Ser uma pessoa com criatividade é considerada uma característica essencial para quem se direciona para as áreas de humanas, artes plásticas, design, artes visuais ou escrita.

Mas, muita gente acredita que isso não passa de um dom. Ou seja, você nasce com criatividade ou não se encaixa no mercado.

Estimule sua criatividade e tenha uma rama poderosa contra os obstáculos.
Estimule sua criatividade e tenha uma rama poderosa contra os obstáculos.

No entanto, não é deste jeito que tudo funciona. É possível instigar a sua mente para realizar coisas novas e diferenciadas. Mas, ninguém está imune aos desagradáveis bloqueios mentais, não é mesmo? Portanto, aprenda a se livrar destes lapsos eventuais agora mesmo.

10 dicas para turbinar a criatividade no seu dia a dia

Toda a ajuda é bem-vinda quando um profissional necessita recuperar a capacidade de se renovar. Sendo assim, você pode conferir algumas sugestões para auxiliar a utilizar a sua criatividade ao máximo.

1 – Viajar

Entre em um avião, pegue o seu carro ou o próximo ônibus. Viaje para outro lado do Brasil, conheça um outro país e se relaciona com culturas diversas. Inúmeros estudos já comprovaram que a mudança de ares estimula a criatividade.

viajar aumentar criatividade
Viajar pode estimular a sua criatividade na vida pessoal e profissional

Um estudo do Centro de Pesquisa Econômica e Política indicou que o crescimento de 10% nas viagens internacionais de um empreendimento conduziu a um aumento de 1% nos seus resultados.

2 – Mantenha por perto o bloco e a caneta

É ideal contar sempre com o famoso bloco de notas, a caneta ou um lápis por perto. Ninguém sabe quando uma ideia fantástica vai surgir na sua mente e é preciso correr para não deixar isso se perder.

Normalmente, você tende a reavaliar as suas anotações e considerar que a maioria não se passa de bobagens. Não tem problema nenhum, isso é muito comum. Todavia, aqueles 10% restantes podem ser incrivelmente brilhantes!

3 – Estude outro idioma

A teoria de que indivíduos fluentes em outros idiomas são criativos não é incorreta. Uma pesquisa recente comprovou que quem domina mais de uma língua possui mais facilidade para resolver questões com criatividade.

Além disso, alguém bilíngue desde a infância dispõe de funções cognitivas mais ágeis e aprimoradas que as pessoas que só falam a sua língua nativa.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente dar algumas dicas úteis para melhorar o seu rendimento no seu ambiente de trabalho, dá uma olhada:

1 – Os 4 melhores aplicativos de produtividade

2 – Conheça a técnica Pomodoro e turbine sua produtividade

3 – Princípio de Pareto: Como usar a favor da sua vida?

4 – Distraia-se

Quando você está realizando uma tarefa e as soluções não aparecem de forma alguma, é sinal de que a sua mente pode estar sobrecarregada. Isso quer dizer que você necessita repousar e se distrair com algo do seu agrado.

ler inspiração mente
Ler pode ser uma ótima fonte de inspiração para a sua mente

Desta maneira, dar um tempo é fundamental. Isso acontece porque é praticamente inviável usar a criatividade trabalhando por muito tempo. Então, aproveite para assistir um filme, um episódio de sua série favorita ou escutar música.

Esse tipo de entretenimento pode ser determinante para que o seu potencial criativo se desenvolva totalmente. A música clássica é vista pela ciência como uma das maneiras mais eficientes de elevar a sua inteligência e melhorar as suas ações.

5 – Explore universos distintos do seu

Descobrir novas culturas é excepcional para ampliar os seus horizontes. E não é necessário nem ir muito longe. Uma coisa muito normal é a separação dos grupos desde o período escolar. Tente participar de atividades diferentes.

faça atividade diferentes
Faça atividade diferentes para fugir da rotina e estimular a sua mente

Quando se está disposto a modificar o seu pensamento e notar que o genérico e global não existem da maneira imaginada, se consegue desenvolver planos inovadores.

6 – Sorria

O sorriso faz com que a pessoa se sinta muito bem, eleva a flexibilidade intencional e a capacidade de raciocinar holisticamente.

sorrir criatividade feliz
Ciência já comprovou que sorrir pode lhe deixar mais feliz e instigar sua criatividade

Quando essa tese foi colocada em prática, os resultados apontaram que os participaram que sorriam mais obtinham rendimentos superiores em afazeres que demandavam um entendimento global.

7 – Realize intervalos

De acordo com pesquisas publicadas no Creativity research Journal, os indivíduos se mostram com mais criatividade quando optam por realizar um intervalo. Sendo que, quando se é forçado a fazer essa pausa por exigência de terceiros, essa habilidade sofre redução.

8 – Observe mais

A criatividade se relaciona com um aumento do seu campo de visão. Deste modo, você necessita observar apropriadamente o universo a sua volta. Desde as coisas mais banais, seja um pouco mais detalhista ao perceber tudo com detalhes.

Essa dinâmica também pode aprimorar a sua audição e a leitura, uma vez que a sua curiosidade está sempre ao lado da criatividade. No fim das contas, uma ideia revolucionária pode ser apenas a combinação de outras que não são tão diferenciadas assim, mas se complementam perfeitamente.

9 – Cuide de plantas

Cuidar de um vaso de plantas eleva a sua criatividade. Por isso, adicionar flores no seu ambiente de trabalho pode aumentar a sua criação de ideias em até 15%. A ciência já comprovou que contar com espaços verdes na sua vizinhança tem a capacidade de deixar a todos mais calmos e relaxados.

cuidar de plantas escritório
Cuidar de plantas no seu escritório pode ser relaxante e aumentar sua produtividade

Portanto, sempre que possível saia para caminhar no parque de sua cidade, se refugie no interior, tome um banho de cachoeira, ande descalço na areia da praia, ou seja, amplie o seu contato com o meio ambiente.

10 – Exercite seu cérebro

Os cérebros, assim como corpos, necessitam de exercícios para estar totalmente em forma. Se você não oferece nenhum tipo de desafio ao seu cérebro, ele tende a perder o seu poder de criatividade aos poucos.

Então, você pode malhar mentalmente ao ler, conversar com pessoas que admire muito, realizar palavras-cruzadas, resolver questões de raciocínio lógico, jogar videogame, aprender um novo idioma e até um instrumento musical.

No fim das contas, você pode estimular a sua criatividade ao se desafiar constantemente física, culturalmente e mentalmente todos os dias. E essas ações nem precisam ser necessariamente complexas ou exigentes. Você pode render e se divertir criativamente!