Rate this post

Estamos acostumados a começar o ano só depois do carnaval, e como ele já acabou é hora de voltar a nossa rotina pessoal e também de trabalho. Mas, antes de voltar aos mesmos hábitos, pergunte a si mesmo – Você está se sentindo plenamente realizado com o que tem conquistado para sua vida até agora?

Bem, independente de a resposta ser negativa ou positiva, sempre há um meio de melhorar cada vez mais a nossa qualidade de vida  para nos sentirmos bem profissionalmente e também em outros setores que são importantes para nós, como ter um hobby, ter mais tempo para a aproveitar a família, e entre outras coisas.

Agora imagine se você pudesse alcançar a sua independência financeira e ainda ter tempo livre para estar com as pessoas que ama e fazer tudo o que gosta? Imaginou? Pois acredite, tudo isso é perfeitamente possível com a realização algo bem simples – O Marketing afiliados.

O marketing de afiliados, considerada uma evolução dentro das ferramentas tradicionais de marketing digital, já há alguns anos vem conquistando o espaço na internet e sendo uma das alternativas mais procuradas pelas pessoas que desejam começar um negócio digital.

O sucesso dessa modalidade não está apenas ligado ao rápido retorno financeiro que ela proporciona, mais a possibilidade de transformar a realidade das pessoas, já que uma de suas maiores vantagens se constitui no fato de fazer do tempo, o seu aliado –
você não precisará passar 24 horas na frente do computador para ter um dia produtivo e ganhar muito dinheiro.

Se você se animou com a possibilidade de ter o seu próprio negócio, mas acha que mercado online já está cheio de gente tentando empreender. Assista ao vídeo do fundador do movimento freesider, o Fagner Borges, e veja que os índices são na verdade, animadores para novos ingressantes:

Marketing de afiliados como funciona?

Antes de explicar como trabalhar com marketing de afiliados, precisamos entender o que é programas de afiliados. Programa de afiliados é uma forma de publicidade online na qual o afiliado divulga produtos e serviços de anunciantes parceiros em troca de uma comissão. Em outras palavras, o marketing de afiliados funciona como uma enorme teia de negócios que envolvem dois personagens centrais o afiliado e o produtor.

O afiliado é uma pessoa disposta a empreender na internet para aumentar sua renda. Eles ganham dinheiro promovendo links de produtos digitais disponibilizados em uma plataforma como a hotmart, por exemplo, recebendo comissão por cada conversão realizada a partir do compartilhamento desses links.

Já o segundo personagem, o produtor é aquela pessoa que elabora produtos digitais com o intuito de comercializá-los. Esses materiais atendem a diversos formatos – videoaulas, palestras, podcasts, e-books, softwares – que por sua vez, podem abranger as mais variadas áreas (cultura, saúde, educação, culinária…).

Os produtores sabem como é o perfil do consumidor atual e está sempre focado em menor custo, entrega rápida e sustentabilidade. Eles colocam seus produtos digitais em uma plataforma online e formam parcerias com afiliados para aumentar seus lucros. Nessa relação de parceria, ganha o produtor e o afiliado, pois um depende do êxito do outro para faturar.

No próximo vídeo, Fagner Borges explica como é o mercado de afiliados, segundo a sua experiência no meio:

Como trabalhar com marketing de afiliados

Para trabalhar com o marketing de afiliados você vai precisar acessar a plataforma, onde os produtores colocam seus produtos digitais e serviços para afiliação. Essa plataforma garante a segurança das operações e da relação pactuada entre produtores e afiliados.

O marketing de afiliados hotmart, por exemplo, é uma dessas plataformas que oferecem esse tipo de serviço, com alto nível de qualidade, sendo considerada inclusive como a melhor plataforma de distribuição de conteúdos digitais do mercado brasileiro. O primeiro passa para se tornar um associado de sucesso é realizar o cadastramento (gratuito) na plataforma, fornecendo seu nome completo e um email válido.

Ao concordar com os termos de serviços aparecerá à opção “cadastrar”, depois de preencher todos os dados solicitados, sua conta será finalmente criada no Hotmart, e por ela você terá acesso a diversos tipos de infoprodutos, para escolher e divulgar.

