Por conta da correria do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando o hábito da leitura de lado. Mas ler deveria ser um hábito tão comum quanto escovar os dentes, pois através de um livro podemos adquirir conhecimento, melhorar nosso desempenho, aprender uma nova técnica ou simplesmente relaxar através de história lúdica. Ler está diretamente ligado ao “aprender” e pode ser também um hobby prazeroso.

As grandes mentes da nossa história deixaram seu legado registrado em livros. Autores, especialistas da atualidade, também difundem conhecimento por meio de suas obras, artigos ou textos e afins – do passado ao futuro, tudo remete à leitura. E ler nunca é demais.

Mas como incentivar o hábito da leitura numa sociedade que sempre reclama da falta de tempo? Tão precioso quanto tempo é também a oportunidade para aprender coisas novas e neste artigo você vai descobrir que é possível encaixar a leitura na sua rotina. Como? Confira nossas dicas de como ler um livro em um dia:

1 – Como ler um livro em um dia? Descubra o seu objetivo!

Antes mesmo de saber quantas páginas ler por hora e abrir um livro, você deve descobrir o seu objetivo! O que você quer aprender com esse livro? Leve em consideração que a leitura não é só um meio de adquirir informação, ela serve para aprender e também para pensar. Pode torná-lo crítico, te fornecer ideias novas e perspectivas diferentes de algo que você já conhece ou entende bem.

Parece um passo óbvio, mas acredite, muitas pessoas começam a ler sem nenhum propósito, e lá pela metade do livro se dão conta que o conteúdo não é interessante para o que elas desejavam ou simplesmente trata-se de um livro enfadonho demais continuar a leitura. Quando você tem o seu objetivo claro e o que você pretende aprender com aquela obra bem definido, fica até mais fácil selecionar quais autores poderão atender melhor a sua necessidade.

Agora que você definiu o seu objetivo é hora de descobrir se o livro que você escolheu vale a pena. Para quem optou por um livro para encontrar a solução para um problema, é ainda mais fácil, pois nos primeiros 10 minutos de leitura, você será capaz de perceber se esse livro resolverá o seu problema ou não.

Se você começou a ler, e viu que a leitura não interessa ou que te aborreça completamente, deixe-o de lado e busque outro autor. Faça o possível ler livros que mais cativam sua atenção. A leitura traz experiências maravilhosas, se a ideia é só relaxar, procure de clássicos à novidades. Desfrute da história, linguagem, lições e aproveite aquelas obras que mais podem te ajudar.

2 – Como ler um livro em um dia? Não leia o livro todo!

Sabe como fazer para ler 100 páginas por dia ou até mais? É simples, basta você se concentrar da ideia central do livro, o que o autor quer passar. Todo livro possui de uma a três grandes ideias. O restante do conteúdo está ali, só para deixar o livro mais completo. Afinal quem compraria um livro de 10 páginas por R$ 30 ou R$ 50? As editoras não teriam lucro se vendessem por menos que isso. Portanto, se você quer saber como ler um livro em um dia, foque nas ideias principais sem receio de estar perdendo algo importante.

Mas o que vem a ser as ideias principais de um livro? Pode-se dizer que a ideia central é o mais relevante de um texto. São compostos por diversos pensamentos ou ideias. Muitas destas ideias são secundárias ou acessórias, ou seja, ajudam a criar um contexto e a reforçar o essencial, mas pode-se prescindir delas sem alterar o significado do texto. A ideia central é a base que o autor sustenta é fortemente defendida por ele.

Sabe como fazer para ler 100 páginas por dia ou até mais? É simples, basta você se concentrar da ideia central do livro, o que o autor quer passar.

Outra dica interessante é ler apenas aquilo que você pode colocar em prática no contexto presente, que tem aplicação na sua rotina seja pessoal ou trabalho. Suponhamos que você deseja saber um pouco mais sobre o empreendedorismo online, mas o livro que você está lendo, antes de entrar nesse tema, faz uma abordagem geral e histórica sobre o empreendedorismo, esse capítulo é algo que você pode pular.

