O Instagram possui mais de 800 milhões de usuários. E está se atualizado para ampliar cada vez mais as relações não só entre amigos, mas também entre empresas e clientes. O primeiro sinal foi o início do Instagram Ads em 2015, a ferramenta garante aumentar a visibilidade das empresas, como mais um recurso de como ganhar dinheiro na internet.

Só no Brasil são cerca de 35 milhões de usuários, o país com o segundo maior número de contas. Este número é a confirmação para empresas que a plataforma é o ambiente ideal para encontrar clientes. Utilizando as estratégias de maneira correta é a oportunidade de como vender pela internet por meio de anúncios no Instagram.  

Só no Brasil são cerca de 35 milhões de usuários, ou seja, seu cliente, sem dúvidas, está aqui.

Em todo o mundo o número de anunciantes no Instagram Ads, só aumenta. Os perfis de empresas que investem em promoções na plataforma chega a 2 milhões. Considerada a rede social de 2017 pelo TechCrunch, portal especializado em tecnologia e redes sociais, a diversidade de atualizações manterá a mídia no ranking também em 2018.

As variadas possibilidades de interação, elevam a plataforma como uma das principais mídias para promoção de marca. A inclusão de Stories em 2016, a possibilidade de fazer lives a utilização de hashtags, as atualizações do Instagram Ads e a diferenciação de perfis para empresas reafirmam o poder da plataforma para utilização de como ganhar dinheiro na internet.

Instagram para empresas

O Instagram tem tudo para impulsionar as vendas de qualquer empresa. E para facilitar ainda mais o entrosamento entre marca e clientes o aplicativo disponibiliza uma opção para perfis comerciais.

É possível atualizar seu próprio perfil para um comercial ou criar um perfil empresarial. Independentemente do perfil é possível utilizar o Instagram Ads e encontrar as estratégias de como vender pela internet investindo em anúncios no instagram.

Para facilitar ainda mais o entrosamento entre marca e clientes o aplicativo disponibiliza uma opção para perfis comerciais.

As vantagens de ter uma conta atualizada para comercial, começa logo no perfil principal da empresa, em que está disponível espaços para atualização de informação. O gerente da conta também consegue monitorar as publicações e cliques do perfil.

Diferença para o cliente

A única diferença visível para o usuário entre o perfil pessoal para a conta empresa são as informações do negócio.

Os perfis empresa dispõem da opção contatos, em que é possível acrescentar e-mail, número de telefone, endereço fixo com os horários de atendimento e também link clicável como o site.

Desta forma, mesmo sem utilizar o Instagram Ads a marca consegue direcionar o cliente para o site através do link. Mais uma maneira de garantir como vender pela internet.

Diferença para o administrador da página

A conta empresa oferece acesso a informações de acesso a página. Assim como no Facebook e em campanhas no Instagram Ads, através de gráficos é possível conhecer mais sobre a audiência das publicações, o número de contas exclusivas que visualizaram o post, e o número de cliques no link disponível no perfil.

Com o uso do Instagram empresa é possível monitorar as impressões, o total de visualizações por publicação. O número de usuários que visualizaram as publicações, monitorar o total de visualizações no perfil da empresa, relacionar a quantidade de usuários que foram relacionados ao site a partir do Instagram Ads e as publicações que tiveram mais visualizações.

Com essas informações o administrador da conta, pode ainda, criar posts mais eficazes e direcionados aos seguidores. Além de utilizar o Instagram Ads para fazer os anúncios no Instagram para trazer novos seguidores para a página.

As publicações pelo Instagram Ads com link de interação com o usuário, os botões “saiba mais” e “compre agora” garantem 45% mais desempenho dos anúncios no Instagram. Uma oportunidade disponível na plataforma para tal como ganhar dinheiro na internet.

O Instagram para empresas é gratuito. Para utilizar esta função os negócios devem ter uma página corporativa no Facebook. Além disso, o perfil no Instagram precisa ter, no mínimo 100 seguidores.

Como ganhar dinheiro na internet com o Instagram

O Instagram é uma excelente fonte de divulgação e monetização. A plataforma idealizada a base de fotografia, utiliza as imagens como meio para chamar a atenção da audiência, gerar curiosidade e converter em vendas.

A primeira função do aplicativo é a exposição de fotos no feed. Com variadas atualizações o aplicativo apresenta opções alternativas para divulgação de fotos e vídeos, como o Instagram Stories e o vídeo ao vivo. Tanto no feed como no stories é possível utilizar o Instagram Ads.

Veja mais abaixo os meios por onde você pode gerar dinheiro com essa rede social.

Feed

O feed é onde as imagens postadas podem ser vistas na timeline dos seguidores e por outras pessoas com o mesmo interesse, caso o perfil seja aberto. As fotos do feed estão propensas a receber curtidas, comentários e podem ser compartilhadas.

O aplicativo oferece alguns recursos para melhorar a experiência e interação do usuário. A principal delas é variedade de filtros disponíveis para aplicar nas fotos.

Manter as cores e temas do feed como forma de diferenciação e atração de audiência. Os filtros podem ser utilizados em fotos no feed e também nas imagens do Instagram Ads.

Além dos filtros há também a possibilidade de edição da fotografia, ajustes de tamanho e aplicação de stickers do aplicativo.

Instagram Stories

Essa ferramenta de exposição de fotos permite o compartilhamento em tempo real de imagens e vídeos de até 15 segundos que ficam ativas para visualização apenas durante 24 horas.

Assim como nas imagens do feed o aplicativo disponibiliza filtros, emojis e opções de localização e manuscrito.

O Instagram Ads também pode ser usado no Stories. Mais uma alternativa de anúncios no Instagram. O foco desse formato de anúncios no Instagram é aumentar o alcance e reconhecimento da marca, através de vídeos ou imagens com conteúdo relevantes para os fãs.

O Instagram Stories são utilizados pelas marcas com objetivo de criar um envolvimento com os seguidores, através de uma sequência de imagens ou vídeos que mantêm a audiência engajada.

É possível fazer enquetes, mini vídeos com efeitos e utilização stickers de clima, horário, localização ou outros temáticos.

Utilizar o Stories como storytelling ou no Instagram Ads é com certeza um investimento para conseguir como vender na internet. Isso por que o formato dinâmico permite criar uma relação mais próxima ao cliente.

E além de usar os anúncios no Instagram é possível mostrar o que está acontecendo em tempo real. Fazendo com que a audiência sinta parte da empresa.   

Vídeo ao vivo

Outro recurso que garante resultados tanto em aumento da audiência, de interação, proximidade e como vender na internet é o vídeo ao vivo.  Com esta ferramenta o usuário pode fazer vídeo em tempo real através da câmera do próprio aplicativo.

A transmissão pode ser apagada assim que acabar ou pode optar por salvar e deixa-la durante 24 horas. A transmissão pode demorar até uma hora e o administrador da conta pode fixar um comentário para que os seguidores vejam, e eles também podem comentar.

Esse recurso é mais informativo de comunicação e proximidade, já que a audiência pode interagir com perguntas e serem respondidos quase que instantaneamente. O vídeo ao vivo não precisa do Instagram Ads para se destacar. Isso porque na aba explorar, ficam em destaque todos os vídeos que estão em andamento.

O Instagram Ads impulsiona as publicações para que tenham mais alcance e selecione usuários com o mesmo perfil da empresa. O aplicativo porém, disponibiliza outros recursos que facilitam a conexão entre a marca e o público de interesse mesmo sem os anúncios do Instagram.  

Utilizar a localização, hashtags em imagens e vídeos no feed, Stories e vídeo ao vivo é uma maneira de criar identificação com a audiência. Aumentar a visualização do conteúdo publicado ainda que não tenha utilizado o Instagram Ads para fazer os anúncios em redes sociais.

No entanto, é preciso ter estratégia para uso das hashtags. A disponibilidade é de até 30 hashtags em uma mesma publicação. O ideal porém, é escolher as mais procuradas que se relacione com seu produto ou serviço.

Quando utilizar o Instagram Ads

O instagram é a mídia promissora de 2018 e empresas de todo o porte estão investindo em presença e tráfego via Instagram. Uma fonte de como conseguir vender pela internet de maneira menos invasiva e com maior relacionamento com o público.  

O Instagram Ads é utilizado para aumentar o número de view na publicação impulsionada. A estratégia base é promover imagens bem elaboradas que enfatizam o produto, o benefício do serviço ou um mini vídeo interativo, com informações sobre um produto, serviço ou evento.

O instagram é a mídia promissora de 2018 e empresas de todo o porte estão investindo em presença e tráfego via Instagram.

Ao ver a publicação, o usuário interage com a imagem através de curtida, comentário, compartilhamento e entra no perfil para conhecer mais sobre a empresa. Ao fazer os anúncios no Instagram são disponibilizadas opções de botões clicáveis que direcionam para o perfil, site ou outra página de interesse da marca.  

Empresas que possuem e-commerce direcionam o público para o comércio digital, empreendedores que oferecem serviço ou produto em loja física aponta para a interação por telefone, endereço ou aba de mensagens do próprio Instagram.

Existem outras maneiras ainda de utilizar o Instagram Ads mesmo sem ter uma empresa.  

Figura pública

Pessoas que possuem muitos seguidores no Instagram, alteram sua perfil para uma conta empresa e utiliza os anúncios no Instagram para promover ela mesma. Assim, mais pessoas conseguem ver suas fotos, aumenta a interação com a publicação e o perfil.

Com mais seguidores, a pessoa se torna referência para seus seguidores e marcas a procuram para promover seus produtos. A marca passa a ter mais visualizações e credibilidade por mostrar que o produto funciona e está sendo usado no dia a dia. E a pessoa que se torna figura pública, pelo alto número de seguidores, recebe o que foi combinado em parceria com a marca.    

Mercado de afiliados

Outra maneira de utilizar o Instagram Ads e estabelecer estratégias de como ganhar dinheiro na internet é através do mercado de afiliados. O mercado de afiliados é um sistema que funciona com a conexão de três partes. O produtor, a plataforma onde os produtos estão hospedados e o afiliado.

O produtor é a pessoa que tem conhecimento sobre determinado assunto e desenvolve um material digital para passar esse conhecimento para outras pessoas. O material pode ser em formato de um e-book, um vídeo aula, áudio book, ou um curso mais completo utilizando todas essas fontes de informação.

Os afiliados são pessoas comuns que querem uma maneira de como ganhar dinheiro na internet e se dispõe a realizar as vendas de um produto digital em troca de uma comissão do produtor.

A plataforma de afiliados é o site em que os produtores e afiliados tem acesso. É por meio dele que é feita a negociação de afiliação. Os produtores disponibilizam seu produto digital e o afiliado tem acesso a esse produto e realiza venda através de anúncios em redes sociais.

A própria plataforma é a responsável pela entrega do produto ao cliente. E o produtor é quem realiza o suporte e comunicação com o comprador. A função do afiliado é encontrar pessoas que possuem interesse no conteúdo e assim apresentar o produto.

O afiliado então, cria um perfil no Instagram, coloca as informações sobre o produto, faz publicações no feed e stories mostrando as vantagens do curso, e o mais importante, é utilizar o Instagram Ads para encontrar mais pessoas com interesse em comum.

Os afiliados fazem anúncios no Instagram e direcionam os usuários interessados para a página de vendas, desenvolvida pelo produtor. A cada compra do produto a comissão é direcionada para o afiliado.

O Instagram Ads tem sido uma ferramenta incrível de como ganhar dinheiro na internet, faturar uma renda extra com baixo investimento e nas horas livres.

O afiliado pode ainda utilizar o mesmo perfil para promover produtos que fazem parte de um mesmo nicho ou ter mais de um perfil. Quanto mais anúncios no Instagram, mais vendas e mais lucro.

O mercado de afiliados é uma opção para quem quer ter independência financeira e liberdade para trabalhar quando quiser. Você pode saber mais informações sobre esse mercado e como ter sucesso como afiliado durante a Jornada da Liberdade.

Um evento online e gratuito realizado por Fagner Borges, criador do movimento Freesider, que utiliza a internet como ferramenta para ter mais liberdade financeira e tempo livre para trabalhar quando e onde quiser.