Após escolher o produto que mais atende seu interesse e a do seu público, é hora de começar a trabalhar para promover o link do produto em canais de comunicação da web.

No vídeo a seguir você aprenderá de uma forma bastante instrutiva como se afiliar a um produto no Hotmart:

Formas de comissionamento no marketing de afiliados

No marketing de afiliados há vários tipos de comissionamento. Sendo os principais:

1 – Custo por ação (CPA): nesse formato, toda vez em que o anúncio promovido fizer com que o lead realize uma ação de compra haverá uma comissão.

2 – Custo por lead válida (CPL):  semelhante ao CPA, difere apenas na aprovação dos leads, nele você receberá a comissão toda vez que um visitante for direcionado para um site através do seu canal e realizar um cadastro, que por sua vez, terá que ser aprovado pelo anunciante.

3 – Duplo clique (DPC): parecido com o CPC, porém o visitante precisa clicar duas vezes. O visitante clica no anúncio do afiliado, é redirecionado para uma lista de produtos no site Buscapé e lá deve clicar em algum outro link das lojas listadas e afiliadas a plataforma, assim a comissão é contabilizada.

Todo mundo pode trabalhar com marketing de afiliados?

Além de ser criativo e está constantemente em busca de aprender mais sobre as necessidades do nicho que escolheu promover, um bom afiliado precisa está sempre realizando testes e monitorando seus anúncios para ver quais estão dando mais resultados, além de ter muita vontade de ganhar dinheiro.

Aquele que deseja ser afiliado precisa olhar para essa oportunidade, não só como um meio de aumentar sua renda no final mês, mas como uma possibilidade real de ser tornar financeiramente estável, pois ao compreender o marketing de afiliados como um trampolim para o seu sucesso profissional, naturalmente o associado, mesmo que possua pouca ou nenhuma experiência no ramo, vai encarar o mercado virtual com o compromisso sério, que o negócio exige para ser bem sucedido.

Logo,  com alguma disponibilidade de tempo e uma mentalidade vencedora qualquer pessoa acima de 18 anos pode se tornar um afiliado de sucesso. Nem mesmo é exigido qualquer investimento para ingressar no marketing afiliados hotmart. Entretanto, fica a critério do associado fazer investimentos posteriores para melhorar suas estratégias de promoção e aumentar o rendimento de suas comissões.   

Mas então quanto eu precisaria investir para começar com o pé direito no mercado digital? Fagner Borges responde:

Você também não precisa ter um site para começar a promover produtos digitais. No entanto, vale lembrar que ter um canal específico de comunicação com a sua audiência é estrategicamente vantajoso para o seu negócio, uma vez que as pessoas tendem a confiar mais em canais de comunicação próprios como blogs, canais no youtube, redes sociais, fóruns e até mesmo email marketing.

Eu preciso ter conhecimento técnico para trabalhar com o marketing de afiliados hotmart ou qualquer outra plataforma? Não. O programa marketing de afiliados é totalmente descomplicado, qualquer pessoa minimamente familiarizada com a internet, depois que fizer o cadastro conseguirá participar e navegar facilmente pela página.

E como eu posso ser um afiliado bem sucedido?

Quem não quer ser bem sucedido na vida hoje em dia? Ter sucesso, se sentir realizado, viajar, comprar o que deseja e ter mais tempo livre para curtir a vida são metas que todo mundo quer alcançar! Mas toda meta por mais simples que ela seja só vai se realizar a partir de alguma ação.

E ação é esforço, que empregado da maneira correta e com foco faz qualquer pessoa vencer. Portanto se você quer se tornar um top afiliado, deve encarar o marketing de afiliados como um negócio extremamente importante e indispensável para a conquista da sua liberdade financeira.