Evite também fazer pesquisas durante a sua leitura.Muitas pessoas gastam tempo pesquisando enquanto leem. Se você fizer isso, sua atenção vai focar em outra coisa e você levará mais tempo para terminar de ler o livro. Em vez disso, tome o controle, se há uma parte que você não entende, anote e retorne a ela em breve.

 3 –  Quantas páginas ler por hora? Aumentando sua velocidade de leitura

Como ler um livro de 200 páginas em 20 minutos? Tim Ferriss, o autor do livro “Four Hour Work Week” realizou um seminário em 1998 na Universidade de Princeton, sobre como aumentar sua velocidade de leitura. Ele deu dicas aos jovens que prometiam melhorar essa velocidade em até 300% com apenas 20 minutos de exercícios. Você também pode aprender, colocando tais dicas em prática:

– Reduza o número de Fixações no processo de leitura: Você não lê passando os olhos continuamente pela linha do texto no papel. Na verdade, seus olhos realizam uma sequência de saltos. Cada um desses saltos termina com uma fixação, como se fosse uma fotografia temporária do pedaço de texto que seus olhos estão focando, lendo. Cada uma dessas fixações dura cerca de meio segundo na velocidade de leitura normal. Para ler mais rápido, você precisa diminuir a quantidade e a duração dessas fixações.

– Elimine as regressões e releituras inconscientes: Normalmente, 30% do nosso tempo de leitura é gasto com o que acabamos de ler. Para melhorar sua velocidade de leitura, é preciso resistir ao impulso de voltar às frases das quais já passou. Portanto, só volte nelas se não tiver realmente entendido o que o autor quis dizer.

Como ler um livro em um dia? Melhore sua visão periférica. Sem treino, usamos o foco central da visão, o que diminui em 50% a quantidade de palavras que percebemos por fixação. Para acelerar sua leitura, comece a explorar mais sua visão periférica.

4 –  Como ler um livro em um dia? Exercite a leitura seletiva

Às vezes aumentar a velocidade da sua leitura não é o bastante para ler 100 páginas por dia. A alternativa é procurar um atalho. Em outras palavras, atravessar trechos inteiros do livro sem lê-los. Está entediado com um trecho descritivo de um drama ou romance? Comece o próximo parágrafo. Não quer encarar um diálogo entre dois personagens entediantes? Vire a página.

Está lendo um livro para aprender algo novo, mas Já entendeu o que autor quis dizer? Pule os exemplos, vá para o próximo capítulo. Se o tempo de leitura for muito curto, pode ser necessário recorrer a métodos ainda mais radicais. Leia só o índice, o começo e o final. Leia apenas a primeira frase de cada parágrafo e a última de cada capítulo.

Precisa ler mais de um livro para faculdade, trabalho ou aprofundar em algum tema importante. Utilize o método das 3 passadas e descubra como ler um livro por semana pode ser uma tarefa mais fácil:

– Primeira leitura é o seu objetivo. Do que o livro trata? Veja o que diz o índice, a capa, a contracapa e os resumos.

– Segunda leitura consiste em folhear os capítulos para ver quais deles te interessam.

– Terceira passada é a leitura do livro propriamente dita. Mas somente os capítulos que tem utilidade para você.

Vale lembrar que para fazer uma seleção efetiva do que se deve ler ou não, você deverá ter consciência do que realmente deve ter mais atenção e o que você apenas poderá ler rapidamente. A depender do que está lendo isso pode ser bem complicado, pois acha-se que tudo é importante, mas com o tempo você irá perceber o que realmente é relevante naquela leitura e ficará ainda mais rápido. Ao folhear um capítulo tente ver rapidamente pontos importantes, como palavras chaves e negritos.

5 – Revise e consulte outros resumos

Se você está aprendendo como ler um livro em um dia, você não vai querer perder muito horas fazendo uma revisão do que você acabou de ler. Certo?  O ideal é que as suas revisões durem no máximo 10 minutos. Parece pouco, mas não é. Afinal, você já entendeu quais são as principais ideias do livro e absorveu o conteúdo. Agora você só precisa de “gatilhos” específicos para relembrar o que aprendeu.

