mudança de hábitos da vida é algo que muitas pessoas almejam, mas poucas conseguem alcançar. De fato, a caminhada para mudar hábitos comportamentais é árdua e pode ser longa, mas seus benefícios são incontestáveis.

Seja um desejo de mudar hábitos para emagrecer ou por qualquer outro motivo, a primeira etapa é querer mudar e estar comprometido com persistir na mudança, mesmo quando ela não é rápida ou simples. Confira nossas sugestões para mudar hábitos comportamentais e retome as rédeas da sua vida esse ano!

Mudar hábitos comportamentais pode parecer impossível no início, mas com um pouco de paciência se torna uma realidade
Mudar hábitos comportamentais pode ser cansativo e muitas vezes você vai sentir vontade de desistir. Todavia, persista: siga nossas dicas, mantenha o otimismo e seja dono do seu próprio destino. Comece hoje mesmo!

Como mudar hábitos comportamentais

Antes de começarmos as nossas dicas sobre como mudar hábitos comportamentais é necessário que você faça uma análise sobre seus hábitos.

Será que eles são mesmo capazes de uma mudança de hábitos da vida? Muitas vezes as pessoas estão presas em manias ou dependências e mascaram-nas, chamando-as de hábitos.

Manias muitas vezes precisam de ajuda psicológica para serem curadas e a dependência também, normalmente de um médico ou terapeuta.

O que diferencia os hábitos dos outros dois é que, no primeiro, o indivíduo ainda está no controle da situação e é capaz de realizar a mudança de hábitos em sua vida. Reflita e procure ajuda, se necessário.

1 – Mude os hábitos aos poucos, um por um ou em pequenos grupos

Não chegue pensando que você vai conseguir mudar todos os seus hábitos de uma vez só, da noite para o dia. Para mudar hábitos comportamentais de maneira eficiente, é necessário que a mudança seja feita aos poucos – hábito por hábito ou em pequenos grupos de hábitos, que estão correlacionados.

Hábitos precisam ser mudados um a um para uma mudança de hábitos da vida eficiente
Ao tentar abraçar o mundo com as pernas você corre o risco de acabar sem nada. Ao se propor a alterar muitos hábitos de uma vez só, pode acabar perdido no limbo e reforçar todos os seus hábitos nocivos.
Faça uma lista de prioridade de mudança (talvez considerando o hábito que está te consumindo mais tempo como primeiro) e ataque aos pouquinhos. Só assim você conseguirá mudar hábitos comportamentais definitivamente.

2 – Caminhe, antes de querer correr

Ou, em outras palavras, suba um degrau de cada vez. Se sua meta é começar a se exercitar, comece caminhando alguns minutos pela manhã e não correndo uma maratona.

Esse exemplo parece bobo, mas é real. Pense no seu hábito ideal, naquele que é a sua meta. Entre você e ele, quantos degraus existem? Transpasse um de cada vez.

Um degrau de cada vez: esse é o caminho para mudar hábitos comportamentais

Ao tentar pular muitos degraus e ir direto para seu hábito comportamental ideal você corre o risco de se ver frustrado, cansado e cético sobre a capacidade humana de mudar hábitos comportamentais. Acredite: um degrau de cada vez é a receita para o sucesso.

3 – Faça um acompanhamento diário dos seus hábitos

A melhor forma de saber se você está cumprindo seus novos hábitos é fazer um acompanhamento regular deles, idealmente diário. Existem diversos sistemas que auxiliam nesse processo, como aplicativos para celular, planilhas de excel ou folhas minimalistas.

O importante é você achar o habit tracker (algo como acompanhador de hábitos) ideal para você e sua rotina e adotá-lo no seu processo. Ele vai te ajudar a mudar hábitos comportamentais!

Um acompanhamento de hábitos pode ser seu diferencial para mudar hábitos comportamentais

É só você escrever os hábitos novos que deseja na primeira coluna e ir marcando conforme for fazendo os hábitos nos dias.

habit tracker também pode ser um ótimo motivador, se você for uma pessoa perfeccionista ou que gosta de itens de papelaria. Ver o aplicativo todo preenchido ou o papel com os hábitos todo colorido é uma motivação a mais na busca de mudar hábitos comportamentais.

4 – Trabalhe com um sistema de metas e recompensas

Ao acompanhar seus hábitos com um instrumento como o anterior você vai saber em quais meses (ou semanas) foi bem sucedido no seu processo de mudar hábitos comportamentais. Com base nessa informação você pode realizar um projeto de recompensas, com metas pré-estabelecidas.

Por exemplo, você pode se premiar por uma semana bem sucedida com um bom filme ou se você conseguiu fazer o hábito em todos os dias do mês, pode se premiar com algo mais caro ou que você deseja mais.

Antes de seguir para a próxima dica, curta três sugestões de premiações para seu sistema de recompensas:

  1.  Quatro filmes para inspirar sua próxima viagem
  2. Viajar é preciso: descubra sua viagem dos sonhos e aproveite
  3. Os 3 melhores livros de empreendedorismo digital

5 – Persista. Mudanças nunca são fáceis

As mudanças podem ser muito difíceis e cansativas. Todo mundo sabe que elas não são fáceis. Seguindo nossas dicas, mudar hábitos comportamentais não precisa ser tão doloroso.

Porém, os dias difíceis com certeza virão e, nesses, o importante é não despencar de tudo que você já subiu na escada da mudança de hábitos.

Confie em si mesmo e persista! Mesmo nos dias que mudar hábitos comportamentais parece impossível.
Ao aprender como fazer uma mudança de hábitos comportamentais eficiente você será capaz de realizar toda mudança que quiser ou almejar. Pense nisso quando você pensar em desistir. Os primeiros dias são os mais difíceis.
Contudo, estudos mostram que os 21 primeiros dias são cruciais para mudar hábitos em um estudo chamado “21 dias para mudar hábitos”.  Todavia, quanto mais difícil for o hábito ao ser alterado ou inserido na sua rotina, mais tempo vai demorar para que ele faça parte de seu dia-a-dia. A luta é diária e é necessário persistir!

Sugestões de livros que podem te ajudar a entender como mudar hábitos comportamentais:

  • O poder do hábito – Charles Duhigg
  • Isso me traz alegria – Marie Kondo
  • O ano que eu disse sim – Shona Rhymes
  • A arte da procrastinação – John Perry

Bem, esperamos muito que você tenha gostado desse conteúdo, e se isso for um fato, compartilhe esse conteúdo com os amigos. Se não, deixa teu comentário, porque estaremos aqui pra te ajudar no que for preciso.

Agora, antes que você comece a compartilhar os nossos conteúdos, deixa eu a gente te mostrar esse vídeo incrível: