Entenda de uma vez por todas o que é marketing de afiliados
Vote neste post

O que é marketing de afiliados para você? A pergunta é justamente essa porque é possível encontrar respostas diferentes para ela. A verdade é que muito se fala sobre como trabalhar com marketing de afiliados mas pouco se informa. São sempre artigos ensinando o passo a passo para se tornar um grande empreendedor do ramo digital, mas sem muitas explicações.

Acredito que todos concordam que é difícil ingressar em um caminho sem muitas explicações, não é verdade? Ainda mais quando esse caminho exige algum tipo de investimento financeiro ou de tempo. Ou, em muitos casos, ambos. Na busca por aumentar a renda mensal, as pessoas se sujeitam às armadilhas. Não todas, é claro. Mas é comum ouvirmos tais histórias.

E não existe nada mais desmotivador do que investirmos, mais do que dinheiro e tempo, os nossos sonhos. Todo novo empreendimento vem carregado deles. E, de repente, acontece de tudo caminhar a passos de formiga. Isso quando não acontece de conseguirmos 0 resultados. E foi pensando nisso que decidimos o artigo de hoje. Afinal, nosso objetivo é ajudar a todos que querem empreender.

Ao final do texto, você vai saber como o marketing de afiliados funciona para então decidir se essa é a melhor opção para você. E ainda um pequeno tutorial para você começar com o pé direito no mundo do mercado de afiliados. No entanto, independente do caminho que escolher para aumentar a sua renda, tenha primeiro em mente quais são as suas metas e objetivos.

Dessa forma será possível traçar melhor o percurso a ser seguido e quais as etapas necessárias para atingí-los. Mais do que compreender o que é marketing de afiliados, é preciso compreender a si mesmo, sua vida e suas possibilidades. Sendo assim, tome nota do que encontrar por aqui e não deixe de ler outros artigos que escrevemos especialmente para você.

O que é marketing de afiliados, afinal?

Antes de tudo, vale mencionar que esse é um dos negócios mais prósperos no mundo. É um mercado que engloba produtores, vendedores, plataformas, blogueiros, empresas para os pagamentos, transportadoras – entre outras pessoas – em busca do mesmo objetivo: trabalhar com o marketing de afiliados. E essa prosperidade não é apenas uma coincidência.

como ganhar dinheiro na internet

Quantas vezes você pensou em se candidatar para um emprego, mas não pôde por não ter as qualificações necessárias? De maneira alguma estamos aqui afirmando que você não seja adequado para qualquer cargo. Pelo contrário. Nós acreditamos no potencial de todas as pessoas. Mas empresas exigem um segundo idioma, experiência, diploma, horas de estágio…

Isso desaponta qualquer pessoa, sobretudo aquelas que sabem do potencial que possuem. Sabem que podem realizar um trabalho melhor que muitos formados em faculdades. E é justamente aí que o sucesso do marketing de afiliados se explica. Ele é democrático e coloca todos no mesmo patamar. Oferece a oportunidade de alcançar o sucesso para quem quiser.

Esse é um modelos de negócio bem simples e tem como objetivo a divisão dos lucros. Todos saem ganhando (ainda mais o cliente, que fica satisfeito com o infoproduto adquirido). A receita é oriunda das vendas e os lucros chegam a todos, com uma única venda. E, por falar nela, existem diversas nomenclaturas e formatos diferentes para designar o tipo de faturamento:

  • CPC – Custo por Clique;
  • CPA – Custo por Ação;
  • CPL – Custo por Lead válida;
  • CPM – Custo por Mil Impressões;
  • CPF – Custo por Formulário;
  • CPV – Custo por Venda.

Apesar de parecer complicado a princípio, não se preocupe. Vamos explicar detalhadamente o que cada uma dessas opções significam. Após compreender essa etapa, poderemos falar melhor sobre o marketing de afiliados Hotmart. Afinal,é  fundamental conhecer alguns conceitos antes de dar os próximos passos. Sobretudo para saber de qual classe você quer participar.

CPC – Custo por Clique

Aqui a remuneração é por clique, isto é, a cada vez que uma pessoa clicar em sua publicidade, um valor será repassado. Normalmente essa publicidade vem em diferentes formatos. Pode ser banner, links em textos, email marketing, entre outros. O valor fixo recebido a cada clique vai variar de anunciante para anunciante. Mas o valor sempre será acertado premeditadamente.

