1 (20%) 1 vote

Uma viagem de férias, móveis novos, reforma da casa, educação dos filhos, imprevistos de saúde, àquele bem que você sempre sonhou adquirir… Seja qual for o seu motivo é sempre bom ter um dinheirinho sobrando para poder gastar em uma emergência ou até mesmo na realização de um sonho. E uma das formas mais interessantes de ter recursos financeiros para momentos como esses é se tornando um bom investidor.

Especialistas em economia recomendam inclusive, que criemos o hábito de separar um valor para aplicar todos os meses, para ter uma grana guardada e ter a chance de aumentar cada vez mais o nosso patrimônio. Portanto, não tenha medo de sair da poupança, pois existem várias modalidades de investimento no mercado, e com certeza alguma delas, servem para você.


Confira a seguir, ótimas dicas de como fazer o dinheiro trabalhar para você:

1 – Fundos de investimentos

Faça o dinheiro trabalhar por você através de um produto que pode reunir diversos tipos de investimentos – O fundo de investimentos.

Mas do que se trata tal modalidade? Fundo de investimento é uma forma de investir, nos mais variados produtos. Esses produtos por sua vez, são divididos em cotas, logo, quando você aloca recursos financeiros em um fundo, irá receber um determinado número de cotas. Imagine que o valor de uma cota seja de R$ 0,50, por exemplo, se você investir 5 mil nesse fundo, terá 20 mil cotas.

Todo valor que você aplica passa a fazer parte do patrimônio do fundo, que é posteriormente reinvestido pelo gestor em outro tipo de investimento, que ele acredita ser mais promissor – dando a você uma participação de acordo com a quantidade de cotas que possui. À medida que o patrimônio do fundo aumenta ou diminui, o valor da cota também muda e como consequência disso, o valor investido no fundo.

Principais vantagens:

– Quer saber como fazer o dinheiro trabalhar para você, sem entender muito de mercado financeiro? Aplique nos fundos de investimentos. Esta modalidade conta com um profissional de mercado que irá realizar os melhores tipos de aplicações para você.

– Interesses alinhados. Qual é o maior interesse do gestor e do investidor? Alcançar bons resultados com o FI, em outras palavras, todo mundo sai ganhando.

– Se você tem receio de diversificar,  o FI é uma ótima opção por se tratar de uma modalidade mais simples de investir, sem precisar comprar por conta própria.

Quer investir em FI, mas tá sem grana para começar? Assista ao vídeo do fundador do movimento freesider, Fagner Borges e aprenda como economizar seu dinheiro e gastá-lo com inteligência:

Como fazer o dinheiro trabalhar para você! Tipos de Fundos de Investimento:

-Fundos de curto prazo: Esses fundos investem em produtos indexados ao CDI ou SELIC. Os certificados de depósito interbancário (CDI), são títulos de emissão que as instituições financeiras utilizam para fazer transações entre elas. Nesta modalidade, o dinheiro aplicado pode render uma taxa de juro variável ou fixa e a maioria das operações tem o prazo de um dia, apesar da possibilidade deste tempo variar.

Já a Selic – Sistema especial de liquidação e custódia é um sistema, pelo qual são negociados os títulos públicos. A taxa SELIC é a taxa média de negociação dos títulos públicos realizadas no SELIC. Seu objetivo é obter um valor muito próximo ao dos grandes bancos e sua principal característica corresponde, a alta liquidez, ou seja, é muito fácil transformar seus ativos em dinheiro.

Como multiplicar dinheiro em pouco tempo? Nos fundos em curto prazo a rentabilidade é diária. No entanto, se você precisar do dinheiro investido antes dos 30 dias da aplicação, receberá a rentabilidade proporcional ao tempo aplicado, diferente da poupança que você não receberá nada até a data do aniversário.

– Fundos referenciais: são fundos semelhantes aos de curto prazo, mas também investem em ativos com prazo de vencimento maior – Sendo cobrado 2,5% sobre o lucro do investimento para os prazos de até 180 dias (mínimo) e 15% para prazos de 721 dias (máximo).Note que nesse caso há um incentivo maior para aplicações de prazos maiores.

