: “Vou viver este dia como se fosse o meu último. Este dia é tudo o que tenho e essas horas são agora a minha eternidade…

… Saúdo este nascer do sol com gritos de alegria, como um prisioneiro que está à beira da morte. Eu levanto meus braços com graças por este presente inestimável de um novo dia”.

7 – O poder do pensamento positivo

O livro de Norman Vicent Peale não foi muito aceito quando foi lançado. Hoje, o conceito do livro sobre ser otimista, ou seja, ser feliz e saudável traz muitos benefícios para alcançar o sucesso. Ele nada mais é que um guia prático que mostra soluções para os seus problemas diários.

A frase de destaque desta obra é: “A ação é uma grande restauradora e construtora da confiança. A inércia não é apenas o resultado, mas a causa do medo. Talvez a sua ação vai torna-lo bem sucedido, ou talvez ela precise de ajuste. Mas qualquer ação é melhor do que não fazer nada”.

8 – 100 maneiras de motivar a si mesmo

Mais um dos livros de motivação pessoal que mostra que não sentir confiança e não ter energia para seguir em diante qualquer projeto é um dos sintomas de falta de motivação. Para superar esses momentos, o autor Steve Chandler, cita 100 maneiras que você pode se motivar e transformar a sua maneira de pensar.

Se motivar é começar a pensar positivo e deixar o pessimismo de lado.

O livro é baseado em opiniões e personalidades que ele encontra em suas palestras. Conceitos esses que farão você se inspirar e superar momentos difíceis.  Além de fazer com que você se questione sobre suas atitudes. É preciso romper a barreira do pessimismo e, finalmente, conquistar a motivação que precisa para realizar tudo o que deseja na sua vida.

Dicas de mais livros de motivação pessoal

1- Nunca desista dos seus sonhos

2- Desperte seu gigante interior

3- Getting Things Done: A Arte de Fazer Acontecer

4- O livro das atitudes

5- Motivação 3.0 – Os novos fatores motivacionais para a realização pessoal e profissional