Isso significa que para obter índices satisfatórios de conversão em indicações em vendas, você precisará lançar mão de algumas técnicas de administração e marketing digital. Conheça algumas delas para aplicar e ganhar dinheiro na internet com o marketing de afiliados:

1 – Monitore: Controle o seu desempenho! As áreas de planejamento, publicidade e finanças precisam ser monitoradas constantemente. De essa forma você saberá se suas estratégias estão dando certo ou não. Para fazer um monitoramento efetivo, utilize as métricas certas – Existem diversos no mercado (CAC,LTV  e ROI) com o objetivo de ajudar o afiliado a verificar se suas ações de divulgação estão gerando bons resultados.

No vídeo a seguir, Fagner Borges explica a importância das métricas para o marketing de afiliados:

Analise a média de conversão de cada um de seus anúncios, entenda, quais são os pontos fracos e os pontos fortes da sua estratégia de marketing e invista nas que estão dando certo e aprimore as que estão deixando a desejar. Uma boa dica também é acessar os relatórios da plataforma, pois eles têm informações importantíssimas sobre o seu desempenho, como quantidade de cliques dos seus links, o volume de indicações convertidas em vendas e o resumo financeiro de suas comissões.

2 – Escolha um produto rentável: Na plataforma de marketing de afiliados hotmart há um leque variado de produtos digitais. Entre no site da plataforma e escolha um produto que seja bom para recomendar, de preferência os que estão com a temperatura entre 20 e 30 graus, pois estes já demonstram um certo volume de vendas e também de qualidade.

3 –  Conheça o material de divulgação do seu produto: Agora que você já sabe o que é programa de afiliados na internet e se interessou em empreender no mercado online, é extremamente relevante para ter sucesso nessa nova empreitada que você escolha um produto que tenha um material de divulgação bastante amplo – ou seja, que tenha vários links que você possa indicar, como afiliado.

4 – Página de captura de emails: Monte uma página de captura de emails para o seu produto, pois é através dela que o lead conhecerá o seu produto. Ao promover o produto com o link da sua página de captura –  o lead acabará deixando o email dele no campo “e-mail” quando acessar, sendo assim automaticamente redirecionado para a página de vendas.

5 – Acompanhe os contatos por email: Caso não consiga vender seu produto no primeiro acesso, você terá o contato das pessoas que entraram e deixaram os emails na sua página de captura. Para tentar vendê-lo novamente,  vá até sua conta de autoresponder, programe até 10 emails , para que o lead que visitou a sua página de captura mas não fez a compra, receba emails de assuntos relacionados a existência do seu produto.

Motivação e inspiração para chegar longe

A motivação é o movimento para ação, e você já deve estar cansado de saber que para transformar metas em realidade precisa agir! Sendo assim, motive-se sempre para não desistir dos seus sonhos. Pois quando uma pessoa está realmente motivada, ela trabalhara com mais satisfação, confiança e com comprometimento em prol dos seus objetivos.

A motivação em si, se divide em três fatores:

– Intensidade: quantidade de esforço desempenhada
– Direção: o foco do esforço. É a meta.
Persistência: refere-se à quantidade de tempo que a pessoa despende para realizar seu objetivo.

Ao longo do seu processo de obter sucesso com o marketing afiliado, procure responder constantemente essas questões – Você está aplicando a quantidade de esforço necessário para conseguir o resultado que deseja? Você está se mantendo na direção da sua meta?  Você passa mais tempo sonhando acordado ou agindo para concretizar seus desejos?

Outra boa maneira de manter a motivação é se espelhar em pessoas que conseguiram conquistar, objetivos parecidos ou iguais aos que você deseja. Todo mundo já teve ou ainda tem alguém como fonte de inspiração para realizar algum feito na vida.

Portanto não se intimide, e busque algo ou alguém que você admire, seja pelas ideias ou conhecimento ou entusiasmo ou coragem – O ato de se inspirar pode ser valiosíssimo para aumentar a sua motivação, rumo ao sucesso. Pois quanto você chegar lá, certamente você será motivo de inspiração para alguém.

E por falar em motivação, veja como foram os primeiros passos do fundador do movimento freesider, o Fagner borges, na direção de seus objetivos e inspire-se:


Gostou da ideia? Saiba que você também pode trilhar um caminho vitorioso. Cadastre-se no evento “jornada da liberdade” e descubra como dá os seus primeiros passos: