Não… não vamos tratar aqui de consulta espiritual. Vamos falar de fatos práticos, do dia a dia, que acabam entravando seus afazeres e por conseguinte sua chegada ao pódio e seu crescimento pessoal.

E não estamos nos referindo a coisas já discutidas, mas de situações não enxergadas facilmente. Chegar ao pódio é fácil, o que atrapalha são algumas posturas pessoais. Vamos ver algumas delas?

Crescimento pessoal depende postura pessoal

Você já deve ter se olhado no espelho algumas vezes e visto alguém para quem perguntou: “o que está acontecendo que as coisas não acontecem? Parecem estar atravancadas, paradas”. E a pessoa do outro lado do espelho não consegue responder.

Sorri sem jeito e não responde.

Não se constranja. Isso acontece muito com a maioria das pessoas. A diferença é que algumas delas vão buscar respostas. E quando descobrem algumas respostas, se espantam.

Espantam-se porque percebem que boa parte dos fatos que retêm a evolução pessoal e profissional depende de si mesma. São pequenos vícios que, justamente por serem vícios, parecem normais, ocasionais.

Entretanto, são verdadeiras armadilhas contra si mesmo.

E crescimento pessoal parece ser tão fácil…

…pros outros.

A impressão que se tem é que todos conseguiram milhões de reais, empreenderam a viagem dos sonhos – ou as viagens -, conquistaram milhões de seguidores nas redes sociais, vivem sorrindo em postagens alegres coisa e tal e tal e coisa. E você… nada.

Todos têm crescimento pessoal exceto você?

Até onde isso incomoda você? De que maneira isso tira seu sono? Como isso provoca você?

Bem… é possível que as respostas para essas perguntas sejam parte do problema. Ou da solução.

A maneira como o mundo exterior a sua consciência interfere em seu mundo interior é a chave. O problema é que é difícil identificar o nível da força das interferências.

E então? Quais são os …

Antes de você saber mais sobre entraves para o crescimento pessoal, deixa a gente te apresentar mais alguns artigos do vida de freesider sobre desenvolvimento pessoal…

1 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

2 – Descubra 7 formas de como manter a motivação pessoal

3 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

Entraves para crescimento pessoal?

São muitos. E certamente você não é vítima de todos, apenas de alguns. Mas, com toda certeza, vai identificar os outros entraves em outras pessoas.

1 – Redes Sociais

Um dos entraves mais fortes para crescimento pessoal é justamente aquele apontado atualmente como o melhor caminho para se chegar ao topo.

Saber ter uma boa noção do que você posta em seu facebook é fundamental para seu desenvolvimento pessoal.

Hoje em dia, todos somos avaliados o tempo todo por todo mundo. Detalhes de uma palavra em uma postagem podem destruir a imagem de qualquer pessoa. Fotos bem criadas podem construí-la facilmente.

2 – Empurrar rivais para baixo

Clodovil, estilista, ator, apresentador e deputado federal falecido em 2009, tinha um conceito interessante sobre relacionamento pessoal.

Dizia que, “quando se empurra pessoas para baixo, é preciso ir para baixo também. Então, empurre para cima. Você acaba indo para cima com a pessoa”. Caso contrário, você vai perder muito tempo até retornar ao ponto mais alto em que estava.

Sinal certo de entrave ao crescimento pessoal.

3 – Engrenagem de sentimentos negativos

A maioria das pessoas não percebe, mas sentimentos estão sempre encadeados, nunca são elementos isolados. Imagine uma dor qualquer; é sentimento físico que gera outro, a preocupação; esta, por sua vez, gera estresse que, como elo, gera estafa e por aí vai.

Sentimentos encadeados: do horror à admiração

A boa notícia é que sentimentos positivos também são encadeados. Como se sabe, otimismo é sentimento que frutifica em outros, como autoestima, que frutifica em outros, como perseverança, que frutifica em outros, como sensação de conquista, que frutifica em… bem… como você vê, isso se torna uma bola de neve.