Essa opção normalmente é a eleita por empresas que desejam aumentar o tráfego. É fundamental que se dê atenção a todas as condições antes de “fechar o negócio”. A maioria das empresas, por exemplo, aceitam apenas um clique por IP. Ou seja: se a pessoa clicar duas vezes no seu anúncio, de um mesmo IP, só será contabilizado um clique.

CPA – Custo por Ação

Mais uma opção para compreender o que é marketing de afiliados. Aliás, entender como ele funciona. O custo por ação fala sobre as ações que as pessoas realizam através de uma “indicação” sua. Por exemplo, cadastros realizados através dos seus links, banners, entre outros. A cada cadastro realizado, um valor fixo pré-estabelecido será pago.

Quanto mais alto for o valor da ação, mais altas serão as comissões. O mesmo vale para as ações mais difíceis. Como no caso do CPC, é preciso analisar toda a proposta oferecida pela empresa, antes de aceitar a modalidade. Os ganhos estão diretamente ligados ao esforço de cada profissional e aos esforços pessoais. É possível que as empresas exijam metas.

CPL – Custo por Lead Válida

O CPL, na realidade, é muito parecido com o CPA. Entretanto, a ação só é considerada completa após a lead ser validada. Um exemplo que podemos citar são as empresas que trabalham com afiliados que têm como objetivo o recrutamento de pessoas que, além de realizarem uma ação, são aceitas pela determinada empresa. Essa é a validação.

É preciso dar muita atenção nesses casos. É comum existirem infindáveis reclamações por parte dos afiliados, que garantem que conseguiram um valor de ações muito maior do que o que a empresa está pagando. A validação fala justamente sobre essa diferença. As empresas que utilizam esse recurso estão interessadas em um público mais segmentado.

CPM – Custo por Mil Impressões

Essa opção, para que você compreenda o que é marketing de afiliados, é utilizada somente em banners. A cada mil impressões, um valor fixo será pago pela empresa. As impressões acontecem a cada visita. Sendo assim, os visitantes que fazem um passeio pelo seu blog, por exemplo, estão gerando pageviews.

Essa é a melhor opção para aqueles sites que possuem um bom tráfego. A grande vantagem é que o banner não precisa de nenhum clique. Basta apenas que seja visto. Normalmente é a opção mais utilizada pelos afiliados.

CPF – Custo por Formulário

Como é possível se deduzir pelo nome, aqui a ideia é que o pagamento seja realizado quando os usuários realizarem o preenchimento de algum formulário. O pagamento é feito por cada formulário preenchido, e este pode ser simples ou mais complexo. Tudo vai depender das estratégias utilizadas pela empresa.

CPV – Custo por Venda

Saber o que é marketing de afiliados é saber que o foco, nessa opção, são as vendas. O CPV é utilizado, muitas vezes, pelos e-commerce. A cada conversão realizada, o afiliado ganha a porcentagem. Esse valor é predefinido pelas próprias empresas, podendo variar de uma empresa para outra. A vantagem aqui são os possíveis ganhos.

As pessoas têm o direito de escolher quais produtos vão promover. Essa é a chance de optar por aqueles produtos que oferecem as maiores comissões. É o caso, por exemplo, do marketing de afiliados Hotmart. A plataforma permite que você analise as opções, os preços e as porcentagens, antes de decidir por promovê-los. Achou complicado entender?

Então assista a esse vídeo aqui do Fagner Borges, criador do movimento Freesider, em que ele explica detalhadamente como é possível se tornar um afiliado Hotmart:

Vantagens em aprender como trabalhar com marketing de afiliados

Agora que você sabe o que é marketing de afiliados, vamos entender os caminhos que se abrem quando se opta por essa modalidade de trabalho. Responda rapidamente: quantas vezes você se sentiu escravo do seu trabalho? Não apenas pelo fato de ser empregado de alguém, mas também pelas obrigações com datas e horário? Pois bem, isso pode acabar.

