Quem não quer descobrir como poupar dinheiro, não é mesmo? Com uma graninha sobrando, nós conseguimos pagar as contas em dia, comprar aquilo que tanto desejamos, comer em restaurantes, sair para beber com os amigos, viajar… Claro que dinheiro por si só não traz felicidade, mas é inegável a importância dele pra isso!

Questão é: como poupar dinheiro? Com a inflação cada vez mais alta, com as pessoas perdendo os seus empregos, com o custo de vida aumentando exponencialmente em detrimento do nosso salário, fica cada vez mais difícil de ter um saldo positivo na conta no final do mês. E o pior: diante dessa situação, ficamos cada vez mais escravos do dinheiro. Bye bye liberdade financeira!

poupar dinheiro
Com o custo de vida aumentando, fica cada vez mais difícil de poupar dinheiro

Se você tem essa dificuldade em poupar dinheiro, saiba que a gente está aqui exatamente pra isso – pra te ajudar! Então, confira nossas dicas e tenha sua liberdade financeira nas suas mãos!

1) Tenha controle dos seus gastos

A primeira dica de como poupar dinheiro é ter controle de todos os seus gastos. Eles são basicamente dois: os fixos e os variáveis. O primeiro diz respeito aos gastos que todo santo mês irá ter e cujo valor não muda tanto, como aluguel da casa, combustível, água, luz, telefone, impostos, alimentação… O segundo já é aquela extravagância que fez por você, como um restaurante, um bar, uma comprinha de leve, uma viagem.

Sobre o assunto, preste bem a atenção nessa dica valiosíssima que temos pra você: tenha um excel pra chamar de seu e planilhe TUDO mês a mês. Coloque o seu salário e dele subtraia os gastos fixos e, depois, os variáveis, incluindo as dívidas já contraídas. Feito isso, você vai ter noção de duas coisas: 1) o quanto te sobra mensalmente para os seus gastos variáveis e 2) quando vai quitar tudo e passar a poupar dinheiro.

como poupar dinheiro
Uma das melhores dicas sobre como poupar dinheiro é ter controle de todos os seus gastos.

Então, já sabe, né?! Se você quer poupar dinheiro e melhorar a sua administração de finanças pessoais, é primordial planilhar seus gastos mês a mês, tendo, assim, controle de tudo. Não tem erro e logo logo você vai ver o saldo da sua conta aumentar!

2) Seja um consumidor consciente

Para poupar dinheiro, a conta é simples: seu salário precisa ser maior que seus gastos, certo? Por isso mesmo, é importantíssimo que você seja um consumidor consciente. Em tempos em que está mais do que na moda ser minimalista, ser racional na hora de gastar vira quase que uma obrigação.

Mas se você consome de maneira descontrolada e não consegue poupar dinheiro por conta disso, temos algumas dicas. Primeiro, jamais tente massagear as emoções gastando dinheiro a rodo, tá? Use sempre a cabeça, respire bem e tente tratar os seus problemas emocionais pelas suas raízes e não com medidas paliativas.

consumo consciente
Em tempos em que está mais do que na moda ser minimalista, ser racional na hora de gastar vira quase que uma obrigação.

Outra coisa é analisar bem o que de fato você está precisando. Será que aquela blusinha é realmente necessária? Será que o celular novo da Apple é mais importante do que a sua liberdade financeira? Será mesmo que gastar vai te trazer mais felicidade do que ver sua conta positiva que te permite ser livre de verdade? Acreditamos que não e você?!

3) Reserve um dinheiro para as suas emergências

Ok que essa dica só é possível se você já tiver um dinheiro reserva, mas, mesmo assim, ela te ajuda a poupar dinheiro ainda mais. Isso porque imagine uma situação em que surge uma emergência e você precisa desembolsar um valor altíssimo pra revertá-la. Se não tiver nenhum dinheiro reservado para esses casos, é bem provável que você irá contrair uma dívida gigante, com juros mais gigantes ainda. Ou seja, adeus seu dinheiro!

conseguir poupar dinheiro
Fazer reserva para as emergências é uma ótimo auxílio para poupar dinheiro

Antes de continuarmos a falar sobre como poupar dinheiro e conquistar a sua liberdade financeira, temos mais três textos que podem ser bem úteis pra você. São todos sobre o mesmo assunto e que, com certeza, irão te ajudar muito!

4) Faça bons investimentos

Assim como na dica anterior, essa também exige que você já tenha uma graninha reservada, mas ela é super valiosa para quem quer poupar dinheiro – faça bons investimentos. Isso mesmo que você leu! Sabe a reserva pra emergências que você guardou? Que tal investi-la em renda fixa, por exemplo?

ganhar dinheiro poupando
Invista em renda fixa e, além de poupar dinheiro, ganhe com isso!

Funciona assim: você aplica esse dinheiro no Tesouro Direto, por exemplo. Seria como se você estivesse emprestando dinheiro para o governo, que vai te pagar com quase 100% de certeza. Por isso mesmo, o risco desse investimento é baixíssimo, enquanto que seu retorno é até que razoável. Em contrapartida, você tem que deixar o dinheiro lá quietinho por um tempo, senão irá pagar multa.

Resumindo: investir em renda fixa nada mais é do que deixar o dinheiro rendendo e sem tocar nele por um período de tempo. Com isso, você pensa 2 vezes antes de sacá-lo para fazer qualquer gasto que seja. Ou seja, é uma forma de poupar dinheiro e o melhor – ganhando dinheiro com isso! Fala sério, essa é ou não é uma dica maravilhosa?!

5) Trace metas de curto, médio e longo prazo

Por fim, a nossa última dica sobre como poupar dinheiro: trace metas de curto, médio e longo prazo. Afinal, uma hora ou outra, você vai querer gastar com algo mais grandioso, como uma viagem para o exterior, casa própria ou um carro. E aí, traçando metas, você sabe o quanto exatamente terá que poupar dinheiro pra chegar nos seus objetivos.

Então, planeje-se com antecedência, não se esquecendo nunca de colocar no seu controle não só os gastos fixos, mas também a reserva para emergências e o dinheiro destinado para atingir as metas. Assim, seu sonho não precisa ir por água abaixo por falta de recurso financeiro, não é mesmo!? Dinheiro poupado é um sonho realizado!

poupar dinheiro para realizar sonhos
Trace metas, poupe o seu dinheiro e realize os seus sonhos

Queridos leitores, as dicas de como poupar dinheiro e, com isso, conquistar a sua liberdade financeira estão dadas! Preste bem atenção nelas, leve tudo em consideração e comece já a administrar as suas finanças. Sua vida pede por isso!

Um novo passo rumo a liberdade

Já imaginou ter acesso a um ebook incrível e totalmente gratuito chamado: 5 atitudes para liberdade? Se só pelo nome do livro você já gostou, você precisa ver o que tem dentro…

Logo, se você realmente quer alcançar a sua liberdade, o seu primeiro passo é ter acesso ao e-book clicando na imagem mais abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um grande abraço, boa sorte e até a próxima!

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.