A vida precisa ser mais livre, leve e solta. Mas isso não quer dizer que ela deva ocorrer de forma desregrada.

Ela precisa de direção e de disciplina. Definir metas e objetivos são essenciais para colocar rumos em nossas vidas e alcançarmos qualquer coisa que seja, pois todos temos desejos e sonhos. Todo mundo quer conquistar algo em sua vida. Faz parte da nossa natureza.

Todo caminho rumo ao sucesso precisa de direção, metas e foco.

Entretanto, isso é um pouco diferente de ter metas e objetivos, que são elementos mais claros e bem delimitados, onde há uma intenção pronunciada e real para efetivamente se alcançar algo em qualquer aspecto.

Qual a importância de definir metas e objetivos?

Antes de definir metas e objetivos e falar sobre a importância deles em nossas vidas, é preciso elucidar sobre os conceitos. Apesar de possuírem similaridades e dialogarem, eles são bem diferentes.

Podemos entender o objetivo como uma espécie de alvo. É um fim em si, um ponto de chegada ao qual queremos estar. É, por assim dizer, o sonho ou desejo que desejamos conquistar, mas de forma mais clara e determinada. A meta, por sua vez, é o objetivo posto de forma quantificada e qualificada.

É o ponto onde o objetivo já ganha delimitações bem firmes e claras, onde se coloca tempo, data, quantidade, enfim, onde se especifica exatamente o que, como, quando e aonde chegar.

É fundamental termos metas e objetivos em nossas vidas.

Sejam metas e objetivos pessoais ou organizacionais, ambos funcionam como uma espécie de guia, de elemento direcionador de seus esforços e ações. Saber como definir metas pessoais ajuda a realmente pôr as coisas “nos trilhos” e encaminhar soluções reais para o que deseja.

Há uma série de frases sobre metas e objetivos pessoais. Uma das mais interessantes diz: “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Outra dura, mas poderosa diz: “Perdedores tem desculpas, vencedores tem metas e objetivos”.

E o que isso quer dizer? Bem, isso quer dizer que deixamos nossa vida à deriva e ficamos frustrados. Se quisermos algo, mas não delimitamos as metas e objetivos, dando desculpas e arrumando dificuldades, dificilmente conseguimos obter algo.

Frases reflexivas sobre metas e objetivos

Reflexão e motivação são essenciais para que se possa ter força e maturidade o bastante para definir metas e objetivos e persegui-los. Selecionamos algumas frases sobre metas e objetivos pessoais para estimular o seu pensar e te dar mais motivação para alcançar aquilo que almeja.

  • “Muitos vivem apenas porque estão vivos. Vivem sem objetivos, sem metas, sem ideais e sem sonhos. Não sabem como lidar com suas fragilidades e lágrimas. Sabem lidar com os aplausos, mas desesperam-se diante das vaias” – Augusto Cury.
  • “Todo bom desempenho começa com objetivos claros” – Ken Blanchard.
  • “Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar.” – Autor Desconhecido
  • “São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer” – Augusto Cury.
Metas e objetivos são como portas: se você não sabe qual abrir, vai permanecer estagnado na posição em que está.
  • “As pessoas vivem uma vida que não é delas. Perseguem objetivos que disseram para elas perseguirem. Compram coisas que disseram para elas comprarem. Desejam o que fizeram elas desejarem. Fazem o que a maioria se põe a fazer e, por fim, seguem repetindo ideias que não são suas e morrem por ideais que não são seus”Augusto Branco.
  • “Um Homem de verdade é aquele que conquista seus objetivos e metas através do seu próprio esforço e dedicação” – Rahvok
  • “Eu não tenho sonhos, eu tenho objetivos” – Harvey Specter
  • “Pessoas com metas triunfam porque sabem para onde vão. É tão simples como isso”Earl Nightingale
  • “Tenho um objetivo na vida, para alcançá-lo devo cumprir metas e assim o farei, mesmo ciente dos diversos empecilhos. O mundo dá voltas e o tempo passa, fazendo jus ao processo de evolução” – Eric Sousa.
  • “A motivação vem em você estabelecer objetivos para sua vida e lutar para que eles sejam alcançados, isto se consegue com planejamento, organização e verificação constante do rumo que você escolheu” – Renan Bride de Oliveira.

Dicas de como definir metas e objetivos

Sonhos são coisas incríveis que fazem de nossa vida mais colorida, leves e bacanas. Porém, são muito vagas e apenas sonhar por si só não os torna realidade.

Entender como traçar metas e objetivos é um ponto crucial para agregar mais valor para nós. Existe uma enorme diversidade de exemplos de metas e objetivos. Um dos exemplos de metas pessoais que podemos colocar é aprender uma língua. Isso é um desejo, um sonho.

Para que isso se concretize, preciso traçar um objetivo mais claro: aprender inglês e me tornar fluente na língua, por questões pessoais e profissionais.

Clareza e comprometimento são as palavras-chave para atingir objetivos e metas.

Isso é um objetivo. A meta é quando eu determino: matricular-me em uma escola de italiano até x data, dedicar x horas para o estudo do italiano em casa e assim por diante. Elencamos algumas dicas para ajudar a definir metas e objetivos.

Antes de seguir para as dicas, deixe-nos mostrar outros artigos bem interessantes sobre desenvolvimento pessoal:

1 – Os 5 melhores hábitos saudáveis para a vida

2 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

3 – 6 hábitos de pessoas de sucesso

1. Faça uma planilha

Nada como ter uma boa planilha de metas e objetivos pessoais para deixar mais explícito o que queremos e nos instigar a corrermos atrás disso do melhor modo.

2. Seja bem claro

Clareza é crucial para definir metas e objetivos. Isso mostra o quanto você está efetivamente empenhado em perseguir aquilo que deseja trazer para sua vida e ajuda determinar melhor os possíveis caminhos.

3. Tenha comprometimento

Você precisa se comprometer e responsabilizar em fazer tudo aquilo que é necessário para atingir seus objetivos e metas. Precisa se manter firme no seu propósito e não desviar do caminho, nem deixá-lo abandonado.

4. Faça um processo de reflexão e feedback

A todo o momento reflita e se questione sobre o que você está fazendo, de que modo está se empenhando para completar seus objetivos. Isso é importante para eliminar atitudes e ações desnecessárias e saber o que realmente está funcionando ou não durante todo esse processo de conquista.

Tendo mais sucesso ao definir metas e objetivos

Se não determinamos nossas metas e objetivos, não levamos nossa vida como queremos e gostamos, mas nos deixamos levar ao sabor das coisas. Engolimos aquilo que nos é empurrado pelas circunstâncias da vida ou pelas pessoas.

Esquematize seus objetivos e metas. Isso ajuda a determinar as ações necessárias.

É somente quando firmamos nossos propósitos que somos, de fato, capazes de dar prosseguimento a nossas ações e a ter sucesso.

Agora, deixe-nos compartilhar um vídeo incrível onde o criador do Movimento Freesider, Fagner Borges, mostra como definir metas, em especial, ele ensina sobre a estratégia SMART…