-Fundos de renda fixa: são fundos que investem em ativos de renda fixa, ou seja, que você sabe que receberá um determinado valor em um determinado prazo. Esses fundos devem possuir no mínimo 80% de sua composição por títulos públicos ou ativos que possuem baixo risco. São considerados mais arriscados que os fundos de curto prazo e fundos referenciados, pois podem ter um pedaço de sua composição de outros títulos.

-Fundos de ações: nesta modalidade os recursos são aplicados em ações de empresas negociadas na bolsa de Valores. Vários fundos de ações utilizam como benchmark (como indicador de desempenho) o IBOV, que é o índice da bolsa de valores. Ele varia de acordo com a variação ponderada de várias empresas que fazem parte da sua composição.

Nesse investimento o ideal é aplicar um dinheiro que não precisa em um prazo curto (menos de 5-10 anos). É uma excelente forma de acumular patrimônio para uma futura aposentadoria.

2 – Certificados de depósitos bancários (CDBs)

CDBs são títulos emitidos pelos bancos para captar dinheiro das pessoas e emprestar a outras por juros altos. Em troca, eles oferecem uma taxa de retorno indexados à taxa DI (CDI). Isso significa que eles pagam ao investidor certo percentual dessa taxa, muito próxima à Selic. Normalmente os CDBs exigem que os investidores abram mão da liquidez diária por um período, para oferecer bons retornos, ou seja, vale a pena se você estiver disposto a ficar “preso” nesse investimento por um tempo.

Como fazer o dinheiro trabalhar para você 1
CDBs são títulos emitidos pelos bancos para captar dinheiro das pessoas e emprestar a outras por juros altos.

Como fazer o dinheiro trabalhar pra mim? Vantagens do CDB:

– A segurança dos CDBs é a mesma da poupança, ambos são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito.

– Rendimento elevado para renda fixa, a proteção do FGC é de até 250 mil por pessoa e por instituição emissora e ainda há valorizações competitivas para o curto prazo.

Há CDBs com prazos bem pequenos para o resgaste (1 mês) e até opções sem prazo de carência, geralmente com juros um pouco menores.

– Os títulos de renda fixa como o CDB podem servir de margem de garantia para operação em contratos futuros da bolsa de valores. Essa margem serve para a negociação de derivativos, como o dólar futuro e contratos agrícolas. Dessa forma, em vez de depositar um valor de garantia, você pode usar o CDB.

3 – Bolsa de Valores

Bolsa de valores é um mercado online onde investidores se encontram para negociar diversos produtos financeiros. Na bolsa são negociadas ações de empresas de setores bancários, de consumo, saúde e entre outros.

Como fazer o dinheiro trabalhar para você aplicando na bolsa de valores? Apesar de brasileiros não terem o costume de investir na bolsa, por conta do risco do investimento, a bolsa de valores pode trazer ótimos resultados em longo prazo para os mais audaciosos.

Não existe um valor mínimo para investir na bolsa de valores. Entretanto, especialistas em economia recomendam que para quem possui valores abaixo de 1000 reais devem aplicar em fundos, desse modo você não precisa lidar com custos de corretagem, por exemplo. Por falar nisso, a maneira mais comum de investir na bolsae através de uma corretora.

Para tanto, é necessário que você abra uma conta numa corretora e num banco, pois você vai precisar transferir o dinheiro do banco, para a sua conta na corretora por meio de um DOC ou TED.

Assim que o seu dinheiro estiver na sua conta, você já pode comprar, vender e fazer o que quiser com ele. Algumas corretoras também permitem que você compre um fundo ou até mesmo cotas de um clube pela internet, o que facilita bastante a vida do investidor.

As vantagens de investir em ações:

-Segurança! Este tipo de operação só é permitido por meio de uma corretora de valores, que fará a intermediação entre você e a bolsa. Dessa forma, o seu dinheiro será de fato movimentado apenas pela corretora e na possibilidade de a corretora ir a falência, você não perderá suas ações.

– A bolsa de valores é um ambiente que está ao alcance de todos, pois com apenas R$ 100 você já pode comprar ações sem a necessidade de fazer mais depósitos mensais.

– Hoje a tecnologia permite você investir em ações online a partir do conforto da sua casa. Após fazer a sua conta na corretora, você receberá ao acesso ao Home Broker.

– A rentabilidade é a vantagem mais atraente aos investidores iniciantes, pois o mercado de ações possibilita o investidor obter altos ganhos com a aplicação.

Ficou interessado na bolsa de valores, e já começou a sonhar com um padrão de vida melhor para você e sua família? Veja o vídeo abaixo e descubra como poupar, para ficar cada vez mais rico com o Fagner Borges:

4 – Debêntures

Faça o dinheiro trabalhar para você! Do mesmo modo que existem títulos de dívida pública emitidas pelo governo, as empresas podem emitir títulos de dívida privada para os interessados. Essas empresas aplicam os recursos em grandes projetos, os quais trarão mais resultados para elas no médio e longo prazo. Quando se compra uma debênture, você se torna credor (e não sócio) de uma empresa e receberá juros pelo valor emprestado.

Mesmo sem saber, você já pode ter investido em debêntures, nos fundos de investimento, pois os gestores de FI, costumam comprar debêntures, especialmente as debêntures incentivadas que são isentas de imposto de renda.

Se você está procurando por um investimento que tenha um melhor retorno, comparados com outros produtos de renda fixa, a debênture é uma boa alternativa. Ela é uma forma de emprestar dinheiro para empresas e assim receber juros maiores do que em títulos de instituições financeiras.

Como esse tipo de investimento, não possui proteção FGC é importante ficar atento a solidez da companhia, para evitar os riscos de perder dinheiro.

A principal vantagem das debêntures é o rendimento acima da média na renda fixa, além do retorno normalmente elevado, a diversidade de títulos, vencimentos, tipos de remunerações e garantias oferece várias oportunidades para o investidor diversificar suas aplicações.

5 – Mercados de afiliados:

Como multiplicar dinheiro em pouco tempo? O mercado de afiliados é uma ótima alternativa para quem deseja obter retorno financeiro num curto espaço de tempo e com pouco dinheiro, além de ser também uma grande oportunidade para quem quer começar a empreender ainda no emprego, ou de casa, e a qualquer momento.

mercado de infoprodutos 2
O mercado de afiliados é uma ótima alternativa para quem deseja obter retorno financeiro num curto espaço de tempo e com pouco dinheiro.

Mas como trabalhar pra você no ramo de afiliados? É simples. Basta você acessar uma plataforma online de infoprodutos como a hotmart e escolher entre os vários produtos digitais disponibilizados pelos produtores, um para se associar.  

A sua função será basicamente fazer a divulgação desse produto em canais de comunicação da internet (redes sociais, blogs, vídeos no youtube…). Sendo que, toda vez que um cliente clicar no seu anúncio e realizar uma compra pelo seu link você receberá uma comissão.

Principais Vantagens:

– Trabalhar quando quiser, a hora que quiser, e pelo tempo que puder.

Invista em você mesmo! O mercado de afiliados além de ser um ótimo investimento para quem deseja aumentar a renda no final do mês, oferece a possibilidade de você ser o dono do seu próprio negócio e ainda alcançar sua independência financeira.

– Não precisa de experiência para começar, embora seja interessante estudar muito, testar formas de anunciar para chegar a ser um afiliado profissional.

– Há uma grande variedade de produtos digitais para escolher e investir. O custo do investimento costuma ser baixo e sem os riscos de aplicação de outros investimentos comuns. Pois, sempre será possível melhorar sua taxa de conversão, fazendo testes, mudando sua abordagem e entre outras opções…

Em qualquer etapa da nossa vida, seja qual for o nosso objetivo, é fundamental desenvolver uma mentalidade de vencedor. Este simples hábito pode fazer uma grande diferença, pois nos preserva de crenças negativas e nos coloca confiante frente às novas oportunidades e desafios.

Assista ao vídeo abaixo e descubra como educar sua mente para ter uma vida mais próspera:

Agora que você foi contagiado pelo otimismo e sabe como desenvolver um mindset poderoso, que tal investir em você mesmo? Dê um passo importante em direção a sua  liberdade financeira através da nossa jornada liberdade. Clique no link abaixo e se inscreva: