Rate this post

Desde criança temos objetivos a serem cumpridos e que nem sempre são concluídos. E o sentimento de não conseguir o que era esperado aumenta o receio de errar e de não saber como alcançar metas difíceis.

Definir metas é sem dúvida o primeiro passo para alcançarmos nossos objetivos de vida. É a maneira mais eficiente para conquistarmos nossos objetivos e realizarmos nossos sonhos. Mas para alcançar metas é fundamental saber o que é uma meta e como essa meta deve ser estabelecida. Além disso, é preciso ter tempo e paciência.

como definir metas em 2018 1
Definir metas é sem dúvida o primeiro passo para alcançarmos nossos objetivos de vida.

Acreditamos que ter metas e objetivos é simples e que o mais difícil e executar. Porém, não é como parece. Confundir desejo com meta é muito fácil e é quase impossível concluir as metas da mesma maneira como realiza um desejo.

O desejo é aspiração, é querer algo e agir impulsivamente para conseguir, ou mantê-lo apenas no imaginário. Quem apenas deseja ter uma casa melhor, por exemplo, dificilmente conseguirá. Isso porque, desejar é a expectativa de que algo aconteça. E esperar não é agir para concretizar.

Por isso, é tão importante saber como organizar metas e objetivos. São eles que vão diferenciar o desejo de um objetivo. Já que o desejo é intocável e muito volátil. Hoje você pode desejar uma casa e amanhã um carro.

Por outro lado, objetivos e metas são concretos, não há margem para a mudança de um dia para o outro, porque estabelecer um objetivo demanda tempo e comprometimento. Por isso, é sólido e verdadeiro.

Não há sucesso sem metas. Mas, para alcançá-las, não basta apenas defini-las. É preciso que sejam verdadeiras, estimulantes e desafiadoras. Não podem ser somente resoluções sem comprometimento.

1 – Propósito

Ter uma meta é muito mais que estabelecer ou escrever o que você pretende alcançar. Mais importante para estabelecer metas efetivas é identificar o porquê dessa meta. É saber qual o real motivo que te faz querer atingir seu objetivo.

Os objetivos são de fato o que você quer alcançar, enquanto o propósito está diretamente relacionado com o motivo que te levou a escolher um objetivo.

como alcançar metas difíceis em 2018 2
Ter uma meta é muito mais que estabelecer ou escrever o que você pretende alcançar.

Busque identificar seu propósito na vida pessoal, como filho, como pai, como esposo e também na carreira profissional. Ter um propósito esclarece as decisões que devem ser tomadas e te motiva a alcançar suas metas.

Ter um propósito é descobrir que você não está vivendo por viver, ou trocando seu tempo por dinheiro. É a partir do propósito que será possível saber como traçar metas e objetivos pessoais e profissionais.

Encontrar a maneira de como alcançar metas difíceis fica mais fácil quando se tem um propósito. Já que, quando enxergamos um propósito para a vida fazemos escolhas mais acertadas, desempenhamos melhor nosso papel e facilitando alcançar o equilíbrio.

Para encontrar seu propósito você precisa pensar na sua vida de maneira mais ampla, e como você pode contribuir para com os outros. Refletir sobre algumas questões é fundamental para que você defina qual seu propósito e assim, encontre naturalmente a maneira de como alcançar metas difíceis.

1 – O que você ama fazer e que quando está envolvido nessa atividade não sente o tempo passar?

2 – Quais são seus principais valores e como eles se conectam com sua vida?

3 – Qual é o verbo que expressa o que é mais importante e caro na sua vida?

Pensar sobre essas questões ajudarão a definir quem você realmente é o que gosta de fazer, para então, saber como organizar metas e objetivos.

2 – Meta

A criação de metas é uma forma de estimular a alcançar um objetivo. Mais usadas em empresas e para o desenvolvimento de novos projetos, as metas podem ser utilizadas em qualquer área da vida.

As metas servem como um direcionamento. Você traça um objetivo, um lugar aonde quer chegar ou algo que deseja conquistar. Então, analisa e considera ações que o levarão até o resultado esperado.

como alcançar metas 3
Tudo começa com objetivo, um lugar aonde quer chegar ou algo que deseja conquistar, e depois segue até chegar lá, sem freio.

Por isso, criar uma meta é tão importante quanto executá-la. Os objetivos devem ser claros e precisos. Ter um propósito já definido é um passo a frente para determinar e entender como organizar metas e objetivos.

Um método muito utilizado por empreendedores para alcançar o sucesso é a meta SMART. É um modelo que promove grandes resultados e pode ser utilizado em qualquer área da vida. Facilita o modo de como atingir metas no trabalho e na vida pessoal.

O método SMART funciona como uma espécie de checklist, na qual cada meta é verificada e avaliada se possui os requisitos para atingir o resultado. Cada letra da sigla SMART se refere a um item necessário que será fundamental para o passo a passo de como alcançar metas difíceis.

Para alcançar à produtividade e concretização de um objetivo utilizando o método SMART a meta deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.  

3 – Meta SMART

Toda meta deve ser específica.

1 – O que eu quero alcançar com essa meta?

2 – Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?

3 – Onde ela será realizada?

4 – Como ela será conquistada?

5 – Por que ela deve ser seguida?

Para ser clara e bem específica, é importante responder de maneira concreta. Por exemplo, quero ter 2 horas livre diariamente com meus filhos, ou aumentar o faturamento em 10%. O segredo para conseguir como alcançar metas difíceis é criar uma meta exata e precisa.

Deve ser mensurável para que você possa acompanhar sua evolução, ou rever o que está dando errado. Quando especificamos 2 horas ou 10% no objetivo, temos como comparar o cumprimento da meta.

1 – Qual é o resultado esperado?

2 – Quanto tempo será necessário para alcançar a meta?

Através da mensuração que será possível saber como atingir metas pessoais e no trabalho.

É importante avaliar o potencial para o alcance da meta para que elas sejam atingíveis. De nada adianta saber como traçar metas e objetivos pessoais impossíveis de alcançar, que gastariam um dinheiro que você não tem ou levaria muitos e muitos anos para conquistar.

1 – Baseado no já foi feito, é possível atingir o objetivo traçado?

2 – Você acredita que é possível?

Uma meta é elaborada para que o resultado seja alcançado. Quanto mais relevante, mais importante for para você e fizer parte do seu propósito, mais motivação e envolvimento você terá para atingir o resultado.

Uma meta vazia, que não faz diferença na sua vida e da sua família ou que não acrescente muito nos negócios, não é uma meta relevante.

E por último, toda meta deve ter prazo, para começar e terminar. O objetivo sem tempo estabelecido para a concretização pode ser realizado em uma semana ou em um ano.

4 – O sucesso das metas

A maneira como alcançar metas difíceis está relacionada à motivação necessária para impulsionar a busca por esse objetivo. Sempre que criamos expectativa para conseguir alguma coisa, e não chegamos lá, nasce um sentimento de frustração.

Quanto mais frustrados, temos menos ânimo para alcançar uma próxima meta. Porém, quando nos enxergamos alcançando as metas propostas alimentamos nossa disposição de continuar fazendo mais e mais.

Por isso, o autoconhecimento é fundamental para saber por que você está saindo de uma zona de conforto em busca de um objetivo, para onde você está indo e como irá chegar lá. Uma maneira de fazer isso é estabelecer hábitos de sucesso.

Para saber como alcançar metas difíceis, como alcançar metas pessoais, ou como atingir metas no trabalho é preciso conhecer a você mesmo. Para compreender o que pode estar te impedindo de conquistar seus objetivos.

Pessoas bem-sucedidas sabem como estabelecer uma meta e chegar ao objetivo, conhecem a si mesmas. E entendem que fatores externos dificilmente atrapalham o seguimento de uma estratégia.

É possível que mesmo com a meta bem específica você tenha dificuldade para colocá-la em prática. O medo, o receio de começar ou não conseguir executar pode atrapalhar. Por isso, o comprometimento com você e com seu propósito é tão fundamental. Outro impedimento de como alcançar metas difíceis é se culpar por tentativas fracassadas.