Devo ler quantas páginas por dia para revisar? No máximo uma página, a revisão deve ser super enxuta. Nós já vimos que um livro tem de uma a três ideias principais. Diante disso, você deve fazer anotações sobre os pontos chaves do livro. Uma dica interessante é utilizar alguns aplicativos no seu celular ou computador, para fazer as anotações, como o Evernote, por exemplo.

Você deve fazer anotações sobre os pontos chaves do livro.

O Evernote é um app gratuito e funciona como uma espécie de banco de anotações para tudo o que você quiser. Para quem passa o dia trabalhando com informação e precisa catalogá-las ou simplesmente para quem quer anotar os pontos importantes de um artigo, livro ou qualquer outro texto é a solução ideal. Além disso, o Evernote também pode servir como ferramenta de clipping, ou seja, ele pode guardar outros tipos de conteúdo para leitura posterior.

Se você quer aumentar a sua bagagem literária sobre o tema que resolveu estudar, você pode ao invés de ler outro livro por completo, optar por ler seus resumos. Há ótimos resumos de livros disponíveis na internet que sintetizam bem o que o autor quer dizer, e como você já terá uma boa noção do tema em questão, ler resumos de outros autores pode ser interessante para que você tem um “novo olhar” para o que acabou de ler. Por fim, procure aplicar no dia a dia, ou no seu trabalho, o que você acabou de aprender.

Dicas Extras: Tenha mais foco para ler!

Para desenvolver uma atividade e tirar o máximo de proveito dela é preciso ter foco. Com a leitura não é diferente, você precisa está concentrado se quiser ler 100 páginas do dia e assimilar o conteúdo de tais páginas. Mas como manter o foco com tantos estímulos externos surgindo durante todo o tempo? Foco é uma habilidade e, assim como qualquer outra, pode ser desenvolvida. É necessário treino e algum esforço de sua parte.

Quantas páginas ler por dia? Com a mente focada, certamente você conseguirá ler muitos capítulos, podendo inclusive “fechar” um livro. Para tanto, busque um ambiente tranquilo e confortável para sua leitura e com o mínimo de ruído possível. Silencie as notificações do seu celular, desfrute do seu momento de leitura como algo prazeroso e nunca com pesar. Medite, ouça uma música calma antes de iniciar uma leitura mais densa ou mesmo estudar. Adquira o hábito leitura, pois, quanto você ler, mais foco você terá além de ficar mais bem informado e inteligente.

Se você é do tipo de pessoa que se distrai muito facilmente, não se preocupe. Pesquisas científicas apontam que o nosso cérebro demora cerca de 23 minutos para se manter completamente focado em uma atividade. Portanto, insista. Se for o caso, separe 5 minutos do seu dia para realizar exercícios que tem por objetivo ajudá-lo ficar mais focado em suas ações, como esse:

– Desenhe um triângulo no centro de uma folha e pinte com uma cor forte. Quando o desenho estiver pronto, pegue a folha, coloque-a em sua frente e a observe. A partir desse momento nada mais importa somente o triângulo desenhado no papel. Após observar o triângulo e estar bem concentrado, feche os olhos e visualize o desenho em sua mente. Se a imagem se apagar, abra os olhos por um momento, olhe para o triângulo. Repita o processo.

– Um segundo exercício consiste, em desenhar o mesmo triângulo e observá-lo, só que agora ao invés de fechar os olhos, você vai apenas tirar o desenho de seu campo de vista e visualizá-lo com os olhos abertos.

Gostou das nossas dicas e ficou empolgado com a possibilidade de ler vários livros em pouquíssimo tempo? Então, você vai gostar de saber que também é possível ter um dia produtivo e com um bom retorno financeiro, sem precisar trabalhar por horas e horas. Quer saber como? Clique no link abaixo venha para nossa jornada da liberdade e descubra!