Aprender o que é marketing de afiliados é uma das melhores chances que uma pessoa pode ter na vida. Primeiramente porque é um segmento democrático, como já mencionamos. As pessoas não precisam de um curso específico. Não precisam de um diploma. Elas sequer precisam ter experiência. Tudo o que será necessário é ter boas técnicas para manter a disciplina e a força de vontade.

Sendo assim, todas as pessoas têm a oportunidade de crescer. Outra grande vantagem que merece ser mencionada é a oportunidade de escolher o melhor esquema de trabalho para você. Isto é, aquele que melhor se adapta à sua realidade. Cada pessoa possui um relógio biológico diferente. Assim sendo, as pessoas possuem horários diferentes de produtividade.

Você vai poder montar um calendário editorial, por exemplo, e trabalhar nos melhores horários. Em tempo, trabalhar nos momentos que você decide e que são os de maior produtividade. E o melhor é que existem inúmeras técnicas para fazer com que essas horas sejam aproveitadas da melhor maneira. Você sabia, por exemplo, que é possível trabalhar apenas por 3 horas por dia?

É isso mesmo: você pode trabalhar por 3 horas e conquistar os resultados de um dia inteiro de trabalho. Não acredita? Então olha o Fagner trazendo novamente uma dica que vai fazer toda a diferença na sua rotina de trabalho. Ah, lembrando que você pode se inscrever no canal do Fagner, no YouTube.

Marketing de afiliados passo a passo

Então você aprendeu o que é marketing de afiliados e se interessou? Ótimo. Agora é preciso seguir alguns passos para que sua nova empreitada comece. Primeiro, você vai precisar se afiliar a uma plataforma da sua escolha. Depois é só escolher qual o produto que vai promover, entre várias opções que as empresas oferecem. O próximo passo é divulgar esse produto.

passo a passo do marketing de afiliados
Com determinação e seguindo um passo a passo simples é possível crescer rapidamente usando o marketing de afiliados

Como essas dúvidas rondam a cabeça de muitos profissionais, separamos umas dicas que podem fazer toda a diferença na sua campanha:

1 – Google

O motor de busca é o mais utilizado no mundo todo. O segredo aqui é conseguir alcançar as primeiras posições no Google para ganhar mais cliques. Você tem duas opções para obter esses resultado:

  • SEO – Conjunto de técnicas que têm como objetivo “agradar” o Google. Como o buscador muda seus algoritmos constantemente, é preciso se manter antenado;
  • Links Patrocinados – É possível, através do Google Adwords, pagar para que sua página apareça no topo do Google;

2 – Yahoo respostas

No Yahoo respostas existe uma quantidade enorme de pessoas perguntando e respondendo sobre tudo. É bem possível que existam perguntas que tenham relação com o que está oferecendo. Visite constantemente a página e não exite em deixar seu link de afiliado. Faça um breve resumo do que está oferecendo e se prepare para as conversões.

3 – YouTube

Você pode fazer vídeos para divulgar o produto ou serviço que está vendendo. Procure explorar da melhor maneira todos os pontos do seu segmento. A criatividade é fundamental. Procure manter o local onde vai fazer os vídeos sempre arrumado e a boa qualidade de imagem e som. Um bom plano de fundo faz toda a diferença na composição da cena. Não esqueça de deixar seu link de afiliado.

4 – Blog profissional

Através de artigos bem desenvolvidos e conteúdo de qualidade, é possível atrair um bom número de clientes. Foque em oferecer informações relevantes e fazer com que o tráfego cresça constantemente.

Conclusão

Saber o que é marketing de afiliados pode ser a melhor oportunidade que você vai ver nesses tempos de grande competitividade. Além, é claro, de toda a autonomia que é possível conquistar com essa modalidade de trabalho. Portanto, por se tratar de um trabalho no estilo home office, é perfeitamente possível trabalhar de qualquer lugar do mundo, sendo necessários apenas um computador e uma conexão com a internet.

E, para comprovar essa afirmação, baixe gratuitamente o ebook do Fagner Borges: “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo”. Nele, sobretudo, o Fagner vai ensinar como extrair o melhor do seu conhecimento enquanto aproveita melhor a vida. Não se prenda a opiniões de quem não faz parte do meio. Não tenha medo de tentar. Esse pode ser o único passo que está faltando para a sua revolução!