A melhor maneira de como alcançar metas difíceis é planejar. Montar estratégias, um passo a passo do que será feito dia a dia, e se comprometer com a concretização do objetivo. A maneira como organizar metas e objetivos pessoais você já sabe, mas é preciso colocar a estratégia em ação.

5 – Melhore seus hábitos

Definir a meta é uma das partes mais importantes de como alcançar metas difíceis. Manter o propósito alinhado às metas junto a um planejamento bem estruturado também é fundamental para conquistar o sucesso do que foi estabelecido.

Com as metas já estabelecidas o foco é para caminho a percorrer. E ter consciência de que você é quem está no controle para concretizar, requer a consistência das suas ações, pois são elas que determinam o fracasso ou o sucesso da estratégia de como alcançar metas difíceis.

É importante analisar seus hábitos atuais e avaliar se eles ajudam ou atrapalham no processo das atividades para cumprir sua meta.  

Além de traçar os objetivos, outros bons hábitos auxiliam a como alcançar metas difíceis e ter sucesso. Encarar os problemas é fundamental para chegar mais perto do planejado. Postergar e deixar uma atividade para depois é uma maneira de se sabotar e adiar seus objetivos.

É importante conversar sobre suas metas, falar sobre seus objetivos, se espelhar em pessoas que já alcançaram metas parecidas com a sua e até mesmo pedir dicas. Manter contato com pessoas realizadas e que já sabem como atingir metas no trabalho ou na vida pessoal é um hábito que serve como um incentivo.  

Não deixe sua saúde de lado. Seus objetivos dependem de você, por isso, manter o equilíbrio do corpo e da mente é essencial para manter o foco nas metas. Crie o hábito de meditar e praticar uma atividade física, algo que te faça bem.

Não se deixe levar por comentários de pessoas que não compreendem suas metas. Não perca o foco e se mantenha otimista. O planejador financeiro Thomas Corley, disse que As pessoas bem-sucedidas encaram problemas como oportunidades e acreditam na ideia de potencial ilimitado, de que poderão ser o que quiserem se trabalharem para isso”. Então, seja otimista.

6 – Passo a passo de como alcançar metas difíceis

1 – Motivação é a palavra chave para estabelecer e colocar as metas em prática. A motivação para criar uma meta deve ser algo que vem de dentro, uma vontade interna, uma necessidade, seu propósito. Não considere fatores externos ou desejo material como motivação para traçar uma meta.

2 – Nada adianta ter uma meta apenas na cabeça. Ao escrever você aciona outra parte do cérebro, facilitando a memorização e o foco. Com a meta escrita você tem mais clareza sobre ela e terá mais comprometimento com você mesmo.

Escreva sua meta no tempo presente, pessoal de maneira positiva e com detalhes de informação. Tudo bem especificado de modo que possa ser acompanhado o progresso.

3 – Comprometa-se, converse com outras pessoas sobre metas, e busque alternativas que possam te auxiliar nesse período. Falar sobre meta é uma maneira de se obrigar a cumpri-la.

4 – Aja, liste as ações que você precisa fazer para alcançar sua meta e cumpra. Se movimentar para atingir seu objetivo é um incentivo para alcançar suas metas. E a satisfação de estar fazendo o que deve ser feito te inspira.

5 – Se você definiu uma meta muita grande, ou muito distante você pode se sentir intimidado a começar ou pode se sentir sobrecarregado. Crie submetas para facilitar o processo.

Alcançar as metas intermediárias também fará com que você tenha mais motivação para continuar na busca para a meta final. E você consegue visualizar melhor os próximos passos e para alcançar as próximas submetas.

Saber como alcançar metas difíceis e conseguir conquistar esse objetivo é sem dúvida muito satisfatório. E você pode deixar essa busca mais prazerosa. Realizando junto com outras pessoas que também buscam encontrar equilíbrio.

Participe da Jornada da Liberdade, um evento online e gratuito que vai te ajudar a conquistar sua liberdade.