Assim, deixar-se encadear por sentimentos negativos é interrupção a crescimento pessoal.

4 – Autoaprendizagem pedante

Benjamin Franklin (clique para ver habilidades deles; são tantas que não cabem aqui) – dizia que “quem ensina a si mesmo tem um tolo como professor”. O homem devia estar sabendo o que falava, como você pode ver no link.

Quando você baseia sua busca por conhecimentos apenas em autoaprendizagem, limita a fonte de conhecimento a um nível de raciocínio somente: o seu. Enquanto isso, seus concorrentes potenciais estão avançando a passos largos.

Não se sinta menor por perguntar e/ou matricular-se em cursos de aperfeiçoamento. Nem que seja apenas para questionar o facilitador.

5 – Retenção de conhecimento

Tanto quanto aprender por si só é nocivo ao desenvolvimento pessoal, monopolizar conhecimento também. Essa postura cria paredes muito difíceis de serem transpostas e acaba isolando a pessoa de eventuais oportunidades de ser reconhecida.

Distribua conhecimento. E receba.

6 – Segundas X Sextas

Reclamar das segundas-feiras e exaltar as sextas-feiras é hábito, quase vício. Todo mundo dá risada, faz piadas, criam-se frases de efeito, posta-se em redes sociais. O problema é quando essa ideia é interiorizada e se passa a agir a partir dela.

Engana-se quem imagina que os vencedores tiveram férias ou usufruíram de todos os fins de semana. As fotos vistas em redes sociais de vencedores foram tiradas depois que venceram.

7 – Tempo descontrolado

No texto  Gestão de Tempo – Como gerenciar sua rotina e dispor de mais tempo para você mesmo, você vai entender melhor, mas imagine-se em meio a tarefas sem controle de tempo e sem planejamento. Nem precisamos elencar aqui os problemas que nascem disso. Por isso, resolvemos compartilhar com você uma reflexão do criador do movimento freesider, o Fagner Borges…

8 – Reclamações

Todos temos direito de reclamar, mas alguns ultrapassam o limite do aceitável e usam cada instante para maldizer o calou ou o frio, o atraso no cafezinho, para reclamar da saúde (esses são os piores).

Excesso de reclamações cria aura negativista e todos percebem isso. O problema é que o dia a dia é convite à reclamação: crise, governo, emprego, finanças, trânsito, escola… qualquer assunto é fonte de reclamação para quem se viciou em reclamar.

Reclamar de tudo é forma eficiente de atravancar crescimento pessoal.

9 – Transferência de responsabilidades

Outro vício tão interiorizado que a maioria das pessoas não percebe que o tem é imaginar que tudo o que acontece de ruim é responsabilidade de terceiros. Assumir responsabilidades por alguma tarefa ou por algum erro é tão dignificante que redesenha a autoestima de qualquer um.

10 – Ter medo de falhar

Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo e um dos maiores empreendedores já conhecidos, transmite a ideia de jamais ter falhado. Ele representa bem aquela estorinha das pessoas que passam diante de um prédio e admiram a beleza sem ter noção do trabalho que deu para ser levantado.

Crescimento pessoal é também resultado de falhas

Bem… Gates sempre aconselha as plateias de suas palestras para que “sempre desconfiem de quem jamais errou. Certamente essa pessoa é grande empecilho para quem está a sua volta”.

Não reconhecer que erros fazem parte do processo de acertos é um dos mais fortes entraves para crescimento pessoal.

Muito bem. Crescimento pessoal, como vimos, é questão de postura. As que elencamos acima são algumas; com certeza, você conhece outras ou, ao ler este texto, identificou mais outras.

Que tal nos falar sobre isso? Deixe seus comentários abaixo e enriqueça a experiência de nossos amigos visitantes.

Cresça. Apareça. Evolua.