Situações de sucesso são elementos do pensamento empreendedor daquele ser humano diferenciado que tem um objetivo específico na vida: vencer. E, para vencer, é possível simplesmente esperar que o sucesso se monte logo à frente, mas isso não é nada inspirador.

É preciso ter comportamento de sucesso e perspicácia para aproveitar situações de sucesso. Se elas não aparecem, é preciso ter perspicácia para criá-las.

Situações de sucesso são elementos do pensamento empreendedor daquele ser humano diferenciado… Você é um deles?

Então fica aqui com a gente, porque nós vamos te apresentar algumas dicas e sacadas para que você possa aproveitar as situações de sucesso. Quer saber mais? Então fique conosco até o final.

O que seria a metodologia prática para criar situações de sucesso?

Thomas Jefferson, político americano, vivia se vangloriando de sua sorte. Gostava de dizer que sempre tivera sorte na vida, muita sorte. O interessante é que, por grande coincidência, quanto mais ele trabalhava, mais sorte tinha. Estendendo mais o raciocínio do político, chega-se à pergunta “por que, afinal, alguns empreendedores têm mais sorte que outros?”. A resposta é teoricamente simples: situações de sucesso.

Em nosso texto “Descubra como turbinar sua força de vontade”, tivemos chance de dizer que chegar aos ombros de gigantes é atitude de inteligência.

Logo mais abaixo, vamos falar mais sobre isso. Aqui, basta apenas perceber que essa frase de Isaac Newton expressa o mais profundo pensamento criativo sobre situações de sucesso.

– Ok, certo… entendi isso. E tenho certeza de que sei o que são situações de sucesso.

Nós também temos certeza de que você sabe, mas vamos nos aprofundar aqui, ok? Por quê? Porque elas podem se mascarar de oportunismo e não de oportunidade na maioria das vezes e a gente nem percebe.

Claro, justamente porque estão mascaradas.

Identificando situações de sucesso

Vamos interpretar algumas situações e ao mesmo tempo vamos desmascará-las para encontrarmos situações de sucesso no cotidiano.

Situação 01

Há alguns anos, um amigo convidou você para ser sócio de uma empreitada. Na ocasião, você não tinha condições financeiras nem psicológicas para aceitar.

Numa hora qualquer de um dia qualquer da atualidade, você recebe nova mensagem desse amigo com a mesma proposta. Lembra-se, então, de que ele teve três ou mais sócios ao longo dos anos. Isso é oportunidade ou oportunismo? Tudo indica que seja oportunismo.

Situações de sucesso dependem de detalhes

Aproveitando esse conceito na situação acima descrita, nada indica que você terá mais sorte que os outros sócios de seu amigo. Claro, isso não é uma regra, mas é momento para parar e avaliar a situação.

Situação 02

Você trabalha há anos em uma empresa, mas acalenta expectativa de ter seu próprio negócio há muitos anos. Contudo, também faltam condições financeiras e psicológicas. Durante todo esse tempo, participou de workshops, matriculou-se em cursos, pré-criou modelo de empreendedorismo, etc.

A crise no país se alastra e sua empresa entra no vermelho. Há cortes de pessoal e os funcionários recebem proposta de programa de demissão voluntária. No cálculo geral, você vai receber uma excelente bolada.

Isso é oportunidade ou oportunismo? Tudo indica que seja oportunidade. Afinal, por todo o tempo, você se preparou para o momento de sorte.

O que você fez por todo o tempo foi aplicar a ideia que muitos atribuem a Elmer G. Letterman, antigo vendedor de seguros de vida: “sorte é o encontro da preparação com a oportunidade”. Preparar-se é uma das práticas de criação de situações de sucesso.

Identificar situações de sucesso é, portanto, vislumbrar-se com oportunidades sem, contudo, deixar de avaliar o momento, as condições, as chances e, acima de tudo, forçar condições psicológicas para aproveitá-las. Isso se consegue com preparação.

Como criar situações de sucesso

Se você tem planos para futuro com vida com liberdade e expectativa de negócio próprio, é possível que já tenha aprendido a criar situações de sucesso especiais para suas ideias. Caso ainda tenha dúvidas, considere o seguinte:

01 – Gente que pensa

Cerque-se de pessoas que pensam. Isso não significa que você precisa se distanciar de pessoas sem iniciativas, de pessoas que não esperam nada da vida, de quem apenas acorda, trabalha, se alimenta e volta a dormir.

Mas também você não é obrigado a envolver-se com elas. Imagine que, em algum momento, é bem possível que venha a precisar delas para suas ideias.

02 – Gente com poder financeiro

Cerque-se de pessoas com poder financeiro. Isso não significa mercenarismo nem oportunismo – como no caso de seu amigo acima. Você nem precisa menosprezar pessoas fora desse nível. Aliás, pelo contrário. Entretanto, ao envolver-se agora com pessoas com poder financeiro, elas já terão conhecimento de sua capacidade quando a oportunidade chegar. Vai ser mais fácil destacar as situações de sucesso.

03 – Participe de networks

Quanto mais, melhor. Encontros com possíveis empreendedores abrem mentes e caminhos, criam situações de sucesso amplas e fortes, mesmo que tais encontros nada tenham a ver com suas expectativas. Nunca se sabe o que vai na cabeça de um empreendedor. Num átimo, ele pode se encantar com suas ideias ou rechaçá-las.

Agora, já que estamos falando de empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, podemos te indicar 3 boas leituras? Então segura aí!

1 – Livro: trabalhe 4 horas por semana; por que lê-lo?

2 – Os 3 melhores livros de empreendedorismo digital

3 – Livro: A única coisa. Vale a pena ler?

04 – Rede de Interesses

A internet é a maior invenção que uma mente empreendedora poderia esperar da ciência tecnológica. Nada é tão aderente à mente empreendedora que esse fantástico instrumento de comunicação.

Abra sua cauda de pavão para criar situações de sucesso

Crie páginas em redes sociais – G+, LinkedIn, blogs, sites, pesquise endereços de pessoas com espírito inovador. Você não precisa expor sua ideia abertamente – afinal, oportunistas há em todo lugar -, mas se mostre, apresente-se, abra sua cauda de pavão para que admirem.

05 – Visão de momento

Duas professoras em último semestre de pedagogia foram enviadas a mesma escola para iniciar estágio. A diretora as lotou nas duas piores salas, em que a esmagadora maioria dos alunos não apresentava a menor noção de convívio social ou nível de assimilação.

A primeira retornou à faculdade dizendo que não teria a menor condição de praticar o período de estágio naquela escola; a segunda retornou à faculdade agradecendo ao reitor pela chance de estágio naquela escola. Ambas deram a mesmíssima resposta à pergunta que o reitor fez: “por quê?”.

A resposta foi: “os alunos são muito antissociais”.

Às vezes, as situações já estão criadas. Basta apenas que você as veja como tal.

Juízo de fato e juízo de valor sobre situações de sucesso

Na parábola acima, você encontra dois juízos que, em Filosofia, podem ser traduzidos como capacidade de análise situacional. Pelo primeiro, vê-se a realidade da situação como ela realmente é; pelo segundo, vê-se como a realidade poderia ser encarada de maneira diversa.

Posso dizer que a chuva molha o chão – isso é juízo de fato; posso dizer que a chuva molha as plantas que alimentam o mundo – isso é juízo de valor.

Juízo de Fato: os alunos são realmente antissociais e oferecem gama enorme de dificuldades no aprendizado das estagiárias.

Juízo de Valor: os alunos são realmente antissociais e oferecem gama enorme de oportunidades de aprendizado para as estagiárias.

Quando você se deparar com algumas situações de sucesso, avalie por ambos os tipos de juízos filosóficos, mas dê mais atenção ao segundo.

Planejamento favorece situações de sucesso?

No texto Métodos de planejamento do dia a dia, discutimos formas de planejar o dia a dia com vistas ao sucesso. Nele, contamos a estória de Mauro Freiheit e Roque Solid, dois jovens amigos. Em dado momento, Solid diz ao amigo que planejar o dia a dia nada mais é que estratégia para previsão de gargalos e entraves.

Ora, prever gargalos e entraves é ideia absolutamente compatível com sucesso. Você pode até estar despreocupado quanto a processos de planejamento e seu sucesso chegar, mas neste caso a chance de chegar em momento inadequado é muito grande. Leia nosso texto. Você vai gostar.

Aproveite os ombros dos gigantes

Com toda certeza, há pessoas no mundo que já chegaram ao sucesso – mesmo que em área completamente diversa da que você pretende empreender. A área em si não importa, mas a maneira como se chegou ao sucesso.

Não é desmérito pesquisar métodos já existentes, posturas já mostradas, formatos já experimentados. Desmérito é não aproveitar a chance de apoiar-se nos ombros dos gigantes que já estão no topo do pódio.

Como a gente viu, situações de sucesso estão aí, à solta no mundo, na virada da esquina, no e-mail despretensioso, na crise, na falta de dinheiro, nos ombros de gigantes, na sala de alunos mal-educados. Tudo o que você tem a fazer é apresentar-se a elas.

Boa sorte!