4.7 (93.33%) 3 votes

Vamos começar este texto fazendo duas perguntas bem diretas e sinceras para você. Qual o seu nível de satisfação no trabalho? Qual a sua motivação para ir trabalhar? Se você ainda não tem essas duas respostas na ponta da língua é melhor se preparar e descobrir o mais rápido possível. Vamos agora descobrir como encontrar a motivação e a satisfação no trabalho.

Esses dois pilares (a motivação e a satisfação no trabalho) são as peças-chave para que você se sinta feliz e produtivo em seu local de trabalho, seja em casa, em um coworking ou dentro de um escritório no centro da cidade.

A motivação no trabalho é algo que deve ser trabalhado diariamente para que consiga criar um novo hábito (você sabia que é preciso pelo menos 90 dias para o hábito realmente ser implantado no seu cérebro).

Mantenha a motivação e satisfação no trabalho
Mantenha a motivação e satisfação no trabalho

Através da repetição sua mente começa a compreender que os seus atos estão sendo feitos e que não vão parar de forma alguma. A persistência no seu propósito é o que te ajudará a criar e a manter a motivação e a satisfação no trabalho.

Para te ajudar a entender melhor e deixar o artigo mais interessante ainda, resolvemos separar algumas dicas para te ajudar. Primeiro vamos falar de como manter a motivação no trabalho.

1 – Pare de reclamar

Essa é uma dica essencial para as coisas na sua vida começarem a dar certo. A reclamação só atrai mais reclamação e vira um ciclo vicioso que nunca acaba. Encontre as coisas que mais te causam incômodo e vá resolvendo uma de cada vez.

Ao invés de reclamar, agradeça a oportunidade de aprender com aquela situação e procure formas diferentes de resolver. A reclamação só te atrapalha e te tira de um dos focos principais que é ter a motivação e a satisfação no trabalho.

Satisfação
Satisfação

2 – Estabeleça as suas metas

Qual o período certo para criar as minhas metas? Não existe regra nesse caso. O que você deve lembrar é que essa meta deve ser principalmente mensurável e alcançável para que consiga manter a motivação e a satisfação no trabalho que está realizando.

Tenha metas estabelecidas
Tenha metas estabelecidas

Para que consiga ver resultado e tenha mais controle, crie metas diárias, semanais e mensais. Dessa maneira você consegue visualizar de forma mais rápida e pode fazer alterações na sua rotina para alcançá-las. Crie o seu quadro ou planilha de metas e seja sincero consigo mesmo. Para deixar ainda mais claro, assista o vídeo abaixo:

3 – Passe feedbacks

Chegamos em um quesito interessante. Os feedbakcs são respostas que você recebe ou dá, para uma ação ou trabalho realizado. Ainda ficou confuso? Então vamos lá (Ex: Você dá uma palestra para seus colegas de trabalho e quando ela acaba, eles te falam o que acharam do que você falou). Essa é uma forma de passar um feedback.

Você também pode fazer isso no seu local de trabalho. Se você gostou de algo que seu colega de trabalho fez, conte para ele. Essa é uma forma de mantê-lo animado e aumentar a motivação e a satisfação no trabalho.

4 – Tire as ideias da sua mente

Coloque suas ideias mirabolantes para fora. Não adianta nada ter ideias maravilhosas se elas ficarem somente dentro da sua cabeça. Como as pessoas vão poder medir se ele é boa ou ruim? Se ela é aplicável ou não naquele momento?

Invista em suas ideias
Invista em suas ideias

Para manter a motivação e a satisfação no trabalho é muito importante que dê valor em suas ideias e as compartilhe com seus superiores ou com seus sócios, se no seu caso você é dono da sua própria empresa.

Já falamos bastante de motivação no trabalho. Agora podemos falar mais sobre como se manter satisfeito no seu trabalho. Antes disso assista esse vídeo aqui:

São coisas diferentes mas que estão bastante interligadas uma com a outra. Lembrando que a motivação e a satisfação no trabalho são pré-requisitos para uma carreira de sucesso, seja ela qual for.

Uma pergunta que certamente veio na sua cabeça agora foi: “Como eu consigo ter satisfação no trabalho?” A resposta não é simples, mas estamos aqui para te levar um passo a frente e para isso funcionar, trouxemos alguns detalhes que você pode focar a sua atenção para ter a motivação e a satisfação no trabalho.

1 – Senso de propósito

O que seria isso? De forma bem simples: é saber ou procurar se identificar com os valores da empresa. Se os seus valores estão em conflito constante com os da empresa em que você trabalha, é melhor reavaliar o seu papel dentro dela.

As suas vontades e anseios devem estar de acordo com aquilo que a empresa busca alcançar. Para vender um produto ou serviço específico, é importante que entenda o quanto aquilo é importante para a empresa. Se os seus valores não estiverem conectados com o da empresa, será muito difícil alcançar a motivação e a satisfação no trabalho.

2 – Oportunidades de crescimento

Se elas não aparecem, crie essas oportunidades. Usando o tópico que colocamos logo acima, apresente ou coloque novas ideias em prática. Um outro tópico que pode te ajudar bastante é alcançar as suas metas.

Foque no seu crescimento, sempre!
Foque no seu crescimento, sempre!

Quanto mais você bate suas metas, mais motivado fica e mais satisfeito também. Quando você fica mais confiante, sente muito mais segurança de buscar e criar oportunidades para crescer dentro da sua carreira. Deixe o medo de lado e insista no seu propósito.

3 – Comunicação interna na empresa

Já ouviu falar que nenhum homem ou mulher é uma ilha? Pois é, isso é uma verdade concreta. Você pode querer fazer tudo sozinho? Com certeza pode, mas vai ser difícil e algumas vezes será frustrante. Pedir ajuda não é nenhum absurdo.

Caminhando junto se chega mais longe
Caminhando junto se chega mais longe

Não precisamos e nem devemos querer saber tudo de todas as coisas. Saiba dividir o seu trabalho e crie conexões com os seus colegas ou parceiros de negócios. Além da tarefa ser executada com muito mais agilidade, você se cansa menos e ainda ganha a confiança deles.

Mais empatia e menos estresse para ter a motivação e a satisfação no trabalho de forma mais completa.

Conclusão de como ter a motivação e a satisfação no trabalho

Existem muito outros pontos onde você pode focar a sua atenção para continuar tendo a motivação e a satisfação no trabalho. O que pretendemos com este artigo é que ele seja uma porta de entrada para que você procure entender e colocar em prática uma dica de cada vez.

Se cobre, se valorize, mas também saiba ter paciência consigo mesmo. Nós não somos máquinas e precisamos de tempo tanto para absorver novos conhecimentos quanto para colocá-los em prática para alcançar a motivação e a satisfação no trabalho de forma plena.

O importante é que continue indo em busca do que acredita e do que sente que é o seu propósito. Essa é a força motriz para alavancar a sua carreira e poder desfrutar das coisas boas da vida. Seja grato, motivado e satisfeito com tudo aquilo que escolher fazer.